O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

2 mensagens   •   Página 1 de 1
jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: JM
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM

por jm_vectrab » Hoje, 02:28

Fala pessoal!

Posto a um tempo aqui no forum, mas nunca parei pra apresentar ele de fato heheh, se preparem pois o texto é longo.

Adquiri no final de 2022, tinha vendido meu carro anterior devido a pandemia, estava sem grana e sempre passando aqui no centro da cidade via estacionado em frente a uma sorveteria, todo largado e queimado a pintura... com uma placa vende-se.

bom, era do dono da sorveteria, carro bem usado de familia, 150.000 kms, ele havia refeito o acabamento interior das portas, revisao na caixa direcao, 4 pneus novos, mas bem do tipo aruma oq vai quebrando, nada preventivo.. detalhe que o cabecote ja havia sido feito pq ferveu.. estava rodando na agua.. mas algo me chamou atencao nesse carro, talvez os parachoques na cor sem aquele friso estranho, rodas bonitas que nao vejo por ai, originalidade em si.. nao sei, encanei e fiquei uns 2 meses na cabeca desse cara, "negociando" e acho q de tanto encher e nao aparecer propostas ele me passou por 10 ou 12k na epoca, nao lembro mas foi uma pechincha, e ai comecou a saga.

trabalho com TI mas sempre fui entusiasta nesse mundo de mecanica, mexo desde sempre em meus carros pq abuso e nao confio em "mexanicos" e ai pra abusar a manutencao tem q estar em dia heheh, tenho bastante ferramentas, compro oq nao tenho e faco eu mesmo.

como trabalho de casa, nao preciso de carro na verdade, mas gosto de viajar e conhecer lugares, ja morei em varias regioes do Brasil. e esse vectra me serviu como uma luva pois, sendo antigo e com a pintura queimada nao estaria visado pra roubo.. poderia viajar pra qq cidade, largar em qq canto, sem me preocupar de fato, claro nao pode dar mole tb, mas e uma certa camuflagem.

resumindo peguei no interior de SP, desci pra BC (pra parodiar a musica) em SC, fiquei 1 ano por la, rodamos todas as praias, ilha de Florianopolis, lugares lindos! fui depois ate o RS, > Curitiba um tempo, e ai uma amiga estava em Joao Pessoa e decidi ir conhecer... foram 3 dias de viajem no bixao, foi puxado mas digo q esses vectras nao arregam pra carros novos nao e sao super confortaveis em viagens longas.. quem tentou brincar com o vovo se deu mal heheh e de fato senti ele acima da maioria dos nacionais daqui. detalhe q a 5marcha do f17 esta alongada, nao lembro a relacao mas ja postei iso aqui no forum, isso ajuda demais nas viagens pois o carro anda silencioso.

bom nessa ele esticou as pernas, fui depois a Natal RN, toda regiao do nordeste ali os estados sao proximos, na votla fui parando em Recife, Aracaju SE, MG, e agora ao interior de SP, com uma garagem coberta posso finalmente dar devida atencao a ela (sim trato no feminino, e é arisca haha)

vamos la:
quando peguei o carro troquei junta do cabecote por uma de fibra mesmo, aditivo etc mas sempre quis colocar a atualizada de metal MLS(multi layer steel), pois essa de fibra nao se acha em boa qualidade original mais, e com o tempo apodrece devido aos ciclos de temperatura.. a mls foi feita pra maior comrpessao do alcool e aguenta a pancada, tambem permite uma troca de calor melhor entre as partes, toda industria atualizou pra ela, é superior sem duvidas e nao me preocuparia a longo prazo mas o problema é q ela exige planicidade... a de fibra ainda segura imperfeicoes, essa nao pode deixar margem pra erro.

e o problema mesmo desse carro foi o arrefecimento, devido o antigo dono completar com agua, estava mto zuado, sofri trocando praticamente tudo ali, e ainda um detalhe q percebi mais abaixo pois forma uma crosta de ferrugem interna nos cilindros.. e isso so resolveu com uma lima e uns 3 dias no vinagre, . mas no geral, virou 200.000kms rodando perfeito, desmontei por "frescura" pois nao tinha problema algum. nao... nao posso dizer isso.... desmontei pra entender melhor oq tenho em maos e dar a devida manutencao merece, afinal, me levou a varios lugares e muitas lembrancas boas, q venham muitas mais.

