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Vectra BÁrvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

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bruno241281
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Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por bruno241281 » 21 Set 2013, 17:12

Senhores,
por se tratar de um assunto sério e já existir tópico a respeito, mas com foco diferente achei interessante fazer este questionamento.

Pesquisando observei que algumas pessoas quando enfrentam problemas na árvore de balanceamento ou compensador de massa ou ainda eixo balanceador, opta por retirar do motor. A pergunta é: Como passou a ser o comportamento do carro?

Na hipotese de sua manutenção, os calços são obtidos de maneira facilitada, ou esta arriscado a carreta ficar atravancando a oficina por alguns dias até sua chegada? Nessa abordagem, sai muito caro essa inspeção na concessionária? Será confiável que farão essa inspeção?

Portanto solicito a avaliação dos senhores que entendem da viatura.
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Arquiteto » 22 Set 2013, 21:39

bruno as melhore informaçoes quanto as peças necessarisas acredito que estão la no how to, ...

qunto ao comportamento do carro pelo que me lembro ninguem que fez observou nada anormal

no funcionamento do motor :88:

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Arquiteto » 24 Set 2013, 13:18

viewtopic.php?f=49&t=653


temos este topico e varios outros de interesse no indice geral de howto ...

viewtopic.php?f=49&t=555

Luiz Antunes
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Luiz Antunes » 24 Set 2013, 17:18

Eu sou doido para tirar esse troço fora !!!!!!! :40:

bruno241281
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por bruno241281 » 24 Set 2013, 17:22

Luiz,

porque não arranca??? Estou pensando em tirar e fazer uma experiencia, creio que não tem muito perigo....o que acha??? Ou melhor, porque não tirou????

Seu carro tem barulho de diesel???? Uma das coisas que quero averiguar no encontro é isso, se estou sismado ou se realmente devo esperimentar retirar....

Valeu.
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rgapski
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por rgapski » 24 Set 2013, 17:33

luiz antunes escreveu:Eu sou doido para tirar esse troço fora !!!!!!! :40:


Quando meu challenge virar 2.4, essa é a primeira coisa a sair dali!!!

É impressionante o nº de pessoas que já tiveram problemas com essa "bendita".
Tá certo que ela só dá problema quando abrem o motor (acredito que por erro de montagem/sincronização).

Eu já vi dois vectras com esse problema. O carro "sacoleja" todo e faz um barulho de motor no fim.
Inclusive quando eu estava procurando um vectra cheguei a ver um CD 2002 à venda por um valor irrisório (R$ 10.000), pois o dono tinha acabado de fazer o motor, levou de volta varias vezes mas não resolveu.
Ai o coitado achou que tinha perdido o carro!
Eu não tinha gostado do carro por motivos alheios ao motor, mas dei a dica para ele tirar o balanceador.
10 dias depois o cara me ligou pra agradecer, pois conseguiu arrumar e vender o carro pelo valor de tabela! Até queria me pagar uma cerveja! rs

Abs!
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Luiz Antunes
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Luiz Antunes » 24 Set 2013, 17:38

Pessoal ,

eu não tiro pq meu carro pq ele tem somente 34 mil km , mas vontade não falta .
Essa M. deve pesar, e fazer um arrasto danado no óleo , então com a saida disso , deve-se ganhar uns cavalinhos e deixar o motor mais elastico .

Quem sabe mais adiante, eu começe a comprar as peças que precisa, para se converter na retirada ???

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Arquiteto » 24 Set 2013, 21:02

como eu ando no dia a dia tanto no 16v quanto no 8v ...

vou falar aqui que o 16v original roda bem mais silencioso que o 8v ... é fato viu ..

rgapski
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por rgapski » 25 Set 2013, 08:24

Arquiteto escreveu:como eu ando no dia a dia tanto no 16v quanto no 8v ...

vou falar aqui que o 16v original roda bem mais silencioso que o 8v ... é fato viu ..


#fato (x2)

Ja andei de vectra b 2.2 8v e de fato ele não gira tão macio quanto o 16v, embora os coxins do vectra B façam um ótimo trabalho de isolamento.

Contudo, notei que o meu vectra b 16v gira mais liso que o c 16v. Não sei se é culpa dos coxins, ou o c que eu andei não estava com os suportes 100% (não havia notado problemas).

