O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLuz da Injeção Acesa - Vectra B

454 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz de Injeção acendendo - Vectra B 99 GLS

por Almeidão » 14 Nov 2019, 21:31

As informações são sempre complicadas ou até mesmo pode ser certa e ser mal interpretada. Eu chutaria que o problema seja a sonda Lambda, mais o sensor temperatura da água para central, se for MTE o 4051 dica se for trocar, use Bosch ou original.
Antes de tudo isto voce deve tirar a ponta da TBI, limpar bem com um pincel, usando querosene e limpar bem em volta da borboleta e onde ela encosta quando fechada, tirar o atuador de marcha lenta e limpar da mesma maneira com querosene até a lamina ficar da cor alumínio que ela é, pode jogar basante querosene ou até mesmo óleo de freio para ficar impecável. Antes de montar, testa a borboleta se está sendo totalmente fechada ao soltar o acelerador, se for necessário regule com o parafuso.
A borboleta tem que está 100% fechada quando o acelerador tiver solto, regular assim:
1 - solte o parafuso até ela agarrar ao começar a acelerar.
2 - aperte ele e vai testando com a mão como se fosse acelerar.
3 - ela estará 100% regulada quando ela não agarrar mais ao acelerar e que esteja 100% fechada quando solta.

Depois deste trabalho feito, ai sim saberás se tem que trocar algo ou não, apesar que sempre acho ser sonda lambda, mas tendo TBI suja, ficará difícil descobrir.
Não acredito em produtos mágicos, esta peça para limpar somente desmontando ela.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz de Injeção acendendo - Vectra B 99 GLS

por chirola » 15 Nov 2019, 12:54

o barulho da descarga se escuta na frente do carro ou na saida da descarga ??
o funcionamento da sonda pode ser testado com um scaner ligado
faz o que o almeidao falo , alguma sujeira pode facer que a borboleta nao feche totalmente .

willsf2015
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 08 Abr 2016, 09:12
Nome Completo: Wilson Geraldo Donizeti Pereira Júnior
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Luz da Injeção acendendo em baixas. [VECTRA B]

por willsf2015 » 04 Out 2020, 19:19

Boa noite pessoal, notei que a luz da injeção acende quando estou na marcha lenta e em baixas velocidades, por exemplo em paradas para o pedagio, assim que eu saia e ganhava velocidade a luz apagava, recentemente notei um forte cheio de gasolina quando a luz acendia, depois isso nao aconteceu mais, alguem tem alguma ideia??

Rafael_sc
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Ago 2020, 17:00
Nome Completo: Rafael Felipe Brignoli
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 40

Luz da Injeção acendendo em baixas. [VECTRA B]

por Rafael_sc » 04 Out 2020, 22:14

O meu tbm ta fazendo, falei com o meu mecânico e ele falow o seguinte
Sonda lambda travada
Bico travado aberto
Tbi suja
Soh aguardando sair o pagamento e agendar uma hora

willsf2015
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 08 Abr 2016, 09:12
Nome Completo: Wilson Geraldo Donizeti Pereira Júnior
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Luz da Injeção acendendo em baixas. [VECTRA B]

por willsf2015 » 05 Out 2020, 06:30

Rafael_sc escreveu:O meu tbm ta fazendo, falei com o meu mecânico e ele falow o seguinte
Sonda lambda travada
Bico travado aberto
Tbi suja
Soh aguardando sair o pagamento e agendar uma hora

Entendi, mas o seu esta fazendo isso toda a hora que liga? Porque o neu esta intermitente.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção acendendo em baixas. [VECTRA B]

por Almeidão » 05 Out 2020, 07:34

Bem provável que seja sonda lambda. Sobre a limpeza da TBI, isto é de lei, pelo menos uma vez a cada 2 anos para carros que funcionam diariamente.
Imagem

willsf2015
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 08 Abr 2016, 09:12
Nome Completo: Wilson Geraldo Donizeti Pereira Júnior
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por willsf2015 » 05 Out 2020, 10:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Bem provável que seja sonda lambda. Sobre a limpeza da TBI, isto é de lei, pelo menos uma vez a cada 2 anos para carros que funcionam diariamente.

