O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema Com Ar Quente - Vectra B

166 mensagens
Samir42
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Mai 2022, 18:28
Nome Completo: Samir Rajab
Cidade: Bento Gonçalves
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 44

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Samir42 » 09 Mai 2022, 13:49

Alguém poderia me ajudar, antes de eu ir em algum "profissional" meu ar quente não funciona, não tem nada isolado, o ar condicionado funciona, o ventilador funciona meu Vectra é um 98 2.0 8v pensei por conta trocar a válvula do ar quente que fica atrás do motor pra tirar uma dúvida, mas para isso terei que tirar toda água acredito, liguei numa oficina em que trabalha com ar já me falou que provavelmente seria o radiador do ar quente ,o antigo dono estava 11 anos com o carro e me disse que nunca funcionou e não fazia questão de ir atrás não sabe o que é,o que me aconselham troco essa válvula pra tirar a dúvida alguém já passou por isso?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Ju_Bueno » 10 Mai 2022, 10:17

O que geralmente acontece é desligarem a mangueira que sai do tubo d'água atrás do motor e faz a ligação com os canos do radiador do ar quente. Fazem essa isolação quando dá vazamento no radiador que fica dentro do carro, dentro do painel um pouco à frente da alavanca de marcha. Ou mesmo quando a válvula apresenta vazamento.

Você precisa se certificar de que essas mangueiras estejam ligadas. Do contrário, a válvula não está tendo utilidade nenhuma.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Almeidão » 10 Mai 2022, 12:28

Sem fotos para ver fica difícil saber como está seu carro. O meu 97 por exemplo não tinha a valvla de ar quente, veio assim de fabrica e tudo funcionava direto e nçao era nada ruim. Quando inventei de colocar uma valvula ela vazou com menos de 3 meses e quase funciu o motor, ai eu resolvi fazer uma e está no carro há 12 anos, porém ai pode está o problema do seu carro, ou a valvula estragou e o cara não quis colocar outra, ou colocou e vazou outra vez ou na pior da hipóteses o radiador estragou e ai ficaria dificil de colocar outro pelo preço que ele é. Aliás tenho um guardado de reserva mesmo morando em um lugar muito quente.

Talvez isto possa de ajudar, o funcionamento deste cara é assim;
1 - Atrás do alternador, na parte de trás da termostática tem em alguns carros 2 saidas de água que são empurradas para o radiador de ar quente.
2 - Carro sem válvula uma saida usa uma mangueira curta e curva para retornar para o tubo plastico
3 - O tubo 2 para este caso acima vai na entrada do radiador ar quente a direita do carro.
4 - Carro com valvula de uma via, é igual item 3, porem a mangueria é cortada engata na válvula e da válvula vai para entrada do radiador ar quente LD carro.
5 - Carro com valvulas de 3 vias, tubo um em um lado da válvula,
6 - Tubo 02 sai do lado paralelo da valvula onde entrou tubo 01 e entra no tubo de água para retornar
7 - saida desta válvula para frente vai para entrada do radiaodor ar quente L/D carro
8 - A saida do radiador de ar quente, tubo lado esquerdo do carro, mangueira conecta ali e no tubo de agua como retorno.
9 - Para os carros que tem uma saida atrás do alternador se consegue fazer tudo igual acima, porem se usar uma válvula de uma via ou sem válvula, terão que usar um tampão no tubo de água.
10 - Estou considerando que o carro seja tudo original com tubo de água com 3 entradas laterais.

Em qualquer circuntancia a agua entra no tubo de água de um lado e sai do outro, qualquer conexão lateral do tubo são entradas de agua, ali nunca saem, a não se que deixas destapado. Atrás do alternador tendo um tubo ou 2, ali a agua é jorrada para fora, a bomba empurra para fora,
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por chirola » 11 Mai 2022, 17:02

mhhhhh vc pode facer um teste antes de trocar cualquer coisa ou gastar dinheiro a toa .
tem a mangueira que ve do cano de agua para a valvula pode pegar esa mangueira e ligar ela na que vai da parede cortafogo ate a valvula com uma luva ou conexão com abraçadeiras para facer o teste .
tem vectra que não tem esa valvula , o meu um cd 97 no vem com valvula de fabrica
serve para teste no seu caso se funcionar revisa a valvula

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por diego_ » 29 Ago 2022, 15:07

Queria aproveitar o momento para falar um pouco dos sistemas de ar quente do vectra.

