O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

408 mensagens
Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por AdrianoS » 01 Out 2020, 01:44

Olá pessoal,
Aproveitando o tópico sobre vazamento no arrefecimento, gostaria de saber se alguém por aqui já passou ou tem tido problemas de vazamento nos encaixes das mangueiras do arrefecimento por causa de ter afrouxado as abraçadeiras pelo carro ficar muito tempo parado.
Não sei se pode acontecer das borrachas contrairem, ou algo assim, por ficar muito tempo parado sem aquecimento.
Estou trabalhando em casa nesse período de pandemia, certo dia vi aditivo escorrido no chão e já re-apertei as abraçadeiras, mas continua úmidecendo de aditivo nas extremidades das mangueiras, com o motor absolutamente frio e parado há dias, daí dei um novo re aperto hoje em tudo, mas e o medo de cortar as mangueiras ou até mesmo quebrar alguma coisa, pois quase tudo é plástico ali.
É normal carro muito tempo parado afrouxar tudo assim mesmo? Nunca passei por isso antes.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 01 Out 2020, 07:31

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,
Aproveitando o tópico sobre vazamento no arrefecimento, gostaria de saber se alguém por aqui já passou ou tem tido problemas de vazamento nos encaixes das mangueiras do arrefecimento por causa de ter afrouxado as abraçadeiras pelo carro ficar muito tempo parado.
Não sei se pode acontecer das borrachas contrairem, ou algo assim, por ficar muito tempo parado sem aquecimento.
Estou trabalhando em casa nesse período de pandemia, certo dia vi aditivo escorrido no chão e já re-apertei as abraçadeiras, mas continua úmidecendo de aditivo nas extremidades das mangueiras, com o motor absolutamente frio e parado há dias, daí dei um novo re aperto hoje em tudo, mas e o medo de cortar as mangueiras ou até mesmo quebrar alguma coisa, pois quase tudo é plástico ali.
É normal carro muito tempo parado afrouxar tudo assim mesmo? Nunca passei por isso antes.


Troque as mangueiras, use abraçadeiras elásticas, estas de parafusos não ajuda a vedar. Mangueira velha, resseca e para de vedar e de for no lado do radiador quanto mais aperta mais fácil de quebrar o plástico. Olha a emenda do tudo do radiador, se tiver alto relevo dá uma lixadinha com lixa 400
Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por AdrianoS » 01 Out 2020, 08:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,
Aproveitando o tópico sobre vazamento no arrefecimento, gostaria de saber se alguém por aqui já passou ou tem tido problemas de vazamento nos encaixes das mangueiras do arrefecimento por causa de ter afrouxado as abraçadeiras pelo carro ficar muito tempo parado.
Não sei se pode acontecer das borrachas contrairem, ou algo assim, por ficar muito tempo parado sem aquecimento.
Estou trabalhando em casa nesse período de pandemia, certo dia vi aditivo escorrido no chão e já re-apertei as abraçadeiras, mas continua umedecendo de aditivo nas extremidades das mangueiras, com o motor absolutamente frio e parado há dias, daí dei um novo re aperto hoje em tudo, mas e o medo de cortar as mangueiras ou até mesmo quebrar alguma coisa, pois quase tudo é plástico ali.
É normal carro muito tempo parado afrouxar tudo assim mesmo? Nunca passei por isso antes.


Troque as mangueiras, use abraçadeiras elásticas, estas de parafusos não ajuda a vedar. Mangueira velha, resseca e para de vedar e de for no lado do radiador quanto mais aperta mais fácil de quebrar o plástico. Olha a emenda do tudo do radiador, se tiver alto relevo dá uma lixadinha com lixa 400



