O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1109 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Jan 2022, 12:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tive que fazer o vídeo 5 comando letra K e como você mencionou antes,

o 2.0 nao pode apanhar emuma subida de rua ele tem torque bom , agora sim . a lenta mudo se comparar comos videos anteriores tem mais uma o carro com o comando ou o distribuidor (caso dos mais antigos) acaba esquentando mais tambem gasta mais .
acredito que consegue chegar na media de consumo que vc procura , se pensar o gasto acaba recuperando no consumo a manutençao do vecão rendeu uns videos da hora cheios de dicas boas , fico muito feliz que tenha conseguido realizar todo o que vc tinha pensado na manutençao e o resultado tenha ficado 100% como esperado ,
sabemos que os videos do comando letra K ainda rende mais um ou dois videos , um para comentar o resultado agora com o comando no pontocerto e outro cuando consiga uma media de consumo , pode demorar mais seria a chave de ouro para acabar a saga .


Tenho hoje sem mexer no ponto só andando na rua e de 170 km somente 20 com ar ligado 7,8 km por litro, média boa considerando que a cidade aqui é complicada, muitos quebras molas, muitas subidas fortes, muitas paradas religa carro etc. Andando no centro já estaria onde busco, agora vamos ver semana que vem no mesmo trajeto que fazia 8.2 e agora com o comando ajustado.
Amanhã trocarei as mangueiras, só achei estranho a nova do reservatório que é original e pelo que vejo passa por cima do trambulador para chegar no tubo. Achei estranho isto vou tentar emendar na outra e dar uma volta ali por trás, fazer uma emenda de aluminio.
Outro detalhe não comentando, há mais de um ano começou molhar de óleo embaixo na caixa, troquei o retentor do volante e continuou vazando, suspeitei ser o carter e fui enrolando pra mexer. Mexi no motor e parou de vazar, este óleo melava a parte do carter onde fica a junta. Minha suspeita, somente suspeita que estava vazando óleo pelo cabeçote na entrada do óleo aquele anelzinho na junta lateral que fica atrás do motor, mas por hora é só suspeita porque não achei nada de marca de óleo entornado no motor, já busquei os vídeos que fiz e não achei nada, o certo é que parou de vazar embaixo.
Mas é isto ai, até o momento está muito bom,


Só fazer uma correção, media encontrada na cidade foi 7,2 e não 7,8.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 10 Jan 2022, 09:38

Alguns detalhe sobre consumo que as vezes uns não entendem e que precisa ser explicado. Vi uma reportagem em um possivedl novo Vectra ou talvez até venha com outro nome e que é 2.0 turbo, consumo na cidade 9 Km/litro e na estrada 11 km/litro. Devemos lembrar que ele está ali para teste e não fazendo compras igual eu fiz onde em 5 dias liguei o carro 32 vezes, marquei isto porque estava de férias. E tem aqueles que tem o Mid marcando o consumo e ali no momento mostra algo bonito perto destes 9, mas ficam se perguntando. Como que ele marca 9 e eu vou abastecer e dá diferente? Bem, o consumo marcada como média, no relogio é o que está ali no momento e não computa o desligar o carro e religar novamente e para movimentar a massa ele exige alimentação dupla e o pessoal esquece disto.
Nunca compare o consum o do seu carro com o carro do vizinho, as vezes o vizinho vai na padaria a pé e são duas ligadas a menos.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 10 Jan 2022, 15:22

rsrsrsrsr em carro turbo o consumo e muuuuito relativo , tem que ver cuando vc acostuma e pega a manha para rodar com a turbina sempre cheia ou perto diso o consumo e bem diferente, e tudo altera o consumo preçao dos pneus , carga, ocupantes, vento, ate se encher o tanque .
meu carro hoje esta rodando 8,2 aproximado na cidade e na estrada depende da estrada pode rodar 12 km\l ou ate 14,5 km\l , lembrando que o vectra a 200km\h consome como um v8 faz 4,5 a 5 km\l vai saber a que velocidade as montadoras faz os testes geralmente faz a velocidade permitida que seria 40km\h na cidade e 100km\h esa velocidade so no domingão dando um role com a familia .
e tem uma realidade que a fisica nao erra para gerar X cuantidade de potença faz falta X cuantidade de gasolina nao tem magia de consumo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 10 Jan 2022, 17:42

