O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisDesmontando o painel do Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

69 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por Almeidão » 01 Fev 2021, 13:10

Qual o motivo que você quer desmontar? No caso seria somente o mostrador. ok?
Para liberar o mostrador é necessário:
1 - soltar o acabamento do volante, soltar as alavanca de pisca e limpa vidro, pode deixar eles pendurados ali, destrava eles, puxe os e deixe pendurados
2 - soltar o botão do farol, embaixo dele tem uma trava que ao empurrar com algo fino tipo uma chave de fendas para cima e puxar ele para fora ele sai.
3 - por dentro onde estava este botão tem duas garras em laterais oposta, é visível de meta, elas tem que ser recolhidas com duas chaves ou dois ferros com pontas, fechar as duas para dentro sentido oposto e puxar a peça inteira.
4 - soltar a grade de entrada de ar e soltar os parafusos que fixa esta peça, inclusive o parafuso que fica do lado esquerdo da coluna de direção, afaste esta peça um pouco, tirando para trás e lembro que se você soltar a caixa de fusível e deixar la pendurada, esta peça fica mais fácil de ser recolocada.
5 - Soltar as duas grades entrada de ar central, eu uso duas facas, uma em cada lado e vou mexendo e puxando até elas saírem.
6 - soltar o parafuso que está do lado direito da coluna de direção prendendo esta peça, e la onde saíram as duas grades tem dois parafuso, solte os e já podes tirar esta peça pra fora.
7 - o mostrador ou tablier tem dois parafusos, um em cada lado, solte os e afaste ele e com a mão direita por trás solte a tomada do relógio e se o seu for modelo mais novo, tem outra tomada, se for mais antigo é só puxar ele pra fora.

Isto tudo que escrevi, por eu ter experiência ali, eu não gasto mais que 10 minutos para tirar, mas lembro que o meu o volante é regulável e pequeno e isto ajuda muito.
Imagem

Avatar do usuário
serafimsilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Jul 2020, 05:03
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Cidade: Aguas Santas
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por serafimsilva » 01 Fev 2021, 13:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje tablier do meu vectra,

tenho nao , cual seria o motivo de arrumar esa dor de cabeza meu amigo ?????


amigo, para ver se consigo resulver o problema dos farois de nevoeiro, sei qual o fio do mau contacto mas nao consigo resulver , e dar um tratamento na parte elétrica que passa la dentro a proteção dos cabos ja era esta a desfazer.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Avatar do usuário
serafimsilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Jul 2020, 05:03
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Cidade: Aguas Santas
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por serafimsilva » 01 Fev 2021, 13:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Qual o motivo que você quer desmontar? No caso seria somente o mostrador. ok?
Para liberar o mostrador é necessário:
1 - soltar o acabamento do volante, soltar as alavanca de pisca e limpa vidro, pode deixar eles pendurados ali, destrava eles, puxe os e deixe pendurados
2 - soltar o botão do farol, embaixo dele tem uma trava que ao empurrar com algo fino tipo uma chave de fendas para cima e puxar ele para fora ele sai.
3 - por dentro onde estava este botão tem duas garras em laterais oposta, é visível de meta, elas tem que ser recolhidas com duas chaves ou dois ferros com pontas, fechar as duas para dentro sentido oposto e puxar a peça inteira.
4 - soltar a grade de entrada de ar e soltar os parafusos que fixa esta peça, inclusive o parafuso que fica do lado esquerdo da coluna de direção, afaste esta peça um pouco, tirando para trás e lembro que se você soltar a caixa de fusível e deixar la pendurada, esta peça fica mais fácil de ser recolocada.
5 - Soltar as duas grades entrada de ar central, eu uso duas facas, uma em cada lado e vou mexendo e puxando até elas saírem.
6 - soltar o parafuso que está do lado direito da coluna de direção prendendo esta peça, e la onde saíram as duas grades tem dois parafuso, solte os e já podes tirar esta peça pra fora.
7 - o mostrador ou tablier tem dois parafusos, um em cada lado, solte os e afaste ele e com a mão direita por trás solte a tomada do relógio e se o seu for modelo mais novo, tem outra tomada, se for mais antigo é só puxar ele pra fora.