Bom dia Almeidão,

pois então, aí é que está, as mangueiras são relativamente novas, troquei ano passado, em substituição preventiva das originais que já tinham 19 anos, consegui encontrar as originais GM ainda, eu estava supondo que por serem novas, talvez nesse período de quase 1 ano, tivessem laceado por esquentar/expandir com o aquecimento do motor e depois esfriar/contrair a hora que está parado, repetidamente, somado com todo esses quase 7 meses, rodando somente finais de semana, pudessem ser a causa do "afrouxamento" das abraçadeiras... mas concordo com o seu pensamento sobre essas abraçadeiras de parafuso não vedarem direito mesmo, era exatamente sobre isso que eu estava pensando esses dias também em que voltou a umedecer depois de já ter reapertado uma vez elas, na hora dá aperto, vedam e tudo mais, mas não 100% com a dilatação e retração constante que tudo irá sofrer quando rodar com o carro, por isso as originais eram elásticas, porque estas mantém no aperto ideal e constante, sem nunca afrouxar, e fora que não é um aperto excessivo em que se corre risco de quebrar o radiador(já tive um radiador trocado por causa disso, kkk) nem aquele bendito cano de junção embaixo da admissão, esse eu nunca troquei ainda.

Por um acaso, você sabe qual a medida das abraçadeiras elásticas para usar nele? É um 2.2 8v. Tenho a impressão que são duas ou três medidas diferentes, uma maior que é a dos bocais do radiador e a do cano de junção atrás da bomba d'água com aquele cano plástico preto, e as de diâmetro menor que são basicamente do ar quente e a mangueira que vem do reservatório de expansão até o cano plástico preto. Porém não sei em milímetros/polegadas as medidas das danadas.

E obrigado pelas suas dicas, na última vez já me salvou na manutenção que fiz em casa nas pinças dos freios traseiros,
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 01 Out 2020, 09:01

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,
Aproveitando o tópico sobre vazamento no arrefecimento, gostaria de saber se alguém por aqui já passou ou tem tido problemas de vazamento nos encaixes das mangueiras do arrefecimento por causa de ter afrouxado as abraçadeiras pelo carro ficar muito tempo parado.
Não sei se pode acontecer das borrachas contrairem, ou algo assim, por ficar muito tempo parado sem aquecimento.
Estou trabalhando em casa nesse período de pandemia, certo dia vi aditivo escorrido no chão e já re-apertei as abraçadeiras, mas continua umedecendo de aditivo nas extremidades das mangueiras, com o motor absolutamente frio e parado há dias, daí dei um novo re aperto hoje em tudo, mas e o medo de cortar as mangueiras ou até mesmo quebrar alguma coisa, pois quase tudo é plástico ali.
É normal carro muito tempo parado afrouxar tudo assim mesmo? Nunca passei por isso antes.


Troque as mangueiras, use abraçadeiras elásticas, estas de parafusos não ajuda a vedar. Mangueira velha, resseca e para de vedar e de for no lado do radiador quanto mais aperta mais fácil de quebrar o plástico. Olha a emenda do tudo do radiador, se tiver alto relevo dá uma lixadinha com lixa 400



Bom dia Almeidão,

pois então, aí é que está, as mangueiras são relativamente novas, troquei ano passado, em substituição preventiva das originais que já tinham 19 anos, consegui encontrar as originais GM ainda, eu estava supondo que por serem novas, talvez nesse período de quase 1 ano, tivessem laceado por esquentar/expandir com o aquecimento do motor e depois esfriar/contrair a hora que está parado, repetidamente, somado com todo esses quase 7 meses, rodando somente finais de semana, pudessem ser a causa do "afrouxamento" das abraçadeiras... mas concordo com o seu pensamento sobre essas abraçadeiras de parafuso não vedarem direito mesmo, era exatamente sobre isso que eu estava pensando esses dias também em que voltou a umedecer depois de já ter reapertado uma vez elas, na hora dá aperto, vedam e tudo mais, mas não 100% com a dilatação e retração constante que tudo irá sofrer quando rodar com o carro, por isso as originais eram elásticas, porque estas mantém no aperto ideal e constante, sem nunca afrouxar, e fora que não é um aperto excessivo em que se corre risco de quebrar o radiador(já tive um radiador trocado por causa disso, kkk) nem aquele bendito cano de junção embaixo da admissão, esse eu nunca troquei ainda.

Por um acaso, você sabe qual a medida das abraçadeiras elásticas para usar nele? É um 2.2 8v. Tenho a impressão que são duas ou três medidas diferentes, uma maior que é a dos bocais do radiador e a do cano de junção atrás da bomba d'água com aquele cano plástico preto, e as de diâmetro menor que são basicamente do ar quente e a mangueira que vem do reservatório de expansão até o cano plástico preto. Porém não sei em milímetros/polegadas as medidas das danadas.

