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Faça você mesmo / TutoriaisInstalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)
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uvsoliveira
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Instalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)

por uvsoliveira » 25 Jun 2020, 14:21

Boa tarde,

Os pinos 85 e 86 do rele, que seria ligado na chave, já está feita essa ligação pela caixa? ao ligar o multimer no botão, a própria caixa faz a alimentação desses pinos?

já comprei os faróis arteb no site da hipervarejo com lampada philips e em breve irei instalar.



JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, depois de um tempo analisando as possibilidades e criando coragem coloquei os faróis de neblina para Vectra B, tinha algumas dúvidas ainda mesmo lendo os tutoriais por ai que já ensinam a fazer e acabei esclarecendo sozinho, assim venho mostrar passo a passo como fiz para que quem for fazer tbm não tenha dúvidas, mas se assim mesmo surgir podemos trocar idéias.

Como só me sobra o fim de semana para fazer isso, e conciliar lazer familiar e outros compromissos farei em etapas, começando pela instalação física dos faróis de neblina/instalação elétrica. Tudo presando pelo mais original possível, entendam original como ativação pelo botão original do carro sem aquelas chavinhas benditas, as peças não garanto que usarei todas originais, sem mais delongas vamos ao que interessa:

Etapa 1 (Furação do Para-choques e Instalação Física dos Faróis):

Ferramentas:
- Serra Tico-Tico (ou serrinha manual, vai dar muito mais trabalho);
- Limas fina e grossa;
- Lixa 800 ou 1000 para ferro;
- Furadeira com broca para aço (na verdade vai furar plástico);
- Chaves básicas como philips, fenda, soquete ou L ou sextavada ou de boca tamanhos 8, 10 e 13, enfim, tenha um kit razoável pois não tem como saber se os parafusos originais estão preservados no carro, no meu caso não estavam;
- Caneta do ClubedoVectra (esse foi o segredo para o sucesso rsrs)

Acessórios:
- 4 parafusos 20mm x 5mm rosca soberbo com arruela
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- 2 Grampos com rosca e parafuso até 6mm de espessura e até 20mm de comprimento:
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- Fio paralelo com bitola de 3mm cada, uns 3 metros;

- 2 Conectores compatível com farol de neblina:
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Comprei esse aqui, mas aqui paguei R$ 15,00 cada:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-2005-_JM

Procedimentos:

- Para começar imprima seu molde para recorte do parachoques, de preferência em plotter para não ter emendas de mais, segue arquivo completo no tamanho real (ARQUIVO JÁ UNIDO E NO TAMANHO REAL):

http://imageshack.com/a/img633/6678/HdaE2H.jpg

Abra o link em uma nova janela e salve a imagem.

Imprimindo:
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Faça como na instrução, junte as partes e recorte as linhas pontilhadas o mais preciso possível, para fazer no outro lado do parachoques apenas inverta o lada montagem.

- Preparação do local, muitos aqui são cuidadosíssimos com os carros, ainda bem, assim indico que trabalhe em local limpo e forrado, no meu caso forrei o chão com uma lona de borracha para não riscar o para choques que já está riscadíssimo, mas um cobertor ou papelão tbm ajudam:
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Recipiente para guardar parafusos e similares, seja organizado!
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Remova a grade frontal, provavelmente será parafuso sextavado cabeça 8, dois parafusos superiores fixados nos faróis e um ao centro na lata:
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Solte os grampos dos para-barros, 1 embaixo (parafuso philips), 1 em cima (porca), 1 frete a torre e 1 perto do filtro de oleo, se esterçar a roda pra fora ficar muito fácil:
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Na parte superior do canto do para-choques olhe por dentro e verá uma porca chave 8, com catraca fica moleza, mas uma chave de boca vai bem tbm, solte ambos os lados, daí em diante se puder ter uma pessoa junta para segurar ele na posição seria bom, pois depois de solto pode forçar muito dos encaixes do farol a seguir.
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Solte os parafusos superiores com encaixe nos faróis, tbm 8 sextavado:
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Por baixo do carro solte os parafusos que seguram o para-choques a lata, devem ser 4 de 10 sextavado, mas no meu caso estava tudo errado, faltando parafusos e um de 13 sextavado, solte-os e peça ao ajudante aguentar firme segurando hahahaha, vá tomar uma cerva e deixe-o lá, depois de remover o para choques já estará todo solto, basta puxá-lo com cuidado para frente do vectra em linha reta, não deixe cair nem dobrar pois as guias podem quebrar ou desprender do para-choques, coisa que vc não irá gostar muito:
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Sujo que é uma beleza eheheh
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Separe 4 pedaços pequenos de fita adesiva ou isolante e prenda a ponta A do molde rente ao "borrachao" parte preta do para-choques, lembrando que vamos furar primeiro o lado esquerdo:
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Em seguida o canto esquerdo do molde, passando a mão para não levantar muito e ficando alinha, 100% não vai ficar alinhado mesmo pois o papel não é flexível:
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Finalize prendendo as partes de baixo, alinhando junto a linha do para-choques (foto 2)
Foto1:
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Foto2:
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Agora o segredo, use a caneta mágica do Clube do Vectra para marcar o corte, use ela reta e deixe deslizar pela marcação do furo:
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Faça um furo com um broca de aço de 8mm para entrar a serra e comece a brincadeira ahuahuahuah, vá com muita cautela de 4 em 4 cm, para retirar o plástico derretido em volta da serra, ele faz a serra vibrar muito e pode "desembestar" fazendo cáca:
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No meio do percurso senti a necessidade de reforçar a marcação pois não estava enxergando bem, e um detalhe, como não conhecia o molde cortei 3mm dentro da marcação, vai que tava estava certo né?
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Jesus!!!! :55:
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Retire um pouco as rebarbas:
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Agora coloque o farol por dentro e parafuse até a metade da rosca para ficar maleável um dos lados das fixações inferiores, para vc ver onde tem que limar para passar o farol:
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Veja que ainda não passou, assim vá limando o lado que não passou com uma lima grossa até atingir o objetivo, meu passou e ficou bem justinho, mas foram horas de acabamento:
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Esse foi o resultado:
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Agora com uma Lâmina retire as rebarbas e uma lima mais fina e a lixa dê o acabamento:
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Mais perfeito que o original :11:
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Fim do ano irei pintar o carro, daí o funileiro pinta essa tudo e cobre esse plástico preto, agora se tu for neurótico mande fazer tinta da sua cor e retoque com pincel:

Faça o mesmo do outro lado virando o molde.

