O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQual Oleo utiliza? Vectra B

276 mensagens
Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Brates » 27 Nov 2020, 17:37

Opa! Descobri! A IPIRANGA e a CHEVRON se juntaram e da fusão surgiu a ICONIC. Então, a qualidade é a mesma de antes...
Valeu!

EDSON 45
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2020, 16:04
Nome Completo: edson carlos da silva
Cidade: barra mansa
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por EDSON 45 » 11 Jan 2021, 15:20

olá gostaria de saber qual oleo usar no vectra cd 16v 2.0 ano 98 fiz motor bloco e cabeçote stander, coloquei o 20w50, usava antes e depois de ter feito o motor ja rodei 987 km...grato

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 11 Jan 2021, 17:03

No manual consta o 15W40 ou 20W50. Qualquer um dos dois funcionará bem, mas lembro que o 15W40 é mais fino e eu usaria este por está com o motor novo.
Imagem

Felipe Amaral
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Nov 2020, 23:14
Nome Completo: Felipe Amaral da Silva
Cidade: VALENCA
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 41

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Felipe Amaral » 27 Jan 2021, 23:18

Fiz motor do meu Vectra gls 8v 2.2, peguei ele hoje na oficina.
O mecânico disse que tenho que trocar óleo e filtro quando fizer 1.000 km...
Alguém sabe se é isso mesmo ????

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Ju_Bueno » 28 Jan 2021, 08:41

Procede! As peças ainda vão se ajustar umas às outras e é comum soltarem resíduos mais grossos nesse processo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 28 Jan 2021, 13:40

sim realmente confere , a primeira troca de oleo aos mil kilometros , ao casar as peças elas soltam limalhas de metal que vao parar ao carter e depois ao filtro , na troca e bom deixar escorrer bem tudo o oleo asim elimina a maior parte dos residuos ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 28 Jan 2021, 15:30

Não esquecer que o carte do Vectra tem a porca do parafuso na parte de dentro, logo em volta dela o óleo não sai e ali ficam a parte pior dele, ali fica mais limalha e mais sujeira, alias ali fica a parte mais grossa. Eu tiro o meu com uma seringa e sai em média 150 a 200 ML isto depois que saiu tudo que tinha que sair.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 28 Jan 2021, 18:19

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não esquecer que o carte do Vectra tem a porca do parafuso na parte de dentro, logo em volta dela o óleo não sai e ali ficam a parte pior dele, ali fica mais limalha e mais sujeira, alias ali fica a parte mais grossa. Eu tiro o meu com uma seringa e sai em média 150 a 200 ML isto depois que saiu tudo que tinha que sair.


vc tem muita pasiencia meu amigo , kkaakkakaka,
porque o infelis nao soldo a porca do lado de fora , ou coloco de lado pegando bem na base do carter em posiçao vertical tinha mil coisas pra fecer .
mais nao , facilitaria muito

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 29 Jan 2021, 08:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não esquecer que o carte do Vectra tem a porca do parafuso na parte de dentro, logo em volta dela o óleo não sai e ali ficam a parte pior dele, ali fica mais limalha e mais sujeira, alias ali fica a parte mais grossa. Eu tiro o meu com uma seringa e sai em média 150 a 200 ML isto depois que saiu tudo que tinha que sair.


vc tem muita pasiencia meu amigo , kkaakkakaka,
porque o infelis nao soldo a porca do lado de fora , ou coloco de lado pegando bem na base do carter em posiçao vertical tinha mil coisas pra fecer .
mais nao , facilitaria muito


Realmente não entendi porque esta porca não seja de lado como muitos carros anterior a ele são, ou até mesmo para fora. Esteticamente foi escondido o parafuso que ninguém via kakakakak
Imagem

xaviergh69
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Abr 2021, 14:35
Nome Completo: Luiz Xavier
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 24

OLEO VECTRA CD 2.0 16V

por xaviergh69 » 07 Abr 2021, 14:42

Boa tarde,

Adquiri meu sonho ontem, um vectra cd 2.0 16v e como de praxe, irei fazer algumas manutenções de costume. Pretendo trocar óleo e filtro de óleo mas não sei qual óleo utilizar. O antigo dono alegou ter refeito o motor recente e ter andado apenas 2000 km, e o carro ficou um tempo parado.
Existe alguma diferença de óleo para motor retificado? se não, qual óleo devo usar? o carro tem 178 mil km.

