O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
Diego Zandonai
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Set 2013, 08:26
Nome Completo: DIEGO ZANDONAI
Cidade: IBIRAPUITA - RS
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Diego Zandonai » 28 Jul 2022, 13:15

Obrigado Almeidão, troquei o kit de correia dentada da ultima vez eu mesmo, mas na bomba d'água ainda não tinha mexido, dessa vez vai o Kit completo + a bomba d´'água.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 28 Jul 2022, 13:56

Diego Zandonai escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Almeidão, troquei o kit de correia dentada da ultima vez eu mesmo, mas na bomba d'água ainda não tinha mexido, dessa vez vai o Kit completo + a bomba d´'água.


Quem tem um pouco de conhecimento mecanico não é nada difil e lógico precisa ter ferramentas para plano A, B e C kakkakakka. Uma dica, algumas bombas quando demoram trocar, principamente as de original de fabrica costumam agarrar, não sei se sderá o seu caso, solução: um pedaço de madeira, coloca em cima da polia por cima e mete porrada nele com matelo ou marreta e se tiver agarrada mesmo, pode bater sem dó.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 28 Jul 2022, 17:57

Diego Zandonai escreveu:Fuente del Mensaje mas na bomba d'água ainda não tinha mexido,

os parafusos da bomba de agua são 3 parafusos alen se vc olha o ultimo video do almeidão (tem o link no topico Manutenção varias dicas por almeidão )
ele explica certinho como frouxar e apertar esses parafusos , de uma forma muito simples e não tem error no video não fala dos parafusos da bomba de agua ele fala os da polia mais é a mesma coisa para apertar e afrouxar eles so encosta e so um tapa fica justo não arroja parafusos que ficam presos no bloco a maioria tem 2 ou 2,5 kilos de torque de aperto mais como fala no video fica otimo .
vc da conta não e dificil . so olha a posiçao certa da bomba ela tem uma orelha como guia pode ate marcar a posiçao para colocar igual a bomba é exentrica nos monza era para esticar a correia no vectra o esticador e automatico , mais monta na mesma posição para não ter dor de cabeza no meu carro um mexanico monto muito fora e a correia não esticaba jajajajajajaj chegando em casa teve que arrumar .

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por jm_vectrab » 14 Dez 2023, 09:16

Almeidao, excelente topico!

Sei que o assunto já foi bem debatido mas vamos lá ver se entendi...

A polia do comando, alinho um dente pra frente (sentido horario) como se tivesse uma linha bem no centro do motor

Ai a polia inferior *interna* do gira, alinho com a marcaçao na bomba de oleo, e depois verifica se bate com a marcação da polia *externa* (de acessorios) com a capa externa isso?

Segue as fotos como esta meu ponto, e note tambem q usa a polia de omega-s10efi, meu carro é um 2.2 8v 99/00
Imagem
Imagem

Outra duvida, voces sabem o torque correto da polia do girabrequim? desmontei pra trocar a junta da bomba de oleo/retentor e pqp que trem dificil de tirar.... tive q comprar uma tocha pra esquentar bem ele e um cano de alavanca...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 14 Dez 2023, 13:14

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Almeidao, excelente topico!

Sei que o assunto já foi bem debatido mas vamos lá ver se entendi...

A polia do comando, alinho um dente pra frente (sentido horario) como se tivesse uma linha bem no centro do motor

Ai a polia inferior *interna* do gira, alinho com a marcaçao na bomba de oleo, e depois verifica se bate com a marcação da polia *externa* (de acessorios) com a capa externa isso?

Segue as fotos como esta meu ponto, e note tambem q usa a polia de omega-s10efi, meu carro é um 2.2 8v 99/00
Imagem
Imagem

Outra duvida, voces sabem o torque correto da polia do girabrequim? desmontei pra trocar a junta da bomba de oleo/retentor e pqp que trem dificil de tirar.... tive q comprar uma tocha pra esquentar bem ele e um cano de alavanca...


