O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Geral[VECTRA B] Dúvida montagem intercooler + ventoinha e intake
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

2 mensagens   •   Página 1 de 1
Miranda777
Member
Member
Nome Completo: Alex Silva Miranda
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

[VECTRA B] Dúvida montagem intercooler + ventoinha e intake

por Miranda777 » Hoje, 09:52

Fala galera, beleza?

Tô montando um projeto no meu Vectra GLS 2.2 8v turbo e queria uma ajuda/opinião de quem já passou por isso.

Setup atual:

* Turbina 50/63
* FT450
* Bicos Bosch 65lb
* Cano reto 2.5”
* Embreagem cerâmica
* Câmbio F18 curto + 5ª alongada do F18 WR
* Intake em andamento
* Intercooler (aqui que tá o problema)

Dúvida principal: INTERCOOLER

Tô quebrando a cabeça pra instalar o intercooler na frente. Parece que não tem espaço sem mexer na ventoinha que fica na dianteira (acho que é do ar-condicionado, não tenho certeza).

Vi um projeto onde:

* Tiraram a ventoinha da frente
* Outros removeram a alma do para-choque pra conseguir espaço

Imagem abaixo
Imagem
link: https://imgur.com/a/intercooler-vectra-0b4m4XF

Mas aí vem minhas dúvidas:

Se eu tirar essa ventoinha:

* O que vocês fizeram pra compensar?
* Dá pra usar só a ventoinha de trás?
* Precisa adaptar outra ventoinha menor?
* Esquenta muito no trânsito?

Sobre a alma do para-choque:

* Vale a pena tirar mesmo?
* Compromete muito a segurança/estrutura?
* Tem alguma alternativa melhor?

Intake também:
Tenho uma ideia baseada num Astra (vou deixar a foto), puxando com curva e filtro mais livre. Mas vi gente falando que curva muito fechada prejudica bastante, só tenho essa opção, pois não consigo montar turbina em outra orientação.

Imagem

caso o link n funcione: https://imgur.com/a/astra-turbo-FlnUUhT

Objetivo:
Quero um projeto bem acertado, com bom fluxo de ar, sem esquentar demais e sem gambiarra que depois vire dor de cabeça.

Se alguém tiver:
✔ Fotos de como montou
✔ Dicas de posicionamento do intercooler
✔ Soluções pra ventoinha
✔ Sugestões de intake

Vou agradecer demais
Vou deixar também uma referência de um Vectra que vi que removeu a alma e a ventoinha pra instalar.

Valeu demais galera!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

[VECTRA B] Dúvida montagem intercooler + ventoinha e intake

por Almeidão » Hoje, 17:41

Ventoinha é simples, se voe tirar uma você tira o primeiro estágio delas e terás que bolar uma resistência para ela não girar o tempo todo na máxima, para você ter uma ideia quando aciona o segundo est[agio elas ficam tão viotentas que funciona menos de um minuto assim e tem que ser desconectado para não derreter relês, ventoinhas ealgo más. Elas duas funcionam ligadas em série e quando acionada no primeiro estagio elas se dividem um pouco mais de 6 volts cada uma, este é o primeiro problema. Sobre esquentar com uma só funcionando, com certeza não dará conta em todos os momentos, eu diria que em um tránsito livre em baixadas etc, é possivel que uma funcionando pode até dar conta, mas qualquer subidinha ele irá superaquecer, sem contar que sem a da frente o ar não irá esfriar como deveria. Sim, é um problema mexer nelas. A travessa de metal é uma defeza do carro em batidas leves, recente bateram no meu, quebrou um farol, arranho o para choques mas não afetou nada atrás como ventoinha, radiador e defletor da ventoinha, se for uma porrada mais forte não tem travessa que vai segurar isto.
No video abaixo mostro como funiconam as ventoinhas em série, afinal Vectra B não usa resistência nas ventoinhas. O video talvez não se consegue mostrar claro porque não e fácil fazer este tipo de video, mas no final mostro 3 em série e assim que as coisas funcionam.

https://youtu.be/PbTe-4Mipiw
Imagem

2 mensagens   •   Página 1 de 1