Bom dia, efetuei a troca do sensor de temperatura e fui testar, o carro nao pega mais, coloquei o antigo e mesmo assim, ameaçava pegar mas morria.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 05 Out 2020, 13:05

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Bem provável que seja sonda lambda. Sobre a limpeza da TBI, isto é de lei, pelo menos uma vez a cada 2 anos para carros que funcionam diariamente.

Bom dia, efetuei a troca do sensor de temperatura e fui testar, o carro nao pega mais, coloquei o antigo e mesmo assim, ameaçava pegar mas morria.


olha pra mim esta com cara de TPS , e checa o map ja que esta com a mao na masa , o sensor de temperatura mesmo com leitura errada teria que ligar o carro.
a luz de injeçao piscando de vez em cuando e a sonda lambda acusando error de mistura e nao que ela este defeituosa .
tenta acelerar um pouqinho e ve se da partida , nao pe no fundo so um pouco o tps tende a gastar as trilhas de contato perto da posiçao de repouso .
o do sensor de temperatura acho ser uma casualidade e nao o causante

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 05 Out 2020, 13:35

cara vc olho se a bomba esta mandando gasolina???
pode ser ate o filtro sujo , para testar eugeralmente tiro a flauta com os injetores coloco um jornal embaijo e biro ou peço para birar a chave no mais do que duas voltas de motor. e olho se estao injetando , ao ijetor cospe em forma de spray cualquer coisa diferente diso nao e correto se ele pinga ou cospe chatos nao esta certo, para ver se tem bico trancado aberto e a mesma coisa so que vc desliga o plug dos injetores e da partida , se tem bico trancado aberto vai pingar em cima do jornal,

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por danrmp » 05 Out 2020, 14:19

Nigazz escreveu:Fuente del Mensaje
1 - CONSULTA DE MEMÓRIA DE AVARIAS
01) 044 - Mistura Pobre (Valor Constante)
02) 031 - Falta de Sinal de Rotação do Motor

2 - MODO CONTÍNUO
Nessa leitura aparece:
- Posição da Borboleta (Volts) - Está em Vermelho
0.74
- Integrador Lambda(passos) -Está em Vermelho
154
Aprendizado BLM Lambda


31 é normal por estar com o motor desligado. nao se preocupe.
44 significa que a central está tentando enriquecer a mistura ao máximo mas não consegue.

0,74V no tPs está um pouco acima. Veja se não andaram mexendo em regulagem de borboleta.

Integrador O2 está muito alto. Está faltando combustível para o motor. Se a sonda estiver dando uma leitura condizente (isto é, ão tem cheiro de gasolina no escape), verifique pressã de bomba, regulador, bicos.. Ou EGR travada aberta.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por danrmp » 05 Out 2020, 14:19

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, notei que a luz da injeção acende quando estou na marcha lenta e em baixas velocidades, por exemplo em paradas para o pedagio, assim que eu saia e ganhava velocidade a luz apagava, recentemente notei um forte cheio de gasolina quando a luz acendia, depois isso nao aconteceu mais, alguem tem alguma ideia??


Qual código de falha que está gravando?

willsf2015
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 08 Abr 2016, 09:12
Nome Completo: Wilson Geraldo Donizeti Pereira Júnior
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por willsf2015 » 05 Out 2020, 17:01

Atualizando, coloquei 5 l de gasolina aditivada e peguei uma bateria emprestada para dar partida (a minha arriou) e o pegou na hora, antes a luz da injeção demorava alguns segundos para apagar depois da partida, agora ela apaga bem antes, nao sei se acertei no sensor, mad até entao nao deu mais defeito, aproveitei coloquei descarboniizante car 80 no tbi por um tempo. Vamos ver.

