O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

398 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 19 Jun 2020, 14:35

XxotavioxX escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
XxotavioxX escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
cuando vc liga o ar teria que ligar o primeiro estagio e ficar ligadas direto en cuanto o ar este ligado.
se liga o segundo estagio com o ar ligado descarto o presostato.
eu checaria os reles



Liga a do ar, depois com 89,91 liga o primeiro estágio, aos 97, 98 liga o segundo estágio reduzindo para 90


Fiquei confuso aqui.

Entendi que ao ligar o ar as duas ventoinhas ligam: Isto é o correto.
Neste caso 89/91 não existe. vai existir quando chegar em 98 que entrarão as duas no segundo estágio.

Sem o ar ligado ao chegar em 89/91 entra o primeiro estágio e desce.

É isto que você quis dizer?


Isso mesmo, acontece conforme vc disse, porém, na cidade a temperatura sobe até 98 e liga o segundo estágio, apenas com o ar condicionado, estando desligado, a temperatura não passa de uns 95, aproximadamente, com o ar condicionado chega próximo aos 100.


Então a possibilidade de ser o sensor é muito grande. Compre um MTE 4051, fácil de trocar com o carro frio, (frio de verdade) tirar a tampa do reservatório e soltar ele com uma chave 18/19 estria, movimento rápido perderá pouco líquido. Não é tão caro e eu de você não ligaria o ar por estes dias até solucionar. Alta temperatura pode ferrar a junta e se estourar a mangueira do ar pior ainda.
Imagem

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 20 Out 2020, 11:19

Bom dia pessoal,

Como adiquiri meu vectra CD 98/99 a pouco tempo (1 mês), e para variar n tinha dono, um monte de gambiarra e abraçadeiras de plásticos nos lugares de parafusos. Como o próposito era ter um CD, e de lata esta razoalmente bom, resolvi realizar o sonho de 22 anos.rsrsr

Vamos as questões, li aqui neste topico e em outros que vectras 98/ n possuem cebolão, mas também vi comentários de vectras 99 com cebolão. Todos os comentaram informaram sobre cebolão de 3 pinos. Estou trocando radiador, reservatorio de espanção, bomba daqua e valvula termostatica(esta n existia para variar).

No radiador que esta no carro existem dois cebolões, um com 2 pinos longos parecido com esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 1UQAvD_BwE.

E outro outro com dois pinos parecido com este https://www.google.com/url?sa=i&url=htt ... AdAAAAABAW

Certamente esta errado, também tem muita emenda de cabo no chicote proximo ao eletrventiladores, etc. Perguntas:

Neste modelo 98/99 precisa destes cebolões, quais os corretos, como alimentá-los corretamente?

Uma super ajuda por favor.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 20 Out 2020, 13:00

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,

Como adiquiri meu vectra CD 98/99 a pouco tempo (1 mês), e para variar n tinha dono, um monte de gambiarra e abraçadeiras de plásticos nos lugares de parafusos. Como o próposito era ter um CD, e de lata esta razoalmente bom, resolvi realizar o sonho de 22 anos.rsrsr

Vamos as questões, li aqui neste topico e em outros que vectras 98/ n possuem cebolão, mas também vi comentários de vectras 99 com cebolão. Todos os comentaram informaram sobre cebolão de 3 pinos. Estou trocando radiador, reservatorio de espanção, bomba daqua e valvula termostatica(esta n existia para variar).

No radiador que esta no carro existem dois cebolões, um com 2 pinos longos parecido com esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0-cebolo-i
Certamente esta errado, também tem muita emenda de cabo no chicote proximo ao eletrventiladores, etc. Perguntas:

Neste modelo 98/99 precisa destes cebolões, quais os corretos, como alimentá-los corretamente?

