O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

118 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 17 Mar 2022, 07:15

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Esse Vectra ja to chamando ele de kinder ovo, cada hora uma surpresa kkkkkkkk

Enfim, durante os testes com o comutador em um momento a chave ficou toda mole no cilindro e o resultado foi que o miolo da chave que vira o comutador estava para quebrar, ja estava fissurado, por isso ele nao virava todo o comutador a ponto de dar igniçao, ou seja, pode ser ate que o comutador antigo original estava bom e a origem do problema podia ser desde o inicio o cilindro. Encomendei um cilindro novo para colocar no lugar e estou esperando chegar, no momento deixei o carro para trocar embreagem e as buchas do agregado e das bandejas, pois sozinho em casa nao daria pra fazer isso, ja fiz uma vez num astra que eu tive mas foi mto penoso fazer tudo sozinho, entao preferi pagar para fazer dessa vez.

Foi engraçado qdo deixei la no mecanico eu explicando como ele teria que fazer pra ligar o carro com ligaçao direta kkk , ele só pensando vixi que bomba!!


O comuador original está guardado? dependendo do que voce comprou o original usado pode ser melhor que ele. Sobre a chave, voce vai ter que mudar o segredo dela, mas se voce resolver não mudar, voce vai ter que tirar o transponder dela e colocar na outra chave, ou seja não jogue a chave fora kakakak.


entao como eu achei que o comutador estava ruim eu nao fui vamos dizer assim muito cuidadoso na hora de tirar ele entao acabou dainificando aqueles garfinhos, esse ja era. Agora sobre a chave, basta eu colocar o cilindro novo, pegar o transponder e colocar na carcaça nova? Eu ja ia mandar pra um chaveiro pra reconfigurar o cilindro do porta malas pq ele nao abre na chave só abre pelo botao interno de abertura, ai nessa ja peço para fazer a da porta tambem.


Pede o Chaveiro pra fazer isto pra você, assim terás as portas, ignição e ele acerta a tampa traseira e fica a mesma chave original con o trasponder.

https://www.youtube.com/watch?v=KcZVjSlANuY

Este outro é para tirar a ignição e levar para o chaveiro.

https://www.youtube.com/watch?v=-AH7pRZPusE
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 17 Mar 2022, 08:49

O comutador é bem complicado, eu comentei no meu video que esta peça não original é dificil dar certo, mas com certeza tem umas marcas que funcionam sim, eu só não as conheço e sei que ARTEB é Original e dificil de achar. Outra coisa que comentei sobre a igniçãoi e foi em outro video que fiz, para mexer ali tem que desmongar a ignição, caso contrário fica um serviço meia boca e depois tem que amarrar com enforca gato e cheio de gambiarra para dar certo. Se For mexer desmonta tudo como o video que fiz, tire a ignição completa para entender como é a peça e assim não estragar algo que quase não existe mais. Não tente mexer no lugar como este video abaixo, da forma que foi mexido nem original dará jeito.

https://www.youtube.com/watch?v=epHloyowaFM
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 17 Mar 2022, 15:21

Conversando sobre comutador, fiz video etc, agora o meu deu problema, as veze liga e forçando muito e as vezes não.
Vou abrir hoje a noite e tentar acertar, não pode ficar para o fim de semana.
Já é hora de pensar em botão de start como seguança, assim não precisaria correr para consertar kakakak.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 18 Mar 2022, 08:08

Troquei o cilindro de ignição e coloquei um que tinha usado há muito tempo, não percebi que estava enfraquecido e este era o problema, estava ligando ainda porque ele não quebra direto, as vezes ele avisa que vai quebrar e nem sempre o pessoal percebe isto e eu percebi e troquei ontem a noite ainda.
Tive dificuldades com a chapinha (lingueta) que segura o cilindro para jogar pra fora ao tirar a chave, no fim montei sem ela e dificilmente eu voltarei a usar ela mesmo se eu trocar por um novo, esta lingueta sempre foi um calo no meu sapado e no meu caso ou meu carro eu não preciso manter nada ligado ao desligar o carro, então ao desligar a chave o cilindro já sai pra fora sem o estampido original e assim já desligando tudo. Eu imagino que esta parte do comutador seria para destrancar o carro ao tirar a chave, coisa que o meu nunca fez e eu nem sei se fazia, e hoje com um sistema diferente que fiz, o meu já destranca ao deligar a chave. Resumindo sem importancia esta parte do comutador manter se ligado até que eu tire a chave.
Imagem