E obrigado pelas suas dicas, na última vez já me salvou na manutenção que fiz em casa nas pinças dos freios traseiros,


Sinceramente não sei as medidas correta, parece ser uma polegada e meia, ou seja 40 mm, o meu carro só usa estas abraçadeira e são várias, até mudei um alicate meu só para agarrar elas com segurança. Sim, elas por ser elástica ao aquecer expande e sempre mantendo o aperto por ser auto regulável e ao esfriar volta com a mesma pressão no famoso efeito sanfona, bem diferente da outra que vai ferrando a mangueira a cada dia.
Mas antes de trocar las, passa uma lixa 400 em volta do tubo mas precisamente nas duas emendas deles, isto se tiver marcas de alto relevo. Não use de parafusos nunca. Eu aqui tenho algumas para meu uso mas peguei em desmanche.

Acioly tem esta, mas se você for em um desmanche acha fácil e barata.
https://www.acciolygm.com.br/bracadeira ... gKsa_D_BwE
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 01 Out 2020, 10:48

olha domingo desmontei meu carro justamente para arrumar iso vazamento em uma das mangueiras de retorno no cano de agua , e sim e asim mesmo o mecanico tinha colocado (longa historia de como chegou no mecanico) e o figura coloco uma mangueira nova com uma abrazadeira de parafuso e nao deu outra .
em pouco tempo o vazamento apareceu , a mangueira nova acento no formato do cano e amaso aonde a abraçadeira apertaba deijando vazar agua entre a mangueira e o bico do cano.
o drama e que no 16v nao tinha como chegar nela e teve que desmontar coletor, uma abraçadeira elastica resolveu o problema , os bicos de retorno pequenos do cano (ar quente , NAO o mais fininho) tem 19mm de diametro .
o diametro da boca do cano e facil de ver o diametro a mangueira vai do cano ate o radiador pode tirar a medida no bico do radiador ou em baixo da bobina é aonde acaba o cano , so medir com paquimetro.

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Paty1521 » 02 Out 2020, 09:40

Mangueira é algo complicado. Precisa ter muito cuidado. Recentemente estou tendo problemas na parte de arrefecimento e não encontro um conector de jeito nenhum... já saiu de linha e o mecanico terá que adaptar....
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 02 Out 2020, 11:16

Paty1521 escreveu:Fuente del Mensaje Mangueira é algo complicado. Precisa ter muito cuidado. Recentemente estou tendo problemas na parte de arrefecimento e não encontro um conector de jeito nenhum... já saiu de linha e o mecanico terá que adaptar....

cual conector ??

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por AdrianoS » 04 Out 2020, 21:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,
Aproveitando o tópico sobre vazamento no arrefecimento, gostaria de saber se alguém por aqui já passou ou tem tido problemas de vazamento nos encaixes das mangueiras do arrefecimento por causa de ter afrouxado as abraçadeiras pelo carro ficar muito tempo parado.
Não sei se pode acontecer das borrachas contrairem, ou algo assim, por ficar muito tempo parado sem aquecimento.
Estou trabalhando em casa nesse período de pandemia, certo dia vi aditivo escorrido no chão e já re-apertei as abraçadeiras, mas continua umedecendo de aditivo nas extremidades das mangueiras, com o motor absolutamente frio e parado há dias, daí dei um novo re aperto hoje em tudo, mas e o medo de cortar as mangueiras ou até mesmo quebrar alguma coisa, pois quase tudo é plástico ali.
É normal carro muito tempo parado afrouxar tudo assim mesmo? Nunca passei por isso antes.