Uma super ajuda por favor.

oi ,nao sei exato em que ano deijo de utilizar cebolao no radiador o vectra , o meu e 97 e tem so um cbolao de 3 pins, mais acredito que 98 99 ja nao utilizaba .
to achando que foi instalada uma vela gambiarra para acender os estagios da ventoinha , o sensor de temperatura original (do cabeote) acende os estagio das ventinhas pela central de injeçao a 87 e 95 se nao me engano geralmente a galera coloca outro que baixa um pouco a temperatura e faz acender um pouco antes diso , o prbavel que o carro tenha algum problema de temperatura e foi feita a gambiarra para tentar solucionar o drama.
geralmente o que incomoda no vectra é o radiador que por falta de aditivo certo ou a falta dele faz com que o radiador oxide por dentro e disminui o fluxo de agua , facendo que o carro esquente , e os mecanicuzinhos primeiro tiram a termostatica , e se continua esquentando facem a gambiarra com os ceboloes adaptados.
nao e dificil revertir e deijar original ,
cual e a temperatura de funcionamento do carro?
em que rango de temperatura acendem os estagios da ventoinha?
dificilmente o segundo estagio entra em funcionamento no vectra (cuase nunca , so em situaçoes extremas)
as ventoinhas acendem sempre as duas juntas ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 20 Out 2020, 13:02

Este carro se tem os cebolões é porque precisa mesmo, 98/99 é possível apesar que não tenho certeza e não é difícil mudar um que não usa cebolão para usar cebolão, o mais difícil é mudar um que usa cebolão para não ter que usar lo. Talvez fizeram isto no seu carro, mas para saber se eles mudaram, basta você desconectar o sensor de temperatura, se a ventoinha armar ele usa o sistema mais novo, caso não armar ele usa cebolão de fábrica. Confirma ai pessoal, se é isto mesmo.

Sobre o radiador ele tem duas opções para dois cebolões e para história não ser longa você deve usar um duplo MTE 763 ou até mesmo se quiser usar 2, pode usar que fica mais barato e ainda melhor que usar um duplo. Aliás se fosse eu usaria 2, o primeiro estágio seria o MTE 726 e o segundo estágio seria o MTE 742. Se você for usar um duplo como deveria ser seu carro original, você compra um MTE 763 e você mantem o segundo furo do radiador tapado.
O funcionamento deste cebolões é simples, ele tem um contato interno que quando aquece próximo ao grau que ele diz ele juntam os fios. Um exemplo, tem um fio nele que é terra (negativo) o outro vai para o relê na caixa de relês e sem nada. Assim que ele aquece este sem nada passa a ter negativo também e por isto aciona o relê. Como a ventoinha tem duas velocidades, uma lenta normal e uma rápida que deve entrar somente com o ar ligado e quando for necessário e nunca por mais que 2 minutos, esta velocidade entra quando o segundo cebolão que é mais quente mandar o segundo sinal. No caso do cebolão duplo o MTE 763 ele tem dois contatos interno e com uma temperatura arma um e manda negativo em um fio e quando mais quente arma outra e manda negativo também no outro fio.
Detalhe a durabilidade de dois cebolões é infinitamente superior a um duplo, por isto eu prefiro usar 2 desde que seja os cebolões certos e embora meu sistema seja diferente e não uso ele assim e nem uso um duplo. Mas todos os sistemas eu testei e achei depois do meu o melhor sistema seria o duplo.

A termostática usa a MTE com 82º. não use outra e ao colocar um radiador novo, use 3 litros de havoline extended life concentrado que é o vidro claro e não preto. Este pessoal da Texaco e MTE deveriam me pagar por estas propaganda que não é enganosa viu! kkkkkkkkkkkkkk

O funcionamento dos cebolões é uma chapinha côncava que quando aquecida vira ao avesso e faz o contado, ao esfriar ela volta ao normal e desliga o contado. O problema que quando ele é duplo o espaço de mexer nele interno e colocar duas chapinhas uma para cada temperatura, já se imagina que não ficaria nunca com a mesma segurança que um simples. Só vocês serrando um e abrir para ver.

Sobre as tomadas se vende nas autopeças ou no mercado livre tanto uma para o duplo como duas para o simples de a ligação é simples demais e dica usar solta e isolador termo contrátil.
Imagem

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 20 Out 2020, 14:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este carro se tem os cebolões é porque precisa mesmo, 98/99 é possível apesar que não tenho certeza e não é difícil mudar um que não usa cebolão para usar cebolão, o mais difícil é mudar um que usa cebolão para não ter que usar lo. Talvez fizeram isto no seu carro, mas para saber se eles mudaram, basta você desconectar o sensor de temperatura, se a ventoinha armar ele usa o sistema mais novo, caso não armar ele usa cebolão de fábrica. Confirma ai pessoal, se é isto mesmo.