Quando falamos de Ar quente no vectra B, nós temos 4 sistemas disponíveis, 96/97, 97/97 98/01, 02/05, como que cada um funciona:

96/97, não tem sistema, o liquido de arrefecimento vai direto pro radiador do ar quente, sem valvula nem nada, então o carro fica um forno por dentro o tempo todo.
97/97 (foi até recall do 96/97) - já foi instalada a valvula, porém ela fica solta dentro do motor, e usa apenas um conjunto simples de mangueiras e utiliza a valvula de 3 vias. Ainda existe uma passagem considerável de liquido de arrefecimento para o radiador do ar quente, deixando aquele clima de verão o tempo todo dentro do carro.
98/01 - "upgrade" do sistema de 97/97 no qual foi adicionado aquele suporte (que quebra a toa) que fica atrás do hidrovácuo e uma porrada de mangueira nova. Ainda usa a mesma valvula de 3 vias e continua a passagem de calor para dentro da cabine, porém reduz consideravelmente o volume de liquido que passa.
02/05 - muda-se para o sistema de valvula de 4 vias (parecido com o do Corsa) que resolve o problema de aquecer a cabine o tempo todo, algumas mangueiras são trocadas para acomodar a nova via do sistema.

Minha pergunta é: quais são os códigos das mangueiras originais em cada sistema? O meu fez o recall em 97 então tenho o 2º sistema, mas as mangueiras estão detonadas e não estou afim de manter o clima de sauna dentro do carro, quero ir pro sistema de 02/05 mas o catalogo é extremamente confuso quanto a isso.
Essencialmente estamos falando de um conjunto novo de mangueiras de arrefecimento que estão ligadas a dois sistemas, ar quente e arrefecimento geral.
Basicamente esse é um problema antigo do vectra, que foi resolvido em 02/05 mas foi muito mal divulgado na época e o conhecimento se perdeu no meio do caminho.

###################
O meu é um 97/97 mas é tão pré serie que os códigos não batem com o catalogo, são aqueles que começam com 00, então não consigo nenhum usavel.
mas é isso aqui para quem tem curiosidade:
em ordem onde cada um é ligado:
1- ligado na entrada do radiador de ar quente, deveria ter um engate rápido nessa conexão
2- ligado num dos buracos do tubo distribuidor atrás do coletor de admissão
3- ligado no cavalete de agua que a bobina fica parafusada
4- ligada na saida do radiador de ar quente, tem um engate rapido ali
5- ligada na outra conexão do tubo distribuidor atras do coletor de admissão
6- na conexão embaixo do reservatório de expansão


Imagem

######################

aqui é o sistema do 98/01-
já tem um monte de conexão extra ai e vamos aos códigos e posições:
1- (93331748) liga ao cavalete que tem a bobina
2 - (09158368 - não tem no catalogo) Liga a saida da valvula a entrada do radiador de ar quente
3- (09158366) - liga a outra conexão da valvula de ar quente com a saida do radiador e vai para o adaptador no plugue mais claro
4 & 5 - (93331750) - liga no tubo distribuidor, na saida maior e na valvula de aquecimento da TBI
6 &7 (93283709) liga a ultima saida do tubo distribudor até o reservatório de liquido de arrefecimento

Imagem

#########################

quanto ao sistema do 02 em diante, achei 1 foto dele razoavel aqui no clube
1 - (sem PN conhecido) valvula para radiador do ar quente, com engate rapido
2 - (sem PN conhecido) valvula para radiador do ar quente, com engate rapido
3 - (sem PN conhecido) valvula para sistema de arrefecimento
4 - (sem PN conhecido) valvula para sistema de arrefecimento
pelo que eu entendo, as mangueiras 3 e 4 poderiam ser substituidas facilmente por tocos de mangueira , pois não tem engate rapido, são apenas uma forma de ligar no adaptador. a Zica mesmo tá nas mangueiras com engate rapido da valvula, pois elas são diferentes das mangueiras do 98/01, no caso uma delas não é toda curvada, e a outra é direto entre a valvula e o radiador, não tem nenhuma derivação extra igual ao 98/01.
o resto do sistema que vai pro radiador é igual ao do 98/01, não vi nenhuma diferença neles.