Coloque no lugar os faróis com os parafusos inferiores com arruela:
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Os grampos e o parafuso superior:
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Está pronta a parte grosseira da coisa:
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Agora o fio que vai ligá-los, passei por dentro do reforço, mantendo bem esticado para não correr risco de entrar no eletroventilador e virar uma caquinha, deixei sobrando para passar para segunda etapa na semana que vem hehehe:
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Deixei a ponta dele amarrada no chicote do farol esquerdo, aguardando a próxima etapa:
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Para montar faço o procedimento inverso de desmontagem, aproveitando já ajuste folgas no para-choques e faróis, até a próxima hehehe!

Etapa 2 (Instalação elétrica dos faróis de neblina e acionamento original).

Bom pessoal, seguindo as dicas aqui do pessoal do fórum e alguns tópicos sobre o assunto resolvi por a mão na massa para fazer a ligação original para acionamento dos faróis de neblina.

Ao iniciar o processo notei que meu carro já tinha tudo pronto para receber os faróis de neblina, com exceção do chicote que vai do painel até o para-choques, entendam tudo pronto, já possuía o relê devidamente no lugar, fusível, ligação ao módulo multitimer. Vou iniciar o processo abaixo seguindo o tutorial do Seiti, vindo o antigo fórum já extinto e postado aqui pelo José Leal, porém com mais detalhes e fotos, o que ajuda muito, e algumas dúvidas não colocadas que para "semi-leigos" nos assunto como eu não tropecem muito e não tenham medo, lógico que não me responsabilizo por algum dano que alguém tenha no veículo.

Ferramentas:
- Chave sextavada ou de boca ou catraca 10
- Fita isolante
- Espaguete termo retrátil
- Alicates, chave de fenda, estilete e ferramentas básicas
- Ferro de solda e apetrechos

Acessórios:
- 1 Chaveador para faróis de neblina para vectra
- 1 Relê Auxiliar Cód GM: 90229206 (pode ser DNI 0123)
- 1 Fusível 20ah
- Terminais de Encaixe médio e mini
- 1 Terminal argola médio
- 2 Metros fio paralelo 2,5mm

Adicionado ao tópico esquema da ligação elétrica ilustrada, criado pelo nosso amigo ArnaldoRJ:

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Conhecendo a caixa de fusíveis onde tudo funcionará, abra a caixa de fusíveis principal, aperte a trava que fica no lado de baixo para soltá-la, e solte a parte de cima para tê-la em mãos:
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Como dizem por aí, seguro morreu de velho, assim deixei um extintor por perto (sem estar vencido é lógico):
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Localize a quinta posição da esquerda pra direita desses mini reles, esse é o local original dele, como disse no meu já existia, olhando por tras da caixa notará que só existe lugar para colocar 2 terminais apenas (na foto 2 vermelho e marrom no destaque), já que os mini 85 e 86 já estão embutidos na caixa ligados ao módulo multitimer.
Foto1:
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Foto2:
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Nessa mesma foto2 note o fio vermelho superior, nesse local caso não tenha o fio ele será o responsável pela perna 30 do rele, solde um conector de encaixe médio e "acople" ao local da caixa dos reles, esse fio de bitola 2,5mm deve ser ligado a uma perna do fusível 20ah que fica na posição 12 dos fusíveis, e a outra perna deverá ser ligada a uma fonte de 12v direto, ou seja, cuidado para não pegar um 12v pós fusível, geralmente são fios vermelhos e mais grossos:

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Pronto, já tem energia entrando no nosso rele, agora vamos ao acionamento pelo botão original, desmonte a saída de ar esquerda e retira o botão acionador dos faróis, retire o conector do acionador, coloque lado a lado e localize no acionado o pino 1, que é responsável pelo acionamento dos faróis de neblina, ache o local onde colocaremos um conector de encaixe médio:

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Lembrando que a posição fica invertida se for desconecta-lo:

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No meu caso como já tinha, é esse fio preto/verde, se o seu não tiver acople um fio aí com conector de encaixe de uns 40cm, esse fio deverá chegar ao conector do módulo multitimer:

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Na foto abaixo em detalhe o conector do módulo multitimer, remova-o do local, desmonte e localize o pino 17, não tenho foto desse detalhe pois o meu já tinha, mas desmontando o conector fica fácil localizar:

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No detalhe veja o fio preto/verde que vem do acionador, aqui fiz o teste com multímetro de condutividade e certifiquei que era ele:

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Feito isso está pronta a ligação do acionador, agora vamos acoplar o outro conector de encaixe médio á caixa de reles da perna 87 do rele, esse conector deve ser colocado um fio que deverá chegar a um dos terminais dos faróis de neblina, no meu caso tbm já tinha, mas não sei o destino, portanto descasquei-o e roubei o sinal:

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Sempre use solda nos conectores e emendas, e sempre bem isolado.