Sobre o radiador ele tem duas opções para dois cebolões e para história não ser longa você deve usar um duplo MTE 763 ou até mesmo se quiser usar 2, pode usar que fica mais barato e ainda melhor que usar um duplo. Aliás se fosse eu usaria 2, o primeiro estágio seria o MTE 726 e o segundo estágio seria o MTE 742. Se você for usar um duplo como deveria ser seu carro original, você compra um MTE 763 e você mantem o segundo furo do radiador tapado.
O funcionamento deste cebolões é simples, ele tem um contato interno que quando aquece próximo ao grau que ele diz ele juntam os fios. Um exemplo, tem um fio nele que é terra (negativo) o outro vai para o relê na caixa de relês e sem nada. Assim que ele aquece este sem nada passa a ter negativo também e por isto aciona o relê. Como a ventoinha tem duas velocidades, uma lenta normal e uma rápida que deve entrar somente com o ar ligado e quando for necessário e nunca por mais que 2 minutos, esta velocidade entra quando o segundo cebolão que é mais quente mandar o segundo sinal. No caso do cebolão duplo o MTE 763 ele tem dois contatos interno e com uma temperatura arma um e manda negativo em um fio e quando mais quente arma outra e manda negativo também no outro fio.
Detalhe a durabilidade de dois cebolões é infinitamente superior a um duplo, por isto eu prefiro usar 2 desde que seja os cebolões certos e embora meu sistema seja diferente e não uso ele assim e nem uso um duplo. Mas todos os sistemas eu testei e achei depois do meu o melhor sistema seria o duplo.

A termostática usa a MTE com 82º. não use outra e ao colocar um radiador novo, use 3 litros de havoline extended life concentrado que é o vidro claro e não preto. Este pessoal da Texaco e MTE deveriam me pagar por estas propaganda que não é enganosa viu! kkkkkkkkkkkkkk

O funcionamento dos cebolões é uma chapinha côncava que quando aquecida vira ao avesso e faz o contado, ao esfriar ela volta ao normal e desliga o contado. O problema que quando ele é duplo o espaço de mexer nele interno e colocar duas chapinhas uma para cada temperatura, já se imagina que não ficaria nunca com a mesma segurança que um simples. Só vocês serrando um e abrir para ver.

Sobre as tomadas se vende nas autopeças ou no mercado livre tanto uma para o duplo como duas para o simples de a ligação é simples demais e dica usar solta e isolador termo contrátil.



Grande Mestre Almeidao, obrigado por compartilhar o conhecimento.

Tenho dúvidas se é original pq a frente tem sinais de colisão, por tras do parachoque e o cara pode ter colocado radiador de vectra antigo de ferro velho, pq esta tudo estourado (defletores), inclusive o ventilador da condensadora estava solto sem defletor.

Tudo é uma incógnita. Vou realizar o teste desconctando o cabo do sensor de temperatura.

Vou tirar umas fotos, também para ajudar.

Um abraço.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por danrmp » 20 Out 2020, 15:05

Todos os 2.2 acionam os eletroventiladores pela ECU.

A julgar por esse interruptor de dois pinos chatos (que nunca saiu em Vectra), alteraram o funcionamento do sistema.

Pelo menos no 2004, 1º estágio aos 95ºC. Segunda velocidade 98 ou 103, preciso fazer novamente a experiencia pois não gravei o número.

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 20 Out 2020, 15:17

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Todos os 2.2 acionam os eletroventiladores pela ECU.

A julgar por esse interruptor de dois pinos chatos (que nunca saiu em Vectra), alteraram o funcionamento do sistema.

Pelo menos no 2004, 1º estágio aos 95ºC. Segunda velocidade 98 ou 103, preciso fazer novamente a experiencia pois não gravei o número.


Opa, (2.2 é pela ECU) então minha suspeita se confirmou, rsrsrs. Fizeram gambiarra.
Agora como proceder, para instalar o radiador novo? Provavelmente mexeram nos reles também.

Vai ser uma boa jornada rumo ao desconhecido mundo da gambiarra para tirar tudo de cagada que fizeram.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 20 Out 2020, 16:31

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Todos os 2.2 acionam os eletroventiladores pela ECU.

A julgar por esse interruptor de dois pinos chatos (que nunca saiu em Vectra), alteraram o funcionamento do sistema.

