O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CCabos e Velas de Ignição - Vectra C

115 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 13 Dez 2019, 12:56

poi é , o cara cuida do carro tenta comprar repostos bom dentro do posivel, e parece que sempre tem alguma coisa pra incomodar , e tem gente que nao presta atençao nem se procupa coloca reposto velho nem a agua olha e da a sensaçao de que o carro deles incomoda menos .
nao sei se eu to ficando neurotico com detalhes ou as pesoas tem muita sorte .
meu irmao tinha um palio 1.8 r fico com ele uns 4 anos se falo para vc que ele nunca troco o oleo e nunca mais nunca olho se tinha agoa no radiador y nunca se incomodo, nem falemos em velas o coisa do tipo. mais tem gente que nao tem tanta sorte fico ate rindo meu carro deu uma esquentada na ultima viagem eu desligue asim que dei conta mal chego aos 100 graus e mais cuando paso dos 95 que foi cuando vi desligue e deije correr na pista com motor desligado para que continue pegando vento no radiador ventoinhas gueladas , e nao la foi a junta para o espaço .
agora que vc falo lembre que tenho um jogo velho de bosch 3 eletrodos deu ate bondade de colocar no carro kaakakakakakak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 13 Dez 2019, 15:51

chirola escreveu:Fuente del Mensaje poi é , o cara cuida do carro tenta comprar repostos bom dentro do posivel, e parece que sempre tem alguma coisa pra incomodar , e tem gente que nao presta atençao nem se procupa coloca reposto velho nem a agua olha e da a sensaçao de que o carro deles incomoda menos .
nao sei se eu to ficando neurotico com detalhes ou as pesoas tem muita sorte .
meu irmao tinha um palio 1.8 r fico com ele uns 4 anos se falo para vc que ele nunca troco o oleo e nunca mais nunca olho se tinha agoa no radiador y nunca se incomodo, nem falemos em velas o coisa do tipo. mais tem gente que nao tem tanta sorte fico ate rindo meu carro deu uma esquentada na ultima viagem eu desligue asim que dei conta mal chego aos 100 graus e mais cuando paso dos 95 que foi cuando vi desligue e deije correr na pista com motor desligado para que continue pegando vento no radiador ventoinhas gueladas , e nao la foi a junta para o espaço .
agora que vc falo lembre que tenho um jogo velho de bosch 3 eletrodos deu ate bondade de colocar no carro kaakakakakakak


Elas são muito boas também, é bem parecida com as de 4 ou até mesmo com a mesma performance e a vantagem que elas são realmente alemãs, diferente das comuns fabricadas aqui no Brasil ou outros países e o eletrodo central um produto bem diferente também.
Detalhe, pra trocar velas ainda que você já sabe, tem que ser com o carro 100% frio, eu prefiro pela manhã.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 14 Dez 2019, 14:29

valeo resaltar a dica do carro frio , asim nao danifica a rosca no cabeçote de aluminho , obrigado

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Ju_Bueno » 16 Dez 2019, 10:35

Já que estão falando de dicas, nos flex é interessante lubrificar a rosca das velas (com graxa, óleo ou desengripante) pois há relatos das velas colarem/fundirem no cabeçote quando usado etanol por bastante tempo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 17 Dez 2019, 09:20

Sim, podem usar graxas, embora eu use óleo, mas o mais importante é começar apertar com a mão e ter certeza que ela está no caminho certo e é uma peça que não requer muito aperto para vedar e nem deve apertar tanto pelo motivo da expansão do cabeçote quando quente e elas não tem rosca elástica. Menos de 1/4 de volta depois de encostar no fim é o suficiente como aperto e tem gente que além de colocar errada, sai comento a rosca e dá um aperto imenso e com o calor vão se ferrando por dentro. Quando novas elas tem o anel de vedação expandido e por isto dá a impressão que não estão apertadas e ai que vão apertando mesmo. Outro detalhe, nunca tirar elas com o motor quente e este cuidado serve para Álcool ou gasolina.

