O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra A[Manutenção, Mecânica & Elétrica] [Vectra A] Manual do Sistema de Arrefecimento do Chevrolet Vectra A ( IA )

2 mensagens   •   Página 1 de 1
harukuny
Member
Member
Nome Completo: Adryan Alves
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

[Manutenção, Mecânica & Elétrica] [Vectra A] Manual do Sistema de Arrefecimento do Chevrolet Vectra A ( IA )

por harukuny » Ontem, 20:20

Olá Colegas Lasanheiros!

Eu estou reformando um Vectra A 1995 2.0 8V, totalmente sozinho e buscando o melhor de todos os lados (Custo-Beneficio e Qualidade Final). Indo direto ao ponto , esse meu Vectra já e bem rodado (410.000km haha), mas por incrível que pareça ele esta bem Standart em tudo no geral, muitas peças originais e o motor apesar de ter fervido na mão do antigo proprietário ainda tem medidas originais e de pouca ou nenhuma retifica (Tanto de cabeçote, quanto de motor que ainda e Medida Standart), porem obviamente era de se imaginar que nem tudo ia ser tão fácil, o sistema de arrefecimento esta bem capenga e faltando peças. Além do Sistema de Canister estar depenado. que só descobri que existe devido ao CEP CHEV :40:.

Aproveitando, Alo pessoal Inteligente, da uma ajuda aqui, esse meu Vec não tem canister, tem alguns canos perdidos sem dono (soltos), eu queria saber quão importante seria por novamente o canister, eu teria que comprar outro? o sensor esta no carro (obviamente solto, mas plugado no chicote certinho), a falta do canister em si atrapalha o uso do carro? eu vi varios videos de vectra A sem ele, por isso a pergunta! Fico no aguardo da resposta! Voltando.....

Eu Não tenho muito tempo pra procurar por informações, e as vezes me falta paciência também, então eu fiz alguns esquemas pra usar o MANUS IA MAX (que e a versão "Mais inteligente e capacitada" para conseguir o máximo de informações, bem mastigado, com links de onde veio essas informações (tanto para consulta, mas verificar veracidade). Para quem tiver interesse esta disponível aqui no meu drive.

"Este manual tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente do sistema de
arrefecimento do Chevrolet Vectra A GLS 1995, equipado com motor 2.0 8V e ar-condicionado.
Serão detalhados os componentes envolvidos, o esquema de ligação elétrica, a lógica de
funcionamento das ventoinhas e o caminho da corrente elétrica, desde o positivo da bateria até
o negativo. O conhecimento aprofundado deste sistema é crucial para a identificação de
problemas, a substituição de peças ausentes e a manutenção preventiva, garantindo o correto
funcionamento e a longevidade do motor"

Algumas Observações!!

1- Este material passou na mão de uma Inteligência Artificial ( "Manus 1.6 Max - Agente de alto desempenho projetado para tarefas complexas." - Foi Utilizada para DESENVOLVER TODO O PROJETO BRUTO COMO PESQUISA, REUNIR RESULTADOS E CONFIRMAR VERACIDADE DE TODAS AS SUAS PESQUISAS (Redundancia) ///// e tambem foi utilizada no final "Manus 1.6 Lite - Um agente leve para tarefas do dia a dia." - Para Reunir todas as informações prontas e formatar no PDF final.) - Sendo assim pode sim conter erros, por isso, quem tiver conhecimento e quiser reportar algum equivoco do projeto , estarei por aqui caso necessite editar o projeto!

2- O conteúdo foi passado para ser finalizado a IA mais básica (Manus 1.6 Lite) devido a falta de créditos, o povo da meta e muito mercenário, e infelizmente não estou podendo bancar essa IA mais "Capacitada", mas pelos relatórios a ia básica somente juntou os dados e gerou o PDF, não editou o material provavelmente.

3- E meio obvio mas e bom avisar, eu não sou mecânico, nem eletricista Habilitado ou Capacitado GM ou de qualquer outra mecânica automotiva, eu apenas entendo de carro e sou um Lasanheiro que gosta de arrumar problema pra minha cabeça.