Pelo menos no 2004, 1º estágio aos 95ºC. Segunda velocidade 98 ou 103, preciso fazer novamente a experiencia pois não gravei o número.


Opa, (2.2 é pela ECU) então minha suspeita se confirmou, rsrsrs. Fizeram gambiarra.
Agora como proceder, para instalar o radiador novo? Provavelmente mexeram nos reles também.

Vai ser uma boa jornada rumo ao desconhecido mundo da gambiarra para tirar tudo de cagada que fizeram.


bro geralmente eles enmendam os fios enrolando a gambiarra nos fios originais , faz o test de desligar o sensor de temperatura do cabeçote , iso deveria facer que as ventoinhas arme instantaneamente , asim vc teria ideia que o sinal do sensor esta chegando na ecu.
se armar as ventoinhas , vc pluga o sensor de temperatura e desliga os ceboloes , deixa chegar na temperatura que deveria armar que pelo relatado é perto dos 95 graus no painel caso nao arme as ventoinhas vc tem que ligar os ceboloes rapido para baixar a temperatura , nao adianta tirar a gambiarra sem ter serteza que o sistema original esta funcionando .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 21 Out 2020, 08:25

Agora você sabe que o sinal que arma os relês é negativo e isto serve para qualquer carro e chega na caixa de relês 2 negativos um liga o primeiro estágio e o outro liga o segundo. Sempre arma as duas ventoinhas de vez, porem se você testar alta velocidade sem armar o primeiro relê só ligará uma na alta (isto é para não se assustar ao testar) e sendo que o segundo estágio só arma com a ignição ligada e o primeiro estagio arma direto sem ligar a chave.
Sobre o radiador, muito cuidado, comprar o Brazado, nunca comprar o de Tubo que inventaram ai para o Vectra, eu uso o Visconde e acho muito bom. Para trocar lo, tem que tirar a ventoinha, tirar o para choques e soltar uma travessa de ferro atrás dele o resto são 4 parafusos um prendendo o cano do ar condicionado. Costuma vir no radiador novo uma rebarba nos tubos, na emenda dele, se tiver esta rebarba passe uma lixa 400 assim não vazará água nas mangueiras.
Imagem

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 21 Out 2020, 09:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora você sabe que o sinal que arma os relês é negativo e isto serve para qualquer carro e chega na caixa de relês 2 negativos um liga o primeiro estágio e o outro liga o segundo. Sempre arma as duas ventoinhas de vez, porem se você testar alta velocidade sem armar o primeiro relê só ligará uma na alta (isto é para não se assustar ao testar) e sendo que o segundo estágio só arma com a ignição ligada e o primeiro estagio arma direto sem ligar a chave.
Sobre o radiador, muito cuidado, comprar o Brazado, nunca comprar o de Tubo que inventaram ai para o Vectra, eu uso o Visconde e acho muito bom. Para trocar lo, tem que tirar a ventoinha, tirar o para choques e soltar uma travessa de ferro atrás dele o resto são 4 parafusos um prendendo o cano do ar condicionado. Costuma vir no radiador novo uma rebarba nos tubos, na emenda dele, se tiver esta rebarba passe uma lixa 400 assim não vazará água nas mangueiras.



Bom dia,

O radiador já havia comprado, Denso, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2022-_JM. A desmontagem tambem ja realizei, aproveitei o feriado. Vou começar os teste hoje primeiro dos eletroventiladores e verificar os relés. Vcs tem fotos dos reles, quantos e quais são no porta rele, para q eu possa verificar também.

Aproveitando qual Opcom leria o vectra 98/99? Vi alguns comentários a respeito mas não citaram a versão.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 21 Out 2020, 09:46

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora você sabe que o sinal que arma os relês é negativo e isto serve para qualquer carro e chega na caixa de relês 2 negativos um liga o primeiro estágio e o outro liga o segundo. Sempre arma as duas ventoinhas de vez, porem se você testar alta velocidade sem armar o primeiro relê só ligará uma na alta (isto é para não se assustar ao testar) e sendo que o segundo estágio só arma com a ignição ligada e o primeiro estagio arma direto sem ligar a chave.
Sobre o radiador, muito cuidado, comprar o Brazado, nunca comprar o de Tubo que inventaram ai para o Vectra, eu uso o Visconde e acho muito bom. Para trocar lo, tem que tirar a ventoinha, tirar o para choques e soltar uma travessa de ferro atrás dele o resto são 4 parafusos um prendendo o cano do ar condicionado. Costuma vir no radiador novo uma rebarba nos tubos, na emenda dele, se tiver esta rebarba passe uma lixa 400 assim não vazará água nas mangueiras.



