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Vectra BBuchas Hidráulicas - Vectra B

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luizhbh
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por luizhbh » 28 Abr 2022, 22:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, sei que precisa alinhar e ali atrás tem a regulagem. Eu comprar esta ferramenta precisarei ganhar mais 6 mil kakakakakak. Um detalhe, confirma pra mim. O cara não tirou o braço fora ok? Ele só soltou os 3 parafusos? Neste caso precisa mesmo da ferramenta, mas eu pelo preço que paguei estas buchas (acabei de comprar) eu mesmo quero fazer pra ter certeza que será bem feito. Mas sem a ferramenta acho que terei que tirar o braço fora, isto para tirar a bucha, colocar eu acho fácil inventar uma ferramenta pra isto.



Cara.... vai por mim, ou você compra a ferramenta da raven (custa uns 500 paus) ou aluga de algum amigo que tenha ou então COPIA E FAZ uma pra voce com tubos de aço galvanizado, arruelas, capas de rolamento e um parafuso grande e muito resistente!! A ferramenta certa consegue extrair a bucha e colocar a nova toda alinhadinha sem complicações.

A economia de tempo, complicação e mão de obra é incrível! Se fosse pelo método tradicional das oficinas(prensa e marreta) ia ser um trabalho absurdo de demorado, pois é cheio de coisinhas na regiao pra desmontar e separar até tirar o braço fora. Sem contar o risco de dar zebra em alguma rosca de parafuso ou estragar cabos e etc... se estivessemos em 2005 ou até em 2010, tudo bem... os vectras ainda era novos e tinham fartura de peças de reposição. Mas hoje eu penso que quanto menos voce mexer nessas regioes do carro, melhor! hehehe!

O mecanico fez o serviço com a suspensao toda montada e o carro tava apenas meio suspenso no macaco. Ele nao tirou nem a roda do lado oposto. Só mesmo quando foi trocar a bucha do outro lado. O uso dessas ferramentas extratoras simplifica o trabalho em suspensao de qualquer carro de uma maneira tamanha que eu não entendo como tão poucas oficinas ficam de murrinha pra compra-las e manter no estoque (pelo menos aqui em BH)... aliás, entendo.. mas prefiro ficar calado pra nao usar termos desagradáveis !heheheh!

Deixo um video de um gringo demonstrando o encaixe da bucha usando uma ferramenta improvisada...


https://youtu.be/5TWoYM_x9JY
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por Almeidão » 29 Abr 2022, 07:51

Aqui seu eu tirar o braço fora é super fácil, tenho a minha disposição prensa, morsa etc. Mas com certeza serviço demorado, bem eu fazendo dificilmente estrago algo. O que vejo no video que ela foi cortada para sair, acredito que foi usado uma furadeira e foi furado a borracha em volta e depois serrada a casta e é exatamente este o problema pra mim, TIRAR ESTA PEÇA, porque uma ferramenta para colocar é muito fácil fazer e já me ajudou muito o video sabento que agora sei pra que lado ela entra. Mas se ela tiver uma borda para ser arrastada, o cara ai do video fez errado porque não se deve arrastar uma bucha pelo meio como foi feita. Será que ela não tem borda para entrar? Bem, semana que vem eu verei isto e pode ter certeza, nada de porrada para tirar ou colocar.
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por chirola » 29 Abr 2022, 14:09

esa bucha é uma bosta para tirar cuando estoura ela solta o miolo e fica so a capa agarrada no buraco , o drama da bucha é que a borda dela tem o mesmo tamanho que o alojamento no braço da suspenção então pra tirar não tem como colocar a ferramenta de sacar buchas ja que ela teria que apoiar na peça fixa para puxar a bucha , mesmo na prensa é uma bosta pra tirar o mais rapido é na porrada mesmo ou cortando a capa dela .
repito se a bucha esta estourada o miolo dela esta solto, a capa é de aluminho cerra facil , pega uma serrinha de arco tira a serra pasa pelo buraco da bucha e monta a serrinha no arco e serra cuidado para não acontecer o que vi no video ja que enfraquese a peça.
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no inicio deste video da para entender o que falo da borda da bucha , para utilizar a ferramenta tem que facer como no video para apoiar a ferramenta
https://www.youtube.com/watch?v=XcmBYP_CGXE
fiz um desenho basico para entender o da serrinha os dentes da serrinha tem que ficar ao contraio olhando para dentro do arco
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outra opção é um cano que entre justoa bucha e facer um corte nele para apoiar no braço da suspenção como nas ferramentas de cualidade vendidas na net é encaixaria asim
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nunca teste geralmente vai a serrinha mesmo não faz falta serrar ate cortar a peça corta o sufisiente para enfraqueser a peça e sai comuma batida nela tento não serrar ate o fim para não serrar de mais e danificar o encaixe ,
realmente um trabalho chato , boa sorte para que se aventurar jajkakaakakka