Rafael_sc
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Ago 2020, 17:00
Nome Completo: Rafael Felipe Brignoli
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 40

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Rafael_sc » 05 Out 2020, 21:44

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje
Rafael_sc escreveu:O meu tbm ta fazendo, falei com o meu mecânico e ele falow o seguinte
Sonda lambda travada
Bico travado aberto
Tbi suja
Soh aguardando sair o pagamento e agendar uma hora

Entendi, mas o seu esta fazendo isso toda a hora que liga? Porque o neu esta intermitente.

Ela só acende depois, como moro em condomínio eu soh vou na lenta, depois de alguns minutos ela fica intermitente, a lenta tbm ta irregular,
Eu não me expressei direito antes, pode ser alguns daquele problema, minha tbi tá suja, daí o mecânico vai fazer limpeza dela, e colocar bicos pra teste e limpeza, a parte da sonda lambda eu li aqui no fórum, q uma limpeza nela pode resolver, porém diz que a lambda não acusa na luz da injeção

Rafael_sc
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Ago 2020, 17:00
Nome Completo: Rafael Felipe Brignoli
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 40

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Rafael_sc » 05 Out 2020, 21:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Bem provável que seja sonda lambda. Sobre a limpeza da TBI, isto é de lei, pelo menos uma vez a cada 2 anos para carros que funcionam diariamente.

Bom dia, efetuei a troca do sensor de temperatura e fui testar, o carro nao pega mais, coloquei o antigo e mesmo assim, ameaçava pegar mas morria.


olha pra mim esta com cara de TPS , e checa o map ja que esta com a mao na masa , o sensor de temperatura mesmo com leitura errada teria que ligar o carro.
a luz de injeçao piscando de vez em cuando e a sonda lambda acusando error de mistura e nao que ela este defeituosa .
tenta acelerar um pouqinho e ve se da partida , nao pe no fundo so um pouco o tps tende a gastar as trilhas de contato perto da posiçao de repouso .
o do sensor de temperatura acho ser uma casualidade e nao o causante

Quando eu fui pegar o carro, depois que eu comprei, ele não quis pegar, depois e muito insistir pegou, fiquei preocupado mas daí não fez mais, depois de alguns meses normal, parei o carro no centro quem diz q pega, liguei pro meu mecânico ele, ele foi direto no censor de rotação, desconectou ele e conectou de novo o carro pegou normal, a informação que ele me passou que que cria zinabre no conector e que e normal nos Vectra, da uma olhada, faz a limpeza com limpa contado

willsf2015
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 08 Abr 2016, 09:12
Nome Completo: Wilson Geraldo Donizeti Pereira Júnior
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por willsf2015 » 06 Out 2020, 07:25

Rafael_sc escreveu:Fuente del Mensaje
willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje
Rafael_sc escreveu:O meu tbm ta fazendo, falei com o meu mecânico e ele falow o seguinte
Sonda lambda travada
Bico travado aberto
Tbi suja
Soh aguardando sair o pagamento e agendar uma hora

Entendi, mas o seu esta fazendo isso toda a hora que liga? Porque o neu esta intermitente.

Ela só acende depois, como moro em condomínio eu soh vou na lenta, depois de alguns minutos ela fica intermitente, a lenta tbm ta irregular,
Eu não me expressei direito antes, pode ser alguns daquele problema, minha tbi tá suja, daí o mecânico vai fazer limpeza dela, e colocar bicos pra teste e limpeza, a parte da sonda lambda eu li aqui no fórum, q uma limpeza nela pode resolver, porém diz que a lambda não acusa na luz da injeção

Bom dia, então, eu acho que acusa sim em, ela acusa se a mistura está pobre ou rica.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por danrmp » 06 Out 2020, 07:35

willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, então, eu acho que acusa sim em, ela acusa se a mistura está pobre ou rica.


