O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRespiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

38 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por chirola » 24 Jan 2021, 18:22

Viniaso159 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, meu vectra 97 esta jogando óleo para a mangueira da entrada da TBI e ele não liga quando tem mais ou menos 13L de combustível, acredito que este óleo está sujando o atuador de marcha lenta e impede que ele ligue, limpei a mangueira da TBI e isole esta mangueira que sai do cabecote e é ligada a ela. Teria algum problema?


bro esa mangueira e um respiro do motor para ela jogar oleo pra cima pode ter dois problemas
1 . a valvula pcv que é uma mangueira fina que vai da tampa de valvulas ate o coletor depois da borboleta esta entupida .
2 . o motor esta cansado de aneis e pasa comprecao para o bloco aumentando a precao dentro dele.
isolar o respiro nao vai resolver o problema o oleo vai sair por algum lugar se entope o respiro seja vareta de oleo retentores ou juntas .
nao pode isolar a saida da tampa pode colocar uma mangueira e apontar para algum lugar que nao suje mais nao tampar .
o que nao liga com menos de xx de gasolina nao esta relacionado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 24 Jan 2021, 18:45

Tampar o suspiro é pedir para estourar retentor, pior quando é do lado da caixa e é ele quem sofre mais por se grande. O carro tem duas opções de suspiro, as duas na tampa das válvulas uma entra depois da borboleta e ali é sugado quando em marcha lenta. Outra, antes da borboleta que passa a ser sugado assim que acelera o carro e consequentemente a pressão de vácuo depois da borboleta ela estando aberta perde o efeito então ele só muda de lugar. Lembando que ele não precisa ser sugado, mas deve está livre, os carros antigos esta mangueia ia para o chão, mas com novas leis sobre a camada de ozônio, fizeram esta invenção para ele voltar para dentro a ser queimado e ir para o catalizador e descarga. Tapar ele nunca, porque ele alivia a pressão interna que os pistões e eixo fazem.
Imagem

wallacer95
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 10 Dez 2018, 14:24
Nome Completo: Wallace Rodrigues da Silva
Cidade: Sao Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por wallacer95 » 27 Jan 2021, 16:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tampar o suspiro é pedir para estourar retentor, pior quando é do lado da caixa e é ele quem sofre mais por se grande. O carro tem duas opções de suspiro, as duas na tampa das válvulas uma entra depois da borboleta e ali é sugado quando em marcha lenta. Outra, antes da borboleta que passa a ser sugado assim que acelera o carro e consequentemente a pressão de vácuo depois da borboleta ela estando aberta perde o efeito então ele só muda de lugar. Lembando que ele não precisa ser sugado, mas deve está livre, os carros antigos esta mangueia ia para o chão, mas com novas leis sobre a camada de ozônio, fizeram esta invenção para ele voltar para dentro a ser queimado e ir para o catalizador e descarga. Tapar ele nunca, porque ele alivia a pressão interna que os pistões e eixo fazem.

Eu joguei os dois suspiros pra um Catch Can e isolei as duas entradas, ficou bacana e não vou sofrer mais com carbonização do vapor de óleo que vai pra admissão

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 28 Jan 2021, 15:42

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tampar o suspiro é pedir para estourar retentor, pior quando é do lado da caixa e é ele quem sofre mais por se grande. O carro tem duas opções de suspiro, as duas na tampa das válvulas uma entra depois da borboleta e ali é sugado quando em marcha lenta. Outra, antes da borboleta que passa a ser sugado assim que acelera o carro e consequentemente a pressão de vácuo depois da borboleta ela estando aberta perde o efeito então ele só muda de lugar. Lembando que ele não precisa ser sugado, mas deve está livre, os carros antigos esta mangueia ia para o chão, mas com novas leis sobre a camada de ozônio, fizeram esta invenção para ele voltar para dentro a ser queimado e ir para o catalizador e descarga. Tapar ele nunca, porque ele alivia a pressão interna que os pistões e eixo fazem.