Imagem

#############################

Além dos códigos das mangueiras, outra coisa me me deixou encucado é:
1- Nos vectras 97 não existe o suporte atrás do hidrovácuo para colocar o suporte plastico, apenas em 98 em diante (sim precisa tirar o hidrovácuo para instalar)

2- Nos vectras de 98-02 aquela mangueira com derivação tripla, a menorzinha vai para a valvula de aquecimento da TB, mas para onde vai ser ligada a mangueira original? no 97 essa conexão vem daquela conexão menor no tubo distribuidor. Segundo o catalogo esse tubo distribuidor que tem a conexão menor
é aplicavel apenas aos vectras 97-98 16v (93260058) . O outro código para essa peça é 90322216 e segundo o catalogo, é aplicavel de 97-05 para os 8v.
O que está certo aqui?
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Almeidão » 29 Ago 2022, 16:00

Vou ser sincero, não li tudo mas uma parte boa sim, e a primcipal é: Não existe uma valvula de ar quente GM ou Ford que fecha 100% até o ano 2009 onde vi.
O meu não tinha válvula, comprei uma e coloquei, vazou agua com 15 dias, comprei uma outra que diziam ser original ai sim deu certo por 30 dias e quase fiquei a pé, Por sorte em 2009 ganhei uma grana em um joguinho ai e resolvi desenvolver uma valvula de aluminio e assim eu fiz , gastei na época quase 500 reais, porem esta valvula abre quase uma polegada 100% e fecha a mesma 100% e é acionada a vácuo como o sistema original do carro. Bem, aqui é muito calor e não resolveu 100% o problema dentro da cidade, mas mudou muito em rodovias. Mas alem do ar quente tem ainda o catalizador que é bem ali embaixo isolado por uma peça em aluminio, mas é mau projetado, eu fiz uma peça em aluminio dando uma isolada melhor ali perto, algo simples e ajudou muito.

Minha valvula segue firme, na haste de acionamento eu uso um retentor de valvulas e começou a manchar com agua, veja bem manchar com o aditivo e não vazar em 2019, ou seja 10 anos depois, troquei o retentor e está ela lá outa vez no local no meio da mangueira. Esta parte que estáva molhando de água, cooheço uma turmar que iria deixar assim por mais 20 anos porque ela foi preparada para não perder o líquido de forma assustadora. E estou doido pra vender a ideia dela para uma montadora qualquer kakakakakak.

Sobre as mangueiras é ainda mais complicado, se não entender do sistema se perde facilmente, as minhas eram interias e resolvi trocar o tubo e colocar todas separadas e no fim deu errado nesta que retorna do radiador do ar quente para o tubo, elaveio com uns 5 cm menor, mas ai fiz uma emenda de aluminio usando um pedaço de mangueira do que tirei e está até hoje. E não houve erro porque ela é de engate rápido, porem sem explicação ser este 5 cm menor.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por chirola » 30 Ago 2022, 02:32

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje
2- Nos vectras de 98-02 aquela mangueira com derivação tripla, a menorzinha vai para a valvula de aquecimento da TB, mas para onde vai ser ligada a mangueira original? no 97 essa conexão vem daquela conexão menor no tubo distribuidor. Segundo o catalogo esse tubo distribuidor que tem a conexão menor
é aplicavel apenas aos vectras 97-98 16v (93260058) . O outro código para essa peça é 90322216 e segundo o catalogo, é aplicavel de 97-05 para os 8v.
O que está certo aqui?

O sistema da tbi é confuso , nos 16v poso falar já nos 8v almeirão pode falar melhor ,
No 16v (o meu carro um CD 97) não tem válvula , a mangueira de retorno do ar quente é simples sem bifurcação, o aquecimento da tbi vem da válvula PCV ate a tbi e dela vai ligada no bico fino do cano da agua ,
No modelo que a mangueira de retorno do ar quente tem bifurcação o retorno da tbi não vai mais no cano da agua e sim ligado na bifurcação da mangueira do ar quente e recebe agua que vem da válvula PCV .
Nos dois modelos a mangueira de entrada do ar quente vai logada no cano da agua no primeiro bico (lado polias do motor) e o retorno vai ligado no ultimo (lado volante do motor) não sei cual mangueira VC esta em duvida .
Se o ar condicionado funciona não me incomoda a falta da válvula o carro e quente ate cuando esta desligado se fica 20 minutos pegando um pouco de sol já e suficiente para ele esquentar tudo quanto é plásticos ficar um forninho kakaa