Quando novas 1/4 de volta como aperto.
Quando usadas, a metade de 1/4 de volta como aperto, isto porque o anéis de vedação já estarão amassados.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Brates » 30 Mar 2020, 15:36

Vou trocar as velas do meu carro. Comprei NGK Iridium grau 7. E o jogo de cabos tbm. Como estou chegando aos 100.000 km e velas eu troquei com 50.000 km e os cabos eu nunca troquei, acho que já está na hora. Não falha nem nada, mas acho que já deu a vida útil. Uma dúvida que tenho e vou fazer, embora não saiba se traz algum benefício e previne que a vela, ao longo do tempo, fique presa ao cabeçote. Vou passar uma fina camada de graxa de cobre. Vamos ver o resultado. Quanto à melhor rendimento ou economia de combustível, não espero nenhuma melhora de nada. É troca preventiva por um produto de melhor qualidade, apenas.
Abraços!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Arquiteto » 30 Mar 2020, 16:00

não tenho certeza mas a troca e recomendada a cada 40mil no caso das velas originais

as de iridium reza a lenda que o intervalo pode ser maior, o manual recomenda uma gota de oleo motor na rosca da vela (isto eu tenho certeza rsrs)

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Brates » 30 Mar 2020, 16:06

Obrigado, Arquiteto. Então passei pouco da KM recomendada. Quanto aos cabos, não sei dizer se foram trocados alguma vez. Eu peguei com 50.000 km e nunca troquei. Quanto a opção pela pasta de cobre, é que ela aguenta elevadíssimas temperaturas. Por isso optei por elas. Dizem que suportam 1.000ºC...vai saber...rsrsrs...

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Brates » 01 Abr 2020, 11:27

Serviço executado. Velas de iridium instaladas. Pasta de cobre nas roscas, embora as que estavam no carro saíram com bastante facilidade mesmo usando 99,9% do tempo, etanol. Depois passo, caso haja qualquer tipo de comportamento diferenciado. Valeu!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 01 Abr 2020, 14:33

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Serviço executado. Velas de iridium instaladas. Pasta de cobre nas roscas, embora as que estavam no carro saíram com bastante facilidade mesmo usando 99,9% do tempo, etanol. Depois passo, caso haja qualquer tipo de comportamento diferenciado. Valeu!

e sempre bom facer a manutencao preventiva no carro parabens

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Brates » 01 Abr 2020, 18:17

Concordo com vc, Chirola. Trocar antes de quebrar, pra mim, representa economizar. Uma peça que chugue ao seu limite e quebre, pode levar a quebra de várias outras e aumentariam os gastos. Sempre fiz e farei a preventiva. Obrigado e abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 02 Abr 2020, 18:55

Concordo plenamente, um cabo de velas com problema pode quebrar um balancim porque não vamos deixar o caro na rau se ele anda mais ou menos e já quebrou de um Monza meu. Sensor de rotação que acham que dura a vida inteira pode nos deixar a pé em locais nunca agradáveis, eles não estram na garagem de casa. Bomba de Gasolina poucos sabem, mas dificilmente elas queimam, aliás nunca vi uma queimada, mas o rotor e plastico e com o tempo o eixo folga, o rotor encosta na lateral e trava o suficiente para o eixo rodar em falso. Eu ainda não achei uma quilometragem ideal para troca, mas acho que uns 5 anos já está bom para uma bomba. Comigo estragaram duas e em situações ótima, fora da cidade e eu digo ótima porque eu tenho de reserva e sei trocar, mas não seira ótimo se fosse no centro. Na verdade eu até levo umas peças a exaustão, isto porque tenho reserva no carro e sei trocar, mas já estou me preparando para trocar a bomba antes que ela me surpreende em um local ruim. Cabo de velas, comutador de ignição, bomba de gasolina reserva é comum pra mim kakakakakka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 08 Set 2020, 13:33

Pessoal. Alguém conhece ou usa os cabos de velas Melpis silicone? O que podem falar dele por favor? Quero tentar um cabo que não seja Bosch ou NGK.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 08 Set 2020, 21:32

e nunca vi eles funcionando mais pela descricao , de materiais utilizados e o colrido sinceramente daria uma chance para eles .
pelo que vi tem de 8 e 10 mm e nao sao resistivos pela descricao do produto utiliza terminais em inox o que favorece duravilidade no contato asim como os bosch (tambem sao de inox nos terminais).
sinceramente ja vi muito cabo marca import se sair bem , e tem aquilo amigo hoje vc compra umk ngk e vai saber se realmente sao ngk ou algum iports disfrasado.
eu colocaria os cabos dificilmente mexe e se mexer muito ate os melhores acaban estragando .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 09 Set 2020, 08:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje e nunca vi eles funcionando mais pela descricao , de materiais utilizados e o colrido sinceramente daria uma chance para eles .
pelo que vi tem de 8 e 10 mm e nao sao resistivos pela descricao do produto utiliza terminais em inox o que favorece duravilidade no contato asim como os bosch (tambem sao de inox nos terminais).
sinceramente ja vi muito cabo marca import se sair bem , e tem aquilo amigo hoje vc compra umk ngk e vai saber se realmente sao ngk ou algum iports disfrasado.
eu colocaria os cabos dificilmente mexe e se mexer muito ate os melhores acaban estragando .


