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Manutenção, Mecânica & ElétricaBardahl flush p/ Radiador
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QuackMastter
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Bardahl flush p/ Radiador

por QuackMastter » 21 Ago 2013, 16:33

Trocar mais uma ideia com o pessoal...
Fiz no meu corcel uma limpeza do sistema com o fluido bardahl, aparentemente sem problemas...
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Fui conversar com um mecanico sobre fazer o mesmo com o meu vectra, ele sugeriu nao fazer pois isto ira deteriorar as mangueiras etc...

sei que o fluido limpa mesmo, tira a sujeira/ferrugem que pode estar sendo usada como vedaçao para alguma peça, porem ate o momento estou com duvidas, sera que ele estraga as peças que estao boas?

o que ele comentou tambem, é fazer a limpeza e rodar uns dias somente com agua pura, depois fazer a limpeza novamente e colocar o aditivo.

Confere arnaldo?

rsrs.

Almeidão
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por Almeidão » 21 Ago 2013, 19:27

Eu não acredito muito nesta magicas de limpar radiador e já usei de tudo inclusive este e não resolveu meu problema e nem estragou o que já estava velho. Penso até que se o radiador estiver parcialmente deteriorado ou seja com 80% da vazão dele e tendo passagem de agua em todas as palhetas, é possível que isto limpe um pouco, mas se ele estiver tapado não tem como porque a agua não vai circular com este liquido onde deveria.
No caso do corcel, gol, Monza antigo e outros mais,, sim, ele limpa porque o radiador é de vareta, ou seja tubos de alumínio com quase 10mm, mais ou menos igual uma caneta e para entupir um tubo deste, será preciso jogar sujeira dentro do radiador, então as paredes que agarra alguma coisa soltarão, mas mesmo assim o zinabre que está encrostado no alumínio não sairá.
O radiador do Vectra é por palhetas e com uma passagem super fina, aliás sempre digo que não entra uma lamina de estilete na passagem, então se estiver deteriorado pelo alumínio que se deteora com a agua pura, nada dará jeito.

Na verdade este liquido limpa sim, mas o radiador não suja ele cria zinabre e zinabre não tem como sair sem ser lixado ou empurrado com algo metálico.

Sds
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por QuackMastter » 22 Ago 2013, 13:10

certo Almeidao, muito boa sua explicaçao, porem veio uma duvida, existe como limpar o radiador do vectra ou isso nao é possivel pois como comentaste ele nao tem espaço para passar um estilete?

outra questao, comentou sobre o zinabre: na bateria o pessoal costuma limpar ele com a agua vervendo.
Como ele se criaria no radiador se tem a agua quente dentro dele circulando?

abraços.

rgapski
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por rgapski » 22 Ago 2013, 14:30

QuackMastter escreveu:certo Almeidao, muito boa sua explicaçao, porem veio uma duvida, existe como limpar o radiador do vectra ou isso nao é possivel pois como comentaste ele nao tem espaço para passar um estilete?

outra questao, comentou sobre o zinabre: na bateria o pessoal costuma limpar ele com a agua vervendo.
Como ele se criaria no radiador se tem a agua quente dentro dele circulando?

abraços.


Quack,

O zinabre da bateria é decorrente da oxidação do cobre, material de que são feitos os bornes.

Já o zinabre do radiador, é decorrente da oxidação do alumínio, material de que é feito a colmeia do radiador.
A oxidação do alumínio, até onde sei, não tem como ser retirado sem a utilização de produtos químicos (abrasivos) em conjunto com lixa.
Já viu portão de alumínio em casa de praia? Com o tempo ele esbranquiça. Ai só lixando.

O motor do carro tem diversas peças em contato com a água, e estas peças são feitas de materiais diferentes.
Por exemplo: o bloco do motor pode ser de ferro e o cabeçote de alumínio, logo, cada um tem uma oxidação diferente.