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Ju_Bueno » 30 Ago 2022, 07:30

Só uma dica para ajudar a combater o calor na região das pernas: revestir o interior do console com uma manta / feltro. Fiz isso no Vectra A e não tive o que reclamar da temperatura - e olha que ele nem usava válvula.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Almeidão » 30 Ago 2022, 07:57

No caso do 8V eu percei dois sistema diferente com o ar quente. Na caixa da termostatica ou peça onde vai a termostatica tem 2 saidas de agua, o meu um retorna para o tubo e outro vai pára o ar quente, como ele não tinha válvula posso pensar que seria desnecessario este tubo e esta mangueira de retorno pode ser visto no ultimo video que fiz trocando o cabeçóte do carro, é claro que é um alivio para as valvulas que como já disse nenhuma fecha 100%.

DOIS TUBOS DE SAIDA DE AGUA DA TERMOSTATICA ATRÁS DO ALTERNADOR
Considerando então que seria para eliminar um pouco da pressão sobere a válvula que nem a mantadora confia nelas, neste caso tendo estes dois tubos de saida la da termostatica seria ligado uma válvula de uma via simples em uma saida e o outro retornando para o tubo de plastico, mas é bom lembrar que a valvula de uma via o sistema desliga o vácuo para travar a válvula e liga o vácuo para ligar a valvula. Ai a parte eletrica das valvulas solenóides seria outra historia mais longa.

UM TUBO DE SAIDA DE AGUA DA TERMOSTATICA ATRÁS DO ALTERNADOR.
Carros com um tubo, usa uma valvula de 3 vias, do tubo até um lado duplo, e paralelo a este lado retorna para o tubo de agua e o outro lado simples vai para o radiador, neste caso esta valvula sobre mais que a outra em lugares mais quente, porque ao ligar o carro ela é acionada para fechar e assim o vácuo fica ali puxando o tempo inteiro para manter ela fechada.

Com certeza que nenhuma fecha 100% por ser muito mau feita e nem a montadora confiava nisto e por isto tem o retorno, eu abri uma depois que estragou 2 em menos de 60 dias e sinceramente não tive a corage de usar uma outra, nunca vi algo tão mal feito para um local de tamanha importancia em um motor. Toda elas, todas as marcas, manual ou vacuo tem dois aneis de borracha bem pequeno onde passa o eixo da borboleta que é algo como um arame e ele é vedado assim.
Quando eu disse todas as marcas, porque tentei outras gastando um pouco, inclusive uma do Ford K eletrica, ela me assustou mais porque pra fechar ela é acionana a bobina que menos de um minuto fechada é impossivel colocar a mão nela.

RESUMINDO TUDO: Se eu nao faço a minha, eu não usaria nada, deixaria original conectada direto. Aliás hoje usei o ar quente, aqui a temperatura pra nós baixou alem dos limites, 20 graus kakakakkaka.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por chirola » 30 Ago 2022, 12:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Na caixa da termostatica ou peça onde vai a termostatica tem 2 saidas de agua, o meu um retorna para o tubo e outro vai pára o ar quente

verdade vc esta certo a etrada do ar quente vem da carcaza da valvula termostatica eu confundi .
mais o retorno esta certo o que comente acima .
o aquecimento da TBI no 16V é asim sai uma mangueira fina da carcaza do termostato vai ate a valvula PCV no meio do coletor da PCV vai outra mangueira fina ate a TBI , o que muda é o retorno que pode ser da TBI direto no bico fino do cano da agua ou na mangueira de retorno do ar quente nos que tem mangueira bifurcada (neste ultimo caso o cano da agua não tem bico fino na curva dele .
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Só uma dica para ajudar a combater o calor na região das pernas: revestir o interior do console com uma manta / feltro. Fiz isso no Vectra A e não tive o que reclamar da temperatura - e olha que ele nem usava válvula.

dica das boas juliano , meu carro não tem valvula e seria de utilidade no meu caso , se sentir que o carro esta quente de mais .