chirola escreveu:Fuente del Mensaje rsrsrsrsr em carro turbo o consumo e muuuuito relativo , tem que ver cuando vc acostuma e pega a manha para rodar com a turbina sempre cheia ou perto diso o consumo e bem diferente, e tudo altera o consumo preçao dos pneus , carga, ocupantes, vento, ate se encher o tanque .
meu carro hoje esta rodando 8,2 aproximado na cidade e na estrada depende da estrada pode rodar 12 km\l ou ate 14,5 km\l , lembrando que o vectra a 200km\h consome como um v8 faz 4,5 a 5 km\l vai saber a que velocidade as montadoras faz os testes geralmente faz a velocidade permitida que seria 40km\h na cidade e 100km\h esa velocidade so no domingão dando um role com a familia .
e tem uma realidade que a fisica nao erra para gerar X cuantidade de potença faz falta X cuantidade de gasolina nao tem magia de consumo


É verdade Chirola não tem mágica nisto, e hoje comecei a trabalhar e o carro ficou uma quantidade imensa de bom, muito hom, agora se vai beber ou não, só saberei la pra quinta ou sexta feira. Mas está ótimo, ágil, retomadas perfeita e olha que não avancei o que poderia porque o comando aceita mais que 3mm, já está sem duvida em funcionamento muito melhor que o comando letra H. Ficou Excelente.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 10 Jan 2022, 18:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje já está sem duvida em funcionamento muito melhor que o comando letra H. Ficou Excelente.

sim o comando que vc coloco deveria ofrecer torque bom em baixa rotaçao para trajeto urbano e estrada vai muito bem o consumo deveria melhorar porque ao ter torque em baixa rotaçao nao troca tanto de marcha ja na estrada a caixa f18 é longa para rodar a 110 km\h deveria casar bem com o giro do motor ,
uma coisa que acho errado nos 16v a caixa e longa e o torque so aparece pra la dos 2500 giros tem situaçoes que a segunda marcha da cabeçadas e a primeira não engata porque não da a sincronizaçao ou baixa o giro ate cuase parar o carro ou da na embreagem para nao dar trancos ou deixa dar trancos . dificil elegir cual é menos pior rsrsrsr.
fico muito feliz pelo resultado do seu carro ter ficado como esperado top top top

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Jan 2022, 08:41

Enquanto isto, um video mostrando sobre colocar e apertar uma vela. O fabricante recomenda um aperto depois de encostado de 1/4 de volta, isto é correto quando nova ou quando colocada pela primeira vez, mas as vezes precisamos tirar e ai é que muda de 1/4 para 1/8 e todos continuam com 1/4 no aperto e uns até mais e sem necessidade porque uma vela veda com muita facilidade. Uma vela nova é conseguido 1/4 e se consegue repetir com facilidade 1/4 depois do primeiro 1/4 e isto é que o pessoal erra, porque 1/4 da a impressão que não está apertada ainda. Por isto que as vezes precisam tirar o cabeçote fora para tirar uma vela que foi mau colocada.

https://www.youtube.com/watch?v=it7ul1oBu_0
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 12 Jan 2022, 13:45

verdade almeidão 1\4 na primeira vez porque amasa aquela ruelinha que tem de junta , depois que amasou ja nao faz sentido 1\4 de volta é so uma encostadinha de leve , a unica coisa que eu aperto de mais por ignorancia mesmo são as rodas mesmo sabendo que nao faz falta sempre aperto de mais ate por não saber cuanto torque leva os parafusos na roda de liga ,
engana muito porque dependendo do tamanho da chave que utiliza 2 kilos da a impraçao de que não apertou e na verdade ja pasou do aperto certo .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Jan 2022, 14:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje verdade almeidão 1\4 na primeira vez porque amasa aquela ruelinha que tem de junta , depois que amasou ja nao faz sentido 1\4 de volta é so uma encostadinha de leve , a unica coisa que eu aperto de mais por ignorancia mesmo são as rodas mesmo sabendo que nao faz falta sempre aperto de mais ate por não saber cuanto torque leva os parafusos na roda de liga ,
engana muito porque dependendo do tamanho da chave que utiliza 2 kilos da a impraçao de que não apertou e na verdade ja pasou do aperto certo .


As rodas eu tambem vou na força, mas são entre 9 e 10 kilos. Igual Polia Virabrequim não uso torquimetro e nem a do comando, aperto bem, a do virabrequim sempre coloco com chave pneumpatica, mas desta vez a pneumatica não quiz soltar e tive que usar o cabo de força, ele chegou gritar kakakak.