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

OLEO VECTRA CD 2.0 16V

por Júnior Borges » 07 Abr 2021, 16:38

Acredito que deva usar o 15w40 semissintético de uma boa marca mesmo. No meu que é 2.2 16v uso o 15w40 semi Motul...Na etiqueta de troca não tem que óleo ele colocou?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

OLEO VECTRA CD 2.0 16V

por Almeidão » 08 Abr 2021, 07:20

O óleo para este carro são 15W40 ou 20W50, assim vem no manual a escolher e pra quem tem duvidas o 15W40 é mais fino que o 20W50. Na época o sintético ainda era meio escasso e muito caro no Brasil e por isto a opção das montadoras usarem o mineral, portanto não há indicações que podemos usar ou não o sintético ou semi sintético, mas o manual dele pede esta especificação no óleo. No meu carro que é um 8V eu não uso sintético, sempre o mineral e prefiro o 20W50.
Imagem

xaviergh69
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Abr 2021, 14:35
Nome Completo: Luiz Xavier
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 24

OLEO VECTRA CD 2.0 16V

por xaviergh69 » 08 Abr 2021, 07:27

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Acredito que deva usar o 15w40 semissintético de uma boa marca mesmo. No meu que é 2.2 16v uso o 15w40 semi Motul...Na etiqueta de troca não tem que óleo ele colocou?

Bom dia,
Na etiqueta o antigo dono não colocou, mas comprei o GTX 20w50 da Castrol e filtro da wega.
Obrigado.

xaviergh69
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Abr 2021, 14:35
Nome Completo: Luiz Xavier
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 24

OLEO VECTRA CD 2.0 16V

por xaviergh69 » 08 Abr 2021, 07:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O óleo para este carro são 15W40 ou 20W50, assim vem no manual a escolher e pra quem tem duvidas o 15W40 é mais fino que o 20W50.

Bom dia,
Desculpe, sou um pouco leigo, há alguma diferença entre o óleo mais fino? por exemplo na questão de troca de calor ou um lubrifica mais do que o outro?
Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

OLEO VECTRA CD 2.0 16V

por Almeidão » 08 Abr 2021, 07:44

xaviergh69 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O óleo para este carro são 15W40 ou 20W50, assim vem no manual a escolher e pra quem tem duvidas o 15W40 é mais fino que o 20W50.

Bom dia,
Desculpe, sou um pouco leigo, há alguma diferença entre o óleo mais fino? por exemplo na questão de troca de calor ou um lubrifica mais do que o outro?
Obrigado.


São algumas diferenças sendo um momento o mais fino melhor e outro o mais grosso melhor etc. No fim a conclusão que estes dois são bons, e o mineral pra mim é bom como o sintético e no meu carro eu troco fielmente a cada 5 mil km óleo e filtro.
Uma dica valiosa, ele usa 4,5 litros, nunca coloque esta quantidade, coloque 4.3 litros e tem uma forma de você tirar boa parte do resto do óleo velho no carte na hora da troca eu faço isto sempre, mas no seu caso que diz que o motor foi feito recente, será bom fazer isto, eu uso uma seringa e uma mangueira dobrada na ponta tipo um anzol e se consegue tirar próximo de 200ML de óleo e sempre muito grosso por ter sujeira ali.

Tem este vídeo que fiz tempos atrás, porem o correto é ter ele na rampa.

https://www.youtube.com/watch?v=aGNVpm-Zg9k
Imagem

xaviergh69
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Abr 2021, 14:35
Nome Completo: Luiz Xavier
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 24

OLEO VECTRA CD 2.0 16V

por xaviergh69 » 08 Abr 2021, 08:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
xaviergh69 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O óleo para este carro são 15W40 ou 20W50, assim vem no manual a escolher e pra quem tem duvidas o 15W40 é mais fino que o 20W50.