ClaudeVanDaime
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Mai 2021, 07:37
Nome Completo: Claudio May
Cidade: Rio Verde
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por ClaudeVanDaime » 22 Mar 2022, 13:46

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Conversando sobre comutador, fiz video etc, agora o meu deu problema, as veze liga e forçando muito e as vezes não.
Vou abrir hoje a noite e tentar acertar, não pode ficar para o fim de semana.
Já é hora de pensar em botão de start como seguança, assim não precisaria correr para consertar kakakak.


Almeidão, não estou encontrando o comutador do GLS 98 pra comprar (o meu tá na hora da morte) e já tô pensando em fazer uma chave de start kkkkkkk
Será que é muito dificil pra adaptar uma?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por chirola » 22 Mar 2022, 15:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Conversando sobre comutador, fiz video

oi vc que é mestre no asunto , olhando anuncios pasou uma duvida na cabeça tem como utilizar o comutador do vectra mais novo no vectra B?
ou aproveitar o miolo do comutador do vectra C e colocar nele so a capa do antigo do vectra B aparentemente so muda o formato da capa externa os furos de fixação são igual sonque o do vectra C ainda acha original ,
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 45fc9931aa
seria uma opção de peça original a um prço ainda rasoavel , nao~barato mais rasoavel kakakakaka
vi tambem em algum lugar que com alguma adaptação daria para o da montana tambem mais não sei cual seria a adaptação imagino que trocar a capa externa para encaixar no vectra B não achei outro tipo de adaptação viavel
tambem a um preço rasoavel
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... e593299515

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 22 Mar 2022, 15:41

ClaudeVanDaime escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Conversando sobre comutador, fiz video etc, agora o meu deu problema, as veze liga e forçando muito e as vezes não.
Vou abrir hoje a noite e tentar acertar, não pode ficar para o fim de semana.
Já é hora de pensar em botão de start como seguança, assim não precisaria correr para consertar kakakak.


Almeidão, não estou encontrando o comutador do GLS 98 pra comprar (o meu tá na hora da morte) e já tô pensando em fazer uma chave de start kkkkkkk
Será que é muito dificil pra adaptar uma?


Eu sugiro a você a comprar um da marca Marilia ou Facobrás embora seja somente uma sujestão por conhecer alguns produtos deles, mas é só sugestão mesmo. Fazer um botão de start perfeito você teria que usar um relê reversor, ele tem 5 terminais e você faria igual ao carro original, assim que voce ligar ele iria desligar ventiladores, ar etc e voltaria aligar assim que o carro pegar, isto caso tiver aceso. Já fazer um Start direto é muito fácil.

Start com relê e a possinilidade de desligar ar ou algo ligado no carro:
1 - Relê reversor de 30/40 amperes ele tem 5 terminais: Positivo pós ignição no 85 e um fio negativo no botão start e o outro contato do botão start no 86 do relê. (ao apertar o botão tem que armar o relê somente com a chave ligada, testar antes de seguir) Não usar o pós ignição do penultimo terminal.
2 - olhando o comutador por trás, lado reto o penultimo terminal da parte redonda deve ser cortado, ligar saida do terminal no 30 e a outra parte cortada no 87. (Agora quando voce aperta o botão ele muda para 87A, neste caso corta a energia do 87,
3 - No ultimo terminal da parte reta do comutador olhando para os terminais, voce conecta um fio ali pode deixar ele sem cortar ou pode cortar e deixar o terminal nulo, não importa, a escolher e este fio liga no 87A.
4 - Assim que voce apertar o Start, 87 perde a energia e transfere para 87A que estará ligada no fio do Arranque e assim irá dar a partida. Tem que ser pós ignição no 85 para evitar um toque acidental no botão com o carro desligado e bater em algo.