Troque as mangueiras, use abraçadeiras elásticas, estas de parafusos não ajuda a vedar. Mangueira velha, resseca e para de vedar e de for no lado do radiador quanto mais aperta mais fácil de quebrar o plástico. Olha a emenda do tudo do radiador, se tiver alto relevo dá uma lixadinha com lixa 400



Bom dia Almeidão,

pois então, aí é que está, as mangueiras são relativamente novas, troquei ano passado, em substituição preventiva das originais que já tinham 19 anos, consegui encontrar as originais GM ainda, eu estava supondo que por serem novas, talvez nesse período de quase 1 ano, tivessem laceado por esquentar/expandir com o aquecimento do motor e depois esfriar/contrair a hora que está parado, repetidamente, somado com todo esses quase 7 meses, rodando somente finais de semana, pudessem ser a causa do "afrouxamento" das abraçadeiras... mas concordo com o seu pensamento sobre essas abraçadeiras de parafuso não vedarem direito mesmo, era exatamente sobre isso que eu estava pensando esses dias também em que voltou a umedecer depois de já ter reapertado uma vez elas, na hora dá aperto, vedam e tudo mais, mas não 100% com a dilatação e retração constante que tudo irá sofrer quando rodar com o carro, por isso as originais eram elásticas, porque estas mantém no aperto ideal e constante, sem nunca afrouxar, e fora que não é um aperto excessivo em que se corre risco de quebrar o radiador(já tive um radiador trocado por causa disso, kkk) nem aquele bendito cano de junção embaixo da admissão, esse eu nunca troquei ainda.

Por um acaso, você sabe qual a medida das abraçadeiras elásticas para usar nele? É um 2.2 8v. Tenho a impressão que são duas ou três medidas diferentes, uma maior que é a dos bocais do radiador e a do cano de junção atrás da bomba d'água com aquele cano plástico preto, e as de diâmetro menor que são basicamente do ar quente e a mangueira que vem do reservatório de expansão até o cano plástico preto. Porém não sei em milímetros/polegadas as medidas das danadas.

E obrigado pelas suas dicas, na última vez já me salvou na manutenção que fiz em casa nas pinças dos freios traseiros,


Sinceramente não sei as medidas correta, parece ser uma polegada e meia, ou seja 40 mm, o meu carro só usa estas abraçadeira e são várias, até mudei um alicate meu só para agarrar elas com segurança. Sim, elas por ser elástica ao aquecer expande e sempre mantendo o aperto por ser auto regulável e ao esfriar volta com a mesma pressão no famoso efeito sanfona, bem diferente da outra que vai ferrando a mangueira a cada dia.
Mas antes de trocar las, passa uma lixa 400 em volta do tubo mas precisamente nas duas emendas deles, isto se tiver marcas de alto relevo. Não use de parafusos nunca. Eu aqui tenho algumas para meu uso mas peguei em desmanche.

Acioly tem esta, mas se você for em um desmanche acha fácil e barata.
https://www.acciolygm.com.br/bracadeira ... gKsa_D_BwE



Vou seguir o seu conselho Almeidão, hoje desmontei a meliante que ainda está vazando, pouquinho, mas ainda está, chega estar marcada de tanto aperto na braçadeira de parafuso que não veda nada, só estraga as mangueiras e corre o risco de quebrar os canos plásticos.
É aquela em formato de S, e que liga o tubo plástico à bomba d'água, fica úmido de aditivo o tempo todo na extremidade que vai encaixada no cano atrás da bomba, suspeitei que pudesse ser corrosão no cano, mas está novo, creio que trocaram ele quando fiz o motor em 2014, como sempre usei aditivo, creio que isso ajudou na manutenção sem criação de ferrugens. Reparei que ao abrir a tampa do reservatório do arrefecimento, tinha pressão no sistema ainda, de ontem quando andei pela última vez, até hoje, então o restante está suportando bem a pressão do sistema, menos ela.
Essa semana resolvo e finalizo, daí posto confirmando.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por AdrianoS » 04 Out 2020, 21:11

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha domingo desmontei meu carro justamente para arrumar iso vazamento em uma das mangueiras de retorno no cano de agua , e sim e asim mesmo o mecanico tinha colocado (longa historia de como chegou no mecanico) e o figura coloco uma mangueira nova com uma abrazadeira de parafuso e nao deu outra .
em pouco tempo o vazamento apareceu , a mangueira nova acento no formato do cano e amaso aonde a abraçadeira apertaba deijando vazar agua entre a mangueira e o bico do cano.
o drama e que no 16v nao tinha como chegar nela e teve que desmontar coletor, uma abraçadeira elastica resolveu o problema , os bicos de retorno pequenos do cano (ar quente , NAO o mais fininho) tem 19mm de diametro .
o diametro da boca do cano e facil de ver o diametro a mangueira vai do cano ate o radiador pode tirar a medida no bico do radiador ou em baixo da bobina é aonde acaba o cano , so medir com paquimetro.