Hora de puxar o fio dos neblinas, aqueles que deixei "pendurados" próximo ao farol, primeiro o local por onde o fio entrará na cabine, eu escolhi o local do foto, que fica do lado esquerdo, ali tem um tampão de borracha já o utilizo para outro fio que aciono a ventoinha de emergência do radiador, aproveitei e passei junto, do lado de baixo da borracha coloque silicone para evitar infiltrações:

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Vamos ligar o aterramento, que será a outra perna do terminal dos farois de neblina, escolhi essa distribuição do aterramento que fica acima do vazo de expansão, nada como roubar terra direto da fonte hehehe, para isso solte um desses terminas e solde o terminal argola no fio terra:

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Solda nas emendas e termo retrátil:
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Agora vá até os faróis para ligação nos plugues, no episódio anterior contei que comprei um plugue por aqui, mas me arrependi, pois além de não encaixarem direito não travava, então resolvi soldar mini terminais de encaixe nos fios provisório até comprar o plugue original:

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A título de provisório até que ficou bão!

Bom, está aí o resultado:

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Qualquer dúvida podem falar que trocamos idéias.

AbraçoCréditos e dicas: José Leal, Seiti (VC), Almeidão, ArnaldoRJ

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Instalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)

por Almeidão » 25 Jun 2020, 15:28

Para os carros que tem o botão do farol de neblina ali abaixo da chave de acender o farol do carro e ao acionar lo acende uma luz no painel a esquerda, para estes não precisam fazer nada, basta colocar o farol, os fios estão ali perto do farol esquerdo que ele acionará o farol de neblina assim que acenderem o farol alto. Logicamente se ninguém tirou nada estará na caixa de fusível o relezinho que acende eles. Bem tem gente que futuca muito e tira as coisas que não precisam, ou queima uma luz de seta e vão na lampada de ré e usa ela como tal, aí será mais difícil descobrir o que terão que fazer. Caso contrário é fácil demais colocar eles como original, as coisas mudam quando querem acender eles independente do farol alto, porque ai será outro caminho bem diferente.
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NilsonGr
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Instalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)

por NilsonGr » 07 Jul 2020, 18:34

Este tutorial é o mais completo da internet. Há uns meses eu comecei a ler mas achei complicado, mas agora entendendo um pouco mais de elétrica automotiva voltei e fiz com a maior facilidade!
Parabéns aos amigos que contribuiram para o tutorial

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

uvsoliveira
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Instalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)

por uvsoliveira » 27 Jul 2020, 16:21

sabe como encaixar terminal na caixa de fusíveis? não encaixa nem a pau, acho que tenho que abrir a caixa de fusiveis, pois parece que eve vai por dentro da parte branca da caixa de fusiveis..
JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, depois de um tempo analisando as possibilidades e criando coragem coloquei os faróis de neblina para Vectra B, tinha algumas dúvidas ainda mesmo lendo os tutoriais por ai que já ensinam a fazer e acabei esclarecendo sozinho, assim venho mostrar passo a passo como fiz para que quem for fazer tbm não tenha dúvidas, mas se assim mesmo surgir podemos trocar idéias.

Como só me sobra o fim de semana para fazer isso, e conciliar lazer familiar e outros compromissos farei em etapas, começando pela instalação física dos faróis de neblina/instalação elétrica. Tudo presando pelo mais original possível, entendam original como ativação pelo botão original do carro sem aquelas chavinhas benditas, as peças não garanto que usarei todas originais, sem mais delongas vamos ao que interessa:

Etapa 1 (Furação do Para-choques e Instalação Física dos Faróis):

Ferramentas:
- Serra Tico-Tico (ou serrinha manual, vai dar muito mais trabalho);
- Limas fina e grossa;
- Lixa 800 ou 1000 para ferro;
- Furadeira com broca para aço (na verdade vai furar plástico);
- Chaves básicas como philips, fenda, soquete ou L ou sextavada ou de boca tamanhos 8, 10 e 13, enfim, tenha um kit razoável pois não tem como saber se os parafusos originais estão preservados no carro, no meu caso não estavam;
- Caneta do ClubedoVectra (esse foi o segredo para o sucesso rsrs)

Acessórios:
- 4 parafusos 20mm x 5mm rosca soberbo com arruela
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- 2 Grampos com rosca e parafuso até 6mm de espessura e até 20mm de comprimento:
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- Fio paralelo com bitola de 3mm cada, uns 3 metros;

- 2 Conectores compatível com farol de neblina:
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Comprei esse aqui, mas aqui paguei R$ 15,00 cada:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-2005-_JM

Procedimentos:

- Para começar imprima seu molde para recorte do parachoques, de preferência em plotter para não ter emendas de mais, segue arquivo completo no tamanho real (ARQUIVO JÁ UNIDO E NO TAMANHO REAL):

http://imageshack.com/a/img633/6678/HdaE2H.jpg

Abra o link em uma nova janela e salve a imagem.

Imprimindo:
Imagem

Faça como na instrução, junte as partes e recorte as linhas pontilhadas o mais preciso possível, para fazer no outro lado do parachoques apenas inverta o lada montagem.

- Preparação do local, muitos aqui são cuidadosíssimos com os carros, ainda bem, assim indico que trabalhe em local limpo e forrado, no meu caso forrei o chão com uma lona de borracha para não riscar o para choques que já está riscadíssimo, mas um cobertor ou papelão tbm ajudam:
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Recipiente para guardar parafusos e similares, seja organizado!
Imagem

Remova a grade frontal, provavelmente será parafuso sextavado cabeça 8, dois parafusos superiores fixados nos faróis e um ao centro na lata:
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Solte os grampos dos para-barros, 1 embaixo (parafuso philips), 1 em cima (porca), 1 frete a torre e 1 perto do filtro de oleo, se esterçar a roda pra fora ficar muito fácil:
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Na parte superior do canto do para-choques olhe por dentro e verá uma porca chave 8, com catraca fica moleza, mas uma chave de boca vai bem tbm, solte ambos os lados, daí em diante se puder ter uma pessoa junta para segurar ele na posição seria bom, pois depois de solto pode forçar muito dos encaixes do farol a seguir.
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Solte os parafusos superiores com encaixe nos faróis, tbm 8 sextavado:
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Por baixo do carro solte os parafusos que seguram o para-choques a lata, devem ser 4 de 10 sextavado, mas no meu caso estava tudo errado, faltando parafusos e um de 13 sextavado, solte-os e peça ao ajudante aguentar firme segurando hahahaha, vá tomar uma cerva e deixe-o lá, depois de remover o para choques já estará todo solto, basta puxá-lo com cuidado para frente do vectra em linha reta, não deixe cair nem dobrar pois as guias podem quebrar ou desprender do para-choques, coisa que vc não irá gostar muito:
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Sujo que é uma beleza eheheh
Imagem