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por luizhbh » 29 Abr 2022, 14:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Aqui seu eu tirar o braço fora é super fácil, tenho a minha disposição prensa, morsa etc. Mas com certeza serviço demorado, bem eu fazendo dificilmente estrago algo. O que vejo no video que ela foi cortada para sair, acredito que foi usado uma furadeira e foi furado a borracha em volta e depois serrada a casta e é exatamente este o problema pra mim, TIRAR ESTA PEÇA, porque uma ferramenta para colocar é muito fácil fazer e já me ajudou muito o video sabento que agora sei pra que lado ela entra. Mas se ela tiver uma borda para ser arrastada, o cara ai do video fez errado porque não se deve arrastar uma bucha pelo meio como foi feita. Será que ela não tem borda para entrar? Bem, semana que vem eu verei isto e pode ter certeza, nada de porrada para tirar ou colocar.


Eu se tivesse os recursos que voce tem, mas é NUNCA que eu tiraria esse braço fora pra arrancar e recolocar qualquer bucha de suspensão! hahhahaha! ! E sim, pra tirar a bucha do encaixe é relativamente tranquilo. Eu não aprovei muito ele ter cortado, pois há chance de riscar o alojamento dela no braço, e isso pode permitir entrada de agua ou sujeira entre as partes criando corrosão. Mas já tinha visto esse video originalmente desde o inicio em outros tempos. Parece que a dele já tava toda corroida, visto que é de algum pais com neve, e que jogam sal nas ruas pra derreter a neve.

Mas lembre que ela tem sim uma especie de copo metalico ao redor, e é ali que a ferramenta de encaixe deve se apoiar. De fato eu tambem achei inadequado ele ter usado aquela placa metalica pra fez a pressao de encaixe. Repare nas fotos da minha troca, a ferramenta da Raven pra linha VW abraçou direitinho o copo metalico da bucha!
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por Almeidão » 29 Abr 2022, 14:41

Chirola, brigadu ai pelo video, eu pensei que eu falava demais kakakka, e pior a camera na hora H ferrou ele. Eu estou achando que vou tirar de letra kakakakak

Olha este outro video que vi, mas aqui o cara é Russo, idioma complicado, o problema que o Vectra ali ficará solto, não tem barra de torção entre uma e outra.

https://www.youtube.com/watch?v=PLwIwPX83pw
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por Almeidão » 29 Abr 2022, 15:20

luizhbh escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Aqui seu eu tirar o braço fora é super fácil, tenho a minha disposição prensa, morsa etc. Mas com certeza serviço demorado, bem eu fazendo dificilmente estrago algo. O que vejo no video que ela foi cortada para sair, acredito que foi usado uma furadeira e foi furado a borracha em volta e depois serrada a casta e é exatamente este o problema pra mim, TIRAR ESTA PEÇA, porque uma ferramenta para colocar é muito fácil fazer e já me ajudou muito o video sabento que agora sei pra que lado ela entra. Mas se ela tiver uma borda para ser arrastada, o cara ai do video fez errado porque não se deve arrastar uma bucha pelo meio como foi feita. Será que ela não tem borda para entrar? Bem, semana que vem eu verei isto e pode ter certeza, nada de porrada para tirar ou colocar.


Eu se tivesse os recursos que voce tem, mas é NUNCA que eu tiraria esse braço fora pra arrancar e recolocar qualquer bucha de suspensão! hahhahaha! ! E sim, pra tirar a bucha do encaixe é relativamente tranquilo. Eu não aprovei muito ele ter cortado, pois há chance de riscar o alojamento dela no braço, e isso pode permitir entrada de agua ou sujeira entre as partes criando corrosão. Mas já tinha visto esse video originalmente desde o inicio em outros tempos. Parece que a dele já tava toda corroida, visto que é de algum pais com neve, e que jogam sal nas ruas pra derreter a neve.

Mas lembre que ela tem sim uma especie de copo metalico ao redor, e é ali que a ferramenta de encaixe deve se apoiar. De fato eu tambem achei inadequado ele ter usado aquela placa metalica pra fez a pressao de encaixe. Repare nas fotos da minha troca, a ferramenta da Raven pra linha VW abraçou direitinho o copo metalico da bucha!


