O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

13 mensagens   •   Página 1 de 1
julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por julian.debortoli » 16 Fev 2016, 19:56

Boa noite galera!

Tenho um vectra gls 98 com ar analógico.

Levei o meu carro para arrumar o compressor do ar condicionado, tudo certo, porem la descobriram que o sistema está com uma vazamento, e existe um buraco no evaporador, o profissional disse que para arrumar seria preciso trocar o evaporador por um novo, colocar o gás e mais o serviço, tudo ficaria 1200, como eu sou leigo nessa parte achei meio caro... No mercado livre encontrei uns usado na faixa de 200 reais.
Gostaria de saber se esse é o preço mesmo, ou compensaria mais comprar um usado no mercado livre e depois instalar e colocar o gás em outro lugar, gostaria de saber se daria para arrumar esse furo? Soldar ou algo do tipo? Esse evaporador tem acesso por onde? Desmontando o porta luvas?

VLW!

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [DUVIDA] Evaporador do ar condicionado

por Davidsouzmr » 16 Fev 2016, 20:58

Julian, vou te passar preços daqui da minha região!! Fortaleza no Ceará. Meu carro esta com problema no ar condicionado também... E aqui os preços são de aproximadamente 400 ou 500 reais para Evaporadores IMPORTADOS(de menor qualidade) com garantia de 6 meses e os NACIONAIS custam 700 reais aproximadamente(Garantia de 1 ano)... Fora a mão de obra, que dependendo do local é caro, outros não cobram se você comprar o evaporador com eles... Porem acredito que talvez seja essa a faixa de preço pro serviço na sua Região!


Abraço!!

julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por julian.debortoli » 24 Fev 2016, 20:08

Obrigado Davidsouzmr!

julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por julian.debortoli » 24 Fev 2016, 20:11

Alguém sabe como e onde posso ter acesso ao evaporado para eu verificar o estado dele?

Obrigado!

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Davidsouzmr » 24 Fev 2016, 23:51

julian.debortoli escreveu:Alguém sabe como e onde posso ter acesso ao evaporado para eu verificar o estado dele?

Obrigado!


Julian, o acesso é beeeem complicado... mas tem material ai no forum mostrando como fazer pra chegar-la, tem um teste que os caras das casa de AC fazem que é da uma pequena carga de GÁS no sistema e ligam... NORMALMENTE quando tem problema no evaporador o cheiro de GÁS REFRIGERANTE passa pro habitáculo do veiculo... da pra sentir o cheiro pelos difusores de ar! Mas isso não é regra!

Espero ter ajudado...

Boa Sorte

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Almeidão » 26 Fev 2016, 08:09

O acesso a ele é embaixo do painel, precisa tirar o porta luvas, lateral do console lado do carona, cortar a lateral da caixa sem estragar para ser reutilizada com silicone, soltar na parede de fogo as mangueiras e puxar ele para fora. Esta peça não tem como aproveitar soldando, aliás dificilmente se consegue ver onde está vazando e se tapar um buraco aparece outro. Já troquei o meu uma vez e tirei ele umas 3 vezes, eu acho que para trocar esta peça uns 200 estaria no preço.

Outra opção, tirar o painel fora, jamais faria esta loucura, melhor cortando a caixa embaixo.

Sds
Imagem

julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por julian.debortoli » 27 Fev 2016, 11:02

Obrigado pela ajuda pessoa!
Era dessas informações que eu precisava, agradeço pelo tempo, vou procurar uma melhor maneira de resolver isso.

Obrigado, vlw!

Miranda
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Jan 2021, 10:08
Nome Completo: Demétrio Miranda
Cidade: Queimados
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 59

[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Miranda » 02 Jan 2021, 10:29

Almeidão meu ar é digital e minha viatura é um expression 2002 tenho que trocar o evaporador, o procedimento é o mesmo e será que consigo fazer em casa no mesmo dia?

Miranda
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Jan 2021, 10:08
Nome Completo: Demétrio Miranda
Cidade: Queimados
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 59

[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Miranda » 02 Jan 2021, 10:31

Desde já agradeço a resposta meu amigo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Almeidão » 02 Jan 2021, 10:41

Miranda escreveu:Fuente del Mensaje Desde já agradeço a resposta meu amigo.


Sim, o processo é o mesmo, voce tira o extintor se tiver ele ali, corta a lateral plástica, eu cortei mais ou menos mas dá pra caprichar e cortar bem cortadinho, solta as duas mangueiras na entrada (parede de fogo), depois solta a válvula que é presa por 2 parafusos e em seguida pode arrastar ele de lado que sai. A lateral plastica que você vai cortar tem pontos para usar parafusos, estes pontos devem ser aproveitado na montagem e pode ser vedado com silicone alta temperatura os dois melhores são o Super Black ou o Loctite. Tem uns baratos que não são tão bons quando estes dois
Imagem

Miranda
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Jan 2021, 10:08
Nome Completo: Demétrio Miranda
Cidade: Queimados
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 59

[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Miranda » 02 Jan 2021, 10:57

Valeu meu amigo, comprei o evaporador pelo Mercado Livre assim que chegar vou trocalo no barraco mesmo pois na oficina me cobraram a bagatela de 1.200 ai fica difícil. Agradeço e bom final de semana e começo de ano.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Almeidão » 02 Jan 2021, 11:09

Miranda escreveu:Fuente del Mensaje Valeu meu amigo, comprei o evaporador pelo Mercado Livre assim que chegar vou trocalo no barraco mesmo pois na oficina me cobraram a bagatela de 1.200 ai fica difícil. Agradeço e bom final de semana e começo de ano.


Lembre se de usar anéis de vedação novos, pode ser ringues comuns não precisa ser silicone embora silicone seja melhor e assim que você tirar a válvula de expansão com dois parafusos torks , você compra um igual a ele pode ser Flipe ou fenda porem maior porque na colocação desta peça você usa este único maior para colocar ela no local, em seguida coloque o menor, depois tire o maior e coloque o outro menor. Se não fizer isto dá um trabalho desgraçado. Este parafuso é fácil em qualquer loja de parafusos e eu aproveitei troquei os pois para dois flipes que para mim são melhor que os torks.
Esta válvula de expansão procure nçao mexer muito nela, sem lavar etc. Do jeito que você tirar você coloque, evite ficar escovando ela para limpar, não precisa fazer isto. Com ele fora do lugar, coloque a válvula para ver o que será preciso prender nele quando ele for para o lugar, seria um treinamento antes de montar.
Imagem

Miranda
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Jan 2021, 10:08
Nome Completo: Demétrio Miranda
Cidade: Queimados
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 59

[Dúvida] Evaporador do ar condicionado - Vectra B

por Miranda » 04 Jan 2021, 14:35

Valeu Almeidão. Agradeço.

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 153 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:52