Eu joguei os dois suspiros pra um Catch Can e isolei as duas entradas, ficou bacana e não vou sofrer mais com carbonização do vapor de óleo que vai pra admissão


O meu eu isolei todas as saídas e entradas na TBI e jogo ele lá embaixo do carro, perto da saída da descarga, o carro ficou muito mais econômico e não entra cheiro de gás dentro do carro caso fosse colocar esta mangueira ali perto do motor. A TBI, onde está a borboleta realmente não suja, mas ali perto dos bicos criam crosta preta que precisa limpar pelo menos a cada 5 anos. Levando em consideração que tem uns que não limpam nunca, este 5 anos seriam para estes, como se fosse uma semana kakakakaka.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por chirola » 28 Jan 2021, 18:59

comparto a minha experiencia com o meu vectra ,
como ja falei reiteradamente teve que trocar o motor do carro porque deu ruim e quebrou .
com o motor anterior o carro sujava a TBI de oleo mesmo com a valvula PCV revisada e funcionando 100% , depois da troca de motor omtem mesmo desmontei para trocar os tuchos e notei que a TBI estaba simplesmente limpo o que me faz pensar que o motor anterior estaba com algum problema como aneis cansados ou problema de junta e estaria juntando preçao em exesso no bloco, um sinal de perca de compreçao ou respiro entupido e tirar a bareta de oleo e da para ver que o motor asopra por ela e tem vez que chega a cuspir oleo(e normal sentir um pequeno sopro na vareta mais se asoprar mais forte nao e tao normal asim ) , um detalhe que pouca gente leva em conta e que a tampa de valvulas tambem junta borra e carvao e pode entupir as saidas dos respiros o mais fino entope mais facil o que levaria automaticamente a subir oleo pelo respiro mais grande , e acaba sujando a TBI .
bom e a minha experiencia nao quer decir que seja verdade absoluta ,mais asim foi explicado para mim por mecanicos com bastante experiencia

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 29 Jan 2021, 08:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje comparto a minha experiencia com o meu vectra ,
como ja falei reiteradamente teve que trocar o motor do carro porque deu ruim e quebrou .
com o motor anterior o carro sujava a TBI de oleo mesmo com a valvula PCV revisada e funcionando 100% , depois da troca de motor omtem mesmo desmontei para trocar os tuchos e notei que a TBI estaba simplesmente limpo o que me faz pensar que o motor anterior estaba com algum problema como aneis cansados ou problema de junta e estaria juntando preçao em exesso no bloco, um sinal de perca de compreçao ou respiro entupido e tirar a bareta de oleo e da para ver que o motor asopra por ela e tem vez que chega a cuspir oleo(e normal sentir um pequeno sopro na vareta mais se asoprar mais forte nao e tao normal asim ) , um detalhe que pouca gente leva em conta e que a tampa de valvulas tambem junta borra e carvao e pode entupir as saidas dos respiros o mais fino entope mais facil o que levaria automaticamente a subir oleo pelo respiro mais grande , e acaba sujando a TBI .
bom e a minha experiencia nao quer decir que seja verdade absoluta ,mais asim foi explicado para mim por mecanicos com bastante experiencia


Sem duvida nenhuma Chirola que um motor cansado joga mais óleo pra cima pelo tubo de respiro, mas isto não quer dizer que a TBI sujaria mais por este motivo, afinal ali na tampa é lugar de óleo se movimentado para todos os lados. O problema que da parte debaixo para a tampa ele é jogado e na saída da tampa este ar passa a ser sugado pela TBI e o vácuo não tem como separar o ar do óleo que está ali muito perto da galeria de ar da tampa. Uma solução talvez seria fazer uma tampa mais alta ou uma torre onde está a mangueira para diminuir um pouco a possibilidade de sugar este óleo, diminuir não acabar. Se colocarmos a mão na TBI sem a mangueira com o carro ligado da para sentir o potencial de pressão que ali faz sugando sugando a palma da mão e imaginando a 100 km por hora como seria esta pressão e por isto acho impossível não sugar um pouco de óleo.
Imagem

wallacer95
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 10 Dez 2018, 14:24
Nome Completo: Wallace Rodrigues da Silva
Cidade: Sao Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por wallacer95 » 29 Jan 2021, 09:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu eu isolei todas as saídas e entradas na TBI e jogo ele lá embaixo do carro, perto da saída da descarga, o carro ficou muito mais econômico e não entra cheiro de gás dentro do carro caso fosse colocar esta mangueira ali perto do motor. A TBI, onde está a borboleta realmente não suja, mas ali perto dos bicos criam crosta preta que precisa limpar pelo menos a cada 5 anos. Levando em consideração que tem uns que não limpam nunca, este 5 anos seriam para estes, como se fosse uma semana kakakakaka.