Separe 4 pedaços pequenos de fita adesiva ou isolante e prenda a ponta A do molde rente ao "borrachao" parte preta do para-choques, lembrando que vamos furar primeiro o lado esquerdo:
Imagem

Em seguida o canto esquerdo do molde, passando a mão para não levantar muito e ficando alinha, 100% não vai ficar alinhado mesmo pois o papel não é flexível:
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Finalize prendendo as partes de baixo, alinhando junto a linha do para-choques (foto 2)
Foto1:
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Foto2:
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Agora o segredo, use a caneta mágica do Clube do Vectra para marcar o corte, use ela reta e deixe deslizar pela marcação do furo:
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Faça um furo com um broca de aço de 8mm para entrar a serra e comece a brincadeira ahuahuahuah, vá com muita cautela de 4 em 4 cm, para retirar o plástico derretido em volta da serra, ele faz a serra vibrar muito e pode "desembestar" fazendo cáca:
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No meio do percurso senti a necessidade de reforçar a marcação pois não estava enxergando bem, e um detalhe, como não conhecia o molde cortei 3mm dentro da marcação, vai que tava estava certo né?
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Jesus!!!! :55:
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Retire um pouco as rebarbas:
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Agora coloque o farol por dentro e parafuse até a metade da rosca para ficar maleável um dos lados das fixações inferiores, para vc ver onde tem que limar para passar o farol:
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Veja que ainda não passou, assim vá limando o lado que não passou com uma lima grossa até atingir o objetivo, meu passou e ficou bem justinho, mas foram horas de acabamento:
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Esse foi o resultado:
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Agora com uma Lâmina retire as rebarbas e uma lima mais fina e a lixa dê o acabamento:
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Mais perfeito que o original :11:
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Fim do ano irei pintar o carro, daí o funileiro pinta essa tudo e cobre esse plástico preto, agora se tu for neurótico mande fazer tinta da sua cor e retoque com pincel:

Faça o mesmo do outro lado virando o molde.

Coloque no lugar os faróis com os parafusos inferiores com arruela:
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Os grampos e o parafuso superior:
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Está pronta a parte grosseira da coisa:
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Agora o fio que vai ligá-los, passei por dentro do reforço, mantendo bem esticado para não correr risco de entrar no eletroventilador e virar uma caquinha, deixei sobrando para passar para segunda etapa na semana que vem hehehe:
Imagem
Deixei a ponta dele amarrada no chicote do farol esquerdo, aguardando a próxima etapa:
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Para montar faço o procedimento inverso de desmontagem, aproveitando já ajuste folgas no para-choques e faróis, até a próxima hehehe!

Etapa 2 (Instalação elétrica dos faróis de neblina e acionamento original).

Bom pessoal, seguindo as dicas aqui do pessoal do fórum e alguns tópicos sobre o assunto resolvi por a mão na massa para fazer a ligação original para acionamento dos faróis de neblina.

Ao iniciar o processo notei que meu carro já tinha tudo pronto para receber os faróis de neblina, com exceção do chicote que vai do painel até o para-choques, entendam tudo pronto, já possuía o relê devidamente no lugar, fusível, ligação ao módulo multitimer. Vou iniciar o processo abaixo seguindo o tutorial do Seiti, vindo o antigo fórum já extinto e postado aqui pelo José Leal, porém com mais detalhes e fotos, o que ajuda muito, e algumas dúvidas não colocadas que para "semi-leigos" nos assunto como eu não tropecem muito e não tenham medo, lógico que não me responsabilizo por algum dano que alguém tenha no veículo.

Ferramentas:
- Chave sextavada ou de boca ou catraca 10
- Fita isolante
- Espaguete termo retrátil
- Alicates, chave de fenda, estilete e ferramentas básicas
- Ferro de solda e apetrechos

Acessórios:
- 1 Chaveador para faróis de neblina para vectra
- 1 Relê Auxiliar Cód GM: 90229206 (pode ser DNI 0123)
- 1 Fusível 20ah
- Terminais de Encaixe médio e mini
- 1 Terminal argola médio
- 2 Metros fio paralelo 2,5mm

Adicionado ao tópico esquema da ligação elétrica ilustrada, criado pelo nosso amigo ArnaldoRJ:

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Conhecendo a caixa de fusíveis onde tudo funcionará, abra a caixa de fusíveis principal, aperte a trava que fica no lado de baixo para soltá-la, e solte a parte de cima para tê-la em mãos:
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Como dizem por aí, seguro morreu de velho, assim deixei um extintor por perto (sem estar vencido é lógico):
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Localize a quinta posição da esquerda pra direita desses mini reles, esse é o local original dele, como disse no meu já existia, olhando por tras da caixa notará que só existe lugar para colocar 2 terminais apenas (na foto 2 vermelho e marrom no destaque), já que os mini 85 e 86 já estão embutidos na caixa ligados ao módulo multitimer.
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Nessa mesma foto2 note o fio vermelho superior, nesse local caso não tenha o fio ele será o responsável pela perna 30 do rele, solde um conector de encaixe médio e "acople" ao local da caixa dos reles, esse fio de bitola 2,5mm deve ser ligado a uma perna do fusível 20ah que fica na posição 12 dos fusíveis, e a outra perna deverá ser ligada a uma fonte de 12v direto, ou seja, cuidado para não pegar um 12v pós fusível, geralmente são fios vermelhos e mais grossos:

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Pronto, já tem energia entrando no nosso rele, agora vamos ao acionamento pelo botão original, desmonte a saída de ar esquerda e retira o botão acionador dos faróis, retire o conector do acionador, coloque lado a lado e localize no acionado o pino 1, que é responsável pelo acionamento dos faróis de neblina, ache o local onde colocaremos um conector de encaixe médio:

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Lembrando que a posição fica invertida se for desconecta-lo:

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No meu caso como já tinha, é esse fio preto/verde, se o seu não tiver acople um fio aí com conector de encaixe de uns 40cm, esse fio deverá chegar ao conector do módulo multitimer:

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Na foto abaixo em detalhe o conector do módulo multitimer, remova-o do local, desmonte e localize o pino 17, não tenho foto desse detalhe pois o meu já tinha, mas desmontando o conector fica fácil localizar:

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No detalhe veja o fio preto/verde que vem do acionador, aqui fiz o teste com multímetro de condutividade e certifiquei que era ele:

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Feito isso está pronta a ligação do acionador, agora vamos acoplar o outro conector de encaixe médio á caixa de reles da perna 87 do rele, esse conector deve ser colocado um fio que deverá chegar a um dos terminais dos faróis de neblina, no meu caso tbm já tinha, mas não sei o destino, portanto descasquei-o e roubei o sinal:

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Sempre use solda nos conectores e emendas, e sempre bem isolado.

Hora de puxar o fio dos neblinas, aqueles que deixei "pendurados" próximo ao farol, primeiro o local por onde o fio entrará na cabine, eu escolhi o local do foto, que fica do lado esquerdo, ali tem um tampão de borracha já o utilizo para outro fio que aciono a ventoinha de emergência do radiador, aproveitei e passei junto, do lado de baixo da borracha coloque silicone para evitar infiltrações:

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Vamos ligar o aterramento, que será a outra perna do terminal dos farois de neblina, escolhi essa distribuição do aterramento que fica acima do vazo de expansão, nada como roubar terra direto da fonte hehehe, para isso solte um desses terminas e solde o terminal argola no fio terra:

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Solda nas emendas e termo retrátil:
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Agora vá até os faróis para ligação nos plugues, no episódio anterior contei que comprei um plugue por aqui, mas me arrependi, pois além de não encaixarem direito não travava, então resolvi soldar mini terminais de encaixe nos fios provisório até comprar o plugue original:

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A título de provisório até que ficou bão!

Bom, está aí o resultado:

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Qualquer dúvida podem falar que trocamos idéias.

AbraçoCréditos e dicas: José Leal, Seiti (VC), Almeidão, ArnaldoRJ

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Instalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)

por uvsoliveira » 28 Jul 2020, 15:38

alexxandre costaa escreveu:Fuente del Mensaje Pow valeu João.. Agora sim... E Ja dah pra ter uma idéia.. Legal. Mt bom... Blz..

Enviado do meu Sony Xperia Z3

alguém aqui já desmontou a caixa de fusíveis? estou tentando colocar o terminal para alimentar o rele, mas não entra... provavelmente terei que abrir a caixa de fusíveis, alguém já abriu?

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serafimsilva
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( VECTRA B )luz de nevoeiro ( milha )

por serafimsilva » 25 Nov 2020, 15:31

boa tarde,

mais uma vez preciso da vossa ajuda.
os meus farois de nevoeiro nem sempre acendem, a alturas que funciona normal, outras nem sinal. se mexer neste RÉLE consigo ligar e desligar normal. mas se volto a por a caixa de fusiveis no sitio deixa de funcionar. mas por aquilo que me apercevi este rele é da bomda de combustível mas não tenho a certeza? alguem ja teve o mesmo problema que me possa dar uma ajuda.

Imagem
ha imagem nao esta muito nitida mas acho que da para perceber.

obrigado desde de ja pela ajuda ou tentativa...

:13: :13: :13:
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Almeidão
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( VECTRA B )luz de nevoeiro ( milha )

por Almeidão » 25 Nov 2020, 15:56

O farol de milha que na verdade é de neblina e que ai você chama de nevoeiro não estou muito certo porque o meu eu mudei ele, mas acho que este relê não tem relação direta com ele, mas sim indiretamente, porque ele habilita o pós chave. Este relê pode está errado e você poderia usar um outro auxiliar para testar. É possível que este ai seja um relê onde o 85 e 86 seja em diagonal, enquanto no carro teria que ser um em paralelo. Verifica isto e faça um teste, o correto ai seria assim com os contatos virado para ti em frente 87, direita 85, atrás 30 e esquerda 86. Outra opção para o auxiliar mas não para este lugar seria frente 87, direita 86, atrás 85 e esquerda 30.


Não consigo entender que as vezes funciona e as vezes não, mas lembro que meu carro tinha um relê assim errado e ele era ao contrário, ao ligar o carro ele desarmava e ao desligar ele armava, descobri porque um dia meu carro pela manhã e este relê super quente. Pode ser este o problema ai ou ele esteja já velho e falhando.