Bom dia,

O radiador já havia comprado, Denso, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2022-_JM. A desmontagem tambem ja realizei, aproveitei o feriado. Vou começar os teste hoje primeiro dos eletroventiladores e verificar os relés. Vcs tem fotos dos reles, quantos e quais são no porta rele, para q eu possa verificar também.


Ok, Radiador brasado está correto, use braçadeiras originais elásticas para não ferir os tubos dele.. Sobre os relês tem fotos por ai, mas é assim e na frente da bateria. O primeiro da esquerda do carro é um auxiliar verde 4 terminais onde ligam 85 e 86 meio em diagonal se você não tiver o original, irás usar o DNI 0101, o próximo é um marrom, 5 terminais mas se você não tiver ele como original pode usar o DNI 0115, o próximo é o do segundo estágio que é outro verde e pode ser o DNI 0101 depois terá outro que é para o ar condicionado.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 21 Out 2020, 12:40

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

O radiador já havia comprado, Denso, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2022-_JM. A desmontagem tambem ja realizei, aproveitei o feriado. Vou começar os teste hoje primeiro dos eletroventiladores e verificar os relés. Vcs tem fotos dos reles, quantos e quais são no porta rele, para q eu possa verificar também.

Aproveitando qual Opcom leria o vectra 98/99? Vi alguns comentários a respeito mas não citaram a versão.



Imagem
como falo almeidao e a caixinha na frente da vateria

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 22 Out 2020, 18:22

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora você sabe que o sinal que arma os relês é negativo e isto serve para qualquer carro e chega na caixa de relês 2 negativos um liga o primeiro estágio e o outro liga o segundo. Sempre arma as duas ventoinhas de vez, porem se você testar alta velocidade sem armar o primeiro relê só ligará uma na alta (isto é para não se assustar ao testar) e sendo que o segundo estágio só arma com a ignição ligada e o primeiro estagio arma direto sem ligar a chave.
Sobre o radiador, muito cuidado, comprar o Brazado, nunca comprar o de Tubo que inventaram ai para o Vectra, eu uso o Visconde e acho muito bom. Para trocar lo, tem que tirar a ventoinha, tirar o para choques e soltar uma travessa de ferro atrás dele o resto são 4 parafusos um prendendo o cano do ar condicionado. Costuma vir no radiador novo uma rebarba nos tubos, na emenda dele, se tiver esta rebarba passe uma lixa 400 assim não vazará água nas mangueiras.



Bom dia,

O radiador já havia comprado, Denso, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2022-_JM. A desmontagem tambem ja realizei, aproveitei o feriado. Vou começar os teste hoje primeiro dos eletroventiladores e verificar os relés. Vcs tem fotos dos reles, quantos e quais são no porta rele, para q eu possa verificar também.

Aproveitando qual Opcom leria o vectra 98/99? Vi alguns comentários a respeito mas não citaram a versão.


E ai Chagas, resolveu seu problema? o meu Vectra 2.2 16v também está com um defeito no sistema de arrefecimento, não está acionando as ventoinhas na hora correta, elas iniciam apenas quando está a 90°c no painel, só não identifiquei se é o primeiro ou segundo estágio, mas não cheguei a ver se estou no mesmo barco que você, se o meu está com cebolão ou no sistema original do carro ainda. Creio que o radiador do meu esteja bixado e vou ter que trocar.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 23 Out 2020, 08:51

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje

E ai Chagas, resolveu seu problema? o meu Vectra 2.2 16v também está com um defeito no sistema de arrefecimento, não está acionando as ventoinhas na hora correta, elas iniciam apenas quando está a 90°c no painel, só não identifiquei se é o primeiro ou segundo estágio, mas não cheguei a ver se estou no mesmo barco que você, se o meu está com cebolão ou no sistema original do carro ainda. Creio que o radiador do meu esteja bixado e vou ter que trocar.