Bom dia,
Desculpe, sou um pouco leigo, há alguma diferença entre o óleo mais fino? por exemplo na questão de troca de calor ou um lubrifica mais do que o outro?
Obrigado.


São algumas diferenças sendo um momento o mais fino melhor e outro o mais grosso melhor etc. No fim a conclusão que estes dois são bons, e o mineral pra mim é bom como o sintético e no meu carro eu troco fielmente a cada 5 mil km óleo e filtro.
Uma dica valiosa, ele usa 4,5 litros, nunca coloque esta quantidade, coloque 4.3 litros e tem uma forma de você tirar boa parte do resto do óleo velho no carte na hora da troca eu faço isto sempre, mas no seu caso que diz que o motor foi feito recente, será bom fazer isto, eu uso uma seringa e uma mangueira dobrada na ponta tipo um anzol e se consegue tirar próximo de 200ML de óleo e sempre muito grosso por ter sujeira ali.

Tem este vídeo que fiz tempos atrás, porem o correto é ter ele na rampa.

https://www.youtube.com/watch?v=aGNVpm-Zg9k

Muitíssimo obrigado, estarei fazendo a troca no fim de sema e já providenciarei a compra da seringa para fazer isso.

Brayan909
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Fev 2022, 07:40
Nome Completo: Brayan Elvis Miranda
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 36

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Brayan909 » 19 Abr 2022, 00:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu uso 15W40 Mobil, e uso Bardhal B12 para aditivar e não para engrossar. Motor 2001 8v com 120 mil km.

Se for errado, corrijam me porque não sou muito enterado neste assunto apesar que sei por experiencia própria que não devo usar fino demais.

Na vdd não precisa nada pra usar no óleo pq ele já vem certo com tudo que o motor precisa, sem necessidade de colocar outro aditivo no oleo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 19 Abr 2022, 07:42

Voce tem razão Brayan909, todos as marcas de óleos vem brigando uma com outras qual melhor tecnologia a ser usada como aditivos de limpeza e outras coisas mais, isto só enriquece as coisas para os carros mais antigos. O mais engraçado é que uns compram um óleo e coloca aditivo nele sem precisar e a água que não tem nada nela e que precisa um aditivo bom e que um bom dura 5 anos, muitos arrumam desculpas para não usar lo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 19 Abr 2022, 12:54

o uso de aditivos extra pode ate piorar a situação dependendo o estadogeral , se o carro utilizaba oleo mineral e tem restos de borra colocar um aditivo detergente vai soltar as borras e pode acabar entupindo dutos tuchos etc .
no radiador se nunca coloco aditivo e for colocar dependendo o estado do radiador que pode ter corroçao por dentro o aditivo vai limpar a corroçao e se a parede corroida esta fina pode aparecer bazamento não pelo aditivo e sim pelo efeito de limpeza de corroçao que ele tem .
misturar diferentes tipos de oleo não é bom as marcas colocam diferentes aditivos nos oleos e a mistura deles pode vriar borras no carter .
eu coloco oleo 15w40 no motor com mais de 140mil km e o motor roda tudo dia sem problemas nem fumaça .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 13 Set 2022, 08:58

SirChico escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

quando pesquisei sobre esse assunto, muito tempo atráz, também fiquei na dúvida em relação a essa válvula no cabeçote.
Em vários vídeos de manutenção, essa válvula pode ser vista nos cabeçotes do 8v, mas não nos 16v.

Me parece que a válvula do cabeçote seria uma válvula de alívio (relief valve) como o próprio nome da peça diz. NÃO uma válvula de retenção (retension valve).
Em contra partida, a válvula que se encontra junto a bomba de óleo é uma válvula de pressão (pressure valve).

