Olá pessoal!
Recentemente meu Vectra começou a esquentar, gostaria de deixar o relato aqui sobre o problema (que já foi resolvido) para possivelmente ajudar alguém futuramente, e também gostaria de fazer algumas perguntas para os mais entendidos sobre o funcionamento geral do sistema .
Problema: Então, as ventoinhas do carro não estavam armando quando deveriam, só armavam quando o carro chegava a quase 100 graus. Depois de fuçar um pouco, vi que o cebolão (35) estava vazando e com o conector desencaixado. O estado do cebolão e do conector estavam bem ruins, com as travas soltas e com os contatos gastos, mas só de forçar o conector no lugar, as ventoinhas voltaram a armar e o carro parou de esquentar, provavelmente ele foi soltando com o tempo.
Corri atrás de um cebolão e conector novo, é bem difícil de achar em estoque, mas recomendo procurar localmente antes de comprar na internet. Paguei em torno de 140 reais nos dois, só o cebolão na internet está este preço, sem contar o frente.
Reparo:Infelizmente tive que fazer o reparo na pressa, e não consegui filmar, mas fiz da seguinte forma:
Tirar o para-choque do meu carro não é uma opção neste momento, ele está preso com mais arame que uma cerca pra segurar boi, resolvi tentar de outra jeito. Primeiro tirei a grade frontal que fica em cima do para-choque, para depois remover o farol direito. Sem abaixar o para-choque, remover o farol é um pouco complicado, mas com jeitinho dá (pelo menos no meu modelo, que é 97 com farol de vidro). Depois tirei aqueles suportes de metal superiores do radiador dos dois lados, a mangueira de retorno do arrefecimento (lado esquerdo), e a mangueira mais grossa, que liga a parte superior do motor ao radiador e fica em cima do cebolão (lado direito). Depois, pedindo pra um amigo levantar um pouco o radiador, o espaço é exatamente suficiente para tirar o cebolão velho e colocar o novo usando uma chave inglesa pelo buraco onde fica o farol. Depois foi só emendar os fios do conector novo, proteger bem, montar tudo de novo, e completar o arrefecimento com cuidado pra não deixar com ar no sistema.
Vou ver se amanhã consigo tirar umas fotos do reparo pra postar aqui
Duvidas: Gostaria de entender como funciona a questão das velocidades das ventoinhas.
Pelo o que eu entendi do sistema, o carro tem duas ventoinhas:
Uma fica na parte de trás do radiador, mais pro lado esquerdo (32)
Uma fica na parte da frente do condensador, mas pro lado direito (29)
Com o ar desligado, a ventoinha do radiador liga quando o ponteiro está a mais ou menos 90 graus no painel, até o carro esfriar um pouco e ela desarmar.
Com o ar ligado, a ventoinha do radiador liga direto, e a do condensador permanece desligada e liga depois de um tempo, e fica alternando entre ligada e desligada.
Essa ventoinha do condensador também fica ligada um tempo quando o carro desliga.
Já ouvi de dois mecânicos que essa ventoinha do condensador deve ficar ligada direto quando liga o ar, mas não achei nenhuma informação concreta, nem pra provar nem desmentir essa informação.
Meu ar está funcionando perfeitamente e o carro marca entre 90 e 93 graus no painel, mesmo pegando transito, mas fico preocupado de estar forcando o sistema.
Se alguém tiver um link com a explicação ou puder explicar como funciona este sistema, quais são as velocidades das ventoinhas e quando elas devem armar, eu agradeço.