Outra experiência que não comentei. Eu gosto de usar alguns parafuso Inox por ser muito duro, desta vez usei na saida da descara os 4 complicados de colocar que os mecanicos colocam uma vez e na proxima mexida ali todos tem que jogar o coletor fora com todas as roscas comida. Bem, coloquei ali e não deu certo, em 3 dias afrouxou todos, reapertei para confirmar e no outro dia estavam frouxo, voltei com os de aço alem 8mm que sempre usei e voltou a ser o que era. Então ali inox NÃO.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 12 Jan 2022, 15:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Então ali inox NÃO.

vc fala dos que junta o coletor com o cano que dece ? se for eses que vc comenta uma opçao é colocar preisioneiros e utilizar porcas de de broze ou cobre com arruelas de preçao e se espano a rosca coloca um prisioneiro e da um pingo de solda por tras para reaproveitar o coletor e nao ter que comprar outro .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Jan 2022, 17:30

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Então ali inox NÃO.

vc fala dos que junta o coletor com o cano que dece ? se for eses que vc comenta uma opçao é colocar preisioneiros e utilizar porcas de de broze ou cobre com arruelas de preçao e se espano a rosca coloca um prisioneiro e da um pingo de solda por tras para reaproveitar o coletor e nao ter que comprar outro .


Ééééé, não pensei nisto, se bem que eu prendo este guarda chucas atrás do motor porque ele vem para ser preso ali, e eu teria que soltar, mas está ai a ideia que eu não tive e ainda tenho porcas banhada no bronse. Bem eu uso parafusos álem, coloco ele com as mãos até a metade para ter certeza, sempre troco eles quando tiro, depois aperto por baixo com dois alongadores, e um deles tem que usar um adaptador articulado para apertar de baixo para cima.

Ali é o primeiro lugar em estrago mecanico e o segundo lugar é o protetor do carter, mas o protetor corre um risco de estragar se ele tirar e colocar 3 vezes, sendo a descarga eles estragam na primeira. O gente ruim de parafuso sô!
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 13 Jan 2022, 02:59

Parafuso de aço temperado ao esquentar e esfriar muito perde seu tratamento , e ao afrouxar mecânico erra muito se ao afrouxar roda pesado tem que afruxar um pouco e deixar esfriar dale wd afrouxa da um tempo ou não da outra que seja parafuso quebrado ou rosca espanada , a posição de trabalho não ajuda muito

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 13 Jan 2022, 08:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Parafuso de aço temperado ao esquentar e esfriar muito perde seu tratamento , e ao afrouxar mecânico erra muito se ao afrouxar roda pesado tem que afruxar um pouco e deixar esfriar dale wd afrouxa da um tempo ou não da outra que seja parafuso quebrado ou rosca espanada , a posição de trabalho não ajuda muito


Sim, ali a posição é ruim, eu afrouxo ele por baixo com alongador, na ponta um flexivel e em seguida um soquete álen e sai com a mão depois de frouxo e coloco também com a mão até encostar e com um certo grau de facilidade e depois aperto. Eu peguei ele estragado quando comprei o carro, tanto que o da ponta tenho que colocar um parafuso com porca e eu comprei uma rosca postiça e não achei o macho que comprei para fazer tal rosca e acabei montando assim mesmo. Bem, o que podemos exigir dos caras que mexem com descarga??? É deste jeito, quer bom, faça voce mesmo e assim eu faço.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 13 Jan 2022, 13:53

Olhei uns videos este dias e descobri que deve ter muita S10 com ponto atrasado, e acredito que alguns Vectras 2.2 também kakakakka.

Aqui já tenho um empate na economia, mas tem gasolina ainda para o resultado que será amanhã.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 14 Jan 2022, 08:59

Economia foi superada, testado em um espaço onde a rotina é quase 100% e que neste espaço fazia antes 8.2, neste mesmo espaço depois de fazer cabeçote e trocar o comando por um letra K, o mesmo local testado de segunda a sexta alcançou 9.07. Eu achava que este local teria que ser 9, então eu consegui e não mudei nada a forma de dirigir, apesar que o carro está bem ágil. Usei gasolina aditivada. pegando o tansito pela manhã aqui mais livre e a tarde mais pesado no centro, são 10 km normalemente faço estes 10 km 4 vezes ao dia, sendo neste percurso 50% cidade, 30% aquele espaço urbano mas não tão fechado e com quebras molas e 20% pista livre,
Acho que consegui o que eu queria e com certeza na proxima vez que eu mexer ali nas correias eu avançarei mais 1 mm no ponto. Ele ficou é bom demais.
Lembro que não quer dizer que seja o comando o causador da economia, o simples fato de mexer no cabeçote com certeza o carro já ficaria mais econômico. Mas neste caso informo que se o comando não ajudou, também não atrapalhou.