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Ricardo Crispim » 04 Dez 2013, 14:59

Fando um testemunho aqui.
Todos sabem que eu fiz o motor de meu vectra e a história que levou a isso.
Pensei bastante sobre o assunto retirar o eixo balanceador, principalmente porque acho que se foi colocado ali é porque tinha um propósito.
Pesquisei muito, mas muito mesmo sobre o assunto. Ponderei opiniões importantes como a do Luiz Antunes por exemplo, pois tem muita experiência em mecânica e comportamento de motores.
Conversei bastante através da internet com dois caras da Polônia e um da Alemanha que já fizeram isso em seus vectras, pois lá na europa, os 2.0 16V sairam com esse bendito compensador de massa.
Lendo o post do Arquiteto sobre a delicadeza das especificações e ferramentas a serem utilizadas para colocar a peça novamente em seu lugar eu tive certeza que não confiaria nem nos mecânicos das duas autorizadas GM aqui da cidade de Campo grande para fazer o serviço.
Pesando tudo, optei pela retirada da peça, apesar do receio. O que de certa forma me tranquilizava é que o processo é totalmente reversível, então iria guardar as peças por um tempo.
Conversei bastante com o pessoal da retífica reis em Ribeirão Preto, onde comprei o defletor e a bomba de óleo necessários para a adaptação e ele me informou que a maior parte dos motores GM 16V que eles fazem por lá, retiram o eixo balanceador e me disseram que a diferença perceptível ( e isso para quem conhece profundamente o carro), seria ele ficar um pouco áspero em rotações elevadas, como uma retomada ou ultrapassagem.
Hoje já estou com o carro a alguns dias e disponibiilzei o eixo balanceador para a venda, pois não senti nada de anormal. Existe exageros em alguns que informam que a performance melhora, etc...Não consegui perceber isso, talvez porque o motor está pouco rodado ainda.
Realmente ele ficou um pouquinho parecido com o 8V em altisimas rotações, me lembrando meu primeiro vectra, mas nada que incomode.
Por enquanto a unica coisa que me incomoda e quando eu comprei ele já havia, é um pouco de viração no drive quando estou com pé no freio e aproveitando o espaço, gostaria que vocês que têm vectra AT me dessem uma luz, porque eu esqueci de frisar isso para o meu mecânico (estava atordoado com tanto gasto, rsrsrsrs).
É meu primeiro vectra AT e não sei exatamente o que devo esperar dele.
Outra coisa, eu nunca fiz motor de carro nenhum, então gostaria de saber se o consumo de combustível aumenta quando se faz o motor, pois ele está com mais sede agora do que quando eu o comprei...

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

Almeidão
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Almeidão » 04 Dez 2013, 16:14

Ricardo Crispim escreveu:Fando um testemunho aqui.
Todos sabem que eu fiz o motor de meu vectra e a história que levou a isso.
Pensei bastante sobre o assunto retirar o eixo balanceador, principalmente porque acho que se foi colocado ali é porque tinha um propósito.
Pesquisei muito, mas muito mesmo sobre o assunto. Ponderei opiniões importantes como a do Luiz Antunes por exemplo, pois tem muita experiência em mecânica e comportamento de motores.
Conversei bastante através da internet com dois caras da Polônia e um da Alemanha que já fizeram isso em seus vectras, pois lá na europa, os 2.0 16V sairam com esse bendito compensador de massa.
Lendo o post do Arquiteto sobre a delicadeza das especificações e ferramentas a serem utilizadas para colocar a peça novamente em seu lugar eu tive certeza que não confiaria nem nos mecânicos das duas autorizadas GM aqui da cidade de Campo grande para fazer o serviço.
Pesando tudo, optei pela retirada da peça, apesar do receio. O que de certa forma me tranquilizava é que o processo é totalmente reversível, então iria guardar as peças por um tempo.
Conversei bastante com o pessoal da retífica reis em Ribeirão Preto, onde comprei o defletor e a bomba de óleo necessários para a adaptação e ele me informou que a maior parte dos motores GM 16V que eles fazem por lá, retiram o eixo balanceador e me disseram que a diferença perceptível ( e isso para quem conhece profundamente o carro), seria ele ficar um pouco áspero em rotações elevadas, como uma retomada ou ultrapassagem.
Hoje já estou com o carro a alguns dias e disponibiilzei o eixo balanceador para a venda, pois não senti nada de anormal. Existe exageros em alguns que informam que a performance melhora, etc...Não consegui perceber isso, talvez porque o motor está pouco rodado ainda.
Realmente ele ficou um pouquinho parecido com o 8V em altisimas rotações, me lembrando meu primeiro vectra, mas nada que incomode.
Por enquanto a unica coisa que me incomoda e quando eu comprei ele já havia, é um pouco de viração no drive quando estou com pé no freio e aproveitando o espaço, gostaria que vocês que têm vectra AT me dessem uma luz, porque eu esqueci de frisar isso para o meu mecânico (estava atordoado com tanto gasto, rsrsrsrs).
É meu primeiro vectra AT e não sei exatamente o que devo esperar dele.
Outra coisa, eu nunca fiz motor de carro nenhum, então gostaria de saber se o consumo de combustível aumenta quando se faz o motor, pois ele está com mais sede agora do que quando eu o comprei...