Detalhe, o relê direto do farol de neblina (nevoeiro) é um pequeno do lado do relê de pisca..
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( VECTRA B )luz de nevoeiro ( milha )

por serafimsilva » 25 Nov 2020, 16:42

boas, vou arranjar outro para testar.

obrigado
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Almeidão
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( VECTRA B )luz de nevoeiro ( milha )

por Almeidão » 25 Nov 2020, 16:50

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje boas, vou arranjar outro para testar.

obrigado


Eu não sei se você tem esta marca DNI ai, se tiver seria o DNI 0102
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( VECTRA B )luz de nevoeiro ( milha )

por serafimsilva » 25 Nov 2020, 16:57

n
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje boas, vou arranjar outro para testar.

obrigado


Eu não sei se você tem esta marca DNI ai, se tiver seria o DNI 0102


amanha vou ver, depois digo alguma coisa.

obrigado.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

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( VECTRA B )luz de nevoeiro ( milha )

por chirola » 25 Nov 2020, 17:11

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje mas se volto a por a caixa de fusiveis no sitio deixa de funcionar.

nao fico claro o de voltar a caixa de fusiveis no lugar , mais imagino que vc desencaixa ela , geralmente tudo o que funciona e deixa de funcionar ao mexer e algum problema de contato , pode ser que ao encaixar a caixa puxe algum fio ou ao mexer no rele mexa algum contato checa iso tambem os reles nao sai facil se vc consefue colocar e tirar ele com muita facilidade pode ser problema no porta rele ,

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por serafimsilva » 26 Nov 2020, 12:44

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje mas se volto a por a caixa de fusiveis no sitio deixa de funcionar.

nao fico claro o de voltar a caixa de fusiveis no lugar , mais imagino que vc desencaixa ela , geralmente tudo o que funciona e deixa de funcionar ao mexer e algum problema de contato , pode ser que ao encaixar a caixa puxe algum fio ou ao mexer no rele mexa algum contato checa iso tambem os reles nao sai facil se vc consefue colocar e tirar ele com muita facilidade pode ser problema no porta rele ,


boas, é mesmo isso e o porta rele esta bem justo, só com o auxilio de um alicate. ainda não tenho o rele mas amanhã ja esta cá para teste. espero nao ter de tirar a caixa dos fusíveis. abraço e obrigado.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

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por Almeidão » 26 Nov 2020, 13:37

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje mas se volto a por a caixa de fusiveis no sitio deixa de funcionar.

nao fico claro o de voltar a caixa de fusiveis no lugar , mais imagino que vc desencaixa ela , geralmente tudo o que funciona e deixa de funcionar ao mexer e algum problema de contato , pode ser que ao encaixar a caixa puxe algum fio ou ao mexer no rele mexa algum contato checa iso tambem os reles nao sai facil se vc consefue colocar e tirar ele com muita facilidade pode ser problema no porta rele ,


boas, é mesmo isso e o porta rele esta bem justo, só com o auxilio de um alicate. ainda não tenho o rele mas amanhã ja esta cá para teste. espero nao ter de tirar a caixa dos fusíveis. abraço e obrigado.


Se ele só sai com ajuda de alicate, então tem algo errado e ele está a aquecer e a derreter os contatos, e a tomada perdeu a eficiência. Talvez a jogar um DW 40 pode melhorar a condução mas você precisa descobrir porque ele ficou assim. Normalmente isto pode acontecer com a ventoinha ligada direto no segundo estágio e logo ele começa a falhar inclusive o ventilador interno. Assim que você tirar ele, você pode testar ele pra ver se está a funcionar e para isto use negativo no 85 e positivo no 86 ou vice versa e diga pra nós se o 85 e 86 estão na mesma linha ou se estão em diagonal.
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por serafimsilva » 26 Nov 2020, 14:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje mas se volto a por a caixa de fusiveis no sitio deixa de funcionar.

nao fico claro o de voltar a caixa de fusiveis no lugar , mais imagino que vc desencaixa ela , geralmente tudo o que funciona e deixa de funcionar ao mexer e algum problema de contato , pode ser que ao encaixar a caixa puxe algum fio ou ao mexer no rele mexa algum contato checa iso tambem os reles nao sai facil se vc consefue colocar e tirar ele com muita facilidade pode ser problema no porta rele ,


boas, é mesmo isso e o porta rele esta bem justo, só com o auxilio de um alicate. ainda não tenho o rele mas amanhã ja esta cá para teste. espero nao ter de tirar a caixa dos fusíveis. abraço e obrigado.


Se ele só sai com ajuda de alicate, então tem algo errado e ele está a aquecer e a derreter os contatos, e a tomada perdeu a eficiência. Talvez a jogar um DW 40 pode melhorar a condução mas você precisa descobrir porque ele ficou assim. Normalmente isto pode acontecer com a ventoinha ligada direto no segundo estágio e logo ele começa a falhar inclusive o ventilador interno. Assim que você tirar ele, você pode testar ele pra ver se está a funcionar e para isto use negativo no 85 e positivo no 86 ou vice versa e diga pra nós se o 85 e 86 estão na mesma linha ou se estão em diagonal.


boas,

as ventuinhas pelo que tenho notado estao a trabalhar bem, tenho tido esse cuidado, pois ha dois meses queimei a junta da colaça.
e ando sempre em cima do arrefecimento do motor. o unico rele que aquece um pouco é o castanho do lado esquerdo.
Imagem
foto tirada da net nao do meu carro mas e igual.

desculpa eu de mecanica ainda me safo, de eletronica sou um zero, podes ser mais especifico.

mais uma vez obrigado.
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por Almeidão » 26 Nov 2020, 17:15

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
nao fico claro o de voltar a caixa de fusiveis no lugar , mais imagino que vc desencaixa ela , geralmente tudo o que funciona e deixa de funcionar ao mexer e algum problema de contato , pode ser que ao encaixar a caixa puxe algum fio ou ao mexer no rele mexa algum contato checa iso tambem os reles nao sai facil se vc consefue colocar e tirar ele com muita facilidade pode ser problema no porta rele ,


boas, é mesmo isso e o porta rele esta bem justo, só com o auxilio de um alicate. ainda não tenho o rele mas amanhã ja esta cá para teste. espero nao ter de tirar a caixa dos fusíveis. abraço e obrigado.


