O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BMotor não pega ou falha com nível baixo de combustível

55 mensagens
santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Vectra B falhando quando chega perto da reserva

por santiliano » 20 Nov 2020, 16:45

Boa tarde pessoal!

Tenho este problema desde que comprei o carro, e já vi que parece ser algo crônico do modelo. Tem bastante debate sobre isso na internet (inclusive aqui no fórum) mas nem sempre a solução é a mesma.

Quando a gasolina chega perto da reserva, o carro começa a falhar quando faço curvas, passo em desníveis, acelero um pouco mais forte, etc.
Fora isso o carro funciona corretamente, as falhas parecem só ocorrer quando a gasolina "balança" dentro do tanque.

Já rodei bastante com ele na reserva pra testar e a gasolina não acabou, portanto não acho se tratar de problema na marcação.

Pra "resolver" o problema sempre abasteço antes de chegar neste ponto, mas esses dias resolvi dar uma fuçada pra tentar entender o que acontece, e gostaria da ajuda de vocês.

Abrindo o compartimento da bomba, vi que a mangueira de retorno não é original e está num estado bem ruim.
Não consegui desmontar mais que isso, mas olhando lá pra dentro já consegui ver que ela está bem ressecada.

Imagem
Imagem
Imagem

Queria entender melhor este sistema, sei que a mangueira preta é a mangueira de retorno, e que ela vai pra baixo do copo onde fica a bomba, mas não sei ao certo como funciona.

Imagino que o retorno seja responsável por alimentar copo da bomba com combustível, talvez a mangueira ressecada esteja rompida em algum ponto, jogando a gasolina de volta pra dentro do tanque e não no copo, e de alguma forma isso faz com que a bomba não tenha combustível suficiente quando o nível do tanque está mais baixo.

Faz sentido isso?

Se eu tiver falando asneira me perdoem hehe

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra B falhando quando chega perto da reserva

por Almeidão » 21 Nov 2020, 12:49

Sobre o problema cronico eu não posso aceitar porque o meu não é assim. Sobre a mangueira de retorno ela tem que ser perfeita e tem uma especie de válvula e você pode tirar toda pra fora porem soltando a mangueira de retorno na tampa. O copo onde entra a estrutura da bomba fica preso no fundo e tem uma entrada de gasolina para não deixar faltar no local onde está bomba verificar este local que é quadradinho. Por outro lado o copo onde a bomba entra tem uma regulagem para colocar a bomba o mais profundo possível, são 3 pontos de regulagem e eu consigo ver um deles na primeira foto no dedo anelar esquerdo. Eu acho que você deveria soltar o retorno e tirar a bomba inteira pra fora e verificar onde a bomba fica no funco se tem muita sujeira inclusive no pre filtro que é uma peneira na bomba. Esta peça do fundo onde entra a bomba ela é fixada no fundo do tanque, tente movimentar ela pra ver se está totalmente fixada. Mas uma observação esta mangueira de retorno apesar de ser necessário, ela nem sempre retorna gasolina e quando retorna é muito pouco a não ser quando você desce engrenado e solta o acelerador ai ela retorna um pouco mais, em funcionamento direto, dificilmente retorna algo.

1 - Muito importante se você tirar a mangueira de plastico, terás que colocar uma outra nona e na pressão para não dar entrada de ar
2 - Ao colocar a bomba no local, tenha certeza que ela encaixou 100% correto.
3 - Para trocar a mangueira de retorno tem que tirar o copo do fundo que é encaixado e não muito fácil para tirar e a mangueira de retorno pode ser uma desta de
plastico porem nova e o meu é assim.
4 - Para tirar o fundo, será preciso soltar a boia, apesar de ser fácil, tenha certeza que ela foi encaixada corretamente ao remontar la.
5 - depois de tudo encaixado, use bastante vaselina neste anel de borracha, coloca ele no tanque e depois coloque a tampa

Mas uma vez, não é crônico é mecânico ruim que fez o serviço e por ter duas mangueiras diferentes ai então está claro que já foi mexido.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Ju_Bueno » 23 Nov 2020, 09:22

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Tem bastante debate sobre isso na internet (inclusive aqui no fórum) mas nem sempre a solução é a mesma.