Isto tudo que escrevi, por eu ter experiência ali, eu não gasto mais que 10 minutos para tirar, mas lembro que o meu o volante é regulável e pequeno e isto ajuda muito.

isso ja desmontei algumas vezes, para trocar lampadas normais por led, altera TID para MID, ja quase desmonto a dormir, obrigado
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por chirola » 01 Fev 2021, 13:50

entao ele esta falando do painel de intrumentos , eu pensei que era do painel completo ,
2 - soltar o botão do farol, embaixo dele tem uma trava que ao empurrar com algo fino tipo uma chave de fendas para cima e puxar ele para fora ele sai.
tem video no youtube bem explicado . eu teve que olhar mais de uma vez cuando desmontei pela primeira vez ,
a capa da chaves de seta e limpador tem dois parafusos atrais do volante comduas tampinhas prtas tem que girar o volante para ver eles (para ambos lados 90")
Imagem
o plug do computador de abordo se for plug amarelo tem que puxar a trava preta para fora com uma chave de fenda e ele sai facil .
meu painel de instrumentos nao tem plug nele e so puxar o painel com cuidado para nao estragar a placa de plastico com os contatos .
e o painel tem uma posiçao que sai facil , incilna girando um pouco para frente e sai meio na diagonal sentido dereito se trancar nao força volta e mexe nele tem uma posiçao que sai swm esforço .
cuidado ao apertar os parafusos na hora de montar as peças sao de plastico rigido e pelos anos pode estar meio resequido aperta ate encostar e depois da mai um giro de 90" no parafuso

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por chirola » 01 Fev 2021, 13:52

entao vc quer tirar o painel completo , e iso ?

Avatar do usuário
serafimsilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Jul 2020, 05:03
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Cidade: Aguas Santas
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por serafimsilva » 01 Fev 2021, 14:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje entao vc quer tirar o painel completo , e iso ?


amigo mesmo o tablier fora.
Imagem

tirar por completo.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por chirola » 01 Fev 2021, 14:48

Imagem
tem que desmontar parte do console central , cinzeiro, porta objetos ou portacops dele e o painel de control do ar para acceder aos parafusos,
Imagem
os parafusos da parte de cima estao por baixoda grade de ventilaçao , dita grade e bem fragil e geralmente quebra alguma trava dela deve tirar comcuidado pode identificar o local das travas e tentar esquentar elas com um secador de cabelo asim o plastico fica mais maleavel .
que eu lembre eram esses os parafusos nao lembro que tenha mais , por via das duvidas tem que dar uma olhada geral para identificar se tem mais fixaçoes na parte interna .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por chirola » 01 Fev 2021, 14:51

os parafusos lateral sao por fora ao abrir a porta vc ve a tampinha deles .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por Almeidão » 01 Fev 2021, 14:55

Você está muito disposto kakakkakak. Tem alguns parafusos laterais, e os frontais são visto ao tirar a grade saída de ar para o vidro, estes são os mais fáceis, mas precisa tirar a grade, tem que soltar o console central etc. É realmente uma peça complicada para tirar pela quantidade de fios que passam por ela, sem contar o meu com algumas adaptações e mais fios ainda kakakaka

Alguns problemas as vezes é melhor resolver direto que buscar a solução como original, eu não tiraria esta peça para solucionar este problema da luz de nevoeiro, mas estão ai os principais parafusos e o que será preciso fazer.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por chirola » 01 Fev 2021, 15:10

tambem nao desmontaria tudo nao, tem chanse de arrumar um e estragar outro , mais cada um sabe do seu carro .
eu procuraria cual trecho da fiaçao esta dando defeito eliminaria so o trecho do chicote que tem defeito e acomodaria a nova fiaçao com abraçadeiras plasticas junto com o chicote original . .
pois e hoje esta chovendo e nao tem muito movimento na loja, asim mato um pouco de tempo e de paso ajudo um amigo kakakkakaaka.a tarde pasa mais rapido .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por Almeidão » 01 Fev 2021, 15:36

E é fácil ver isto, segue o fio lá do farol, ele fica ali por cima e veja onde ele está no carro. Se tiver tudo certo, o problema vai está na placa multi timer ou onde acende o farol de Neblina (nevoeiro), onde acende é fácil saber se está funcionando, porque ao pressionar o botão, acende uma luz no painel a esquerda, se acender já se pode eliminar a chave.