o objetivo:
-limpeza geral, descarbonizacao
-atualizar junta MLS
-aneis novos e brunir os cilindros (medir pistoes cilindros, trocar se necessario)
-novas bronzinas de mancal e bielas, parafusos tb
-retentores novos, lapidar valvulas;
-trocar todos os selos do bloco e tubo dagua (esse em inox)
-nova bomba de oleo
-vedar corretamente galerias de oleo ao cabecote (que tinha deixado em haver na ultima)
-voltar a usar oleo 15w40 (estava no 20w50)

acabou q fiz mto mais coisas
-cavalete dagua novo (e soldado a entrada do ar quente q esta isolado)
-velas, sensor lambda, sensor agua, aditivo, oleo cambio, kit corria e tensionador, ,bombadgua, juntas, e varias coisas aqui e ali q nem me lembro, coletor escape pintura + porcas de cobre

ao desmontar boas surpresas:
toda parte de baixo original GM de 99, STD, pistoes bons ainda na medida
virabrequim, perfeito tb, inclusive a bronzina central nao estava comida, praticamente a mesma medida da nova
cilindros ok.. nao ovalizados, medindo circunferencia com um anel novo nao passa luz

negativas:
apesar dos cilindros nao estarem ovalizados a olho nu.. eles nao estao perfeitos, medidno todos com um mesmo anel novo tem variacoes nos pontos altura, alguns tem gap .35 e outros .45, primeiro e segundo estao quase perfeitos, o terceiro e o pior deles, e quarto _+ mas todos ainda da pra usar a medida STD sem problemas, o correto aqui seria retificar e abrir pra .25, mas nao quis ter esse trabalho.. é um refresh mantendo as cicatrizes de guerra.

bronzinas de biela --aqui pode ter sido uma falha minha, nunca irei saber, mas quando troquei o bujao de agua na galeria de oleo (atras da bomba dagua ali, se furar por corrosao passa oleo pra agua e vai ficar louco achando q e a junta cabecote ou outra coisa, perguntem como eu sei..) tive q furar ele pra sair e acho q fiapos de metal ficaram na linha mesmo aspirando e limpando bem... e olhem o estrago nas bronzinas... mas estava tudo funcionando bem, foi so no centro, sinal como motor aguenta abuso e nem nos damos conta ate ver as entranhas da fera.

maos a obra... peguei uma pedra de marmore, lixas 220 (foram muitas) e 300 reais na regua de teste planicidade, ferramenta show de ter por sinal.

lixado e plaino gaiola, cabecote e bloco, depois finalizado na lixa 400. e acreditem, mesmo estando perfeito o funcionamento e vedacao motor, havia empeno, vejam no antes depois nas fotos, todas as pecas inclusive o bloco de ferro.

depois vem a etapa de brunir os cilindros... aqui e parte mais importante. erro de muitos e usar lixa muito gorssa e depois nao acenta os aneis direito, come desigual, ideal usar uma lixa 180 ou 220, e depois uma leve 600 bem pouco so pra tirar o grosso de cima. precisa ter 2 superficies aqui, uma mais funda pra segura o oleo, e a de cima mais lisa pra nao arranhar os aneis... nao vou conseguir resumir esse assunto pois e extenso, mas pesquisem rvk e rpk.

pensei em comprar aneis maiores e lixa-los pra deixar o mesmo gap em todos os cilindros.. mas isso e meio gambiarra, vai aumentar a comrpessao em um cilindro ja cansado.. melhor deixar nas foglas q estao... folgs de anel nao deve fazer beber oleo nem blowbly, oq faz isso e riscos verticais no cilindro ou estar ovalizado;fora de medida. turma q prepara sabe disso com gaps gigantes nos aneis.

as bronzinas usar a tecnica por baixo mesmo sem tirar o gira, medi tudo com plastiguage, mancais e bielas, parafusos novos, foram caros, acho q nem precisava disso mas preferi pra ficar tranquilo. torque no padrao e bora. dica pra medir pladtigauge por baixo, coloque um pedaco de papel no mancal vizinho pra erguer o gira um pouco e dar a folga correta, se nao vai estar apoiado ali e o plastuigauge vai sair com afericao errada..

bomba de oleo nova, lubrificada antes claro, e essa juntinha maldita, queria em metal e nao se acha no brasil mais... importei da lituania via ebay, 200 mangos nessa bixeira.

bom turma, poderia detalhar mais, ir falando foto a foto, mas o texto ja esta imenso e ando sem mto tempo pra organizar, segue tudo abaixo, so rodei uns 100kms ate agora mas ja senti a diferenca... esta com torque e uma pegada muito melhor... vou ir de leve pra assentar os aneis, e depois troco o oleo com 1000kms e comeco abusar mais. vou trocar tbm os amortecedores e molas dianteiras, kit batentes, buxas da barra bandeja etc, renovar toda suspensao ali e tmb comprei uma barra anti torcao superior, essa vai ser interessante a intalacao pois precisa furar a torre... a vir nos prox capitulos!

abs.!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por jm_vectrab em 02 Jun 2026, 14:20, em um total de 3 vezes.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM

por Ju_Bueno » Hoje, 09:15

Rapaz... disposição e determinação, heim!!!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

2 mensagens   •   Página 1 de 1