O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDRL / LUZ DIURNA
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

54 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

DRL / LUZ DIURNA

por Ju_Bueno » 26 Ago 2016, 15:28

Pessoal, vejam que ótima matéria sobre o assunto:

http://motorshow.com.br/blog-sobre-roda ... ao-diurna/

Difícil é acreditar que vão "ajustar" essa nova lei para uma forma mais coerente... :56:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

danielzhe
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jul 2016, 10:23
Nome Completo: Daniel J Santos
Cidade: Farroupilha
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

DRL / LUZ DIURNA

por danielzhe » 19 Out 2016, 20:13

Fabricio Neves escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal.
Instalei a DRL.
Foi um trabalho gostoso de se fazer.
Imagem
Imagem
Imagem

Abraços.


Cara, ficou muito massa! Ou como dizemos por aqui, "tri afudê".

Qual DRL você comprou? Como fez a instalação?

Edit: agora vi que você respondeu já. :D

Obrigado!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

DRL / LUZ DIURNA

por Arquiteto » 20 Out 2016, 19:34

sei nao viu ...

acho que e botar e tomar multa ... aqui e brasil

Avatar do usuário
lusitania
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Abr 2015, 13:27
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Cidade: Compiègne-França
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por lusitania » 22 Out 2016, 10:58

Ola Amigos

Aqui na Europa estas luzes são obrigatorias, mas, so em carros novos, os antigos podem têr se desejar instalar, aqui agora é tudo a LED, so depois de ser obrigatorio é que descubriram que o carro gasta mais carburant, e, faz mais poluição, então resolveram passar a LED, vai aqui in Link par LED PHILIPS que têm homolugação aqui na Europa.
Abraço


Para fazer a ligação abrir a janela e para carregar o manual, carregar no LINK Télécharger la notice

http://mesnotices.20minutes.fr/014159.p ... E%20LIGHTS




Envia para o Brazil gratis

http://www.ebay.co.uk/itm/Genuine-PHILI ... SwqfNXpEnM

Link

http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from= ... cat=131090

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por diego_ » 03 Out 2020, 18:53

pessoal, quero desenterrar esse tópico.
Na Europa, principalmente na região nordica, sempre foi obrigatório o uso do farol ligado, igual moto aqui no Brasil. e o melhor, dentro do Vectra B (acredito que o A, e o vectra C [Astra H]) temos um sistema desses nativo!

Após muito tempo de pesquisa consegui o diagrama elétrico do vectra B europeu e em alemão e notei um componente chamado "Day Running Light" que pelo que pude pesquisar ele faz exatamente isso, liga os faróis do carro assim que vc liga o carro e desliga quando tira a chave da ignição.

para quem quiser dar uma olhada a peça é essa aqui
Imagem


um pouco mais de informação pode ser obtido aqui:

https://www.vauxhallownersnetwork.co.uk ... rl.221859/
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

DRL / LUZ DIURNA

por danrmp » 05 Out 2020, 14:04

Sim, Omega também. Utiliza a informação de pressão de óleo do motor para acionar os faróis. Não ficou muito claro pra mim com que tensão os faróis são acionados (alguns fabricantes acionam com 10V para acender apenas o suficiente para marcar a posição durante o dia)

No Vectra eu nunca procurei, mas os primeiros Omegas fabricados em 92 possuem até o conector para ligar este modulo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por Almeidão » 05 Out 2020, 15:09

Eu fiz no meu usando 3 relês, um de tempo para 25 segundos e dois auxiliares para acender os dois faróis e manter ele como original tipo queimar um fusível e apagar um somente. Usei o retorno do farolete para o negativo do relê, logo se eu acender o farolete o fio vira positivo e o farol desliga e entra ai o farol manual. O meu só acende duas lâmpadas farol, dois leds atrás e mais nada, nada de painel, nada de placa, nada de farolete na frente. Eu ligo o carro e 25 segundos depois ele acende, uso dois leds amarelos igual lâmpadas no baixo e dois leds na traseira. Assim que acendo o farol manualmente o sistema desliga.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por chirola » 05 Out 2020, 22:13

Cara o da cebolinha de óleo gostei e e ate fácil de facer com algum led .
Tem uns adaptadores para facer a saída de óleo para a turbina no cual da para colocar duas cebolinhas , então coloco um 12v direto na lampada e ao dar partida a segunda cebolinha da aterramento fechando o circuito , falei em duas cebolinhas porque seria um circuito separado da luz de óleo que eu acho vital
Shw desconjsia ISO do farol automático com uma cebolinha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por Almeidão » 06 Out 2020, 07:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Cara o da cebolinha de óleo gostei e e ate fácil de facer com algum led .
Tem uns adaptadores para facer a saída de óleo para a turbina no cual da para colocar duas cebolinhas , então coloco um 12v direto na lampada e ao dar partida a segunda cebolinha da aterramento fechando o circuito , falei em duas cebolinhas porque seria um circuito separado da luz de óleo que eu acho vital
Shw desconjsia ISO do farol automático com uma cebolinha