Seu problema parece ser menos sério que o dele. Se está ligando as ventoinhas a 90º no painel está bem próximo do ideal que seria uns 88º. Como mencionado acima, os 2.2 sendo todos já sem o cebolão, no seu poderia verificar o sensor que fica ali no corpo da termostática. O Almeidão tem recomendado o MTE 4051.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 23 Out 2020, 09:05

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje
fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora você sabe que o sinal que arma os relês é negativo e isto serve para qualquer carro e chega na caixa de relês 2 negativos um liga o primeiro estágio e o outro liga o segundo. Sempre arma as duas ventoinhas de vez, porem se você testar alta velocidade sem armar o primeiro relê só ligará uma na alta (isto é para não se assustar ao testar) e sendo que o segundo estágio só arma com a ignição ligada e o primeiro estagio arma direto sem ligar a chave.
Sobre o radiador, muito cuidado, comprar o Brazado, nunca comprar o de Tubo que inventaram ai para o Vectra, eu uso o Visconde e acho muito bom. Para trocar lo, tem que tirar a ventoinha, tirar o para choques e soltar uma travessa de ferro atrás dele o resto são 4 parafusos um prendendo o cano do ar condicionado. Costuma vir no radiador novo uma rebarba nos tubos, na emenda dele, se tiver esta rebarba passe uma lixa 400 assim não vazará água nas mangueiras.



Bom dia,

O radiador já havia comprado, Denso, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2022-_JM. A desmontagem tambem ja realizei, aproveitei o feriado. Vou começar os teste hoje primeiro dos eletroventiladores e verificar os relés. Vcs tem fotos dos reles, quantos e quais são no porta rele, para q eu possa verificar também.

Aproveitando qual Opcom leria o vectra 98/99? Vi alguns comentários a respeito mas não citaram a versão.


E ai Chagas, resolveu seu problema? o meu Vectra 2.2 16v também está com um defeito no sistema de arrefecimento, não está acionando as ventoinhas na hora correta, elas iniciam apenas quando está a 90°c no painel, só não identifiquei se é o primeiro ou segundo estágio, mas não cheguei a ver se estou no mesmo barco que você, se o meu está com cebolão ou no sistema original do carro ainda. Creio que o radiador do meu esteja bixado e vou ter que trocar.



Bom dia Filipe, ainda n resolvi, na verdade achei mais problemas. Parece q trocaram, emendaram, cambiarraram todo o chichote que sai da caixa de reles até os eletroventiladores. O eletroventilador tem terminal de 2 pinos, o cabo que vai na bateria esta sem terminal enrolado no borne. Os soquetes dos Reles estão derretidos, cara tudo muito cabuloso.

Vou precisar da ajuda dos universitários, pq n tem como saber o que é realmente do ano do carro 98/99.

1 - Qual o eletroventilador corretor? (3 pinos com resistência)?

2 - Precisa de 1 cebolão no radiador, ou somente a ECU faz tudo?

3 - Alguem tem um 98/99 que possa enviar fotos ou descrever o certo.

Ontem fui desmontar as fitas isolantes e fiquei meio desesperado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 23 Out 2020, 09:23

Pesquisando no mercado livre achei essa https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 14b14798ad que parece ser a ideal para o meu vectroso.

Pergunta, consigo adaptar essa resistencia no atual eletroventilador que possuo? é seguro?

Vi que o eletroventilador do ar condicionado também tem resistencia em anuncio do mercadolivre, é isso mesmo?

Preciso saber qual o original deste carro para começar a comprar e corrigir as cagadas.

Pesquisando achei muitas variações de esquema eletrico, plugs, conectores etc. Resistores no eletroventilador, do ar e do radiador, 1 cebolão só, 2 cebolões, sem cebolão, sopa de letrinhas indefinidas..rsrrsr

Preciso do caminho correto o que de fato é o certo. Seria possível alguém aqui do clube que tenha um 2.2 16v 99 fazer a gentileza de mapear o chicote real dos eletroventiladores do radiador e ar condicionado até a caixa de reles?

Preciso definir isso para colocar o vectroso para rodar.

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 23 Out 2020, 14:34

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje Pesquisando no mercado livre achei essa https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 14b14798ad que parece ser a ideal para o meu vectroso.

Pergunta, consigo adaptar essa resistencia no atual eletroventilador que possuo? é seguro?

Vi que o eletroventilador do ar condicionado também tem resistencia em anuncio do mercadolivre, é isso mesmo?