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por diego_ » 30 Ago 2022, 13:15

chirola escreveu:Fuente del Mensaje rdade vc esta certo a etrada do ar quente vem da carcaza da valvula termostatica eu confundi .
mais o retorno esta certo o que comente acima .
o aquecimento da TBI no 16V é asim sai uma mangueira fina da carcaza do termostato vai ate a valvula PCV no meio do coletor da PCV vai outra mangueira fina ate a TBI , o que muda é o retorno que pode ser da TBI direto no bico fino do cano da agua ou na mangueira de retorno do ar quente nos que tem mangueira bifurcada (neste ultimo caso o cano da agua não tem bico fino na curva dele .


exatamente o que eu percebi.

No meu 97 2.0 16v, no sistema original, essas mangueiras finas fazem o seguinte caminho:
1- carcaça da bomba de água para uma das entradas da "PCV" (não é uma PCV no 16v, só pra fins de ilustração) (90467445)
2- PCV para a conexão fina no sistema de aquecimento da TBI (90467445)
3 - Aquecimento da TBI para a conexão fina do tubo distribuidor (não tenho PN)

Já no sistema do 98/05 algo muda, pois temos a mangueira 93331750. essa mangueira tem uma saida fina que dá certinho na parte superior da valvula de aquecimento da TBI, e acabamos ficando com a conexão no tubo distribuidor sobrando.
Ai fica a pergunta pra quem tem um 98/05 16v. O tubo distribuidor tem uma saida fina? se sim tá onde a outra ponta? se não, o tubo do 8v e 16v é o mesmo, o que muda é se tem ar quente ou não.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Almeidão » 30 Ago 2022, 15:26

Realmente muda um pouco o 8 para o 16V, eu não sou muito familiarizado com o 16 V, mas algumas coisas foram melhorado nele, até mesmo uma segunda mangueira para o reservatório de agua e que ajuda muito na hora de colocar agua nele para tirar entrada de ar sem precisar afrouxar nada, embora eu nunca tenha afrouxado no meu que é 8V. Sendo assim a agua entra pelo radiador com saida de ar na mangueira fina do radiador e entra no bloco com saida de ar antes da termostática. Chirola eu comentei tudo sobre o 8V, não percebi que voce se equivocou, pura coincidencia mesmo.

Eu sempre esqueço de expor a minha vavula de ar quente, porem neste video no minuto 11, olhando a mangueira para cima aberta, veja a mangueira do lado dela que logo na frente uma peça quadrada de aluminio, esta é minha valvula de ar quente e tem a mangueira de retorno que entra no tubo e esta mangueira em pé boca aberta não faz parte da refrigeração. E no minuto 13 uma emenda que tive que fazer, mangueira perto da curva do tubo que é original e nunca chegaria ali no tubo que também é original e custou o olho da cara.

https://www.youtube.com/watch?v=mGsPNIQfXqE
Imagem

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por diego_ » 30 Ago 2022, 15:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje almente muda um pouco o 8 para o 16V, eu não sou muito familiarizado com o 16 V, mas algumas coisas foram melhorado nele, até mesmo uma segunda mangueira para o reservatório de agua e que ajuda muito na hora de colocar agua nele para tirar entrada de ar sem precisar afrouxar nada, embora eu nunca tenha afrouxado no meu que é 8V. Sendo assim a agua entra pelo radiador com saida de ar na mangueira fina do radiador e entra no bloco com saida de ar antes da termostática. Chirola eu comentei tudo sobre o 8V, não percebi que voce se equivocou, pura coincidencia mesmo.

Eu sempre esqueço de expor a minha vavula de ar quente, porem neste video no minuto 11, olhando a mangueira para cima aberta, veja a mangueira do lado dela que logo na frente uma peça quadrada de aluminio, esta é minha valvula de ar quente e tem a mangueira de retorno que entra no tubo e esta mangueira em pé boca aberta não faz parte da refrigeração. E no minuto 13 uma emenda que tive que fazer, mangueira perto da curva do tubo que é original e nunca chegaria ali no tubo que também é original e custou o olho da cara.

no momento 12:41 tem uma visão perfeita do local e aqui que as coisas começam a ficar divertidas.

olhando de cima pra baixo no tubo distribuidor, logo quando ele começa a fazer a curva para sair pro radiador, tem uma conexão pequena no tubo, essa conexão é ligada na parte de cima da valvula de aquecimento do 16v. No 8v não tem essa valvula de aquecimento, então essa passagem se faz desnecessária neste motor.