Penso que seria assim, nunca fiz mas conhecendo o comutador acredito que não daria erro.

Agora para fazer uma gambiarra das piores, basta voce ligar o botão start no ultimo terminal e um no terminal grandão. Mas seria gambiarra das grandes.

Lado do comutador sempre que comentei é olhando para os terminais e nos dois ultimos terminais antes da parte reta.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 22 Mar 2022, 16:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Conversando sobre comutador, fiz video

oi vc que é mestre no asunto , olhando anuncios pasou uma duvida na cabeça tem como utilizar o comutador do vectra mais novo no vectra B?
ou aproveitar o miolo do comutador do vectra C e colocar nele so a capa do antigo do vectra B aparentemente so muda o formato da capa externa os furos de fixação são igual sonque o do vectra C ainda acha original ,
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 45fc9931aa
seria uma opção de peça original a um prço ainda rasoavel , nao~barato mais rasoavel kakakakaka
vi tambem em algum lugar que com alguma adaptação daria para o da montana tambem mais não sei cual seria a adaptação imagino que trocar a capa externa para encaixar no vectra B não achei outro tipo de adaptação viavel
tambem a um preço rasoavel
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... e593299515


Para o Vectra B tem algumas opções porque ele usa uma placa multimer, só para voce ter uma ideia assim que ligamos o comutador o cilindro entra pra dentro e ali tem um contado que para o Vectra B imagino que não tem necesside disto e um relê resolveria isto, diferente de outros carros que precisa tirar a chave para ele destrancar etc.
Sobre o comutador do Vectra mais novo, ele é igual dá perfeitamente, diferente e o encaixe do Astra que ele abraça a peça e o Vectra é por parafuso e um pino, Acredito que o do Astra seja internamente igual ao do Vectra, porém tem que tomar cuidado, porque se alguem tem um paralelo e quer usar a parte interna de um original, não dá nem a pau, o paralelo é bem diferente internamente. Os originais tem duas mudanças internas, um com rolos e outro com garfinho o conjunto interno cabe perfeitamente um no outro porque o alojamento são iguais, mas tenho duvidas no fundo onde sendo com garfinhos a tria é lisa e sendo rolos a trilha é raiada. Com certeza o rolinho serve nas duas, mas acho que o de garfinho não serviria no de rolinhos.
Imagem

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por cbrcleber » 14 Jul 2022, 10:54

Olá amigos tenho um Vectra B 2002 8v versão expression a 4 anos, até alguns meses atrás quando colocava a chave na posição 2 ele fazia a leitura, e em seguida apagava a luz da injeção e depois era só ligar o carro, e após dirigir quando parava o carro e desligava eu tirava a chave da ignição e as portas destravam automaticamente. Hoje em dia nada disso acontece mais, a luz a injeção apaga só após ligar, e quando desligo o carro destrava na hora somente a porta do motorista, já gastei dinheiro em auto elétricos por aí e simplesmente sou ignorado quando peço para os "profissionais" resolverem esses problemas pra min.
Alguém pode me ajudar a solucionar esses problemas? Ou me indicar um auto elétrico em Sp na região leste que eu possa resolver. Muito obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 14 Jul 2022, 12:48

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos tenho um Vectra B 2002 8v versão expression a 4 anos, até alguns meses atrás quando colocava a chave na posição 2 ele fazia a leitura, e em seguida apagava a luz da injeção e depois era só ligar o carro, e após dirigir quando parava o carro e desligava eu tirava a chave da ignição e as portas destravam automaticamente. Hoje em dia nada disso acontece mais, a luz a injeção apaga só após ligar, e quando desligo o carro destrava na hora somente a porta do motorista, já gastei dinheiro em auto elétricos por aí e simplesmente sou ignorado quando peço para os "profissionais" resolverem esses problemas pra min.
Alguém pode me ajudar a solucionar esses problemas? Ou me indicar um auto elétrico em Sp na região leste que eu possa resolver. Muito obrigado.