Fundi todos os tópicos sobre o assunto. Agora os comentários sobre o assunto ficarão mais fáceis de serem encontrados.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Almeidão » 24 Nov 2020, 09:06

Olhando ai pra trás e tem muita informações corretas e que não trás ajuda muito, inclusive de minha parte. Pesquisando melhor percebi que o Copo preso no fundo do tanque é primordial que esteja perfeito e por outro lado a válvula de retorno também deve está em pleno funcionamento neste copo. Ao retirar gasolina do tanque do meu carro e colocando uma mangueira grossa dentro deste copo, ele esvazia mesmo com o tanque cheio e logo volta a encher. Sinceramente não consigo explicar a verdadeira função deste copo que deve está perfeito para que o sistema não falhe. Lembro que para tirar este copo me ensinaram a usar a pressão nele e já tirei uma vez assim, porem a possibilidade de quebrar ou rachar de muito grande, sem contar com a válvula de retorno que tem nele que sinceramente eu nunca pensei que fosse atrapalhar em algo. Mas tenho a certeza que se ele estiver mal encaixado, rachado ou com a válvula de retorno entupida tudo pode acontecer de ruim no funcionamento.

Este vídeo abaixo mostra a importância deste copo e algo interessante partir dos 5 minutos e com certeza quem quebrou ele foi um mecânico qualquer.

https://www.youtube.com/watch?v=Q7AD705p3PU
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por santiliano » 25 Nov 2020, 14:34

Boa tarde, e obrigado novamente pelas respostas Almeidão!

Assim que eu tiver um tempo vou dar mais uma mexida pra tentar tirar aquele copo e ver o estado dele.
Quando eu for abrir, já queria trocar a mangueira de retorno, sabe onde encontro essa de plástico igual a original pra comprar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Almeidão » 25 Nov 2020, 16:48

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, e obrigado novamente pelas respostas Almeidão!

Assim que eu tiver um tempo vou dar mais uma mexida pra tentar tirar aquele copo e ver o estado dele.
Quando eu for abrir, já queria trocar a mangueira de retorno, sabe onde encontro essa de plástico igual a original pra comprar?


Eu acho a de plástico muito boa mas é complicada para ser colocada, deve ter paciência ir empurrando mesmo ela não querendo ir e tomar cuidado para não quebrar nada, mesmo na internet ensinando aquecer ela para colocar, nunca se deve fazer isto porque ela perde a vedação. Eu uso ela mas estou ciente que ao tirar la tenho que colocar outra, por isto eu acho que se a sua tiver ruim você deveria usar outra igual de borracha isto no retorno, porque na saída da bomba a de plástico sempre e nunca tirar sem usar uma outra nova e para voce tirar tudo dali não precisa soltar a saída da bomba. Esta é minha opinião e no mercado livre você acha as duas. A de borracha pode soltar e recolocar.

Esta é a principal, pode usar tambem como retorno

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gJe3_D_BwE
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por chirola » 25 Nov 2020, 17:34

esse copo nao consegui tirar cuando troque a bomba e pra nao facer cagada nao mexi , dificilmente meu carro chega na reserva uma vez deixe ele ate acender a luz de reserva so para ver se funcionaba mais concordo com o almeidao que o problema nao e cronico nao note falha no carro as poucas veses que rodo na reserva , uma bomba de gasolina fraca ou cansada poderia facer que volte menos gasolina pelo retorno .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Almeidão » 26 Nov 2020, 09:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje esse copo nao consegui tirar cuando troque a bomba e pra nao facer cagada nao mexi , dificilmente meu carro chega na reserva uma vez deixe ele ate acender a luz de reserva so para ver se funcionaba mais concordo com o almeidao que o problema nao e cronico nao note falha no carro as poucas veses que rodo na reserva , uma bomba de gasolina fraca ou cansada poderia facer que volte menos gasolina pelo retorno .


Este copo só se deve tirar para trocar mangueira de retorno ou para trocar ele tipo tiver estragado ou se o carro der problema e precisa ser averiguado. Eu tirei o meu uma vez e um cara aqui de um desmanche diz que basta forçar para um lado que ele solta, mas não é bem assim ele tem 4 garras de encaixe no fundo do tanque que com muito cuidado fui colocando chave de fendas para manter as garras soltas e assim saiu fácil. Engraçado que depois vi um vídeo de um fazendo isto e parece que ele teve a mesma ideia kakakakakak
É impossível trocar a mangueira de retorno sem tirar ele fora.

Sobre ele se manter cheio sinceramente ainda não entendi e o retorno com certeza não é porque se a subida for longa tipo uma aqui com 5 KM, com certeza se dependesse do retorno ela acabaria. No meu eu testei colocando uma mangueira bem grossa no copo e ela puxava muito rápida e esvaziava o e logo ele enchia outra vez.
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por santiliano » 24 Jan 2022, 22:23

O meu problema era de fato a mangueira de retorno, que já havia sido trocada por uma de borracha e estava completamente dissolvida pela gasolina na parte que conecta no copo, jogando a gasolina do retorno direto no taque, e não enchendo o copo. O correto, como já foi falado aqui, é que esta mangueira não seja de borracha, e sim de corrugada de plástico, igual a outra, que sai da bomba de gasolina.