O meu terei que mexer e desmontar para choques com faróis etc, um f*[censurado] de um motoqueiro bateu no meu carro, estourou um pneu, amassou para lamas esquerdo e rasgou o para choques. Já pensei em eliminar este farol que eu nunca uso, usava antes da lei de faróis aceso ao dia, hoje nem uso mais, já que automaticamente acende os faróis baixos ao ligar o carro.
Imagem

Avatar do usuário
serafimsilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Jul 2020, 05:03
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Cidade: Aguas Santas
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

( VECTRA B 1.7 TD ) TABLIER

por serafimsilva » 01 Fev 2021, 16:53

Amigos obrigado pela ajuda, a chave das luzes já troquei três, o problema é sempre o mesmo acende quando quer, o defeito é num dos fios que sai da caixa de fusíveis e relés. Já andei de cabeça para baixo e para cima e não consigo dar conta do enbruglio, da vontade de deixar andar. Mas eu sou se está la é para ser utilizado. Abraços e obrigado pela ajuda.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Desmontando o painel do Vectra B

por Almeidão » 02 Fev 2021, 08:30

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje Amigos obrigado pela ajuda, a chave das luzes já troquei três, o problema é sempre o mesmo acende quando quer, o defeito é num dos fios que sai da caixa de fusíveis e relés. Já andei de cabeça para baixo e para cima e não consigo dar conta do enbruglio, da vontade de deixar andar. Mas eu sou se está la é para ser utilizado. Abraços e obrigado pela ajuda.


Pode ser a placa multi timer dele, verificar com certeza o fio da caixa de relê até o farol, se o fio estiver perfeito e o comando do farol esta bom, só vai restar esta placa e não é preciso desmontar tudo para chegar nela, ela fica lateralmente na caixa de relês e eu não sei testar, então teria que ter uma reserva para isto. Desmontar esta peça também é complicada, só com aparelhos sugadores de solda.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Desmontando o painel do Vectra B

por Ju_Bueno » 02 Fev 2021, 11:13

Tem imagens na primeira postagem deste tópico.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Desmontando o painel do Vectra B

por chirola » 02 Fev 2021, 12:40

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje Amigos obrigado pela ajuda, a chave das luzes já troquei três, o problema é sempre o mesmo acende quando quer, o defeito é num dos fios que sai da caixa de fusíveis e relés. Já andei de cabeça para baixo e para cima e não consigo dar conta do enbruglio,


amigo a fiaçao nao e muito comum dar problemas ,geralmente incomodam as outras partes .
vc ja testo a chave de luzes , eu testaria o rele para ver se ele abre e fecha bem e o porta rele para ver se esta com os contatos limpos ,
tambem pelo sintoma que vc fala ¨liga cuando quer ¨ pode ser algum mal contato que dependendo do momento da ou nao contato , entao testaria o aterramento dos farois (com multimetro testa ver se da continuidade entre o negativo do plug no farol e o chasis ou negativo da bateria ) o mesmo test faria entre positivo no plug do farol e o rele e asim testaria por partes para descartar e achar em que parte esta o defeito . e os contatos no plug do farol para ver se estao limpos .

Avatar do usuário
serafimsilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Jul 2020, 05:03
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Cidade: Aguas Santas
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

Desmontando o painel do Vectra B

por serafimsilva » 02 Fev 2021, 17:04

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje Amigos obrigado pela ajuda, a chave das luzes já troquei três, o problema é sempre o mesmo acende quando quer, o defeito é num dos fios que sai da caixa de fusíveis e relés. Já andei de cabeça para baixo e para cima e não consigo dar conta do enbruglio,


amigo a fiaçao nao e muito comum dar problemas ,geralmente incomodam as outras partes .
vc ja testo a chave de luzes , eu testaria o rele para ver se ele abre e fecha bem e o porta rele para ver se esta com os contatos limpos ,
tambem pelo sintoma que vc fala ¨liga cuando quer ¨ pode ser algum mal contato que dependendo do momento da ou nao contato , entao testaria o aterramento dos farois (com multimetro testa ver se da continuidade entre o negativo do plug no farol e o chasis ou negativo da bateria ) o mesmo test faria entre positivo no plug do farol e o rele e asim testaria por partes para descartar e achar em que parte esta o defeito . e os contatos no plug do farol para ver se estao limpos .