Ou seja, pelo meu entendimento, a válvula da bomba regula a pressão do óleo que é impulsionado inicialmente para o sistema. E a válvula do cabeçote (presente apenas nos 8v) regula a pressão do óleo no cabeçote em particular.
O exato porquê de ser necessário uma válvula no cabeçote dos 8v eu não sei, mas imagino que seja por alguma particularidade na construção (design) do sistema.

O que eu quero dizer com isso: possivelmente, no 8v, existe a possibilidade de se ter uma variação de pressão no cabeçote comparado ao resto do sistema. Quem sabe a operação dos tuchos (que são diferentes dos tuchos dos 16v) podem gerar uma variação de pressão, afetando o sistema. Quem sabe pode ter alguma relação com a dimensão dos dutos de óleo na parte superior do motor também. Não sei ao certo...

Além disso, apesar do nome da peça ser "válvula de alívio", não quer dizer que ela não possa atuar como uma válvula de retenção.
Exemplificando: a válvula de alívio irá permitir a passagem/retorno do óleo ao cárter quando a pressão execeder 1 BAR, por exemplo. Caso a pressão diminua, a válvula fecha e, possivelmente, retém o óleo na galeria próximo da válvula até a pressão aumentar novamente ao seu valor ideal (resistência da mola da válvula de alívio).

Uma das coisas que poderíamos imaginar é que outra função da válvula seria reter o óleo na galeria para agilizar a chegada do lubrificante na parte superior no motor, diminuindo assim o desgaste das peças. Pelo que notei, muita gente acredita que é isso que ocorre.
Isso se o óleo não escorrer de volta pelo caminho contrário quando o carro é desligado e a bomba para de girar. Algo pra se verificar. Eu não faço idéia se isso é possível...

Estas são apenas as conclusões parciais que cheguei analisando as informações que tinha.
Certas coisas não tenho como confirmar, já que muitos dos meus questionamentos não serão respondidos lendo manuais de manutenção. Também não sou mecânico de profissão e meus conhecimentos práticos são limitados. Por isso, conclusões PARCIAIS.

Quem sabe tem alguém aqui no grupo que pode afirmar, com absoluta certeza, alguns dos questionamentos que tenho, ajudando assim a chegarmos em uma conclusão.

Confesso que fiquei intrigado com a exata função dessa válvula presente nos 8v e, também, o porquê da inexistência dela nos 16v.


Andei dando uma estudada no assunto das valvulas do 8V, e voce está certo sobre sua explicação que uma é alivio e outra é pressão, porem as duas trabalham sobre pressão com nomes diferente, mas no final as duas são de alívio e eu quero acertar aqui porque eu disse algo errado sobre esta válvula lá no filtro.
1 - No cabeçote do 8V tem esta valvula que retem o óleo para manter a pressão dos tuchos e não deixar ele descarregar e ao mesmo tempo como nunca se sabe qual a pressão a linha iria suportar então a valvula alivia esta pressão mantendo o bar necessário para os tuchos.
2 - No filtro tem outra válvula desta, ela serve como alivio caso o filtro venha a entupir, neste caso irá acender a luz do óleo e o motor não ficará sem o óleo, mas ele irá direto para o motor sem passar pelo filtro, na verdade esta válvula no filtro é um caminho mais curto para o óleo passar e isto ocorrerá caso o filtro entupa. Na pior das hipóteses melhor óleo sujo que ficar sem ele, bem pensado pelo inventor da bomba e então podemos classificar esta válvula como válvula de segurança.
3 - Valvula de alivio da bomba, é uma mola de uns 10 a 15 cm de comprimento com um pistão na ponta que ao ter excesso de pressão afasta o pistão e retorna para o carte.
4 - Existem várias situações que a luz possa acender e não quero expôr aqui, mas cuidem do filtro, tem gente que não troca nunca e muitos nem trocam o óleo.

E eu estou pesando em aumentar a pressão da minha bomba, tipo colocar uma arruelinha simples e com certo cuidado para não foraçar a abertura desta válvula de segurança. Alguem já fez isto?, detalhe é fácil demais fazer isto.
Imagem

276 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 185 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:28