Acho que vou comprar um destes, fica em torno de uns 105 reais sendo que aqui o da Bosch que eu sempre usei é algo de 115.00. Vou pensar bem porque o preço é parecido, talvez eu use um Azul para teste.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 09 Set 2020, 11:03

Acho que vou comprar um destes, fica em torno de uns 105 reais sendo que aqui o da Bosch que eu sempre usei é algo de 115.00. Vou pensar bem porque o preço é parecido, talvez eu use um Azul para teste.[/quote]


como fale acima eu testaria sem medo a diferença que eu achei entre cabos de mais cualidade e menos cualidade , é que os mais baratos resecam mais se resecar na posiçao que vai colocado nao ligo, a outra diferença e no encaixe dos cachimbos , os mais baratos geralmente o cachibo e como os das motos o cabo e encaixado no terminal que tem um pino aonde o cabo trava , e nos mais caros os cabos sao prensados nos terminais , ja utilize muito cabo barato e nao me incomode ja que ao facer a manutençao preventiva no carro nao presise ficar mexendo em tudo , colocaba os cabos e so tiraba para a troca de velas .
alem de que azul ficaria bonito no cofre

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 21 Set 2020, 08:19

Comprei os cabos, copei da cor azul, é um azul claro, eles são mais grossos e não cabem no separador dos anteriores, porem vem uns separadores de borracha. Usei um deles comum furo no fundo com ferro quente e parafusei ele na peça do anterior ficando assim da forma original e não solto no carro.
O funcionamento é perfeito, meu psicológico não se influencia nisto, portanto sinto neles o funcionamento igual o da Bosch e o tempo dirá se eles são confiáveis ou não, afinal o ultimo que usei da Bosch já tinha uns 6 anos e eles ainda estavam perfeitos ao serem retirados.
Percebo que a borracha da Bosch onde entra na bobina com uma qualidade superior a destes cabos, nada muito superior, mas não é igual.
Resumo geral, até agora nada a reclamar, são bonitos mas isto não altera em nada pra mim, porem funciona bem e isto que é importante..
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 21 Set 2020, 12:17

boa dica aameu amigo e uma opçao a um preço rasoavel para cavos de 8mm e de 10mm , os separadores do bosch nao dao porque os bosch sao de 6mm .
mais e iso tem gente que acha que colocando cabos de 10mm vai ganhar alguma coisa mais nao a funçao dos cabos e pasar corrente para as velas e pelo que vc fala os cabos que compro cumplem sua funçao ,
uma duvida, ja que mais de uma vez achei problemas com cabos chineses baratinhos , os encaixes deles tanto na vela como na bobina e firme , nao falo da borracha falo da trava deles , tipo eles ficam bem presos? logico que ao colocar os separadores evita muita trepidaçao nos cabos o que ajuda para sua duravilidade

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 21 Set 2020, 13:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje boa dica aameu amigo e uma opçao a um preço rasoavel para cavos de 8mm e de 10mm , os separadores do bosch nao dao porque os bosch sao de 6mm .
mais e iso tem gente que acha que colocando cabos de 10mm vai ganhar alguma coisa mais nao a funçao dos cabos e pasar corrente para as velas e pelo que vc fala os cabos que compro cumplem sua funçao ,
uma duvida, ja que mais de uma vez achei problemas com cabos chineses baratinhos , os encaixes deles tanto na vela como na bobina e firme , nao falo da borracha falo da trava deles , tipo eles ficam bem presos? logico que ao colocar os separadores evita muita trepidaçao nos cabos o que ajuda para sua duravilidade


São firmes sim, é o mesmo sistema da Bosch no lado da bobina, o lado da vela nçao tem as molas, e olhando no fundo se parece com a Bosch embora não dá para garantir isto e a borracha que envolve a vela é bem justa e mais espessa dando assim um conector mais grosso.
Mas a ideia é esta, baixar o preço e ter a mesma função, o que a gente vê na internet de faíscas grandes não aumenta potencia nem economia de combustível, o importante que seja bom e assim já nçao vai gastar. Eu comprei da marca Melpis, recomendo ele para o funcionamento imediato, sobre a durabilidade ainda não posso dizer.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 21 Set 2020, 15:31

valeu pela dica e uma opçao bem legal para quem procura algo funcional e que de um up no visual do cofre a um preço desente

115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 199 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 18:38