Tudo indica ser o comutador de ignição em conjunto com o miolo da chave. entenda como é o funcionamento, quando voce coloca a chave o cilindro de ignição junto com o corpo externo dele tem um mecanismo que faz a chave entrar e la no fim empurra o comutador ligando um terminal. O primeiro sinal de defeito ai é quando voce desliga, tira a chave e o tambor não sai pra fora e isto é decorrente ao desgaste de uma travinha que aliás eu nem uso, ou seja o meu eu ligo ela entra, eu desligo ela sai, isto porque nunca mais se consegue achar uma peça desta com a marca Morcego que é original o qual funciona perfeiro e qualquer ouro funcionambem sem esta travinha e assim não prende a chave. Dá uma olhada no video abaixo que um momento explico como o comutador é empurrado e tem gente que coloca ate parafuso ali com uma terrivel gambiarra para não comprar um comutador.

DETALHE, se alguem tentou arrumar da forma dele, vai ser duro voltar para o original. Comutador bom é da marca ARTEB, se voce achar compra porque já virou mosca branca.

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por chirola » 14 Jul 2022, 17:48

no sei no vectra C , no vectra B a luz da injeção so desliga ao dar partida no carro (asim explica no manual) não achei raro ou não sei se no seu carro funciona igual .
o das portas almeidão falo tudo pode ser sim o comutador olha o video que fica facil de entender , ao colocar a chave empuja um pino que faz contato ao chegar no final se o pino gasto e ficou um pouquinho mais curto falha ese contato e da problema nas travas ja ouvi casos similares

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por cbrcleber » 14 Jul 2022, 19:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos tenho um Vectra B 2002 8v versão expression a 4 anos, até alguns meses atrás quando colocava a chave na posição 2 ele fazia a leitura, e em seguida apagava a luz da injeção e depois era só ligar o carro, e após dirigir quando parava o carro e desligava eu tirava a chave da ignição e as portas destravam automaticamente. Hoje em dia nada disso acontece mais, a luz a injeção apaga só após ligar, e quando desligo o carro destrava na hora somente a porta do motorista, já gastei dinheiro em auto elétricos por aí e simplesmente sou ignorado quando peço para os "profissionais" resolverem esses problemas pra min.
Alguém pode me ajudar a solucionar esses problemas? Ou me indicar um auto elétrico em Sp na região leste que eu possa resolver. Muito obrigado.


Tudo indica ser o comutador de ignição em conjunto com o miolo da chave. entenda como é o funcionamento, quando voce coloca a chave o cilindro de ignição junto com o corpo externo dele tem um mecanismo que faz a chave entrar e la no fim empurra o comutador ligando um terminal. O primeiro sinal de defeito ai é quando voce desliga, tira a chave e o tambor não sai pra fora e isto é decorrente ao desgaste de uma travinha que aliás eu nem uso, ou seja o meu eu ligo ela entra, eu desligo ela sai, isto porque nunca mais se consegue achar uma peça desta com a marca Morcego que é original o qual funciona perfeiro e qualquer ouro funcionambem sem esta travinha e assim não prende a chave. Dá uma olhada no video abaixo que um momento explico como o comutador é empurrado e tem gente que coloca ate parafuso ali com uma terrivel gambiarra para não comprar um comutador.

DETALHE, se alguem tentou arrumar da forma dele, vai ser duro voltar para o original. Comutador bom é da marca ARTEB, se voce achar compra porque já virou mosca branca.

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM


Obrigado pela dica, vou tirar o comutador do carro e ver como ele está e com auxílio do vídeo vou tentar eu mesmo resolver.

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por cbrcleber » 14 Jul 2022, 19:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje no sei no vectra C , no vectra B a luz da injeção so desliga ao dar partida no carro (asim explica no manual) não achei raro ou não sei se no seu carro funciona igual .
o das portas almeidão falo tudo pode ser sim o comutador olha o video que fica facil de entender , ao colocar a chave empuja um pino que faz contato ao chegar no final se o pino gasto e ficou um pouquinho mais curto falha ese contato e da problema nas travas ja ouvi casos similares


Quando eu peguei o carro o antigo dono me explicou que antes de ligar o carro tinha essa função do carro fazer a leitura e em seguida a luz da injeção apagar(coisa de 2/3 segundos)., logicamente que o importante é a luz da injeção apagar com o carro ligado. Mas como a gente é chato com carro fica incomodado quando algo sai do normal kk. No manual eu lembro que tinha algo falando sobre isso, vou verificar.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por chirola » 15 Jul 2022, 01:31