4- Todos os documentos são em PDF e as Fontes está em .TXT

5- Arquivo com o "(Versão Final)" e o projeto final, o que eu vou usar para finalizar a revisão / reparo de todo o meu sistema de arrecimento.

6- Arquivos com "(LITE)" na Frente do nome do documento significa que passou pela IA MANUS 1.6 LITE

7- Arquivos com "(MAX)" Na Frente do nome do documento significa que passou pela IA MANUS 1.6 MAX

8- A "Versão final" como dita antes foi feita pelo MAX, mas compilada e organizada pelo LITE, Por isso consulte todos os PDF'S , Inclusive as FONTES!

9- Esse projeto e um GUIA SEM EMBASAMENTO CONFIAVEL E GARANTIDO, Por isso só use como informativo para se ter no maximo uma noção!

10- Tem partes com "Kit Verão" pois meu radiador nao e original, e eu vou adaptar ate arrumar a documentação dele! Então não me joguem tomates, eu sei que não e ideal mas tem que economizar porque o documento não ta muito barato haha mas que graça teria se fosse facil :23: , mas eu prometo que vou colocar o radiador original logo.

Agradeço a todos do Clube do Vectra, Graças a todas as contribuições de informações, que malucos como eu podem ainda sonhar em reparar nossa Lasanhas sem deixar 40 Rins na Mão de mecanico canalha :88:

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Aqui está a lista detalhada de todas as fontes utilizadas para a criação do manual do sistema de arrefecimento do seu Vectra A GLS 1995.

As informações foram extraídas tanto dos documentos técnicos que você enviou quanto de pesquisas em bases de dados e comunidades especializadas.

### Fontes Documentais (Arquivos Enviados)
1. **Clube do Vectra - Esquemas Elétricos Vectra A (Upload by Rohde):** Utilizado para identificar a pinagem dos relés, numeração de fusíveis (F42, F47), cores de fios e a localização física dos componentes no compartimento do motor e atrás da caixa de fusíveis.
2. **Clube do Vectra - Vectra A 2.0 (Upload by Rohde):** Utilizado para confirmar as especificações do motor 2.0 8V com injeção Bosch Motronic 1.5.1/1.5.2 e a interação do módulo com o sistema de ar-condicionado.

### Fontes de Pesquisa Técnica e Comunidades
3. **Fórum Clube do Vectra (Tópico: Acionamento primeiro / segundo estágios ventoinha):** Fonte crucial para entender a lógica prática do Vectra A (1993-1996), confirmando que ele utiliza duas ventoinhas e o sistema de ligação série/paralelo via três relés.
4. **Catálogo MTE-Thomson:** Consulta técnica para verificar as especificações dos interruptores térmicos (cebolões) MTE 760 e MTE 763 (duplos de 3 pinos) e suas temperaturas de acionamento.
5. **Manual de Reparação GM (Scribd - Esquema Elétrico Vectra 97):** Utilizado como base comparativa para entender a evolução do sistema entre o Vectra A e o Vectra B e validar os conceitos de ligação em série (baixa) e paralelo (alta).
6. **Accioly GM e Mercado Livre (Catálogos de Peças):** Verificação de referências de peças originais, como o eletroventilador do condensador (GM 90504897), confirmando a existência física da ventoinha ausente no seu veículo.

Todas essas referências foram cruzadas para garantir que as instruções de adaptação do Kit Verão fossem compatíveis com o chicote original do seu carro.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

[Manutenção, Mecânica & Elétrica] [Vectra A] Manual do Sistema de Arrefecimento do Chevrolet Vectra A ( IA )

por Ju_Bueno » Hoje, 08:59

Seja bem-vindo!

Está convidado a criar um tópico-garagem para nos apresentar esse Vectra e contar a história dele.
JULIANO -
ago/2008 à set/2011: Gol LS 1986
set/2011 à set/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
out/2017 à hoje: Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

2 mensagens   •   Página 1 de 1