Boa ideia vou colocar uma mangueira pra direcionar ele pra baixo tbm, do jeito que está em cima as vezes sinto o cheiro de gás indo pra dentro do carro quando o recirculador nao está ativo,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 29 Jan 2021, 12:29

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu eu isolei todas as saídas e entradas na TBI e jogo ele lá embaixo do carro, perto da saída da descarga, o carro ficou muito mais econômico e não entra cheiro de gás dentro do carro caso fosse colocar esta mangueira ali perto do motor. A TBI, onde está a borboleta realmente não suja, mas ali perto dos bicos criam crosta preta que precisa limpar pelo menos a cada 5 anos. Levando em consideração que tem uns que não limpam nunca, este 5 anos seriam para estes, como se fosse uma semana kakakakaka.

Boa ideia vou colocar uma mangueira pra direcionar ele pra baixo tbm, do jeito que está em cima as vezes sinto o cheiro de gás indo pra dentro do carro quando o recirculador nao está ativo,


Tem que ser grande, no meio do carro. Ou mais para nçao sentir cheiro, no meio é o suficiente e por uns 3 anos mais ou menos para carro que funciona todos os dias ela tem que ser limpada para tirar o excesso de borras que gruda nela
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 18 Nov 2021, 17:33

Estou pesquisando sobre estas mangueiras do suspiro e ainda não consegui entender 100% o motivo das duas apesar que tenho uma ideia sobre elas. Recente eu vi um video e um comentando que a mangueira do vacuo que suga e a outra na frente do TBI é para entrar ar e assim misturar oxigenio para melhorar a mistura no interior que será sugada pelo vácuo e ter algo de oxigenio ali, ai é que vem a minha duvida porque:
1 - O vácuo somente suga quando a borboleta está fechada, logo em rodovias ou acelerando ele para 100%.
2 - A mangueira grossa na entrada antes da entrada da TBI que supostamente dizem que é para entrar oxigenio na tampa, jamais entrará ar ali porque com borboleta fechada ou aberta ali suga e muito.
3 -Com certeza quando voce elimina esta mangueira do vácuo e joga a grossa pra fora, a TBI fica limpa, mas mascara bem o carro porque ele pode está com os aneis ruins que dificilmente sairá fumaça na descarga, embora jogue oleo pra fora pela mangueira e este óleo seria queimado se entrasse pela TBI. Espero que o meu não esteja assim kakakakaak, vamos ver em dezembro.
4 - Eu supunha que a mangueira do vácuo seria para sugar na marcha lenta. Ao acelerar entra a outra mangueria que será sugada pela TBI, até posso pensar que seria isto e assim evitaria do gas voltar pelo filtro quando o carro tivesse parado, já que ele andando eu repito: Ao acelerar o carro não faz vácuo e tem que ser realmente a grande para liberar os gases porque a fina fica incapaz disto. Sim, na marcha lenta é possivel que a mangueria do vácuo suga algo de oxigenio por ter mais força de sucção neste momento.

Resolvi mexer neste assunto aqui meio parado e mexendo mecanicamente no motor com todos os conhecimentos possiveis que tenho, nunca cheguei a uma conclusão o porue das duas. Nada mais que suposição
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por chirola » 19 Nov 2021, 01:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Resolvi mexer neste assunto aqui meio parado e mexendo mecanicamente no motor com todos os conhecimentos possiveis que tenho, nunca cheguei a uma conclusão o porue das duas. Nada mais que suposição


Etão e meio confuso mais a ideia das mangueiras do respiro é basicvamente aliviar a pressão dentro do bloco e rexircular os gases que produz o óleo e a gasolina que passa pelos anéis porque sempre por minimo que seja alguma coisa vai passar e ao esquentar o óleo vai gerar gases.
O movimento dos pistões e parte da exploçao da mistura que acaba pasando pelos aneis gera pressão dentro do bloco junto com os gases do óleo e algum resto de mistura se sabe que fluidos em estado gasoso ocupam mais espaço e as mangueira são para aliviar ESA pressão y ao mesmo tempo recircula os vapores para serem queimados no motor , a mangueira fina que vai no coletor depois da TbI ela faz o trabalho em marcha lenta ,como VC falo a mangueira grosa não tem vácuo neste momento por ISO vai depois da TbI , cuando VC acelera a pressão aumenta e aquela mangueira fina não daria conta e a mangueira grosa entra em ação liberando a pressão do bloco e puxando junto os vapores de dentro dele .
Tem uma função mecânica também ao ter menos pressão no bloco em teoria os pistões se movimentam com mais facilidade por encontra menos resistência .
Cuando a TVI fica muito suja tem três coisas que pode causar ISO 1....a mangueira fina oiu a válvula PCV esta entupida e puxa vapores de óleo pela mangueira grosa na marcha lenta ao ter um minimo de vácuo o vapor do óleo acaba condensando ao encontrar a borboleta fechada , 2 ... Anéis desgastados que deixam passar pressão em excesso para o bloco 3... Óleo fora do indicado pelo fabricante ,fiz um teste em um gol power com óleo 20w50 melaba tudo cuando foi colocado o óleo indicado 15w40 simi ou sintético misteriosamente a tbi e respiros fico limpo sem borras . e a ultima des acelerações bruscas do tipo motor a 6500rpm e solta o acelerador ate o carro baixar o giro a mangueira fina naobda conta de tanta pressão e o bloco acvaba soltando ela pela mangueira grosa que no momento não tem vácuo .
Meio longo mais era para compartir o que algum dia ensinaron para mim