Editei porque esqueci deste comentario, o carro não esquentou nada mais do que era, temperatura segue 100% igual era antes e hoje aqui estamos com 36 graus e parece 40 e mesmo assim todos os testes foram e serão feitos sem ar ligado.
Tenho quase certez que ele fez 9,4, mas eu não quiz abusar da minha certeza e dos meus testes, assim que tenho 100% de certeza que fez mais que 9.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 14 Jan 2022, 13:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tenho quase certez que ele fez 9,4, mas eu não quiz abusar da minha certeza e dos meus testes, assim que tenho 100% de certeza que fez mais que 9.

boa meu amigo, mais do que 9 km\l e uma media otima para um 2.0 projetado a mais de 20 anos ele segue competitivo com carros modernos , com o preço da gasolina e a melhoria de consumo a manutençao acaba-se pagando solzinha com o tempo ,
acho que o comando muda sim o comportamento do carro em baixa carga e com o tempo vai acostumando e a media pode sim melhorar um pouco ainda , vai ter situaçoes que trocaba de marcha e tendo um torque extra ja não vai trocar .
muito bom o resultado , parabens

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 15 Jan 2022, 16:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tenho quase certez que ele fez 9,4, mas eu não quiz abusar da minha certeza e dos meus testes, assim que tenho 100% de certeza que fez mais que 9.

boa meu amigo, mais do que 9 km\l e uma media otima para um 2.0 projetado a mais de 20 anos ele segue competitivo com carros modernos , com o preço da gasolina e a melhoria de consumo a manutençao acaba-se pagando solzinha com o tempo ,
acho que o comando muda sim o comportamento do carro em baixa carga e com o tempo vai acostumando e a media pode sim melhorar um pouco ainda , vai ter situaçoes que trocaba de marcha e tendo um torque extra ja não vai trocar .
muito bom o resultado , parabens


Na rodovia o carro ficou R I D Í C U L O, absurdamente ridículo kakakakkak Fui a praia hoje montar uma antena Sky para um amigo, foram 99 km ida e volta, 56 Quebras molas neste trecho e pouco andei dentro da cidade, mas teve ai uns 8 KM dentro dela sem muito transito, mas andei, média de 110 Km/h e alguns bons momentos 120 e as vezes com filas de carros tinha que pisar um pouco mais. Gastei exatamente 8 litros, 12,37 Km/litro, nunca ele fez isto, acho que este comando irá custar logo, logo uns 1.000,00 kakakakaka

Agora Chirola, tens tudo ai sobe o carro com comando letra K, comportamento, consumo etc. Pelo meus cálculos ainda posso avançar 1mm na polia e assim que eu mexer ali farei isto sem pensar. Agora jogar uma agua para tirar a marisia.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 17 Jan 2022, 01:33

Esta ótimo o consumo se peg estrada libre faria acima de 13km/l a ESA velocidade constante , imagino a sua alegria ao ver o resultado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 17 Jan 2022, 09:22

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Esta ótimo o consumo se peg estrada libre faria acima de 13km/l a ESA velocidade constante , imagino a sua alegria ao ver o resultado


Ficou muito bom mesmo e sem contar que nossa gasolina hoje é um daqueles produtos que está sendo muito marginalizado no país por falta de fiscalização que já era precária antes da pandemia.

Tem uma coisa que nunca eu tinha pensado e que me abre duvidas e é sobre o ponto de ignição. Vamos lá pra entender o que eu estou etendendo pra ver se estou certo ou errado. Um exemplo do Monza Carburado que tem um distribuidor onde eu posso avançar o ponto e tardar o mesmo mexendo ali no comando sem alterar a posição da polia e estamos falando do ponto de ignição e não do comando pela correia
Agora o Vectra que tem o ponto morto superior com sensor de rotação onde a ignição é sempre a mesma e não importa o que eu faça no comando eu terei sempre a mesma ignição naquele momento máximo do pistão já que não mexi na central ou em qualquer outro lugar.
O que eu entendo e me diga se estou certo, entendo que qualquer mudança que faço no comando eu só altero a abertura e fechamento das válvulas que se for mal feita eu posso fazer esta ignição ser dada com o comando já abrindo ficando assim o comando atrasado ou ao contrário posso fazer a ignição com o comando todo fechado e com uma leve demora para abrir e liberar os gases, mas que esta ignição ainda será sempre na mesma posição.