Igual está na foto o seu está perfeitamente no ponto, no caso da minha foto a minha polia tinha a marca em um ponto diferente ela era exatamente na mesma direção onde entra o parafuso.
Sim, este tipo de polia para o carro 2.0 comando letra H e com certeza o seu é, a parte Omega é para cima.
Sobre a conferencia com a polia inferior e a capa, podes esquecer, esta polia não é confiável hoje, ela não é mais aquela que vem no carro, pode ser original, Axios ou qualquer outra, que ao colocar no carro e com um ano de uso e ela já girou, então confere certo por dentro e está ok.
Sobre o tork, é muito e apertei na mão, o correto é 130 NM + 45 graus. Tem aqueles apertos que vamos pensar que vai quebrar, este é um deles. Vou mexer nele nas férias, preciso trocar o comando outra vez e vou ver se aperto usando a ferramenta e comentar sobre o assunto, mas nçao vou neste aperto todo não.
Sim, esta porca e polia interna é bem agarrada ao tirar pela primeira vez, depois fica fácil
Tem umas dicas abaixo com ferramentas simples para ajudar a tirar e colocar.


Algumas dicas ai, avança o video até a polia:
https://www.youtube.com/watch?v=RfA7_kRGMdI

Dicas para travar a polia:
https://www.youtube.com/watch?v=Jq9Fv2GiFbQ

São ferramentas fáceis de fazer e todas ajudam ali e poderá facilitar seu trabalho, nçao acei o video onde eu apertei usando o torkimetro, talvez eu não tenha feito, mas não dei o torque recomendado.
https://www.youtube.com/watch?v=qYnx7uAUQ50
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por jm_vectrab » 02 Jan 2024, 08:41

Obrigado almeidao, deu tudo certo consegui um torquimetro e voltei aquele parafuso para 130nm + 45graus, digo q foi bem mais facil apertar do que soltar ele heheh

O retentor da tulipa do cambio (passageiro) estava vazando e ja aproveitei pra trocar ele e o oring, o carter estava tudo bem carbonizado e deu um trabalho limpar mas ficou bom, abri vtambem a bomba de oleo para ver como estava e feito limpeza completa dela + retentor novo, aqui algumas fotos do serviço

Imagem
Imagem
Imagem

Ficou ainda uma duvida, e fui buscar isso no meu arquivo de fotos... ao tentar colcoar o motor no ponto ela sempre fica OU um dente pra frente OU um pra tras da (olhando pela marcação da capa com a polia do comando) nao da pra deixar perfeitamente alinhado ali.... creio que seja assim mesmo pois o carro funciona perfeito mas ai lembrei,,,,

Tenho essas fotos de 2 tipos de correias, 146 e 149 dentes, o vendedor me disse a correta pro meu carro é a de 149 dentes (esta q que estou usando...) mas ai ficou a duvida... sera q é por isso?

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 02 Jan 2024, 17:47

Eu acho que você exagerou no ponto kakakkaka, tem que voltar um dente, na verdade ele não fica um dente pra trás, ou pra frene, fica algo e nunca fica 100% em cima e na foto com este ángulo dá entender que o carro ficou bem avançado e precisa realmene voltar um dente em cima.
Sobre a correia, o 2.2 tem algo de 10mm mais alto que o 2.0, por isto a correia dele é diferente e tem que ser maior.

Um detalhe, o ponto se ajusta melhor tirando as 4 velas, levantando a roda direita dianteira, colocar um quinta, afrouxar o exensor (esticador da correia), dar uma volta inteira na polia inferior com ele frouxo e ao colocar no ponto em baixo e em cima, ajustar ele na posição correta e apertar.