O que acontece muito no sistema é a cavitação, que nada mais é do que a abrasão das peças metálicas decorrente do bombardeamento por bolhas formadas no liquido de arrefecimento.
As partículas que são liberadas, certamente irão parar em algum lugar, causando essa "sujeira" que costumamos ver.

Por isso é importante usar aditivo, pois uma das funções dele é evitar a cavitação.

Esses flush's de radiador ajudam a retirar somente uma pouca oxidação e algumas partículas que se agarram em alguns poucos lugares.
Eu fiz isso no vectra quando comprei e não vi muito resultado. Acho que saiu sujeira porque tinha que sair.
Mas não faria de novo, pois a troca do aditivo do radiador no período certo evita isso.

Abs!
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Almeidão
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por Almeidão » 22 Ago 2013, 14:52

Isto ai, ótima explicação. Preciso aprender a fazer isto para convencer o pessoal a dar vida longa ao Rei.

Sobre as palhetas, eu cortei um no meio e fiz o teste, não entra um estilete e você mesmo pode ver olhando de frente para o radiador. Verás na horizontal várias linhas achatadas e dentro destas linhas que são Aletas é que passa a agua.

E mais, não esqueça disto a bomba d'agua consegue um pouquinho de força em alta rotação, ou seja na estrada. Nas ruas ela só consegue jogar agua se o radiador estiver limpo, estando 20% tapado já seria como fosse 50% fora de serviço quando estiverem em trânsito de rua.
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por QuackMastter » 22 Ago 2013, 16:19

otima a explicaçao rgapski!

Esta outra pode ser pro Almeidao responder entao. ( Ou quem chegar antes..) rsrs

Ja vi alguns comentarem sobre uma limpeza de radiador ''espalitando'' ou algo do genero.
Como funciona e vale a pena fazer?

Outra coisa:
Fazer a limpeza somente com mangueira jogando agua para dentro do sistema, apos isso colocar a mangueira parte baixo do radiador novamente, tirar a valvula e ligar o carro para sair o restante de agua suja dentro do bloco do motor.
Interessante ou nao recomendado?

Limpeza boa é feita por maquina que ja vi na internet ou a manual ja se obtem um otimo resultado?

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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por Ricardo Crispim » 22 Ago 2013, 16:58

QuackMastter escreveu:otima a explicaçao rgapski!

Esta outra pode ser pro Almeidao responder entao. ( Ou quem chegar antes..) rsrs

Ja vi alguns comentarem sobre uma limpeza de radiador ''espalitando'' ou algo do genero.
Como funciona e vale a pena fazer?

Outra coisa:
Fazer a limpeza somente com mangueira jogando agua para dentro do sistema, apos isso colocar a mangueira parte baixo do radiador novamente, tirar a valvula e ligar o carro para sair o restante de agua suja dentro do bloco do motor.
Interessante ou nao recomendado?

Limpeza boa é feita por maquina que ja vi na internet ou a manual ja se obtem um otimo resultado?



Acho que você está se referindo a "varetar o radiador" ,esse trabalho se não me engano só é possivel nos radiadores antigos, de metal, onde é possivel dissoldar as partes superior e inferior e passar varetas para limpeza. Hoje, de plásticos, é mais recomendável trocá-los (exceto caminhões onde tal pratica ainda é muito usada).

Forte abraço!!!!!!!

Almeidão
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por Almeidão » 22 Ago 2013, 17:09

QuackMastter escreveu:otima a explicaçao rgapski!

Esta outra pode ser pro Almeidao responder entao. ( Ou quem chegar antes..) rsrs

Ja vi alguns comentarem sobre uma limpeza de radiador ''espalitando'' ou algo do genero.
Como funciona e vale a pena fazer?

Outra coisa:
Fazer a limpeza somente com mangueira jogando agua para dentro do sistema, apos isso colocar a mangueira parte
baixo do radiador novamente, tirar a valvula e ligar o carro para sair o restante de agua suja dentro do bloco do motor.
Interessante ou nao recomendado?

Limpeza boa é feita por maquina que ja vi na internet ou a manual ja se obtem um otimo resultado?