Sem este retorno conectado corretamente na parte inferior do copo, o mesmo não ficava no nível correto para que a bomba alcançasse a gasolina, caso o tanque estivesse com o nível baixo.

Acabou que de forma nenhuma consegui tirar este maldito copo do tanque pra trocar a mangueira, e pra mim trocar sem tirar o copo era absolutamente impossível (tentei durante algumas horas rs), o buraco na lateral do copo era simplesmente muito pequeno pra fazer qualquer coisa.

Assumindo derrota, levei em um mecânico e expliquei o problema, mas depois de tentar muito ele também não conseguiu tirar essa maravilhosa peça de engenharia vinda das profundezas do inferno de dentro do tanque, mas pelo menos estava empenhado em me ajudar.

Ele simplesmente conseguiu enfiar metade da mão dentro do tanque, mesmo com o copo encaixado no lugar, e com a ajuda de uma chave de fenda cuidadosamente manipulada apenas pelas pontas dos dedos, conseguiu soltar e prender a nova mangueira.

:112

Depois disso o carro ficou perfeito, mesmo rodando bem na reserva.

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por chirola » 24 Jan 2022, 22:44

ESE copo e bem chato de tirar rsdsesrsrs. E tirar sem quebrar alguma das travas dele bem amis difícil , e manha para tira ele um amigo tento ensinar era alguém de puxa inclinando ele e girando um pouco tiro e coloco umas duas vez para me explicar mais para bois meros mortais e uma tarefa bem complicada e o medo de quebrar deixa bois com menos habilidade kakakakkak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Almeidão » 25 Jan 2022, 09:31

É, o meu eu tirei e a mangueira que uso ali não dava para para este mecanico colocar não, eu uso as duas de plástico corrugadas e ali era borreacha mas estava em fim de carreira também, eu diria que eu não tirei fácil, mas tirei rápido e sai mais na pressão para um lado que no jeitinho kakakakakaka
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por chirola » 25 Jan 2022, 14:58

nao faca manutencao do copo da bomba de gasolina no sabado a tarde ou no domingo as chances de dar merds e grande e a loja de autopecas esta cerrada kakakakkakakak

DanieleAraujo285
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Abr 2022, 21:26
Nome Completo: Daniele Araújo
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 40

Pane no Vectra B

por DanieleAraujo285 » 30 Abr 2022, 21:33

Olá pessoal, sou nova aqui e não tem 1 mês que comprei um Vectra B (2000 Millenium) e já pela segunda vez, o mesmo morre como se tivesse acabado gasolina... achando que o mesmo não marcava certo, troquei o sensor de nível e ainda assim, quando o mesmo acende a luz de reserva, ele morre (principalmente se estiver na subida). Alguém pode me ajudar nesse quesito?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pane no Vectra B

por chirola » 01 Mai 2022, 05:12

DanieleAraujo285 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, sou nova aqui e não tem 1 mês que comprei um Vectra B (2000 Millenium) e já pela segunda vez, o mesmo morre como se tivesse acabado gasolina... achando que o mesmo não marcava certo, troquei o sensor de nível e ainda assim, quando o mesmo acende a luz de reserva, ele morre (principalmente se estiver na subida). Alguém pode me ajudar nesse quesito?

a boia pode estar desrregulada , o tanque do vectra é grande so de reserva tem uns 5 litros nao sei cuanta gasolina vc coloca mais calcula que ele roda uns 8/9 por litro na cidade , se tem pouca gasolina na subida ela vai para tras do tanque e a bomba nao puxa a bomba fica no meio do tanque .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pane no Vectra B

por Almeidão » 01 Mai 2022, 14:50

Pode ser também problema no acoplamento do copo no fundo, ou copo da bomba mau encaixado e ainda a propria boia mal encaixada. E por vim examinar a mangueia de retorno dentro do tanque se não está estragada, solta etc. Esta mangueira desce até o fundo e entra em uma válvula lateralmente com o acoplamento preso no fundo, caso este acoplamento tiver solto ou mal colocado, esta peça encaixa no fundo por pressão e para tirar la alguns mecanicos pode danificar la e a mesma pode ser averiguada tirando a bomba com o copo. Resumo geral, o problema está la dentro do tanque e nem tão difícil de resolver abrindo o por cima.
Imagem

55 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 182 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:24