No 97 16v, no sistema original de mangueiras, essa valvula de aquecimento da TBi é alimentada por esta conexão do tubo distribuidor.
Já nos 98/05 em diante a valvula de aquecimento é alimentada pela saida da mangueira da valvula de ar quente. E ai fica confuso, pois o catalogo diz que o tubo sem essa conexão é apenas para o 8v (90322216) , mas sem uma indicação de qual peça seria para o 98/05 em diante. existe um código para o 97/98 (93260058) de uso exclusivo do 16v que bate justamente com a descrição que eu passei. O tubo igual ao teu, mas com essa conexão extra do aquecimento da TBI.

Será que o catalogo tá errado em não mencionar o tubo distribuidor 90322216 como compativel com vectras de 98 em diante, ou eu que sou retardado e não estou conseguindo montar o lego?
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Almeidão » 30 Ago 2022, 16:22

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje almente muda um pouco o 8 para o 16V, eu não sou muito familiarizado com o 16 V, mas algumas coisas foram melhorado nele, até mesmo uma segunda mangueira para o reservatório de agua e que ajuda muito na hora de colocar agua nele para tirar entrada de ar sem precisar afrouxar nada, embora eu nunca tenha afrouxado no meu que é 8V. Sendo assim a agua entra pelo radiador com saida de ar na mangueira fina do radiador e entra no bloco com saida de ar antes da termostática. Chirola eu comentei tudo sobre o 8V, não percebi que voce se equivocou, pura coincidencia mesmo.

Eu sempre esqueço de expor a minha vavula de ar quente, porem neste video no minuto 11, olhando a mangueira para cima aberta, veja a mangueira do lado dela que logo na frente uma peça quadrada de aluminio, esta é minha valvula de ar quente e tem a mangueira de retorno que entra no tubo e esta mangueira em pé boca aberta não faz parte da refrigeração. E no minuto 13 uma emenda que tive que fazer, mangueira perto da curva do tubo que é original e nunca chegaria ali no tubo que também é original e custou o olho da cara.

no momento 12:41 tem uma visão perfeita do local e aqui que as coisas começam a ficar divertidas.

olhando de cima pra baixo no tubo distribuidor, logo quando ele começa a fazer a curva para sair pro radiador, tem uma conexão pequena no tubo, essa conexão é ligada na parte de cima da valvula de aquecimento do 16v. No 8v não tem essa valvula de aquecimento, então essa passagem se faz desnecessária neste motor.

No 97 16v, no sistema original de mangueiras, essa valvula de aquecimento da TBi é alimentada por esta conexão do tubo distribuidor.
Já nos 98/05 em diante a valvula de aquecimento é alimentada pela saida da mangueira da valvula de ar quente. E ai fica confuso, pois o catalogo diz que o tubo sem essa conexão é apenas para o 8v (90322216) , mas sem uma indicação de qual peça seria para o 98/05 em diante. existe um código para o 97/98 (93260058) de uso exclusivo do 16v que bate justamente com a descrição que eu passei. O tubo igual ao teu, mas com essa conexão extra do aquecimento da TBI.

Será que o catalogo tá errado em não mencionar o tubo distribuidor 90322216 como compativel com vectras de 98 em diante, ou eu que sou retardado e não estou conseguindo montar o lego?


Primeiro de tudo voce precisa entender que o tubo alimenta o sistema, mas as conexões no tubo todas são entradas e não distribuição, e esta mangueira fina é retorno acho eu do aquecimento da valvula do suspiro do 16 V, mas o Chirola sabe mais sobre este assunto 16V que eu. Engraçado que este tubo por ser pouco procurado, é bem mais barato que o meu na internet sendo original, já na GM onde comprei muda tudo. Tem um com duas saidas maiores e esta saida fina no meio, tem outros com 3 saidas maiores e esta fina na curva, acho que a GM se perdeu nestes numeros po falta de atualização no sistema. Meu carro freio a disco na traseira usa uma pastilha que existem duas identicas, só muda os furos que uma é arredondado e outra é meio retangular, não sabes o problema que passo ao comprar estas pastilhas. Coisas da GM.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por chirola » 30 Ago 2022, 17:19

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje No 97 16v, no sistema original de mangueiras, essa valvula de aquecimento da TBi é alimentada por esta conexão do tubo distribuidor.
Já nos 98/05 em diante a valvula de aquecimento é alimentada pela saida da mangueira da valvula de ar quente.