Aqui você consegue conferir o ponto, mas não é fácil ali no buraco da vela, porém você pode usar esta linha da tampa da válvula e observar se a polia não esteja folgada no comando, folgada ali no furo onde entra o pino do comando.

https://www.youtube.com/watch?v=9nIN6196XZk
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 03 Jan 2024, 13:48

confirmo o da correia , o bloco do 2.2 e 2.4 é mais alto por iso a diferença de tamanho na correia .

a marca desa capa plastica sei la e uma orientação nunca vi ficar certinho na marca .
uma coisa que eu notei tanto no meu carro como em outros (corsa , celta ) com o esticador da correia automatico é que a correia ela não fic super esticada como nos velhos AP ou chevette que dava ate trabalho colocar a correia e sim fica mais solta parece ate que vai pulr fora kakkakaka , no inicio fique com um pe atrais mai ja est la a mais de um ano e 20mil kilometros e nunca pulo dente , te achei que fose algum problema especifico do meu carro com esticador errado mais depois de ver diversos caros igual ate que me conforme com iso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 03 Jan 2024, 20:02

chirola escreveu:Fuente del Mensaje confirmo o da correia , o bloco do 2.2 e 2.4 é mais alto por iso a diferença de tamanho na correia .

a marca desa capa plastica sei la e uma orientação nunca vi ficar certinho na marca .
uma coisa que eu notei tanto no meu carro como em outros (corsa , celta ) com o esticador da correia automatico é que a correia ela não fic super esticada como nos velhos AP ou chevette que dava ate trabalho colocar a correia e sim fica mais solta parece ate que vai pulr fora kakkakaka , no inicio fique com um pe atrais mai ja est la a mais de um ano e 20mil kilometros e nunca pulo dente , te achei que fose algum problema especifico do meu carro com esticador errado mais depois de ver diversos caros igual ate que me conforme com iso


Esta marca na capa do Vectra é muito fácil, basta seguir a segunda linha da tampa da válvula, deste caso o dele ali na fota está um dente avançado. Eu comprei a minha sem a marca e eu mesmo fiz e conferi com o pistão do primeiro cilindro
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por jm_vectrab » 04 Jan 2024, 15:44

Isso ai pessoal, vlw novamente almeidao, com o video deu pra entender bem
Ajustei aqui e ficou perfeito agora, bate exatamente com a segunda linha da tampa do comando.
Imagem
Imagem

Outra coisa q fiz foi comprar o parafuso original do tensionador pois oq estava ali era adaptado por quem mexeu antes... o original é um torx 40 e nao tem rosca onde da contato com o rolamento pra centralizar ele.
Imagem

Tambem estava na duvida em tensionar para sentido horario ou anti-horario e analisando a peça creio q isso nao muda em nada... mas reparei no seguinte, se estiver ja meio apertado e tensionar no sentido horario pode acabar apertando mais o parafuso/travando, por isso acho q eles recomendam tensionar no anti-horario e depois dar o aperto, nao teria esse risco.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Jan 2024, 21:42

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Isso ai pessoal, vlw novamente almeidao, com o video deu pra entender bem
Ajustei aqui e ficou perfeito agora, bate exatamente com a segunda linha da tampa do comando.
Imagem
Imagem

Outra coisa q fiz foi comprar o parafuso original do tensionador pois oq estava ali era adaptado por quem mexeu antes... o original é um torx 40 e nao tem rosca onde da contato com o rolamento pra centralizar ele.
Imagem

Tambem estava na duvida em tensionar para sentido horario ou anti-horario e analisando a peça creio q isso nao muda em nada... mas reparei no seguinte, se estiver ja meio apertado e tensionar no sentido horario pode acabar apertando mais o parafuso/travando, por isso acho q eles recomendam tensionar no anti-horario e depois dar o aperto, nao teria esse risco.


Exatamente isto que achei do tensionador, para um leigo ou não tão profissional se ajustar para direita pode errar no aperto final, fiz um video simples mostrando a direção dele, aliás vem isto nele, mas eu sempre ajustei pela direita e nunca deu errado. Troquei a correia ontem do meu carro e ajustei pela esquerda e dá no mesmo, mesmo kakkaka

O maior cuidado que devemos ter é o aperto do parafuso e este parafuso é parafusado na bomba de óleo, produto extremamente frágio e dá um trabalho acertar ali se comer esta rosca!! Eu aperto com a mão, tenho medo de usar o toquímetro alí kakkakak

https://www.youtube.com/shorts/x7bdqVLoobE
Imagem

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 259 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.