Com certeza vou dar meu pulos, minha cabeça já começou a funcionar e pensar o que farei, mas logo teremos uma ferramenta nova na área. Tipo NAZA kakakakka.
Amanhã vou ver se eu tiver disposição, vou trocar o calço da caixa e olhar melhor ali embaixo e de momento a preocupação e so tirar la, porque colocar já pensei faz tempo como eu farei e não acho difícil, só lembrando que para colocar uma de borracha pura é super necessária este copo, mas como ela tem alma de alumínio não tem necessidade, digo na colocação, retirar é outra história.
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por chirola » 29 Abr 2022, 16:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje u estou achando que vou tirar de letra

vai sim vc ja tem diversas opçoes para tirar elas , para colocar é mais facil com o parafuso e umas arruela grandes na pancada e dificil colocar porque a bucha entra inclinada e acaba trancando , e vc tem como facer na oficina dos sues amigos acho que colocar o carro na rampa (se não tem elevador ) e o melhor asim vc trabalha comodo , e sempre apanha na primeira e a segunda troca em menos da metade do tempo o unico que complica mesmo é aquela borda , eu fiz umas talhadeiras com mola dianteira de fusca que são de aço bem forte e finas ,

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por Almeidão » 30 Abr 2022, 16:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, sei que precisa alinhar e ali atrás tem a regulagem. Eu comprar esta ferramenta precisarei ganhar mais 6 mil kakakakakak. Um detalhe, confirma pra mim. O cara não tirou o braço fora ok? Ele só soltou os 3 parafusos? Neste caso precisa mesmo da ferramenta, mas eu pelo preço que paguei estas buchas (acabei de comprar) eu mesmo quero fazer pra ter certeza que será bem feito. Mas sem a ferramenta acho que terei que tirar o braço fora, isto para tirar a bucha, colocar eu acho fácil inventar uma ferramenta pra isto.


Algo me preocupou agora, tenho que ver melhor porque aqui não aparece a imagem no meu computador das duas fotos postadas, o meu olhei hoje e as duas saem para fora e tive a impressão de ter visto ela ao contrário saindo para dentro. Agora ferrou, vou ter que apelar para GM e ter certeza se a minha está ao contrário. Acredito que não, acho que ali nunca foi trocada.
Hoje troquei o calço da caixa, nunca que aquelas buchas serão difíceis como o calço, aliás as buchas da caixa são mais difíceis que o calço da caixa e pra mim até hoje as duas coisas mais difíceis do carro. Difícil e demorado, fiz um vídeo, mas acho que espantarei os caras kakakakakak
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por chirola » 01 Mai 2022, 05:06

teria que olhar no meu carro , nunca foi mexido nesas buchas ainda , a maioria que vi ela sai pra dentro mais nao lembro certo vou olhar no meu carro e comento

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por luizhbh » 01 Mai 2022, 12:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, sei que precisa alinhar e ali atrás tem a regulagem. Eu comprar esta ferramenta precisarei ganhar mais 6 mil kakakakakak. Um detalhe, confirma pra mim. O cara não tirou o braço fora ok? Ele só soltou os 3 parafusos? Neste caso precisa mesmo da ferramenta, mas eu pelo preço que paguei estas buchas (acabei de comprar) eu mesmo quero fazer pra ter certeza que será bem feito. Mas sem a ferramenta acho que terei que tirar o braço fora, isto para tirar a bucha, colocar eu acho fácil inventar uma ferramenta pra isto.


Algo me preocupou agora, tenho que ver melhor porque aqui não aparece a imagem no meu computador das duas fotos postadas, o meu olhei hoje e as duas saem para fora e tive a impressão de ter visto ela ao contrário saindo para dentro. Agora ferrou, vou ter que apelar para GM e ter certeza se a minha está ao contrário. Acredito que não, acho que ali nunca foi trocada.
Hoje troquei o calço da caixa, nunca que aquelas buchas serão difíceis como o calço, aliás as buchas da caixa são mais difíceis que o calço da caixa e pra mim até hoje as duas coisas mais difíceis do carro. Difícil e demorado, fiz um vídeo, mas acho que espantarei os caras kakakakakak


A instalação delas é de fora do carro pra dentro. Aquela parte da bucha que tem dois furinhos e uma parte maior de borracha deve ficar virada pro lado de fora do carro. Aqui tem mais duas fotos que peguei na internet pra ilustrar a posição.

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por Almeidão » 01 Mai 2022, 14:35

Então está certo, aqui também constatei isto.
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por chirola » 02 Mai 2022, 11:54

no meu carro tambem esta asim , coloca de fora do carro para dentro , a parte de borracha grosa na borda esta para o lado da caixa de ar

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por Almeidão » 02 Mai 2022, 13:03

Obrigado gente, eu tinha olhado errado as fotos. As buchas acabaram de chegar, uma está aqui em cima da minha mesa e estou tirando as medidas para fazer uma ferramenta. Observei que ela tem realmene um rebarba de 3,10 mm para se colocada sem pressionar a borracha e estou estudando esta ferramenta a ser usada ali. Usarei o torneiro aqui da empresa, darei uns 100 contos pra ele e ficará o projeto da minha maneira. Tentarei com esta ferramenta tirar a bucha, colocar com certeza será bem fácil e se der ruim, tiro o braço e usarei a prensa.
Quando eu disse aqui para um que ela custa 900 e a paralela custa 100, ele disse daria para trocar 9 vezes. Bem vamos ver a dificuldade de mexer nisto e avaliar as 9 vezes daqui pra frente.
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por chirola » 02 Mai 2022, 13:43

sim so que toda vez que mexer tem que pagar tambem a geometria , e perder uma tarde para trocar não sei a diferença de cualidade entre original e paralela porque unca mexi em estas buchas. e não tenho ideia da dificuldade do trabalho para trocar mis se trocar 9 acho que depois da segunda ja vai facer mais rapido

