O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPlaca eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

28 mensagens
  • 1
  • 2
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por Almeidão » 29 Set 2020, 14:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje confirmo a informaçao acima no meu modelo 97 so acender o farol de posiçao ou farolete , ja deija acender os farois de neblina . a instalaçao esta 100% original no meu carro


O meu deve ter sido fabricado por um torcedor de um time em uma segunda feita que o time dele perdeu. Só acendia depois de acender o alto, achei um absurdo isto e era original. Tive que mudar e nçao foi fácil e como eu disse hoje com a lei no Brasil de Farol aceso, eu nem importaria se não o tivesse, afinal eu usava ele somente para isto, aceso ao dia e apagado a noite. E olha que eu não acreditei que era original e fui buscar a ligação desde de o início, e lembro que o meu só tinha a instalação, os faróis eu coloquei depois de comprar um para-choques já com os furos.
Talvez por isto fizeram de qualquer jeito, não havia como reprovarem sem teste.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por Brates » 29 Set 2020, 14:28

Pra mim lanternas acesas significa a primeira posição no interruptor dos faróis ( o que muitos entendem como farolete). Luz de alerta, pra mim é o pisca alerta (aquele que acionamos no painel central dos nossos vectra's). E luz de posição, é o que alguns carros tem (não sei dizer se o vectra é dotado desse sistema), que ao estacionarmos o veículo, desligarmos, e antes de sair do carro e trancar, acionar a alavanca de seta. Ficará acesa somente a lanterna (farolete) que do lado que vc acionou (que sempre deve ser a que estiver mais exposta à rua). É assim que aprendi a denominar todas as posições de luzes.

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por Brates » 29 Set 2020, 14:32

Almeidão...se o seu farol de neblina for original, deve haver algum problema de iluminação nele. De todos os carros dotados de farol de neblina que eu tive até hoje, O ÚNICO (letras maiúsculas, mesmo) que realmente ilumina de verdade é o do Vectra B. Tive 2 VB. O 98 a área envidraçada do neblina era maior. Do collection 05, tinha uma capa de plástico preta que restringia a área envidraçada e só deixava uma bolinha de vidro no meio. Ainda assim eram um espetáculo! O do VC 11 já não ajuda quase nada.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por Almeidão » 29 Set 2020, 16:10

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão...se o seu farol de neblina for original, deve haver algum problema de iluminação nele. De todos os carros dotados de farol de neblina que eu tive até hoje, O ÚNICO (letras maiúsculas, mesmo) que realmente ilumina de verdade é o do Vectra B. Tive 2 VB. O 98 a área envidraçada do neblina era maior. Do collection 05, tinha uma capa de plástico preta que restringia a área envidraçada e só deixava uma bolinha de vidro no meio. Ainda assim eram um espetáculo! O do VC 11 já não ajuda quase nada.


O meu é assim, com o plástico e ficando só o vidro grosso que amplia a luz, mas luz de neblina é isto clarear próximo ao chão e não tão longo porque com neblina não vai longe mesmo, é que o pessoal confunde milha com neblina, aliás quase que podemos considerar que o farol alto do Vectra ou de todos que usam uma lâmpada só para isto como milha. Seria então farol baixo e farol de milha.

Sobre as lâmpadas, sim pra mim farolete e lanternas é o mesmo, a luz de alerta que na verdade é a luz de estacionamento e que no Brasil quase ninguém sabe, mas nos países latinos tipo México, Ecuador, Honduras e outros mais ao acionar o alerta já dão volta porque sabe que estará este carro estacionando. Aqui sinalizamos pra direita pra estacionar e uns babacas encostam atrás não deixando você ir de marcha ré, se ligar o alerta então, já pensam que o carro quebrou kakakakakakaka
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por danrmp » 29 Set 2020, 23:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Há uma controvérsia, farolete para mim são luzes de posição, a primeira posição do interruptor. Luz de estacionamento que no Brasil quase ninguém entende é o que chamamos de alerta.


Dependendo do material, há mistura dos termos. De acordo com as normativas europeias, há diferenciação dos termos apesar que na prática fazem a mesma função:
- Luzes de posição: lâmpada utilizada para indicar a presença e a largura do veiculo quando visto pela frente / trás, respectivamente. Suas conexões devem ser de tal forma que liguem todas, junto com a luz de placa, simultaneamente.
- Luzes de estacionamento: lâmpada utilizada para chamar a atenção de um veículo estacionário em área movimentada. Nestas circunstancias, substitui as lâmpadas de posição traseira/traseira. Deve permitir ligar as lâmpadas separadamente direita/esquerda.

Já os esquemas elétricos que utilizei até hoje, tanto americanos como europeus referem-se a essa luz simplesmente como luz de estacionamento.

Quem tem Vectra A mais antiguinho pode testar, deixar a chave de seta para um dos lados com a chave de ignição desligada. Acenderá os faroletes apenas de um lado, para sinalizar o veiculo estacionado. Não sei se algum B saiu com essa função no Brasil.

E fui lá no carro testar, de fato tem que ligar os faróis de neblina com as luzes de posição ligadas. Devo ter esquecido de ligar a chave de ignição na última vez que testei. No caso do Vectra do colega que perguntou, deve ter algum defeito no multitimer.

Quem se interessar pelo assunto, segue a ultima versão da norma(infelizmente a 48 está disponível apenas em inglês).
https://www.unece.org/fileadmin/DAM/tra ... 48r12e.pdf

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por Ju_Bueno » 30 Set 2020, 07:53

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Quem tem Vectra A mais antiguinho pode testar, deixar a chave de seta para um dos lados com a chave de ignição desligada. Acenderá os faroletes apenas de um lado, para sinalizar o veiculo estacionado. Não sei se algum B saiu com essa função no Brasil.

Fato! Meu sogro teve uma Suprema 94 que também tinha essa função.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por danrmp » 30 Set 2020, 11:03

Isso! no Omega saiu até o ano-modelo 95. 96 já começou a tesoura nos custos para matar o modelo. rsrs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Placa eletrônica da chave seletora dos Farois vectra B 97.

por Almeidão » 30 Set 2020, 13:49

No meu 97 já meteram a tesoura no cara que inspeciona, ai o meu saiu assim acendendo neblina somente com chave ligada e farol alto acionado kakakakakakaka

Considerando que uns veio de um jeito e outros de outros, podemos imaginar que o carro é bom demais para ter suportado todos estes erros, aliás incluo o velho varão com trambulador que pra mim foi o pior engenheiro do mundo pra fazer isto nele. Aliás não iria custar muito fazer igual ao Monza.

Resumindo ai para o nosso amigo, tem como fazer a mudança de acender somente com as lanternas, mas continuo dizendo que não será nada fácil, afinal o seu está bem parecido como o meu era.
Imagem

28 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 171 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:10