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Quando eu peguei o carro o antigo dono me explicou que antes de ligar o carro tinha essa função do carro fazer a leitura e em seguida a luz da injeção apagar(coisa de 2/3 segundos)

vi no manual do vectra C que a luz deveria apagar sem ligar o motor so com a chave no contato ao ligar o carro a luz desliga os problemas podem estar relacionados o da luz e o da trava podem ser causado pelo mesmo defeito checa o comutador e um posivel causante do defeito

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por cbrcleber » 27 Jul 2022, 11:18

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos tenho um Vectra B 2002 8v versão expression a 4 anos, até alguns meses atrás quando colocava a chave na posição 2 ele fazia a leitura, e em seguida apagava a luz da injeção e depois era só ligar o carro, e após dirigir quando parava o carro e desligava eu tirava a chave da ignição e as portas destravam automaticamente. Hoje em dia nada disso acontece mais, a luz a injeção apaga só após ligar, e quando desligo o carro destrava na hora somente a porta do motorista, já gastei dinheiro em auto elétricos por aí e simplesmente sou ignorado quando peço para os "profissionais" resolverem esses problemas pra min.
Alguém pode me ajudar a solucionar esses problemas? Ou me indicar um auto elétrico em Sp na região leste que eu possa resolver. Muito obrigado.


Tudo indica ser o comutador de ignição em conjunto com o miolo da chave. entenda como é o funcionamento, quando voce coloca a chave o cilindro de ignição junto com o corpo externo dele tem um mecanismo que faz a chave entrar e la no fim empurra o comutador ligando um terminal. O primeiro sinal de defeito ai é quando voce desliga, tira a chave e o tambor não sai pra fora e isto é decorrente ao desgaste de uma travinha que aliás eu nem uso, ou seja o meu eu ligo ela entra, eu desligo ela sai, isto porque nunca mais se consegue achar uma peça desta com a marca Morcego que é original o qual funciona perfeiro e qualquer ouro funcionambem sem esta travinha e assim não prende a chave. Dá uma olhada no video abaixo que um momento explico como o comutador é empurrado e tem gente que coloca ate parafuso ali com uma terrivel gambiarra para não comprar um comutador.

DETALHE, se alguem tentou arrumar da forma dele, vai ser duro voltar para o original. Comutador bom é da marca ARTEB, se voce achar compra porque já virou mosca branca.

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM


Obrigado pela dica, vou tirar o comutador do carro e ver como ele está e com auxílio do vídeo vou tentar eu mesmo resolver.


Boa tarde eu troquei o Comutador coloquei um da marca Marília, após religar tudo agora quando tiro a chave do contato após desligar destrava somente a porta do motorista, a porta do passageiro continua trancada, será que preciso fazer alguma configuração para fazer o destravamento das duas portas? Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 27 Jul 2022, 15:41

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos tenho um Vectra B 2002 8v versão expression a 4 anos, até alguns meses atrás quando colocava a chave na posição 2 ele fazia a leitura, e em seguida apagava a luz da injeção e depois era só ligar o carro, e após dirigir quando parava o carro e desligava eu tirava a chave da ignição e as portas destravam automaticamente. Hoje em dia nada disso acontece mais, a luz a injeção apaga só após ligar, e quando desligo o carro destrava na hora somente a porta do motorista, já gastei dinheiro em auto elétricos por aí e simplesmente sou ignorado quando peço para os "profissionais" resolverem esses problemas pra min.
Alguém pode me ajudar a solucionar esses problemas? Ou me indicar um auto elétrico em Sp na região leste que eu possa resolver. Muito obrigado.