meu amigo não esta certo , meu carro e 97 16v .
o tubo so receve retorno de agua e não saidas , o que diz o catalogo pode ser ou não ser vivimos em sudamerica e lamentavelmente se nãotem stock da peça montam com o que tem .
vou postar fotos do meu carro cuando fiz manutenção nele asim fica mais facil de entender . não é complicado
aqui tem as duas mangueiras da valvula PCV que faz o circuito de aquecimento da TBI
Imagem

a foto não é a melhor mais da para ver de aonde vem a entrada de agua deste circuito
Imagem

e aqui é o que causa confução este da imagem é um dos modelos ,imagino que seja de 98 em diante .a mangueira bifurcada receve o retorno da TBI e o cano não tem o bico fino perto da curva dele.
Imagem

e utiliza esta mangueira de retorno do ar quente a mangueira fininha vai liga na TBI, e o cano não tem o bico pequeno
Imagem

não achei foto do outro modelo mais a mangueira de retorno do ar ela não tem a bifurcação e o retorno da TBI vai ligado no bico fino do cano que neste modelo sim tem o bico pequeno .
mais o cano de agua so receve retorno meu amigo e nunca saidas de agua .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Almeidão » 31 Ago 2022, 08:08

Então tem uma mangueira mais que eu nem conhecia, saida do radiador quente para o tubo de agua e com uma mangueira fina. Seria esta mangueira para eliminar o risco de quebra daquele tubo fininho?? Acho que sim, porque este tubinho ali quebra com uma facilidade danada.

É, sobre agua o pessoal confunde mesmo, pensando que o tubo distrinui, e na verdade ele recebe a agua. A bomba empurra agua para o radiador e empurra agua para as duas mangueiras na frente do alternador sendo uma para o ar quente. Mas ela precisa puxar esta água de algum lugar e é puxada do tubo de agua. Ai uns vão comentar - Se empurrar agua para o radiador logo será empurrada para o tubo. Bem, eu posso comentar então que ela não seria empurrada, estaria sendo puxada pelo tubo de agua direto do radiador.
Para acababar com esta possivel guerra, eu digo então que a bomba tanto empurra para o radiador, como puxa do tubo de agua e assim aqueles tubinhos do tubo grande, são todos para entrar agua..
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por chirola » 31 Ago 2022, 12:32

não sei o motivo da mangueira do ar quente com a bifurcação fininha nela , mais é muito mais facil e barato achar o cano com o bico fininho do que a mangueira com bifurcação , nuncar ficaremos sabendo se o motivo é porque o caninho quebra ou porque a montadora acho que so uma mangueira era mais rapido de montar ou fabricar so um cano para vectra e corsa ...
mais a variedade de peças cria confução , asim como a medida dos discos de freio que tem umas 3 medidas diferentes para o mesmo carro demorei um pouco para entender como funciona o sistema com o cano de agua, e o que aprendi e facil de explicar , se funciona não mexe kakakakakak , so mexe se tem algo errado

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por diego_ » 01 Set 2022, 14:01

Acabei de confirmar isto. Fui ver um Vectra 2005 elite com o motor 2.2 16v e realmente não se utiliza aquele bico fino no cavalete, ele não possui. Ele possui essa mangueira com a bifurcação fina, que é a mesma de 98/05, ela vai para a valvula de aquecimento da TBI. A outra conexão da valvula de aquecimento da TBI vai para a "PCV".
No 97 é diferente, a conexão da "PCV" vai para o tubo fininho e ele não tem essa mangueira com a bifurcação, é uma mangueira diferente dos demais anos (na minha foto do sistema do 97, é a mangueiras com as conexões 2 e 6). O sistema do 97 é tão diferente que ele sequer possui aquele adaptador plastico, fica com a valvula do ar quente solta no cofre. Isso eu já confirmei pois todos os vectras 97 não possuem o suporte do adaptador atras do hidrovácuo, apenas de 98 em diante. No caso esse suporte é uma peça parafusada, então não é um painel corta fogo diferente.

Então realmente temos um erro no catalogo do Vectra. No catalogo do Astra temos um PN para o 16v que retorna igual ao 8v.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por diego_ » 01 Set 2022, 14:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Então tem uma mangueira mais que eu nem conhecia, saida do radiador quente para o tubo de agua e com uma mangueira fina. Seria esta mangueira para eliminar o risco de quebra daquele tubo fininho?? Acho que sim, porque este tubinho ali quebra com uma facilidade danada.