Pode ser outro também, talvez muitos não concordem comigo. Só que escrevo aqui o que eu fiz e ainda faço se necessário for, afinal experiência própria vale mais que mil palavras (na verdade o provérbio não é bem assim jejej)

Bem, o termo que você tentou descrever se chama varetar. Bem, era antigamente usado nos radiadores de metal tipo cobre, inclusive as caixas laterais destes radiadores são também de metal e o pessoal tirava fora um lado que é soldado e nos tubos onde passa a agua eles usavam uma vareta de metal e ficava esfregando para frente e para trás até tirar a sujeira que ali ficava grudada e os tubos também são do mesmo metal tipo cobre que não se deteora igual ao alumínio. No caso do Vectra é bem diferente porque ele não é de tubo como já informei.
Hoje a maioria das peças são descartáveis, ou seja o radiador hoje é fabricado e selado e para abrir para consertar e mesmo não tendo conserto o trabalho com as peças fica mais caro que um novo.

Trocar a agua do radiador e do sistema do vectra, a melhor forma que achei foi esta:
0 - MOTOR TOTALMENTE FRIO, NÃO MEIO FRIO. FRIO.
1 - tirar mangueira superior do radiador e a mangueira inferior, abrir o reservatório para sair a agua e logo fechar ele.
2 - tirar a válvula termostática.
3 - colocar na mangueira inferior uma mangueira com agua para entrar no motor, certifique que esta mangueira
está realmente na mangueira que entra no motor, ou seja e a mesma que fica na saída do radiador e você de
frente para o carro é a que está no lado direito.
4 - Na duvida se você tem válvula de ar quente ou não, abre o ar quente e ligue o carro.
5 - Para a agua circular por dentro é preciso tapar a saída dela onde estava a termostática, pode tapar com a mão sem
medo e será bom até para você ver que a bomba não tem força e por este motivo devemos usar aditivo para não
entupir. Tapa, acelera tipo umas 5 a 10 puxada no acelerador com a mão e solte a agua, repita isto umas 10 vezes e
ali ficará somente a agua que você está colocando.
6 - depois disto, coloque a mangueira no radiador, na entrada dele e vai tapando a saída e soltando até sair agua limpa.

Não esqueça, antes de tudo isto você deve comprar o anel de vedação da termostática pra remontar tudo. Se ela foi trocada a menos de 60 dias o anel anterior ainda serve, caso contrário não. Não use nada neste anel para vedar, só limpar o trilho dele e na peça no motor limpar bem e pode ser com uma lixa 600. Tudo que você usar ali ou em qualquer anel de borracha, poderá voltar contra você.

Isto é um processo de troca de agua ou aditivo, não é um serviço para desentupir ok?
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por QuackMastter » 23 Ago 2013, 09:36

certo agradeço a todos pelas dicas/informaçoes.
o quanto antes irei fazer este serviço...

abraços!

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leobraco009
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por leobraco009 » 02 Out 2013, 22:22

Só quero observar o seguinte: a bomba d'agua tem uma pressão considerável, se vc tampar com a mão a saida dela, ela não vai forçar muito pq ela manda a água circular so pelo motor, pelo tubo de plástico atrás do motor, até você tirar a mão por não aguentar o calor ou se a válvula estiver lá ela abrir.

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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por Almeidão » 03 Out 2013, 17:22

Não entendi muito bem sua colocação ou entendi pela metade. Na verdade a bomba dagua quase não tem pressão em baixa, ou seja em marcha lenta ou até 2 mil giro ela é fraquíssima e voce pode colocar em 4 mil giros e meter a mão ali na saida dela que voce ainda vai tapar com facilidade.