Viva tudo bem, como tenho dito já revirei dentro daquilo que percebo de eletrónica, ou seja pouco mais de zero. Mais uma, quando quero mesmo ligar os faróis de neblina desencaixo a caixa de fusíveis e ponha numa posição de aproximado 45 graus +/- e eles acendem encaixo a caixa no sítio e depois para desligar os faróis tenho de desligar as luzes. Os faróis de neblina são novos. O relé também é novo e fica bem justo no encaixe, já tirei a caixa de fusíveis do sítio e tem um fio agora não sei dizer a cor mas quando mexo nele começa a funcionar direito. Por isso penso que será esse fio que terá uma atracadela que dá o mau funcionamento. Vou tentar dar mais uma vista de olhos antes de partir para desmontar aquela treta toda, pois sei que será uma grande dor de cabeça.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Desmontando o painel do Vectra B

por Almeidão » 03 Fev 2021, 08:40

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje Amigos obrigado pela ajuda, a chave das luzes já troquei três, o problema é sempre o mesmo acende quando quer, o defeito é num dos fios que sai da caixa de fusíveis e relés. Já andei de cabeça para baixo e para cima e não consigo dar conta do enbruglio,


amigo a fiaçao nao e muito comum dar problemas ,geralmente incomodam as outras partes .
vc ja testo a chave de luzes , eu testaria o rele para ver se ele abre e fecha bem e o porta rele para ver se esta com os contatos limpos ,
tambem pelo sintoma que vc fala ¨liga cuando quer ¨ pode ser algum mal contato que dependendo do momento da ou nao contato , entao testaria o aterramento dos farois (com multimetro testa ver se da continuidade entre o negativo do plug no farol e o chasis ou negativo da bateria ) o mesmo test faria entre positivo no plug do farol e o rele e asim testaria por partes para descartar e achar em que parte esta o defeito . e os contatos no plug do farol para ver se estao limpos .


Viva tudo bem, como tenho dito já revirei dentro daquilo que percebo de eletrónica, ou seja pouco mais de zero. Mais uma, quando quero mesmo ligar os faróis de neblina desencaixo a caixa de fusíveis e ponha numa posição de aproximado 45 graus +/- e eles acendem encaixo a caixa no sítio e depois para desligar os faróis tenho de desligar as luzes. Os faróis de neblina são novos. O relé também é novo e fica bem justo no encaixe, já tirei a caixa de fusíveis do sítio e tem um fio agora não sei dizer a cor mas quando mexo nele começa a funcionar direito. Por isso penso que será esse fio que terá uma atracadela que dá o mau funcionamento. Vou tentar dar mais uma vista de olhos antes de partir para desmontar aquela treta toda, pois sei que será uma grande dor de cabeça.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.


Faça isto antes: Do lado direito da caixa de relê tem uma tomada grande retangular preta com um monte de fios, esta tomada está encaixada no multi timer, solte ela e jogue WD40 ali nos pinos internos e volte a recolocar esta tomada no lugar e faça o teste pra ver se o problema vai ser sanado. Desconectar o cabo Positivo da bateria antes de tirar esta tomada.

Da uma vista de olho, neste vídeo abaixo, na altura do minuto 2 esta tomada estará sendo tirada (hehehe, estou a ficar bem com o idioma)

https://www.youtube.com/watch?v=npMhKYhJjBE
Imagem

Avatar do usuário
serafimsilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Jul 2020, 05:03
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Cidade: Aguas Santas
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

Desmontando o painel do Vectra B

por serafimsilva » 04 Fev 2021, 13:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje Amigos obrigado pela ajuda, a chave das luzes já troquei três, o problema é sempre o mesmo acende quando quer, o defeito é num dos fios que sai da caixa de fusíveis e relés. Já andei de cabeça para baixo e para cima e não consigo dar conta do enbruglio,


amigo a fiaçao nao e muito comum dar problemas ,geralmente incomodam as outras partes .
vc ja testo a chave de luzes , eu testaria o rele para ver se ele abre e fecha bem e o porta rele para ver se esta com os contatos limpos ,
tambem pelo sintoma que vc fala ¨liga cuando quer ¨ pode ser algum mal contato que dependendo do momento da ou nao contato , entao testaria o aterramento dos farois (com multimetro testa ver se da continuidade entre o negativo do plug no farol e o chasis ou negativo da bateria ) o mesmo test faria entre positivo no plug do farol e o rele e asim testaria por partes para descartar e achar em que parte esta o defeito . e os contatos no plug do farol para ver se estao limpos .


Viva tudo bem, como tenho dito já revirei dentro daquilo que percebo de eletrónica, ou seja pouco mais de zero. Mais uma, quando quero mesmo ligar os faróis de neblina desencaixo a caixa de fusíveis e ponha numa posição de aproximado 45 graus +/- e eles acendem encaixo a caixa no sítio e depois para desligar os faróis tenho de desligar as luzes. Os faróis de neblina são novos. O relé também é novo e fica bem justo no encaixe, já tirei a caixa de fusíveis do sítio e tem um fio agora não sei dizer a cor mas quando mexo nele começa a funcionar direito. Por isso penso que será esse fio que terá uma atracadela que dá o mau funcionamento. Vou tentar dar mais uma vista de olhos antes de partir para desmontar aquela treta toda, pois sei que será uma grande dor de cabeça.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.