É, sobre agua o pessoal confunde mesmo, pensando que o tubo distrinui, e na verdade ele recebe a agua. A bomba empurra agua para o radiador e empurra agua para as duas mangueiras na frente do alternador sendo uma para o ar quente. Mas ela precisa puxar esta água de algum lugar e é puxada do tubo de agua. Ai uns vão comentar - Se empurrar agua para o radiador logo será empurrada para o tubo. Bem, eu posso comentar então que ela não seria empurrada, estaria sendo puxada pelo tubo de agua direto do radiador.
Para acababar com esta possivel guerra, eu digo então que a bomba tanto empurra para o radiador, como puxa do tubo de agua e assim aqueles tubinhos do tubo grande, são todos para entrar agua..



Embora eu tenha achado o erro no catalogo, aqui temos um print do catalogo do astra sobre essa peça, a GM chama de tubo distribuidor

Imagem
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar Quente - Vectra B

por Almeidão » 01 Set 2022, 16:01

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Então tem uma mangueira mais que eu nem conhecia, saida do radiador quente para o tubo de agua e com uma mangueira fina. Seria esta mangueira para eliminar o risco de quebra daquele tubo fininho?? Acho que sim, porque este tubinho ali quebra com uma facilidade danada.

É, sobre agua o pessoal confunde mesmo, pensando que o tubo distrinui, e na verdade ele recebe a agua. A bomba empurra agua para o radiador e empurra agua para as duas mangueiras na frente do alternador sendo uma para o ar quente. Mas ela precisa puxar esta água de algum lugar e é puxada do tubo de agua. Ai uns vão comentar - Se empurrar agua para o radiador logo será empurrada para o tubo. Bem, eu posso comentar então que ela não seria empurrada, estaria sendo puxada pelo tubo de agua direto do radiador.
Para acababar com esta possivel guerra, eu digo então que a bomba tanto empurra para o radiador, como puxa do tubo de agua e assim aqueles tubinhos do tubo grande, são todos para entrar agua..



Embora eu tenha achado o erro no catalogo, aqui temos um print do catalogo do astra sobre essa peça, a GM chama de tubo distribuidor

Imagem


Sim, o nome é tubo distribuidor, por isto que o pessoal pensa que ele distribui água para os lados e na verdade não, a agua passa por ele e quem distribui é a bomba empurrando para o bloco que entra nele dando voltas nas camisas até o outro lado que é o lado contrario das correias, entra por baixo do cabeçote onde tem uma abertura retangular bem acentuada, passa por todo cabeçote e sai ali do outro lado com um buraco grande e redondo que está a caixa da termostática e é empurrada para o radiador e parte vai para trás saindo na frente do alternador, e uma destas saidas logo será retornado para o tubo de agua e a outra vai para o radiador de ar quente que por sua vez tem uma saida e esta saida entra de volta no tubo de agua.

Se voce travar o primeiro video no minuto 12.18, voce vai ver por onde passa a agua, a bomba no lado esquerdo da pra ver a polia dentada dela, do lado direito tem a saida quadrada e tem uns furinhos envolta da junta que não acrescenta muito ou demoraria mais para lhe explicar, apesar que do lado direito tem um furo maior para agua, mas o principal é o que detalhei pra você. No segundo video, até o segundo 0:43, voce tem de um lado a parte quadrada ou retangular onde a agua entra e do outro lado a parte redonda onde ela sai, esta parte com cavidades e furinhos etc, ajuda o cabeçote a manter a mesma temperatura na entrada e saida da agua, mas o principal é o caminho de entrada e saida. Se o tubo fosse distribuidor, o que é impossivel pelo sistema como é montado, com certeza não seria bom ligar o ar quente.

Mas uma ajuda pra voce, carro frio, tire a tampa do reservatorio, observe que a mangueira entra la no tubo de agua, liga o carro e não acontecerá nada, a agua nem vai e nem vem, uma que não tem força para ir, e outra que o tubo a recebe e não empurra.

https://www.youtube.com/watch?v=mGsPNIQfXqE

https://www.youtube.com/watch?v=5CMsfEMisxY
Imagem

166 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 163 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:07