O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralÓleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

58 mensagens

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

Esta enquete foi concluída em 12 Jun 2014, 09:02
Sintético
4
33%
Semi-sintético
3
25%
Mineral
5
42%
 
Total de votos: 12
Jiraya Fumador
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Set 2020, 14:38
Nome Completo: Lucas Manzano
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 29

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Jiraya Fumador » 11 Out 2020, 14:21

Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 11 Out 2020, 17:12

Jiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por chirola » 12 Out 2020, 14:03

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Jiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.

pode colocar o cualquer oleo que se encaixe no indicado no manual , nao importa se é sintetico semi da nasa ou cualquer coisa , sempre que vc respeite os tempos de troca que sao indicados por quilometros rodados ou tempo maximo de DOIS anos, no final vc vai gasta o mesmo colocando cualquer um o sintetico e mais caro so que dura o triplo em quilometros que o mineral , o semi e mais caro que o mineral so que rende o dobro em kilometros rodados , bom vc entende aonde quero chegar .
mais é iso tem que atender o indicado no manual do carro e tem que ser trocado na kilometragem ou tempo indicado .

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 13 Out 2020, 07:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Jiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.

pode colocar o cualquer oleo que se encaixe no indicado no manual , nao importa se é sintetico semi da nasa ou cualquer coisa , sempre que vc respeite os tempos de troca que sao indicados por quilometros rodados ou tempo maximo de DOIS anos, no final vc vai gasta o mesmo colocando cualquer um o sintetico e mais caro so que dura o triplo em quilometros que o mineral , o semi e mais caro que o mineral so que rende o dobro em kilometros rodados , bom vc entende aonde quero chegar .
mais é iso tem que atender o indicado no manual do carro e tem que ser trocado na kilometragem ou tempo indicado .

Chirola, só uma dúvida, essa conversa de ter que trocar em 6 meses independente da Km rodada é conversa de mecânico né? O que acha? O meu carro mesmo troquei em fevereiro, e rodei 3.000 km até agora, mas já completou os 6 meses. Há necessidade de fazer a troca apenas pelo fato de ter pouco mais de 6 meses? Uso o 15W40 semi sintético como disse acima.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Ju_Bueno » 13 Out 2020, 09:17

O recomendado é trocar de acordo com o que acontece primeiro: alcançar a km máxima para troca ou alcançar o prazo determinado. Se você rodou 3 mil km desde fevereiro, provavelmente seu tipo de uso se enquadra em uso severo, conforme o manual. Daí sim, troque dentro do prazo (tempo), independente da km.

Meu tipo de uso também se enquadra no severo - logo, troco rigorosamente a cada 6 meses. Minha média anual é cerca de 7 ou 8 mil km por ano, mas por causa da pandemia, na última troca não tinha nem andado nem 1500 km em 6 meses.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por chirola » 13 Out 2020, 10:51

verdade Ju , eu tambem troco antes de chegar na kilometragem indicada geralmente coloco oleo mineral e troco com 3500 a 4000 km meu carro no dia a dia faz trajetos curtos , e entre os trajetos o motor chega a esfriar , entao o indicado e a troca antisipada pela contaminaçao do oleo causada pelos trajetos curtos( 6 a 12 kilometros) e motor geralmente frio , valeu a aclaraçao

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Almeidão » 13 Out 2020, 13:11

Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.
Imagem

Avatar do usuário
RenatoPortugal
GL Member
GL Member
Mensagens: 119
Registrado em: 15 Dez 2016, 11:37
Nome Completo: Renato Portugal Felippe
Cidade: Carapicuíba-S.P.
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2003/2004
Idade: 33

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por RenatoPortugal » 13 Out 2020, 17:46

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.


Almeidão, dentre as inúmeras vantagens do óleo sintético a mais interessante é o fato dele ser processado em laboratório e as partículas serem todas homogêneas e isso diminuir a fricção, coisa que não tem como acontecer com o óleo mineral por conta da sua origem. Mas em ambos os casos tem vantagens e desvantagens de usar um ou outro.

Antigamente tinha o mito de que para carros com motores fuçados (turbo ou aspirado) o óleo sintético conseguiria evaporar o excesso de combustível e o mineral não, mas isso não passa de um belo boato, heheheh.

No meu carro uso óleo mineral, mas pretendo num futuro breve utilizar sintético, sei que isso pode dar muito pano pra manga, mas...

Pra galera que ainda ficou com dúvidas, recomendo a leitura dessa matéria do Flatout, abordando isso: https://flatout.com.br/especial-lubrifi ... ificacoes/

É uma série com 3 matérias com muito conteúdo e também com muita informação técnica.

Abração!
"If there is a will, there is a way"

Vectra CD Plus 2.0 8V: viewtopic.php?f=70&t=16637

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por danrmp » 14 Out 2020, 00:13

Eu uso sintético no Vectra pelo fato da maior aditivação disponível (SN) dentre as viscosidades recomendadas (5W30).

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Almeidão » 14 Out 2020, 07:34

RenatoPortugal escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.


Almeidão, dentre as inúmeras vantagens do óleo sintético a mais interessante é o fato dele ser processado em laboratório e as partículas serem todas homogêneas e isso diminuir a fricção, coisa que não tem como acontecer com o óleo mineral por conta da sua origem. Mas em ambos os casos tem vantagens e desvantagens de usar um ou outro.