Preciso saber qual o original deste carro para começar a comprar e corrigir as cagadas.

Pesquisando achei muitas variações de esquema eletrico, plugs, conectores etc. Resistores no eletroventilador, do ar e do radiador, 1 cebolão só, 2 cebolões, sem cebolão, sopa de letrinhas indefinidas..rsrrsr

Preciso do caminho correto o que de fato é o certo. Seria possível alguém aqui do clube que tenha um 2.2 16v 99 fazer a gentileza de mapear o chicote real dos eletroventiladores do radiador e ar condicionado até a caixa de reles?

Preciso definir isso para colocar o vectroso para rodar.


Realmente, vendo as condições dos conectores e das emendas feitas é bastante problemático, até não opinarei no seu problema devido a complexidade que realmente se eu falar algo certamente estaria equivocado. No meu caso fiz um teste hoje, chegando em casa do trabalho abri o capô e desconectei o sensor de temperatura do lado da válvula EGR, que fica na direita do cabeçote, na hora as ventoinhas ligaram a uma rotação ao qual nunca tinha visto ou seja funcionaram no segundo estágio, então percebi que nestes 2 anos que estou com o meu Vectra elas sequer ligaram nesta rotação e sempre funcionaram no primeiro estágio, o meu irei fazer uma revisão geral no arrefecimento, já troquei bomba d'água á uns 10 meses atrás pois ela estava roncando o rolamento, e havia passado a muito tempo fim de vida útil e também o cavalete de água atrás do motor.
Vou contar o que acontece, no momento o arrefecimento está rodando só com água, acredito que meu radiador esteja bem ruim e entupido pois ele já estava rodando só com água quando comprei o carro (vai saber a quantos anos nesta condição), já sei e até por prevenção estarei substituindo ele até o fim deste ano, até fiz uma manutenção colocando aditivo proporcional mas que acabou sendo desperdiçado no serviço do cavalete plástico.
Vou descrever como o carro se comporta: No percurso urbano ele tende a demorar a chegar em 82°c andando em estrada de chão e paralelepípedo em baixa velocidade, percurso de uns 7 a 10 minutos. Na rodovia fazia um tempo que não rodava, mas decidi neste ultimo fim de semana fazer um pequeno trajeto de 90km para uma cidade vizinha, aqui no sul é percurso misto de retas e pequenas serras, em uma subida de 3km o carro inevitavelmente forçou o motor e no fim dela a temperatura do painel estava passando dos 92°c, chegando lentamente até uns 94°c (constatando hoje que naquele momento as ventoinhas estavam no primeiro estágio), ao ver isso acabei parando a viagem no topo da serra pois havia muita pressão no sistema de arrefecimento, parei também por naquela mesma hora sentir um cheiro de vapor vindo pela ventilação do carro, um cheiro de "chaleira", as manguerias estavam bastante pressurizadas, e o vapor vinha do local da carcaça da válvula termostática, acredito que ela estava quase escapando do bocal da carcaça e fazendo com que vazasse água e fizesse aquele vapor e odor característico.
Então eu pergunto á vocês: qual o próximo passo que me indicam a fazer no arrefecimento? eu até já listei para comprar de primeira hora uma nova tampa do reservatório de expansão pois é um item que também está desde que comprei o carro e penso que pode ser causador da sobrepressão. Só lembrando este carro é uma grande odisséia e tem um grande trajeto de manutenção em itens que estavam ao meu ver em piores condições do que o arrefecimento que eu vinha cuidando e sempre estava relativamente bom, mas que agora com estes sinais serão o próximo passo para continuar reerguendo a máquina?.

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por FelipeVRS » 23 Out 2020, 14:36

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje

E ai Chagas, resolveu seu problema? o meu Vectra 2.2 16v também está com um defeito no sistema de arrefecimento, não está acionando as ventoinhas na hora correta, elas iniciam apenas quando está a 90°c no painel, só não identifiquei se é o primeiro ou segundo estágio, mas não cheguei a ver se estou no mesmo barco que você, se o meu está com cebolão ou no sistema original do carro ainda. Creio que o radiador do meu esteja bixado e vou ter que trocar.