Pois é Chirola, o vazamento do meu é naquela mangueira em formato de S que liga o tubo plástico à bomba d´água, atrás do motor, está quase cortada de tanto que amassou e marcou por causa do uso da braçadeira de parafuso, o mecânico que montou o motor quando foi retificado, trocou todas as braçadeiras de mola originais por essas de parafuso, é brincadeira, tá aí o serviço, me dando problema, dor de cabeça e gastos $$$ estando com o carro parado na maior parte do tempo hoje.
Se eu fosse relaxado e não costumasse conferir os níveis dos líquidos do carro, correria o risco de ter uma bela de uma surpresa muito desagradável qualquer dia desses ao superaquecer o motor.
Vou trocar ela essa semana.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 05 Out 2020, 11:22

Pois é Chirola, o vazamento do meu é naquela mangueira em formato de S que liga o tubo plástico à bomba d´água, atrás do motor, está quase cortada de tanto que amassou e marcou por causa do uso da braçadeira de parafuso, o mecânico que montou o motor quando foi retificado, trocou todas as braçadeiras de mola originais por essas de parafuso, é brincadeira, tá aí o serviço, me dando problema, dor de cabeça e gastos $$$ estando com o carro parado na maior parte do tempo hoje.
Se eu fosse relaxado e não costumasse conferir os níveis dos líquidos do carro, correria o risco de ter uma bela de uma surpresa muito desagradável qualquer dia desses ao superaquecer o motor.
Vou trocar ela essa semana.[/quote]

eu nao sei se eles acabam colocando abraçadeiras de parafuso , por nao ter um alicate para abrir a de preçao ou por ignorancia .
mais esta comprobado que as de parafuso nao sao tao eficientes como as elasticas , se vc mesmo for trocar a mangueira no 8v e mais facil ,conselho que eu poso dar e soltar o cano do bloco , sao duas porcas 13mm na parte de baixo do cano montar a mangueira e depois parafusar o cano no seu lugar .
se vc ve que a mangueira fica muito dobrada pode cortar ela com um estilete tirando um pouco das pontas para que encaixe melhor ja que ela fica dobrada porque a mangueira encosta na carcasa do termostato justamente por ser comprida nas extremidades logico que tem limite para cortar , a abraçadeira deve pegar em uma parte plana e nao na curva da mangueira.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 05 Out 2020, 11:48

Este mecânicos não sabem de nada e nem irão comprar um alicate de R$ 150,00 par fazer isto nunca, tudo que eles tem uma opção barata eles vão por esta opção. Tem que lembrar que se for trocar as mangueiras com o motor desmontado, colocar as abraçadeiras de forma que se consegue tirar quando ele for montado.
Imagem

Pimentel65
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Out 2020, 11:45
Nome Completo: PAULO PIMENTEL
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 58

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Pimentel65 » 05 Out 2020, 11:52

Tive esse problema de aquecimento e quando o carro deu sinal, o cabeçote já era.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 05 Out 2020, 11:58

Pimentel65 escreveu:Fuente del Mensaje Tive esse problema de aquecimento e quando o carro deu sinal, o cabeçote já era.