Se ele só sai com ajuda de alicate, então tem algo errado e ele está a aquecer e a derreter os contatos, e a tomada perdeu a eficiência. Talvez a jogar um DW 40 pode melhorar a condução mas você precisa descobrir porque ele ficou assim. Normalmente isto pode acontecer com a ventoinha ligada direto no segundo estágio e logo ele começa a falhar inclusive o ventilador interno. Assim que você tirar ele, você pode testar ele pra ver se está a funcionar e para isto use negativo no 85 e positivo no 86 ou vice versa e diga pra nós se o 85 e 86 estão na mesma linha ou se estão em diagonal.


boas,

as ventuinhas pelo que tenho notado estao a trabalhar bem, tenho tido esse cuidado, pois ha dois meses queimei a junta da colaça.
e ando sempre em cima do arrefecimento do motor. o unico rele que aquece um pouco é o castanho do lado esquerdo.
Imagem
foto tirada da net nao do meu carro mas e igual.

desculpa eu de mecanica ainda me safo, de eletrônica sou um zero, podes ser mais especifico.

mais uma vez obrigado.



Este castanho é o relê que ativa o pós chave, um destes dois verde é o relê da terceira velocidade do ventilador interno e o outro é o relê do ar condicionado. Um deste outro azul é o relê temporizador do limpador e o outro é o relê do temporizador do desembaçador do vidro.
Mais a direita tem os relês pequeno um da buzina, dois do pisca e um do farol de neblina, porem só estou vendo 2
Este castanho tem o 85 e 86 em paralelo e os dois verdes em diagonal, aliás o castanho costuma vir com 5 teminais, porem só usa 4 e um auxiliar ali fica perfeito desde que seja 85 e 86 paralelo tipo DNI 0102, enquanto os verdes teria que ser DNI 0101.
Voltando lá no relê verde, ele tem a terceira velocidade do ventilador interno e está ligado com a ventoinha externa por um fusível 30 amperes, ou seja se ele fizer queimar o fusível, as ventoinhas também não vão funcionar.
Para você descobrir para que serve os verdes, coloca a mão em um e com a chave ligada ligue o ventilador interno, ao mudar para ultima velocidade ele arma, o outro verde a descobrir você liga o ar condicionado e com a mão nele você sentirá ele a ligar, aí saberás quem é quem, estou longe do meu carro para ver para ti.
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por serafimsilva » 27 Nov 2020, 13:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje

boas, é mesmo isso e o porta rele esta bem justo, só com o auxilio de um alicate. ainda não tenho o rele mas amanhã ja esta cá para teste. espero nao ter de tirar a caixa dos fusíveis. abraço e obrigado.


Se ele só sai com ajuda de alicate, então tem algo errado e ele está a aquecer e a derreter os contatos, e a tomada perdeu a eficiência. Talvez a jogar um DW 40 pode melhorar a condução mas você precisa descobrir porque ele ficou assim. Normalmente isto pode acontecer com a ventoinha ligada direto no segundo estágio e logo ele começa a falhar inclusive o ventilador interno. Assim que você tirar ele, você pode testar ele pra ver se está a funcionar e para isto use negativo no 85 e positivo no 86 ou vice versa e diga pra nós se o 85 e 86 estão na mesma linha ou se estão em diagonal.


boas,

as ventuinhas pelo que tenho notado estao a trabalhar bem, tenho tido esse cuidado, pois ha dois meses queimei a junta da colaça.
e ando sempre em cima do arrefecimento do motor. o unico rele que aquece um pouco é o castanho do lado esquerdo.
Imagem
foto tirada da net nao do meu carro mas e igual.

desculpa eu de mecanica ainda me safo, de eletrônica sou um zero, podes ser mais especifico.

mais uma vez obrigado.



Este castanho é o relê que ativa o pós chave, um destes dois verde é o relê da terceira velocidade do ventilador interno e o outro é o relê do ar condicionado. Um deste outro azul é o relê temporizador do limpador e o outro é o relê do temporizador do desembaçador do vidro.
Mais a direita tem os relês pequeno um da buzina, dois do pisca e um do farol de neblina, porem só estou vendo 2
Este castanho tem o 85 e 86 em paralelo e os dois verdes em diagonal, aliás o castanho costuma vir com 5 teminais, porem só usa 4 e um auxiliar ali fica perfeito desde que seja 85 e 86 paralelo tipo DNI 0102, enquanto os verdes teria que ser DNI 0101.
Voltando lá no relê verde, ele tem a terceira velocidade do ventilador interno e está ligado com a ventoinha externa por um fusível 30 amperes, ou seja se ele fizer queimar o fusível, as ventoinhas também não vão funcionar.
Para você descobrir para que serve os verdes, coloca a mão em um e com a chave ligada ligue o ventilador interno, ao mudar para ultima velocidade ele arma, o outro verde a descobrir você liga o ar condicionado e com a mão nele você sentirá ele a ligar, aí saberás quem é quem, estou longe do meu carro para ver para ti.


boas amigo,

á minha caixa de fusiveis é esta.
Imagem

por aquilo que me aprecebi hoje é algum mau contacto na caixa, pois desencaixando a caixa movendo para cima e para baixo, em certa posição os farois de neblina ligam. agora o meu problema é como tiro a caixa para tentar descubrir o mau contacto.
consegues me ajudar?

o RELE esta dificil arranjar mesmo o de ORIGEM.

mis uma vez obrigado.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

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por Almeidão » 27 Nov 2020, 15:26

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
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Se ele só sai com ajuda de alicate, então tem algo errado e ele está a aquecer e a derreter os contatos, e a tomada perdeu a eficiência. Talvez a jogar um DW 40 pode melhorar a condução mas você precisa descobrir porque ele ficou assim. Normalmente isto pode acontecer com a ventoinha ligada direto no segundo estágio e logo ele começa a falhar inclusive o ventilador interno. Assim que você tirar ele, você pode testar ele pra ver se está a funcionar e para isto use negativo no 85 e positivo no 86 ou vice versa e diga pra nós se o 85 e 86 estão na mesma linha ou se estão em diagonal.