Este negativo da cebolinha do óleo não vejo possibilidade de dar certo, ali é um fio só ele é negativo com o carro desligado e fica suspenso quando ligado, ou seja carro ligado ele não é nada. De qualquer forma é fácil fazer e tem que usar um relê para fazer meia boca e mais de um para manter o sistema como de fábrica, ou seja se queimar um fusível do farol direito, só irá queimar ele e o esquerdo continuará aceso ou vice versa e assim evitam problemas a noite.
Aqui fazem com um vindo do alternador, mas usam um relê só e isto é muito perigoso, se queimar um fusível do farol estando em curto queimará o outro também.
Imagem

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por diego_ » 06 Out 2020, 09:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje Cara o da cebolinha de óleo gostei e e ate fácil de facer com algum led .
Tem uns adaptadores para facer a saída de óleo para a turbina no cual da para colocar duas cebolinhas , então coloco um 12v direto na lampada e ao dar partida a segunda cebolinha da aterramento fechando o circuito , falei em duas cebolinhas porque seria um circuito separado da luz de óleo que eu acho vital
Shw desconjsia ISO do farol automático com uma cebolinha


Este negativo da cebolinha do óleo não vejo possibilidade de dar certo, ali é um fio só ele é negativo com o carro desligado e fica suspenso quando ligado, ou seja carro ligado ele não é nada. De qualquer forma é fácil fazer e tem que usar um relê para fazer meia boca e mais de um para manter o sistema como de fábrica, ou seja se queimar um fusível do farol direito, só irá queimar ele e o esquerdo continuará aceso ou vice versa e assim evitam problemas a noite.
Aqui fazem com um vindo do alternador, mas usam um relê só e isto é muito perigoso, se queimar um fusível do farol estando em curto queimará o outro também.



infelizmente não estou com licenciamento Adobe para exportar a imagem em alta qualidade.
Mas vou tentar descrever o diagrama por completo:

pino 1 - fusivel 60A Maxi posição FV3
pino 2- vai no pino 14 do interruptor de luz, aquele que ligamos farol alto, baixo, etc e pino 10 do interruptor de luz de estacionamento, conexão pós fusivel 25A 10A
pino 3 - vai antes do fusivel 18 e recebe uma emenda do fio 5 da luz de placa traseira
pino 4 - vai no pino 9 do multitimer, após o interruptor de luz e antes dos farois
pino 5- Aterramento
pino 6 - positivo Alimentação fusivel 32 10A
pino 7 - pino 18 do interruptor de luz e conexão com o pino 2 da luz de placa e pino 7 do interruptor de luz de estacionamento
pino 8 - vai no pino 21 do painel do carro
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por chirola » 06 Out 2020, 13:10

entendi o que vcs falam , mais nao estaba pensando utilizar o farol e sim um aluz de led separada do circuito original , poderia ate colocar no farol alto uma lampada led com farol alto e baixo deixar o alto ligado como original e deixar o baixo da lampada ligando com o sinal da cebolinha , por aqui nao e tao estrito ele so querem que o farol brilhe de dia , ate uma luz de posiçao mais forte serve ,
mais nao seria junto com a instalaçao original , seria algo paralelo , coisa que se da drama so tira .
seria algo asim ,

Imagem

e a lampada ficaria no lugar da lampada de luz alta

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por Almeidão » 06 Out 2020, 15:12

chirola escreveu:Fuente del Mensaje entendi o que vcs falam , mais nao estaba pensando utilizar o farol e sim um aluz de led separada do circuito original , poderia ate colocar no farol alto uma lampada led com farol alto e baixo deixar o alto ligado como original e deixar o baixo da lampada ligando com o sinal da cebolinha , por aqui nao e tao estrito ele so querem que o farol brilhe de dia , ate uma luz de posiçao mais forte serve ,
mais nao seria junto com a instalaçao original , seria algo paralelo , coisa que se da drama so tira .
seria algo asim ,

Imagem

e a lampada ficaria no lugar da lampada de luz alta


A ideia de usar uma lâmpada H4 para usar o baixo é uma ideia ótima, eu neste caso uso um relê de 5 terminais que muda o baixo para usar de dia e muda este mesmo baixo para usar a noite.
Sobre a cebolinha do óleo não dará certo, porque ela é negativa até ligar o carro, assim que circular o óleo ela fica neutra, não neste relé auxiliar, mas em um de t5 terminais sim. Eu não sei desenhar, mas escrevo e você desenha hehehehe

Relê 5 terminais.
85 - cebolinha do óleo
86 - positivo pós chave
30 - bateria (positivo com fusível transporta energia para 87 e 87A)
87A - nada
87 - saída para luz

Ao ligar o carro o rele aciona pela cebolinha, farol apagado porque aciona o 87A
assim que circular o óleo o relê desliga,
ai o 87 é acionado e acende o farol.