Os carros deveriam ter sensores para isto mas eles não colocam isto nunca. O meu tem sensor se baixar o nível da água e se a temperatura chegar no painel 94º, normalmente isto vai acontecer se a ventoinha não armar.
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Tiagomos1 » 15 Out 2020, 07:41

Sobre a abraçadeira de parafuso, ela não faz nada do que disseram a cima. Primeiro, ela é de metal... Dentre oas materiais da mangueira (borracha) e do bocal do radiador (plástico). O manterial da abraçadeira é o que mais expande.
O que ocorre, de aparecer os marcados na mangueira é porque a borracha com o tempo expande, por perder propriedades e assim resistência à pressão.
Como a abraçadeira é fixa por parafuso, ela não abre e a mangueira marca.
Quando é a elástica, ela abre e vaza

Enviado de meu F8331 usando o Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Tiagomos1 » 15 Out 2020, 07:42

Portanto, se marcou a mangueira é porque já passou da hora d trocar a mangueira

Enviado de meu F8331 usando o Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Tiagomos1 » 15 Out 2020, 07:45

A mangueira que sai do motor para o radiador é um bom exemplo. Sempre quando o povo vai trocar... Escuto, nossa! Olha só como ela tava inchada (comparando com a nova que tá quase a metade do tamanho da velha). Aí não tem como, se tem uma abraçadeira apertando ela, ela vai expandir depois da abraçadeira

Enviado de meu F8331 usando o Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 15 Out 2020, 09:03

Tiagomos1, se você colocar uma mangueira nova no tubo do radiador desde que ele esteja bom, digamos sem rebarba colocar uma abraçadeira elástica e funcionar o carro por 2 dias, você pode tirar fora a braçadeira elástica que ali ficará vedado isto porque a braçadeira elástica pressiona toda a mangueira por igual e ela se ajusta no tubo. A braçadeira de parafuso onde fica o parafuso é quadrado, ou melhor não segue a curva, ao apertar, a mangueira se enruga e deixa espaço para sair agua porque ela nçao moldará no tubo. Acho que aqui todos sabem que depois que sai a abraçadeira, a mangueira ainda está presa no tubo, isto é lógica.
Sobre a mangueira inchar, amigo uma mangueira desta da Gates custa 14,00, isto mesmo R$ 14,00, mas os caras não podem deixar de tomar as cervejas deles, ai esta mangueira incha e volta e meia vejo um aqui com capô aberto vindo da praia kakakakkakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 15 Out 2020, 11:57

pois e gente , e vcs chegam naquela velha historia , so vai no medico se esta morrendo , carro so vai nomecanico se nao liga ou nao anda , o mecanico da uma geral e da uma paulada para deijar o carro em dia e os frustrados sai falando que carro nao presta ou tal motor nao presta, iso pioror com a injeçao eletronica antigamente tinha um periodo no cual o carburador tinha que ser regulado , a injeçao nao incomoda e so vai para a oficina cuando a metade dos componentes ja estao na hora de trocar , mangueira e barato a menos que seja alguma muito especifica mais a maioria pode achar similar ou generica , e o costume detrocar abraçadeira elastico por de parafuso nao vou comentar , mais uma elastica cansada continua sendo melhor que uma de parafuso, e se for de parafuso , pelomenos uma abraçadeira tipo tucho , deijo foto para quem nao conhese.
Imagem
ela pelomenos aperta parelho e e toda redonda sem partes retas ou resaltos .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 15 Out 2020, 15:20

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pois e gente , e vcs chegam naquela velha historia , so vai no medico se esta morrendo , carro so vai nomecanico se nao liga ou nao anda , o mecanico da uma geral e da uma paulada para deijar o carro em dia e os frustrados sai falando que carro nao presta ou tal motor nao presta, iso pioror com a injeçao eletronica antigamente tinha um periodo no cual o carburador tinha que ser regulado , a injeçao nao incomoda e so vai para a oficina cuando a metade dos componentes ja estao na hora de trocar , mangueira e barato a menos que seja alguma muito especifica mais a maioria pode achar similar ou generica , e o costume detrocar abraçadeira elastico por de parafuso nao vou comentar , mais uma elastica cansada continua sendo melhor que uma de parafuso, e se for de parafuso , pelomenos uma abraçadeira tipo tucho , deijo foto para quem nao conhese.
Imagem
ela pelomenos aperta parelho e e toda redonda sem partes retas ou resaltos .


Vou até rir disto Chirola kakakakakakaka, esta ai até hoje só vi na foto e sabemos o motivo é que a outra custa 1 real e esta com certeza custa bem mais.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 15 Out 2020, 16:38

sem comentarios ....

kakakakakkakka

408 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 126 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:43