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as ventuinhas pelo que tenho notado estao a trabalhar bem, tenho tido esse cuidado, pois ha dois meses queimei a junta da colaça.
e ando sempre em cima do arrefecimento do motor. o unico rele que aquece um pouco é o castanho do lado esquerdo.
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foto tirada da net nao do meu carro mas e igual.

desculpa eu de mecanica ainda me safo, de eletrônica sou um zero, podes ser mais especifico.

mais uma vez obrigado.



Este castanho é o relê que ativa o pós chave, um destes dois verde é o relê da terceira velocidade do ventilador interno e o outro é o relê do ar condicionado. Um deste outro azul é o relê temporizador do limpador e o outro é o relê do temporizador do desembaçador do vidro.
Mais a direita tem os relês pequeno um da buzina, dois do pisca e um do farol de neblina, porem só estou vendo 2
Este castanho tem o 85 e 86 em paralelo e os dois verdes em diagonal, aliás o castanho costuma vir com 5 teminais, porem só usa 4 e um auxiliar ali fica perfeito desde que seja 85 e 86 paralelo tipo DNI 0102, enquanto os verdes teria que ser DNI 0101.
Voltando lá no relê verde, ele tem a terceira velocidade do ventilador interno e está ligado com a ventoinha externa por um fusível 30 amperes, ou seja se ele fizer queimar o fusível, as ventoinhas também não vão funcionar.
Para você descobrir para que serve os verdes, coloca a mão em um e com a chave ligada ligue o ventilador interno, ao mudar para ultima velocidade ele arma, o outro verde a descobrir você liga o ar condicionado e com a mão nele você sentirá ele a ligar, aí saberás quem é quem, estou longe do meu carro para ver para ti.


boas amigo,

á minha caixa de fusiveis é esta.
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por aquilo que me aprecebi hoje é algum mau contacto na caixa, pois desencaixando a caixa movendo para cima e para baixo, em certa posição os farois de neblina ligam. agora o meu problema é como tiro a caixa para tentar descubrir o mau contacto.
consegues me ajudar?

o RELE esta dificil arranjar mesmo o de ORIGEM.

mis uma vez obrigado.


Ele deve ter colado por um mal funcionamento, solução tirar os que você consegue e assim terás um espaço aberto para colocar uma chave de vendas entre ele e a caixa e fazer uma alavanca. Detalhe este que está em cima do verde tem que ter os contatos 85 e 86 na mesma posição que tem o verde, se não ele funciona errado e pode fazer um queimar.
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por serafimsilva » 29 Nov 2020, 10:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
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boas,

as ventuinhas pelo que tenho notado estao a trabalhar bem, tenho tido esse cuidado, pois ha dois meses queimei a junta da colaça.
e ando sempre em cima do arrefecimento do motor. o unico rele que aquece um pouco é o castanho do lado esquerdo.
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desculpa eu de mecanica ainda me safo, de eletrônica sou um zero, podes ser mais especifico.

mais uma vez obrigado.



Este castanho é o relê que ativa o pós chave, um destes dois verde é o relê da terceira velocidade do ventilador interno e o outro é o relê do ar condicionado. Um deste outro azul é o relê temporizador do limpador e o outro é o relê do temporizador do desembaçador do vidro.
Mais a direita tem os relês pequeno um da buzina, dois do pisca e um do farol de neblina, porem só estou vendo 2
Este castanho tem o 85 e 86 em paralelo e os dois verdes em diagonal, aliás o castanho costuma vir com 5 teminais, porem só usa 4 e um auxiliar ali fica perfeito desde que seja 85 e 86 paralelo tipo DNI 0102, enquanto os verdes teria que ser DNI 0101.
Voltando lá no relê verde, ele tem a terceira velocidade do ventilador interno e está ligado com a ventoinha externa por um fusível 30 amperes, ou seja se ele fizer queimar o fusível, as ventoinhas também não vão funcionar.
Para você descobrir para que serve os verdes, coloca a mão em um e com a chave ligada ligue o ventilador interno, ao mudar para ultima velocidade ele arma, o outro verde a descobrir você liga o ar condicionado e com a mão nele você sentirá ele a ligar, aí saberás quem é quem, estou longe do meu carro para ver para ti.


boas amigo,

á minha caixa de fusiveis é esta.
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consegues me ajudar?

o RELE esta dificil arranjar mesmo o de ORIGEM.

mis uma vez obrigado.


Ele deve ter colado por um mal funcionamento, solução tirar os que você consegue e assim terás um espaço aberto para colocar uma chave de vendas entre ele e a caixa e fazer uma alavanca. Detalhe este que está em cima do verde tem que ter os contatos 85 e 86 na mesma posição que tem o verde, se não ele funciona errado e pode fazer um queimar.


boas amigo,

ja experimentei de tudo, o resultado é sempre o mesmo deixa de funcionar. uma coisa que notei, quando pego no carro de manhã durante +\- 5 minutos ele funciona normal depois disso funciona quando quer. não sei mais que fazer. por norma é alcatrão depois passo á paralelo.
podes me dar uma dica como tirar a caixa de fusiveis. ainda não vi se é mau contato.

agradecido pela ajuda, bom domingo.
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por Almeidão » 30 Nov 2020, 08:31

Você precisa trocar o relê e ter certeza que o problema não seja ele. Quando você diz soltar a caixa de fusível você quer dizer soltar esta peça inteira? Bem, tem dois parafusos em cima que libera a caixa para ela ficar pendurada e um pouco de espaço para mexer por trás.
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por serafimsilva » 30 Nov 2020, 12:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Você precisa trocar o relê e ter certeza que o problema não seja ele. Quando você diz soltar a caixa de fusível você quer dizer soltar esta peça inteira? Bem, tem dois parafusos em cima que libera a caixa para ela ficar pendurada e um pouco de espaço para mexer por trás.


viva, isso mesmo, os reles por ca esta dificil de arranjar. mas continuo a procura.

obrigado pela ajuda.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

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