Faça isto antes: Do lado direito da caixa de relê tem uma tomada grande retangular preta com um monte de fios, esta tomada está encaixada no multi timer, solte ela e jogue WD40 ali nos pinos internos e volte a recolocar esta tomada no lugar e faça o teste pra ver se o problema vai ser sanado. Desconectar o cabo Positivo da bateria antes de tirar esta tomada.

Da uma vista de olho, neste vídeo abaixo, na altura do minuto 2 esta tomada estará sendo tirada (hehehe, estou a ficar bem com o idioma)

https://www.youtube.com/watch?v=npMhKYhJjBE


Boas caro amigo,

Não sei como fazem mas vocês são barra nesta treta, é o seguinte tirei o multi timer limpei pós um pouco de WD40 montei nada, mas depois andei lá a dar umas cabeçadas e pinba lá se fez luz, o problema é na ficha. Pós uma abraçadeira de plástico para fixar bem á ficha e funciona para já. Não sei como resolver doutra maneira. Sabes alguma maneira? trocar á ficha para as minhas capacidades não é muito viável! Já agora aproveito mais uma, o interior do meu carro é 90% LED's volta e meia eles ficam psicadélicos mas passado um bocado volta ao normal, como poderei resolver?
Mais uma vez o meu muito obrigado.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Desmontando o painel do Vectra B

por chirola » 04 Fev 2021, 14:32

serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje . Não sei como resolver doutra maneira. Sabes alguma maneira? trocar á ficha para as minhas capacidades não é muito viável!


oi serafim acredito que vc consegue trocar o plug sim nao e dificil so tem que ser organizado e trocar de a um fio para nao misturar a ordem , eu fiz no plug do mid cuando troque o plug amarelo pelo cinza , comparto umas fotos para vc ter uma ideia ,

Imagem
tem uma abraçadeira plastica que prende o chicote no plug para evitar puxoes cortala para liberar o chicote

Imagem
alguns plug tem uma trava para os pins outro nao ,so olhando para identificar se tem

Imagem
os pins tem uma travinha para nao escapar do plug e fragil tem que facer com cuidado para nao quebrar , mantem o fio a retirar levemente puxado e com uma chave de fenda bem pequena aperta a travinha levemente ate soltar o fio do plug .

Imagem
no ebay acha ferramenta para tirar plugs baratinhas e no youtube tem tutorial de como utilizar elas

Imagem
depois e so ir pasando os fios de um plug para o outro de a um para nao perder a ordem ou trocar algum deles de lugar .
nao e dificil mais temque ser pasiente

Avatar do usuário
serafimsilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Jul 2020, 05:03
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Cidade: Aguas Santas
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 55

Desmontando o painel do Vectra B

por serafimsilva » 04 Fev 2021, 14:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
serafimsilva escreveu:Fuente del Mensaje . Não sei como resolver doutra maneira. Sabes alguma maneira? trocar á ficha para as minhas capacidades não é muito viável!


oi serafim acredito que vc consegue trocar o plug sim nao e dificil so tem que ser organizado e trocar de a um fio para nao misturar a ordem , eu fiz no plug do mid cuando troque o plug amarelo pelo cinza , comparto umas fotos para vc ter uma ideia ,

Imagem
tem uma abraçadeira plastica que prende o chicote no plug para evitar puxoes cortala para liberar o chicote

Imagem
alguns plug tem uma trava para os pins outro nao ,so olhando para identificar se tem

Imagem
os pins tem uma travinha para nao escapar do plug e fragil tem que facer com cuidado para nao quebrar , mantem o fio a retirar levemente puxado e com uma chave de fenda bem pequena aperta a travinha levemente ate soltar o fio do plug .

Imagem
no ebay acha ferramenta para tirar plugs baratinhas e no youtube tem tutorial de como utilizar elas

Imagem
depois e so ir pasando os fios de um plug para o outro de a um para nao perder a ordem ou trocar algum deles de lugar .
nao e dificil mais temque ser pasiente


Viva, estamos a falar do plug do multi timer certo???
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

69 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Maxwell Civinelli, santosjoaoluis e 89 visitantes