Na verdade então eu nunca consigo no meu carro fazer esta ignição ser dada antes do pistão chegar no máximo ao mexer no comando e que seria realmente o ponto avançado, então nçao estou avançando o ponto e sim ajustando o comando para uma melhor posição. Estou certo no modo de pensar sobre este carro? quer dizer então que o choque nas bielas com a ignição antes de chegar no topo neste carro é impossviel quando mexo no comando?
Se for isto, penso então que tinha algo muito ruim nele para fazer ele detonar demais e agora zero detonação.

Assim que der vou buscar uma polia de S10 duas posições para ver quanto de diferença seria o ponto do comando usando ela com relação ao meu anterior, assim ajustaria 100% a minha polia para este comando.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 17 Jan 2022, 14:11

a injeçao multiponto ela ajusta o ponto de igniçao dependendo da mistura aceleraçao etc , no 16v tem sensor de detonaçao e sensor de fase que ajusta o ponto dependendo da posiçao do comando de escape , e atrasa o ponto em caso de detonaçao .
no 8v imagino que a correçao de ponto deve ser por mistura e leitura de sonda e temperatura ,para ele detonar deveria ter uma pre-igniçao , cuando mexe no distribuidor mexe no ponto da faisca sempre com a mesma mistura , cuando mexe no comando vc mexe no momento de admiçao da mistura dependendo da posiçao do pistão e a abertura das valvulas muda o fluxo causado pelo vacuao gerado pelo movimento do pistão e valvula .
geralmente adiantar o comando gera mais torque e potença em baixa aproveitando o vacuo gerado pela exaustão dos gases , mais em altas rotaçoes nao e bem aproveitado por causa da posiçao e velocidade do pistão ja que o tempo de admiçao fica menor e com o comando adiantado no pico de vacuo na camera a valvula nao esta totalmente aberta restringindo o fluxo .
meio confuso mais tem a ver com a velocidade , vacuo gerado e apertura das valvulas .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 17 Jan 2022, 14:26

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a injeçao multiponto ela ajusta o ponto de igniçao dependendo da mistura aceleraçao etc , no 16v tem sensor de detonaçao e sensor de fase que ajusta o ponto dependendo da posiçao do comando de escape , e atrasa o ponto em caso de detonaçao .
no 8v imagino que a correçao de ponto deve ser por mistura e leitura de sonda e temperatura ,para ele detonar deveria ter uma pre-igniçao , cuando mexe no distribuidor mexe no ponto da faisca sempre com a mesma mistura , cuando mexe no comando vc mexe no momento de admiçao da mistura dependendo da posiçao do pistão e a abertura das valvulas muda o fluxo causado pelo vacuao gerado pelo movimento do pistão e valvula .
geralmente adiantar o comando gera mais torque e potença em baixa aproveitando o vacuo gerado pela exaustão dos gases , mais em altas rotaçoes nao e bem aproveitado por causa da posiçao e velocidade do pistão ja que o tempo de admiçao fica menor e com o comando adiantado no pico de vacuo na camera a valvula nao esta totalmente aberta restringindo o fluxo .
meio confuso mais tem a ver com a velocidade , vacuo gerado e apertura das valvulas .


Ok, mas como se ele não tem sensor de fase só pode ser isto mesmo que você diz e cada vez mais penso que esta injeção mesmo antiga é muito inteligente, sobre vácuo eu acho que ele não estava mesmo sendo aproveitado, justamente pela sujeira existente em excesso no coletor ali perto dos bicos e eu tendo o suspiro longe dali. Por falar em sonsor de detonação, o meu tem ele desligado, veio no motor quando eu comprei e eu deixei ele ali sem saber onde ligar e para não perder. Hoje comprei uma polia usada de duas posições, logo explicarei para quem tiver interessado a diferença dela e eu saberei com precisão o quanto poderei avançar ainda o meu comando ou se já está no local correto. E assim partir para outros acertos
Imagem

1109 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 151 visitantes