Voce tapando, seria o mesmo que uma Termostática com ele ainda frio, neste caso ela não circula para lado nenhum a não ser pelo aquecedor se ele for aberto se for um aquecedor com válvula, e ela estiver fechada mal a agua sai da bomba e entra no tubo outra vez 10 cm pra frente, ou seja neste momento não há movimento de agua entre radiador e motor e nem pode, se a agua não tem por onde ir, então a bomba também não puxa, na verdade quando ele está frio a bomba gira em falso.
Quando a Termostática abre obviamente a agua será empurrada para o radiador que poir sua vez fica circulando entre radiador e motor. Quando na cidade mesmo o motor andando aos poucos e isto não é forçar motor, mas ele esquenta porque a agua que circula é pouca e ñão é o suficiente para esfriar o motor, ai entra a ventuinha para ajudar um pouco.

Se o radidor estiver entupido, é nesta hora que o motor vai pro saco, porque a bomba ficará quase que girando em falso e o motor por sua vez, só vai esquentando.

Uma dica para quem tem o sistema limpo, é começar anotar como está a temperatura pela manhâ, com quanto tempo o ponteiro fica em tal grau e andando nas estradas como ele se comporta. Como fica com ar ligado e desligado
O carro vai ficando mais velho e a temperatura deve ser igual, porque isto não depende de idade ou kilometragem alta, independente disto se ela mudar é porque algo aconteceu.
Não existe isto, hoje ela é 82, amanhã 83 depois 87 e volta para 85. Não existe isto em um sistema perfeito, se hoje ela é 82, amanhã ela tem que ser 82 e se ela for para 85, fique atento que algo aconteceu e logo ela vai estar em 98 e depois só problema.

É mais fácil acertar um carro que bateu motor, do que acertar um cabeçote por ter fervido.

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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por kauansouza » 18 Jan 2016, 23:42

Tem gente falando no club do novo ka,que no antigo vectra club a moda erá limpeza com detergente!
Tem varias explicações la sobre o uso de deterjente ,comecei a acreditar
Diz um maluco la que é pioneiro nisso,e que fez num vectra!
E postou no vectra club,e virou moda
Aos magos em arrefecimento do clube ... isso é mito,lenda,mentia?
Ou faz algum sentido?

''Andar 7 dias com um litro de IPE no sistema, depois fazer a limpeza total! :9:

rgapski
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por rgapski » 19 Jan 2016, 12:33

kauansouza escreveu:Tem gente falando no club do novo ka,que no antigo vectra club a moda erá limpeza com detergente!
Tem varias explicações la sobre o uso de deterjente ,comecei a acreditar
Diz um maluco la que é pioneiro nisso,e que fez num vectra!
E postou no vectra club,e virou moda
Aos magos em arrefecimento do clube ... isso é mito,lenda,mentia?
Ou faz algum sentido?

''Andar 7 dias com um litro de IPE no sistema, depois fazer a limpeza total! :9:


Detergente limpa sim. Funciona pra limpeza superficial e de detritos/oleosidades que estejam soltos dentro do sistema.
O detergente vai quebrar a tensão superficial da água, fazendo com que as partículas de sujeira (flocos de ferrugem, oleosidades, etc) se misturem com mais facilidade a água e permitam ser removidos do sistema.

Tenham em mente que a limpeza ideal do sistema consiste em remover a ferrugem.
A ferrugem isola o contato da água com as aletas do radiador, diminuindo o desempenho em trocar o calor da água com o ar que passa.

A ferrugem se retira com solução ácida, que nada tem haver com o detergente, por isso existem no mercado soluções acidas para limpeza de radiador.
Essas soluções não atacam borracha, afinal, o tempo e concentração delas no sistema não é suficiente pra isso.

No meu punto tive um problema terrível!
Quando peguei o carro, embora tivesse acabado de sair de uma revisão na ccs, notei que com algumas semanas surgiu uma lama dentro do sistema. Era mistura de aditivos diferentes!
Antes de dar m*#d@, fiz uma limpeza e vou deixar aqui o que foi feito caso alguém precise.
*Se seu sistema não tiver essa lama dentro (não confundir com ferrugem) não precisa tudo isso.

Primeiro, abri os drenos e esgotei tudo. Fui injetando água limpa para remover aquela água velha que parecia uma lama.
Notei que saiu um pouco de ferrugem e umas "gosmas meio oleosas" no meio da água, o que mostrava que tinha muita sujeira "solta" circulando no sistema..