Antigamente tinha o mito de que para carros com motores fuçados (turbo ou aspirado) o óleo sintético conseguiria evaporar o excesso de combustível e o mineral não, mas isso não passa de um belo boato, heheheh.

No meu carro uso óleo mineral, mas pretendo num futuro breve utilizar sintético, sei que isso pode dar muito pano pra manga, mas...

Pra galera que ainda ficou com dúvidas, recomendo a leitura dessa matéria do Flatout, abordando isso: https://flatout.com.br/especial-lubrifi ... ificacoes/

É uma série com 3 matérias com muito conteúdo e também com muita informação técnica.

Abração!


Não estou discordando com ele, lógico que é um óleo bom, mas sigo com a pergunta. Assim que ele dominar o mercado. SERÁ QUE VÃO DIZER QUE A TROCA SERÁ A CADA 15 MIL KM?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por chirola » 14 Out 2020, 12:42

queria compartilhar uma experiencia que pasei com diferentes tipos de oleo , ja testei os diferentes tipos de oleo mencionados (mineral semi e sintetico)
a minha concluçao , nao quer decir que seja correta ou errada e so a minha experiencia.
em carros que utilizarom por bastante tempo oleo mineral e traocaram por sintetic eu percibi junta de borra no carter , explico o motivo asim como foi explicado para mim , os oleos sinteticos tem mais detergentes e acabam limpando as galerias de oleo e peças internas o que se acumula no carter , seria uma boa opçao a troca mais tem que ter em conta iso , se foi utilizado mineral por longo periodo eu aconselho na primeira troca do oleo sintetico nao deijar ele pelos 15 mil kilometros e sim trocar um pouco antes junto com o filtro e limpeza da peneira da bomba e carter .
o oleo mineral so cria borra se pasar da temperatura ou pasar da quilometragem indicada , se for muito bagabundo nem falo ne
agora o interesante , do que comenta Renato e certo , os volkswagen especificamente ap e power tem problema de juntar borra cafe com leite (oleo contaminado com humidade ) no suspiro da tampa de valvulas , e engraçado que iso acontece com oleo mineral , fiz o test no carro do meu enteado (motor power VW) qe apresentaba fita borra no suspiro e coloque oleo sintetico 15w40 depois de ter rodado cuase 3mil km o carro nao apresento a borra no suspiro o test foi repetido na segunda troca de oleo e continua sem borra .
ja o vectra nao tem problema de humidade e nao tem o mesmo problema que os volks entao pode utilizar cualquer um dos oleos indicados pela GM e respeitar a troca seja por km ou tempo e nao tera problema de durabilidade , em carros que rodam pouco eu recomendo sintetico pelo fato de ser menos contaminado por humidade nos periodos que fica parado , ja em carro de dia a dia nao achei grandes vantagens .
puts fico uma biblia jajajjajajjj

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 14 Out 2020, 13:17

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O recomendado é trocar de acordo com o que acontece primeiro: alcançar a km máxima para troca ou alcançar o prazo determinado. Se você rodou 3 mil km desde fevereiro, provavelmente seu tipo de uso se enquadra em uso severo, conforme o manual. Daí sim, troque dentro do prazo (tempo), independente da km.

Meu tipo de uso também se enquadra no severo - logo, troco rigorosamente a cada 6 meses. Minha média anual é cerca de 7 ou 8 mil km por ano, mas por causa da pandemia, na última troca não tinha nem andado nem 1500 km em 6 meses.

Verdade Juliano. Obrigado a todos pelas dicas. Essa semana vou mandar fazer a troca de óleo e filtros. Por causa da pandemia o carro fica parado a semana toda praticamente, mas funciono ele todo dia por uns 5 minutos e saio pelo menos uma vez na semana pra dar uma puxada. Vou ter que aproveitar e mandar trocar a junta da tampa de válvulas que está vazando um pouco.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Ju_Bueno » 14 Out 2020, 14:24

Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 14 Out 2020, 17:25

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Almeidão » 15 Out 2020, 09:18

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.
Imagem

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 17 Out 2020, 09:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.

Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Almeidão » 17 Out 2020, 16:15

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.

Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...


Quanto eu viajo, sempre fico 15 dias fora e deixo o carro em um estacionamento próximo ao aeroporto, sem a pandemia faço isto em média 4 a 5 vezes por ano. Desligo os dois cabos da bateria e ainda deixo a chave 10 ali em cima dela, chego de viagem, carro trancado na chave apesar de ser estacionamento, abro ele, conecto os cabos e ele liga na primeira. Mesmo sendo bateria nova eu faço isto, o trabalho depois de ajustar o relógio é divertido kakakakak.
Imagem

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 20 Out 2020, 08:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.

Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...


Quanto eu viajo, sempre fico 15 dias fora e deixo o carro em um estacionamento próximo ao aeroporto, sem a pandemia faço isto em média 4 a 5 vezes por ano. Desligo os dois cabos da bateria e ainda deixo a chave 10 ali em cima dela, chego de viagem, carro trancado na chave apesar de ser estacionamento, abro ele, conecto os cabos e ele liga na primeira. Mesmo sendo bateria nova eu faço isto, o trabalho depois de ajustar o relógio é divertido kakakakak.

Pois é Almeidão, acho que vou fazer isso, desligar o cabo da bateria e funcionar uma vez por semana, pois o carro está ficando parado, quase não tenho usado, só para ir no mercado ou algo assim, e bem de vez em quando.

58 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 146 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:23