Seu problema parece ser menos sério que o dele. Se está ligando as ventoinhas a 90º no painel está bem próximo do ideal que seria uns 88º. Como mencionado acima, os 2.2 sendo todos já sem o cebolão, no seu poderia verificar o sensor que fica ali no corpo da termostática. O Almeidão tem recomendado o MTE 4051.


Certo, o meu Vectra acaba que não tem o cebolão na carcaça da válvula termostática, acredito que como descrevi na resposta acima ela fique naquele cavalete de alumínio junto da válvula EGR e da bobina correto? ou ainda pode ser que exista outro sensor no radiador?

fchagas
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2020, 08:39
Nome Completo: Francislei S Chagas
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 45

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por fchagas » 23 Out 2020, 15:35

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje

E ai Chagas, resolveu seu problema? o meu Vectra 2.2 16v também está com um defeito no sistema de arrefecimento, não está acionando as ventoinhas na hora correta, elas iniciam apenas quando está a 90°c no painel, só não identifiquei se é o primeiro ou segundo estágio, mas não cheguei a ver se estou no mesmo barco que você, se o meu está com cebolão ou no sistema original do carro ainda. Creio que o radiador do meu esteja bixado e vou ter que trocar.

Seu problema parece ser menos sério que o dele. Se está ligando as ventoinhas a 90º no painel está bem próximo do ideal que seria uns 88º. Como mencionado acima, os 2.2 sendo todos já sem o cebolão, no seu poderia verificar o sensor que fica ali no corpo da termostática. O Almeidão tem recomendado o MTE 4051.


Certo, o meu Vectra acaba que não tem o cebolão na carcaça da válvula termostática, acredito que como descrevi na resposta acima ela fique naquele cavalete de alumínio junto da válvula EGR e da bobina correto? ou ainda pode ser que exista outro sensor no radiador?



Fala Felipe,

Acho q o seu arrefecimento deve ser igual ao meu. Vc conseguiria me mandar algumas fotos por gentileza?

Verificar se seus eletro ventiladores possuem resistores (ficam juntos ao cabo da ventoinha tipo esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 404954701f).

Se os conectores são 3 pinos ou 2.

Se tem algum cebolão na carcaça do radiador?

Se conseguir me ajudaria muito, porque assim já teria o modelo certo para começar.

Uma forma de acompanhar o chicote por fotos.

Desde já agradeço.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por danrmp » 23 Out 2020, 16:01

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje 1 - Qual o eletroventilador corretor? (3 pinos com resistência)?

Os dois eletroventiladores nao possuem resistor. São ligados série-paraleo para fazer as duas velocidades.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje
2 - Precisa de 1 cebolão no radiador, ou somente a ECU faz tudo?

Pelo esquema GM, todos os 2.2 não utilizam interruptor térmico no radiador. Veja se saem os pinos 6 e 23 da ECU para a caixa de relés na frente da bateria.

fchagas escreveu:Fuente del Mensaje Pergunta, consigo adaptar essa resistencia no atual eletroventilador que possuo? é seguro?

Adaptar dá, mas desconheço vectra B que utilize resistor no eletroventilador.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje ou descrever como o carro se comporta: No percurso urbano ele tende a demorar a chegar em 82°c

Sua descrição parece bater com ausencia de válvula termostática.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje a temperatura do painel estava passando dos 92°c, chegando lentamente até uns 94°c (

Lembre que a marcação do painel não é exata, é apenas indicativa. Não a toa removeram os números nos anos seguintes, e hoje em dia é raro ter algum carro que informe a real temperatura.

FelipeVRS escreveu:Fuente del Mensaje Certo, o meu Vectra acaba que não tem o cebolão na carcaça da válvula termostática, acredito que como descrevi na resposta acima ela fique naquele cavalete de alumínio junto da válvula EGR e da bobina correto? ou ainda pode ser que exista outro sensor no radiador?

Por ser 98, deve ter um na lateral direita do radiador (lado carona). No cavalete da bobina, fica o sensor do painel e o da ECU.

Utilizando a foto do chicote a venda no Mercado Livre para ilustrar, dá pra ver o conector de 3 vias do interruptor térmico (plug mais abaixo na foto) e do pressostato de alta (plug cinza redondo)

Imagem

Já este é dos modelos controlados pela ECU. Veja que não existe o plug do interruptor e o pressostato foi substituído por um transdutor de pressão (plug com borracha roxa, 3 pinos)

Imagem

398 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 162 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.