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 19 Nov 2021, 08:52

Mas ou menos como eu penso, só um detalhe a mangueia fina assim que começa a acelerar o vácuo acaba e 100% ali fica inoperante, por isto disrcodei com o video que vi. O pessoal as veses confundem o vácuo que é feito e eles entram em funcionamento assim que a borboleta fecha, ou seja assim que soltamos o acelerador, fora isto sem função de sucção. Então o que eu vi no video não da para concordar, segue o que eu sempre pensei que era e é.
Detalhe o modelo do meu 8V não usa valvula PCV, e nem o modelo do motor mais novo que comprei do astra, só tem a mangueira pura.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 19 Nov 2021, 11:11

Aqui ainda pensando acho que cheguei a uma conclusão:
1 - A pressão jogada pra cima devido aos movimentos dos pistões que com anéis ruins ou não é grande e com certeza assopra e este assopro sai na tampa e entra antes da borboleta assim que ligamos o carro, mas neste momento onde o carro está aspirando se assoprar ali o puro gás carbono iria influenciar na lenta e com cereza ela ficaria irregular.
2 - Neste momento ele é sugado pelo vácuo e sim com uma possivel inversão de onde sai o suspiro maior de entrar algo de oxigenio ali e se misturando e assim amenizando um pouco os momentos que o carro ficar em marcha lenta.
3 - Ai o carro entra em movimento e os valores são invertido e o vácuo perde o poder e o gás será empurrado para entrada da TBI e com m ais oxigenio porque a borboleta estará mais aberta, e como já não existe lenta neste momento, dificilmente teremos problemas de funcionamento a não ser algo de sujeira e consumo.
4 - Suponho então que estão pouco se lixando se vai sujar o motor ou não, o importante é se livrar desdes dejetos e até hoje ninguem pensou em algo mais puro porque daria trabalho tipo manutenção de limpeza, etc.

Um detalhe, os carros de injeções diretas estão sofrendo mais com isto porque acumula muitos dejetos nas valvulas, algo que os indiretas diminui porque a gasolina injeta antes e com isto limpa um pouco mais.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por chirola » 19 Nov 2021, 17:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Um detalhe, os carros de injeções diretas estão sofrendo mais com isto porque acumula muitos dejetos nas valvulas, algo que os indiretas diminui porque a gasolina injeta antes e com isto limpa um pouco mais.

pois é meu amigo nao ligam muito para a carbao que pode acumular suas valvulas o se seu catalizador enche de sujeira e tem a sua vida util compromrtida se o carro pasa os test de emiçoes , uma soluçao eé colocar um catch-can que é um nome dificil para um reservatorio de oleo e as mangueiras dos respiros sao ligadas nele , osvapores condensam dentro do reservatorio e de tanto em tanto tem que drenar.
ate os dias de hoje nao foi achada uma soluçao boa para os gases de dentro do bloco mais recircular para queimar e disfrazar pasando o restante pelo catalizador nao sei se é a melhor ideia mai a partir de certo ano e obrigatorio asim como a EGR que recircula os gases da descarga para serem queimados de volta .
por iso tambem é importante que o motor trabalhe dentro da temperatura correta e como foi comentedo no topico de temperatura a valvula termostatica faz que o motor chegue na temperatura de trabalho o mais rapido posivel se o motor todo esta quente o vapor do oleo vai se manter vapor se o motor ou o coletor nao esta na temperatura correta acaba condensando e vira oleo denovo , por iso é importante as mangueiras de agua da tbi estar em bom funcionamento asim circula agua quente e mantem a temperatura .
mais iso mesmo borboleta fechada aspira pela mangueira de baixo dela (fina) ao abrir a borboleta perde vacuo na mangueira fina (pos TBI) e pelo arrasto do ar acaba puxando pela grosa (antes da TBI)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 19 Nov 2021, 20:40