Vcs estão confundindo as coisas.
Os erros específicos de sonda é referente à integridade do circuito.
Erro de mistura pobre ou rica, significa que a ECU está tentando compensar a condição de mistura mas não está conseguindo.
Vamos supor que um bico trave aberto. A central vai empobrecer a mistura, mas vai chegar a um ponto que chega no limite dela. Se ainda assim a mistura está rica, ela vai gerar este erro.
O mesmo raciocínio vale para a mistura pobre.
Ambos podem ser causados por uma série de fatores. Tem que analisar todo o conjunto para entender o que está acontecendo.

Rafael_sc
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Ago 2020, 17:00
Nome Completo: Rafael Felipe Brignoli
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 40

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Rafael_sc » 06 Out 2020, 13:26

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
willsf2015 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, então, eu acho que acusa sim em, ela acusa se a mistura está pobre ou rica.


Vcs estão confundindo as coisas.
Os erros específicos de sonda é referente à integridade do circuito.
Erro de mistura pobre ou rica, significa que a ECU está tentando compensar a condição de mistura mas não está conseguindo.
Vamos supor que um bico trave aberto. A central vai empobrecer a mistura, mas vai chegar a um ponto que chega no limite dela. Se ainda assim a mistura está rica, ela vai gerar este erro.
O mesmo raciocínio vale para a mistura pobre.
Ambos podem ser causados por uma série de fatores. Tem que analisar todo o conjunto para entender o que está acontecendo.

Sim sim , por isso que o mecânica me falou que podia ser as causa de bico, tbi , ou sonda

Avatar do usuário
Daroas
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mai 2013, 07:58
Nome Completo: David Almeida
Cidade: Ubá
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 34

Luz da injeção acende as vezes - Erro 71 - Vectra Millenium 2000

por Daroas » 15 Nov 2020, 11:11

Comprei recentemente um Vectra Millenium 99/2000 e voltei pro clube do vectra. O carro ta com funcionamento perfeito, só a luz da injeção que acende e apaga as vezes.

Segui a dica de código lampejante do forum e constatei o erro 71 - Sensor de temperatura do ar - tensão alta

Alguém faz ideia de onde posso solucionar esse erro?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da injeção acende as vezes - Erro 71 - Vectra Millenium 2000

por chirola » 15 Nov 2020, 16:16

Daroas escreveu:Fuente del Mensaje Comprei recentemente um Vectra Millenium 99/2000 e voltei pro clube do vectra. O carro ta com funcionamento perfeito, só a luz da injeção que acende e apaga as vezes.

Segui a dica de código lampejante do forum e constatei o erro 71 - Sensor de temperatura do ar - tensão alta

Alguém faz ideia de onde posso solucionar esse erro?

Daroas escreveu:Fuente del Mensaje Comprei recentemente um Vectra Millenium 99/2000 e voltei pro clube do vectra. O carro ta com funcionamento perfeito, só a luz da injeção que acende e apaga as vezes.

Segui a dica de código lampejante do forum e constatei o erro 71 - Sensor de temperatura do ar - tensão alta

Alguém faz ideia de onde posso solucionar esse erro?

oi se nao me engano o vectra b tem sensor de temperatura e map combinado testa desligar o sensor map e ve se acusa o mesmo error.

Avatar do usuário
Daroas
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mai 2013, 07:58
Nome Completo: David Almeida
Cidade: Ubá
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 34

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Daroas » 20 Nov 2020, 09:05

Ontem a noite fui guardar o vectra na garagem e vi que tinha "cabelo" no escapamento.. Puxei e saiu mais de 1 metro, e tem uma bola dentro do escape. Hoje, perguntei meu pai (mêcanico) que diabeisso e ele disse que era Lã de vidro que ta saindo do escape.

Sera que isso tem algo a ver com o erro 71 e a luz da injeção acender as vezes (com carro em movimento)?
Imagem

454 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 147 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:46