Quando a água passou a sair limpa, fechei tudo e entrei com uma solução alcalina 250ml de (solopam) para remoção dos detritos sólidos e aquela oleosidade que estavam no sistema.
Liguei o carro e deixei circulando por 10min.

Esgotei a solução alcalina e injetei água limpa no sistema até sair transparente.
Saiu MUITA sujeira, mas não era ferrugem. Era tipo um óleo, pois fazia aquela cor azulada ao olhar contra a luz.
A água saiu meio marrom~esverdeada, sei lá. Uma cor horrorosa, de dar medo! rs

Depois de enxaguar o sistema e tirar todo o solopam deixando apenas água lá dentro, fechei tudo novamente e entrei com solução ácida (flush rápido STP - cor vermelha) para remover a ferrugem que havia no sistema.
Liguei o carro de deixei 15min. Saiu uma água alaranjada com cheiro de ferrugem, sinal de que havia alguma oxidação no sistema.

Abri novamente, esgotei o flush, injetei água até ficar tudo limpinho.
Por precaução, adicionei um Flush de radiadores da Bardhal, próprio para que se deixe dentro do sistema por uma semana. Esse flush tem uma cor verde/azulado de aspecto leitoso.

Depois de uma semana, esgotei tudo e saiu água limpa, apenas com uma cor levemente esverdeada (talvez por causa do flush).
Injetei água até sair tudo limpo.

Apenas com água no sistema, liguei o carro por uns 5min pra tirar algum resquício de flush.
Esgotei novamente e a água saiu totalmente limpa.

Fui misturando 1l aditivo Bardhal Rad Cool Log Life + 1l água desmineralizada em uma garafa de 2l e fui completando o sistema até encher completamente.

Faz uns 11 meses que fiz isso. O sistema esta perfeito, sem vazamentos nas mangueiras, etc
O aditivo continua claro e medindo a condutividade, esta permanece bem abaixo dos 0,30volts (no meu esta em 0,09v).

Em suma, o detergente limpa sim o sistema, desde que ele esteja contaminado com detritos e oleosidades.
Se for um carro com o sistema "normal", jogar detergente lá dentro não vai resolver muita coisa.
Antigamente, os carros usavam óleo solúvel em água como "aditivo", e pra remover isso o detergente funciona.

Se o carro apenas esta com a água "enferrujada", recomendo um flush apropriado, pois o flush visa a remoção da ferrugem e não apenas das sujeiras.
Eu utilizei Bardhal e STP e recomendo os dois.

Abs!
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Re: Bardahl flush p/ Radiador

por rgapski » 20 Jan 2016, 08:34

Em tempo:

Um colega aqui do prédio onde trabalho acabou de comprar um punto igual ao meu...
Ontem ele me pediu pra dar uma "olhadinha" no carro dele.

Esta com a mesma "lama" no sistema de arrefecimento!
Só que no caso dele, ele mesmo fez essa cagada... rs

O punto usa aditivo orgânico (paraflu up), e o cara comprou o paraflu coolant (inorgânico).
O carro dele esta com vazamento bem pequeno na lateral do radiador (defeito comum nos e.torq), então pra completar o que vazou, ele foi colocando aditivo concentrado de base diferente.

Em um mês, a água ficou marrom e formou aquela borra que encontrei no meu carro quando comprei.
Parece que o paraflu tem algum tipo de óleo na sua composição, pois notei que na tampa do reservatório formou tipo uma graxa, bem oleosa ao toque.

Na hora do almoço, vamos esgotar o sistema e injetar água até sair limpa.
Vamos entrar flush de uma semana da Bardhal e nós vamos ver como ele se comporta.
Acredito que só ele, pelo tempo que vai ficar, já deve remover toda a gosma que fica dentro do sistema.

Na semana que vem, vamos esgotar tudo, entrar com um selante pra radiador da koube e aditivo orgânico.
Depois conto pra vocês o resultado.

Abs!
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