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por chirola » 02 Mai 2022, 17:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Usarei o torneiro aqui da empresa, darei uns 100 contos pra ele e ficará o projeto da minha maneira.

olha este video é de um astra mais fica claro o da borda que vc fala para não apertar da borracha e relativamente facil facer algo similar com baixocusto
https://www.youtube.com/watch?v=XcmBYP_CGXE

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por luizhbh » 02 Mai 2022, 20:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado gente, eu tinha olhado errado as fotos. As buchas acabaram de chegar, uma está aqui em cima da minha mesa e estou tirando as medidas para fazer uma ferramenta. Observei que ela tem realmene um rebarba de 3,10 mm para se colocada sem pressionar a borracha e estou estudando esta ferramenta a ser usada ali. Usarei o torneiro aqui da empresa, darei uns 100 contos pra ele e ficará o projeto da minha maneira. Tentarei com esta ferramenta tirar a bucha, colocar com certeza será bem fácil e se der ruim, tiro o braço e usarei a prensa.
Quando eu disse aqui para um que ela custa 900 e a paralela custa 100, ele disse daria para trocar 9 vezes. Bem vamos ver a dificuldade de mexer nisto e avaliar as 9 vezes daqui pra frente.



O detalhe das 9 vezes é que já me disseram que ficar tirando e colocando essas buchas, acaba forçando e desgastando o material dos braços, e com o tempo pode criar folgas onde elas sao encaixadas, te obrigando a comprar a peça inteira. Obvio que umas duas ou tres trocas durante a vida do carro não tem problema, mas se for trocando "todo ano", ainda mais num carro que já tá velho... aí é chamar problema pra casa. Heheheh!

E repare que tem video de astras novos na historia. As buchas tem formas de encaixe diferente. Esse ultimo por exemplo, parece que ela fica no sentido inverso ao do Vectra.
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por Almeidão » 03 Mai 2022, 08:06

luizhbh Sobre o alojamento, ali se tomar cuidado na troca, dará pra trocar muitas vezes, o material usado na bucha se deforma ao ser montada para não agredir tanto o eixo, mas sim você está certo nada de abusos, embora com o pessoal hoje se preculpando mais com o presidente, ou seja fora presidente, fica presidente, quem colocou fogo, quem pagou o fogo, que os prefeitos e goverdadores esqueceram as cidades, afinal aqui ninguem cobra nada e com isto estão cheias de buracos e ferrando nos com amortecedores e buchas e eles que nunca trabalharam, acharam um álibe prerfeito para isto.

Chirola sobre a ferramenta de colocação por incrivel que pareça a minha está sendo preparada muito parecida com esta, lógico de acordo com a bucha do vectra que é diferente, já estão os desenhos nas mãos do torneiro. Eu preciso e estou tentando descobrir qual o diametro externo ali no eixo onde entra a bucha, para projetar um copo externo e tentar sacar, mas é complicado medir com ele no lugar.
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por chirola » 03 Mai 2022, 13:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje lógico de acordo com a bucha do vectra que é diferente

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bom na foto fica clara a posição da bucha olhando para fora ou para a caixa de ar , a medida é milimetrica comparando com a bucha ,cuase não sobra borda com ela no lugar o mais proximo seria facer um copo pela medida da bucha, as medidas são todas coisa de 2 ou 3 milimetros não deixa muita margem de error ,

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por Almeidão » 03 Mai 2022, 13:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje lógico de acordo com a bucha do vectra que é diferente

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bom na foto fica clara a posição da bucha olhando para fora ou para a caixa de ar , a medida é milimetrica comparando com a bucha ,cuase não sobra borda com ela no lugar o mais proximo seria facer um copo pela medida da bucha, as medidas são todas coisa de 2 ou 3 milimetros não deixa muita margem de error ,


É, a bucha tem 75 diametro externo, um copo de 80 a 85 diametro dará certo. Ele tem uns altos relevos de um lado, mas arrumarei o copo e corgarei ele la na oficina com o braço desmontado.

Obrigado.
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por chirola » 03 Mai 2022, 17:48

sinceridade nunca teve coragem de colocar mão nessas buchas kkakakakakaka troque as buchas hidraulicas e cuando foi a vez destas grande abandone o projeto kakakakak

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