Assim dará certo
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por chirola » 06 Out 2020, 20:34

A ideia de usar uma lâmpada H4 para usar o baixo é uma ideia ótima, eu neste caso uso um relê de 5 terminais que muda o baixo para usar de dia e muda este mesmo baixo para usar a noite.
Sobre a cebolinha do óleo não dará certo, porque ela é negativa até ligar o carro, assim que circular o óleo ela fica neutra, não neste relé auxiliar, mas em um de t5 terminais sim. Eu não sei desenhar, mas escrevo e você desenha hehehehe

Relê 5 terminais.
85 - cebolinha do óleo
86 - positivo pós chave
30 - bateria (positivo com fusível transporta energia para 87 e 87A)
87A - nada
87 - saída para luz

Ao ligar o carro o rele aciona pela cebolinha, farol apagado porque aciona o 87A
assim que circular o óleo o relê desliga,
ai o 87 é acionado e acende o farol.

Assim dará certo[/quote]

entendi , a cebolinha em repouso fecha o circuito dando aterramento e ao dar precao ela abre .
com um rele de 5 pines daria certo, entao nao to ficando doido jajajajja
tenho um farol velho vou dar uma olhada como daria para instalar uma lampada h4 sem muito esforco , fora iso e mole tem espaco sobrando na caixinha de reles do cofre do motor, ou ate na caixa de fusiveis de dentro do carro mesmo.
ficaria bem limpa a instalacao e se de ruim e so tirar o rele e fica desativado mais a luz alta continuaria funcionando na alabanca original ainda .
vlw pela dica ,
caso quera que a luz traseira acenda junto poso utilizar a luz de neblina traseira com algum led para acender junto , iso e mais facil ja que tem facil ascesso aos pins do botao que liga ela .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

DRL / LUZ DIURNA

por Almeidão » 07 Out 2020, 07:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje A ideia de usar uma lâmpada H4 para usar o baixo é uma ideia ótima, eu neste caso uso um relê de 5 terminais que muda o baixo para usar de dia e muda este mesmo baixo para usar a noite.
Sobre a cebolinha do óleo não dará certo, porque ela é negativa até ligar o carro, assim que circular o óleo ela fica neutra, não neste relé auxiliar, mas em um de t5 terminais sim. Eu não sei desenhar, mas escrevo e você desenha hehehehe

Relê 5 terminais.
85 - cebolinha do óleo
86 - positivo pós chave
30 - bateria (positivo com fusível transporta energia para 87 e 87A)
87A - nada
87 - saída para luz

Ao ligar o carro o rele aciona pela cebolinha, farol apagado porque aciona o 87A
assim que circular o óleo o relê desliga,
ai o 87 é acionado e acende o farol.

Assim dará certo


entendi , a cebolinha em repouso fecha o circuito dando aterramento e ao dar precao ela abre .
com um rele de 5 pines daria certo, entao nao to ficando doido jajajajja
tenho um farol velho vou dar uma olhada como daria para instalar uma lampada h4 sem muito esforco , fora iso e mole tem espaco sobrando na caixinha de reles do cofre do motor, ou ate na caixa de fusiveis de dentro do carro mesmo.
ficaria bem limpa a instalacao e se de ruim e so tirar o rele e fica desativado mais a luz alta continuaria funcionando na alabanca original ainda .
vlw pela dica ,
caso quera que a luz traseira acenda junto poso utilizar a luz de neblina traseira com algum led para acender junto , iso e mais facil ja que tem facil ascesso aos pins do botao que liga ela .[/quote]

você pode colocar a saída 87A direto no fio amarelo do farol baixo que acenderá também sem muita mudança e ligaria direto na lanterna também e assim acenderia lanterna traseira. Este sistema ficaria bem fácil de fazer e bem simples também mas eu usaria dois relês um para cada farol.

Sobre a lanterna traseira o meu tem 3 estágio usando 4 lâmpadas duas cada lado na parte de baixo da lanterna, sendo as duas de fora leds. Estagio 1, ligo o carro e 25 segundos depois acende automático dois ledes um em cada lanterna e não acende na frente, só farol baixo. Estagio 2 eu acendo a lanterna e acende lanterna frente e duas lâmpadas atrás e os leds e os faróis apagam, estágio 3 acendo o farol ai acende tudo, leds e lâmpadas traseiras e o resto que todos sabem.
Imagem

54 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 128 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.