Tudo indica ser o comutador de ignição em conjunto com o miolo da chave. entenda como é o funcionamento, quando voce coloca a chave o cilindro de ignição junto com o corpo externo dele tem um mecanismo que faz a chave entrar e la no fim empurra o comutador ligando um terminal. O primeiro sinal de defeito ai é quando voce desliga, tira a chave e o tambor não sai pra fora e isto é decorrente ao desgaste de uma travinha que aliás eu nem uso, ou seja o meu eu ligo ela entra, eu desligo ela sai, isto porque nunca mais se consegue achar uma peça desta com a marca Morcego que é original o qual funciona perfeiro e qualquer ouro funcionambem sem esta travinha e assim não prende a chave. Dá uma olhada no video abaixo que um momento explico como o comutador é empurrado e tem gente que coloca ate parafuso ali com uma terrivel gambiarra para não comprar um comutador.

DETALHE, se alguem tentou arrumar da forma dele, vai ser duro voltar para o original. Comutador bom é da marca ARTEB, se voce achar compra porque já virou mosca branca.

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM


Obrigado pela dica, vou tirar o comutador do carro e ver como ele está e com auxílio do vídeo vou tentar eu mesmo resolver.


Boa tarde eu troquei o Comutador coloquei um da marca Marília, após religar tudo agora quando tiro a chave do contato após desligar destrava somente a porta do motorista, a porta do passageiro continua trancada, será que preciso fazer alguma configuração para fazer o destravamento das duas portas? Obrigado.


Eu não tenho ideia como seria este funcionamento ai, mas pelo que entendo o comuador está funcionando se é para abrir as outras ai sinceramente eu não sei, deixarei para outro te ajudar nisto.
Imagem

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por cbrcleber » 27 Jul 2022, 18:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Tudo indica ser o comutador de ignição em conjunto com o miolo da chave. entenda como é o funcionamento, quando voce coloca a chave o cilindro de ignição junto com o corpo externo dele tem um mecanismo que faz a chave entrar e la no fim empurra o comutador ligando um terminal. O primeiro sinal de defeito ai é quando voce desliga, tira a chave e o tambor não sai pra fora e isto é decorrente ao desgaste de uma travinha que aliás eu nem uso, ou seja o meu eu ligo ela entra, eu desligo ela sai, isto porque nunca mais se consegue achar uma peça desta com a marca Morcego que é original o qual funciona perfeiro e qualquer ouro funcionambem sem esta travinha e assim não prende a chave. Dá uma olhada no video abaixo que um momento explico como o comutador é empurrado e tem gente que coloca ate parafuso ali com uma terrivel gambiarra para não comprar um comutador.

DETALHE, se alguem tentou arrumar da forma dele, vai ser duro voltar para o original. Comutador bom é da marca ARTEB, se voce achar compra porque já virou mosca branca.

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM


Obrigado pela dica, vou tirar o comutador do carro e ver como ele está e com auxílio do vídeo vou tentar eu mesmo resolver.


Boa tarde eu troquei o Comutador coloquei um da marca Marília, após religar tudo agora quando tiro a chave do contato após desligar destrava somente a porta do motorista, a porta do passageiro continua trancada, será que preciso fazer alguma configuração para fazer o destravamento das duas portas? Obrigado.


Eu não tenho ideia como seria este funcionamento ai, mas pelo que entendo o comuador está funcionando se é para abrir as outras ai sinceramente eu não sei, deixarei para outro te ajudar nisto.


Bom eu tenho certeza que no Vectra as portas do motorista e passageiro destravam quando tira a chave do contato, talvez o destravamento das outras portas seja função de outro componente. Mas de qualquer forma agradeço a ajuda.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Ju_Bueno » 28 Jul 2022, 07:50

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje...quando tiro a chave do contato após desligar destrava somente a porta do motorista, a porta do passageiro continua trancada

Esse é o funcionamento padrão no Vectra C, Astra, Zafira, Corsa C e possivelmente mais algum(ns) modelos da GM. As outras portas vc destrava por meio do botão no painel. E quando o carro está trancado com alarme, para abrí-lo vc pressiona uma vez o botão na chave/telecomando e destravará a porta do motorista, porta-malas e portinhola do tanque de combustível; com o segundo toque se destravarão as outras portas.

Pode ser que isso também tenha sido aplicado ao Vectra B, e se for, não sei a partir de que ano. Palpito que antes do ano 2000, não!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

118 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 234 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 04:45