O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVelocimetro (como funciona) - Vectra B

50 mensagens
Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Renan Perez » 16 Nov 2020, 22:39

[quote="Renan Perez"]Fuente del Mensaje Boa noite pessoal tenho um vectra gls 97 sem ABS. O painel dele funciona temperatura e combustível. Já o conta giros fica sempre parado e o velocímetro fica "tremendo" ao ligar a ignição ou rodar com o carro e mesmo depois que desliga a ignição ainda fica por alguns segundos "tremendo". E o hodometro também não funciona nem total nem parcial.Alguma sugestão? Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Almeidão » 17 Nov 2020, 08:22

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje
Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal tenho um vectra gls 97 sem ABS. O painel dele funciona temperatura e combustível. Já o conta giros fica sempre parado e o velocímetro fica "tremendo" ao ligar a ignição ou rodar com o carro e mesmo depois que desliga a ignição ainda fica por alguns segundos "tremendo". E o hodometro também não funciona nem total nem parcial.Alguma sugestão? Obrigado.


Primeiro de tudo voce tem que tirar ele fora e conferir o circuito impresso se não tem trilhas quebrada, se tiver será preciso fazer emendas com solda. se tudo tiver certo, joga um DW 40 na tomada dele que é no meio do circuito impresso e remonta pra ver se volta a funcionar. Se isto nçao der certo o problema pode ser no sensor na roda esquerda, pode ser o relê do velocímetro e por ultimo os motores do Velocímetro e conta giro que fica dentro do mostrador, mas é muito difícil ser os dois motores com problemas, está parecendo parte elétrica mesmo.
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Renan Perez » 17 Nov 2020, 18:54

Beleza fim de semana vou fuçar um pouco e aviso

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Renan Perez » 17 Nov 2020, 19:00

Aquele sensor da roda tem como testar com um multimetro?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Almeidão » 19 Nov 2020, 10:52

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Aquele sensor da roda tem como testar com um multimetro?


Eu acredito que sim, mas eu não tenho a mínima ideia como. Sei que ele é um imã e mais nada e que onde ele está a homocinética é dentada, caso for trocada a homocinética e usar uma lisa ele não funciona. O Relê dele na caixa de relê é um de cor laranja quando original e fica na caixa perto do servo freio
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por chirola » 19 Nov 2020, 12:09

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Aquele sensor da roda tem como testar com um multimetro?

tem como testa com o multimetro em ohms escala de 200 ou 2000 da no mesmo porque nao sei o valor real da resistencia .
entao o que eu faria seria medir a resistencia de outra roda para ter um parametro para comparar.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por danrmp » 20 Nov 2020, 15:47

Se não tem ABS, só vai ter um sensor.
Normalmente sensor indutivo gira na faixa de 2.2kΩ.
Um teste adicional é verificar a tensão com a roda girando. Com o giro da roda na mão, é de se esperar uma tensão entre 1 a 2V AC.
O "relê" laranja no cofre é um conversor de onda senoidal para onda quadrada. Quando equipado com ABS, o módulo que faz esta função,

arveck
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Out 2015, 13:41
Nome Completo: A. R.
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por arveck » 06 Dez 2020, 15:11

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal tenho um vectra gls 97 sem ABS. O painel dele funciona temperatura e combustível. Já o conta giros fica sempre parado e o velocímetro fica "tremendo" ao ligar a ignição ou rodar com o carro e mesmo depois que desliga a ignição ainda fica por alguns segundos "tremendo". Alguma sugestão?. Obrigado


Renan, a sua descrição é idêntica ao problema que eu tinha no meu painel.
Eu resolvi trocando o motor que ficava tremendo, porém também é possível recuperar o motor, veja o vídeo que o Formiga Velocimetros postou nesse tópico:
https://www.youtube.com/watch?v=w0DT0h-hpZo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Almeidão » 07 Dez 2020, 08:26

Pelo que eu vi no vídeo este é um dos desfeito e não o defeito definitivo, acho que quando aparece este defeito o ponteiro fica pulando tipo vai e volta e o motivo é aquela mine engrenagem que foi retirada por ultimo que folga no eixo e roda em falso e que se ajusta ao passar uma cola nela. Bem, assim eu entendi mas como eu disse um dos defeitos em vários que possa ocorrer.
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Velocimetro (como funciona) - Vectra B

por Renan Perez » 11 Dez 2020, 23:48

Pessoal fui seco pra testar o sensor de velocidade e adivinhem... algum cidadão deu fim no sensor. Aí não vai funcionar nunca mesmo. Mas a questão do RPM não funcionar também tem algo a ver com o sensor? Ou deve ser outro problema?

50 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes

Bem-vindo: 30 Mar 2024, 03:04