É Chirola o trem é complicado, mas acho que poderia ser amenizado se a saída da tampa fosse para cima, tipo uma pequena torre porque ali com certeza é mais empurrada pra fora que sugada e qualquer barreira subindo, iria diminuir o fluxo do óleo e melhor ainda, voltaria para o carte. Já a que suga na lenta não tem jeito mas seria pouca considerando que temos menos tempo de marcha lenta no decorrer da vida do carro. O meu está pra fora, vou ver se faço uma mudança nisto sem que seja uma gambiarra.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por chirola » 20 Nov 2021, 15:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu está pra fora, vou ver se faço uma mudança nisto sem que seja uma gambiarra.

fique pensando no asunto que realmente é uma bosta ter a TBI melada de oleo e teve uma ideia que pode ate ajudar no asunto a tempos atras cuando os carros eram carburados tinha uns modelos se nao me engano o escort tinha como um filtro simulando uma pcv os motores cht tinham costume de melar de oleo a marmita do filtro de ar , e o filtro ou pcv tinha a entrada e saida em diferentes alturas abria que ver se serve para o que vc esta pensando.
Imagem
o chevette tinha no suspiro de oleo um bico que dentro dele vinha palha de aço ,sim palha de aço mesmo e o vapor de oleo condensaba la palha o nao subia oleo para o carburador .
Imagem
e realmente funcionaba abria que ver como se poderia facer algo bonito e funcional para colocar no vectra .
mangueira pendurada é coisa de fusca rsrrsrsrsrsrs que aonde para deixa aquele pingo de oleo (ja teve fusca e sim fica aquele pingo que escorre pelo suspiro que é um cano apontando para baixo )
a ideia que imagine e criar algum tipo de trampa para o oleo nao pasar direto .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por Almeidão » 20 Nov 2021, 17:34

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu está pra fora, vou ver se faço uma mudança nisto sem que seja uma gambiarra.

fique pensando no asunto que realmente é uma bosta ter a TBI melada de oleo e teve uma ideia que pode ate ajudar no asunto a tempos atras cuando os carros eram carburados tinha uns modelos se nao me engano o escort tinha como um filtro simulando uma pcv os motores cht tinham costume de melar de oleo a marmita do filtro de ar , e o filtro ou pcv tinha a entrada e saida em diferentes alturas abria que ver se serve para o que vc esta pensando.
Imagem
o chevette tinha no suspiro de oleo um bico que dentro dele vinha palha de aço ,sim palha de aço mesmo e o vapor de oleo condensaba la palha o nao subia oleo para o carburador .
Imagem
e realmente funcionaba abria que ver como se poderia facer algo bonito e funcional para colocar no vectra .
mangueira pendurada é coisa de fusca rsrrsrsrsrsrs que aonde para deixa aquele pingo de oleo (ja teve fusca e sim fica aquele pingo que escorre pelo suspiro que é um cano apontando para baixo )
a ideia que imagine e criar algum tipo de trampa para o oleo nao pasar direto .


Tenho que pensar algo assim e sobre a mangueira eu coloquei ela lá pra trás, tipo no meio da porta do carona, se não fizer isto quando parar no transito você morre afogado e a TBi é limpinha há mais de 8 anos, agora tem sujeira de retorno, mas na borboleta é zerada kakakkkakakakakka. O mais interessante que não pinga óleo na lenta, garagem limpinha, mas com certeza deve voar um pouco na alta kakakakkakk
Imagem

raulbenedicto
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 21 Jun 2015, 08:35
Nome Completo: Raul Cesar Benedicto
Cidade: guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por raulbenedicto » 05 Mar 2023, 21:58

Aproveitando para compartilhar um pouco sobre a valvula pcv(ou fluxo de pre aquecimento tbi) motor 2.2 16v.
https://youtu.be/zzAOCncTx9k
Tive retirar por um furo na mangueira e acabei desintupindo essa valvula pcv. Estou ainda testando, mas já percebi q fez diferença na marcha lenta e entrada e ar do conjunto de admissão. Abs a todos

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Respiro do cabeçote jogando óleo no tbi - Vectra B

por chirola » 06 Mar 2023, 23:30

raulbenedicto escreveu:Fuente del Mensaje Tive retirar por um furo na mangueira e acabei desintupindo essa valvula pcv. Estou ainda testando, mas já percebi q fez diferença na marcha lenta e entrada e ar do conjunto de admissão. Abs a todos

faz diferenca , e se fico bom nao vai sujar mais a tbi , ja arrume tbi do meu carro a mais de treis anos e nao sei o que é uma borboleta suja desde entao

38 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 04:59