O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQuebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

128 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 18 Nov 2020, 13:32

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal desculpa se alguém já perguntou isso, mas alguém tem o esquema para antena funcionar junto com alarme? Desliga o alarme a antena sobe e Liga o alarme a antena desce. Vou colocar uma no Vectra e queria deixar junto com alarme.


O meu é assim, mas vou lhe adiantar se prepare porque não é muito simples e começa com um relê DNI 0127. Até ai ainda é fácil, porque este relê funciona com um pulso negativo e troca de posição a escolher, exemplo um pulso e sai sinal 56 outro pulso e sai sinal 56A. O maior problema que eu coloquei uma trava Tury onde eu ando com o carro e tranca as portas e para isto a antena sofria o pulso e ao trancar automático ela baixava. Solução, um diodo para quando for travar Tury entrar ou se eu apertar o botão trava a antena permanecer estendida. Sim é possível e eu fiz, mas não é muito simples.

Sobre o relê é simples, os dois fios sinal trava e destrava vem nele entrando no pulso, mas eles não podem se juntar, ali na ponta usa dois diodos um em cada ponta do fio e separado e solda os dois diodos no sinal. Assim ao receber um sinal o diodo barra o retorno para o outro fio e vice versa. O relê eu preparei ele para sair positivo, e o outro lado sem nada, ao dar o pulso ele fica positivo e a antena ligado nele sobe. Ao dar o outro pulso e muda para para e ai a antena desce.

Se você usa o Positron e usa a trava automática dele para travar 30 segundos depois que fecha a porta e que eu acho absurdo isto, não sei se dará certo, porque eu uso a trava Tury para travar quando ele anda e assim eu tive como desviar o sinal da Tury e não ativar o sistema quando travado por ela.

O diodo eu uso um mais encorpado, é melhor para trabalhar, mas pode ser este do link abaixo. Lembrando que de um lado passa energia positiva, se virar o contrário passa o negativo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gLfyPD_BwE
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Nov 2020, 14:32

Não é exatamente como você deseja, mas um pouco próximo: no meu ex Vectra A foi instalado um módulo para desligar o rádio quando acionasse o alarme, daí a antena se recolhia também. E ao desativar o alarme, o rádio ligava e subia a antena. Mas, se o rádio já estivesse desligado ao acionar o alarme, ele também não ligava quando destravava.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 18 Nov 2020, 15:09

Assim ficaria fácil demais usando este mesmo relê DNI 0127, nem precisaria de um módulo. Mas como você disse se o radio tiver desligado ela já estará baixada, para manter o sistema teria que manter o radio sempre ligado.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por chirola » 18 Nov 2020, 19:31

a antena para ficar levantada , ela reseve 12v continuo e ao cortar a alimentacao ela recolhe , e asim porque o mesmo fio da antena e o que mantem meu modulo de som ligado ou desligado , se vc achar com puxar um 12v direto pode facer que ela suba ao colocar o carro em contato ou ligar a baixar ao desligar o carro , nao sei se tem como utilizando o pulso do alarme que nao é continuo facer acionar algum rele , mais se da alguem mais entendido vai aportar alguma ideia. detalhe a antena original ja tem um rele

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 18 Nov 2020, 20:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a antena para ficar levantada , ela reseve 12v continuo e ao cortar a alimentacao ela recolhe , e asim porque o mesmo fio da antena e o que mantem meu modulo de som ligado ou desligado , se vc achar com puxar um 12v direto pode facer que ela suba ao colocar o carro em contato ou ligar a baixar ao desligar o carro , nao sei se tem como utilizando o pulso do alarme que nao é continuo facer acionar algum rele , mais se da alguem mais entendido vai aportar alguma ideia. detalhe a antena original ja tem um rele


Só usando o relê Chirola, o pulso arma o relê e novo pulso desarma é o DNI 0127 é o mesmo tipo do farol do fusca, este ai é do Passat. Pra mim a vantagem de levantar ao destravar o carro é que de longe eu vejo se eu esqueci de trancar lo. Basta olhar se a antena tiver estendida, é porque eu esqueci.
Na verdade o pulso não arma e desarma este relê, ele muda o contato de posição, recebe o pulso, rele atraca e muda o contato para direita e desatraca, recebe outro pulso relê atraca e muda o contado para o lado esquerdo e desatraca. Este lado esquerdo ou direito você pode opitar para ser positivo nos dois lado ou negativo também nos dois lados. No caso da antena usaremos ele em positivo e ligamos em um lado somente e quando ele for para o outro lado não liga em nada, assim hora é positivo antena sobe e hora não é nada antena desce. Muito simples apesar do livro grande kakakaka
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Renan Perez » 18 Nov 2020, 22:50

Beleza tendo essas ideias ja dá pra brincar algumas horas no carro Valeu

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por chirola » 18 Nov 2020, 23:01

bom como indique acima sempre tem alguem que explica a parte de ligar um rele akkakakaka.
vc e crak almeidao tenho anotado aqui como vou facer a luz para ligar cuando liga o caro , como vc me indico testei e funciona certinho , cuando de um tempo vou facer no carro certinho.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 19 Nov 2020, 08:20

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Beleza tendo essas ideias ja dá pra brincar algumas horas no carro Valeu


O importante é entender como funciona o relê e depois sabendo como funciona a antena ficará fácil montar lo. É igual uma letra que precisa uma musica
Imagem

128 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 183 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:21