Forte abraço!!!!!!!!!!!!


Ricardo, a tendencia é realmente ter um consumo maior logo que o motor foi feito, isto porque ele está justo e logicamente mais pesado. Acho que voce pode no momento até esquecer este assunto economia pelo menos até os 10 a 15 mil km. Depois sim tentar fazer uma média precisa e um possivel acerto caso necessitar.
Nunca esquecer que o AT sempre consome mais que um manual quando bem conduzido.
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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Luiz Antunes » 04 Dez 2013, 18:07

É amigo Crispim , motor novo de retifica é um pouco diferente de motor de fabrica , as vzs vc precisa de uns 10 mil km para ele acamar as peças , e diminuir o atrito , aí sim o consumo deva melhorar , e aumentar um pouco mais os cavalinhos . Aguarde um pouquinho que vai normalizar .

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Ricardo Crispim » 05 Dez 2013, 09:14

Almeidão escreveu:Ricardo, a tendencia é realmente ter um consumo maior logo que o motor foi feito, isto porque ele está justo e logicamente mais pesado. Acho que voce pode no momento até esquecer este assunto economia pelo menos até os 10 a 15 mil km. Depois sim tentar fazer uma média precisa e um possivel acerto caso necessitar.
Nunca esquecer que o AT sempre consome mais que um manual quando bem conduzido.



luiz antunes escreveu:É amigo Crispim , motor novo de retifica é um pouco diferente de motor de fabrica , as vzs vc precisa de uns 10 mil km para ele acamar as peças , e diminuir o atrito , aí sim o consumo deva melhorar , e aumentar um pouco mais os cavalinhos . Aguarde um pouquinho que vai normalizar .



Meus dois amigos e consultores mecânicos preferidos.
Sempre bom contar com a experiência de vocês.
PQP, essa km eu só vou fazer depois de um ano..rsrsrsrs

Forte abraço!!!

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por dinhocd16v » 20 Dez 2013, 12:41

Bom, sei que não tem nada a ver com o tópico, mais fiz o motor inteirinho do veco recentemente tbm. E o pessoal da retifica disse que nos primeiros 5...10 mil km, era até pra eu evitar de fazer media, pq ele ia consumir mais, pelo fato das peças não terem sido "assentadas". Disseram que leva um tempo. Vou falar a vdd, não sei se ele ta gastando mais que antes, pq o MID só começou a funcionar depois q fiz o motor. Antes eu não tinha feito media. Mais pelos relatos que vejo, ele ta gastando mais que o normal, pelo menos na cidade.

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por cht_power » 16 Fev 2014, 23:25

Cesarim,

Não encontrei anúncio seu sobre o compensador de massa / árvore de balanceamento.
Poderia me indicar onde se encontra o anúncio?

Caso não haja anúncio, quanto voce pede pelo compensador de massa?
Obrigado.

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Ricardo Crispim » 17 Fev 2014, 08:24

dinhocd16v escreveu:Bom, sei que não tem nada a ver com o tópico, mais fiz o motor inteirinho do veco recentemente tbm. E o pessoal da retifica disse que nos primeiros 5...10 mil km, era até pra eu evitar de fazer media, pq ele ia consumir mais, pelo fato das peças não terem sido "assentadas". Disseram que leva um tempo. Vou falar a vdd, não sei se ele ta gastando mais que antes, pq o MID só começou a funcionar depois q fiz o motor. Antes eu não tinha feito media. Mais pelos relatos que vejo, ele ta gastando mais que o normal, pelo menos na cidade.


Vecão agora está chegando nos 3000 km pós feito o motor e já percebo uma leve melhora em relação ao consumo.
Antes de fazer o motor, ele fazia aqui na cidade a média de 9,5 km/l e após fazer o motor caiu para menos de 8 km/l.
Hoje já está fazendo 8,5 km/l.
Lembrando que a cidade aqui é plana, sem grandes engarrafamentos, transito livre e sem ladeiras...

Forte abraço!!!

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Ricardo Crispim » 17 Fev 2014, 08:30

cht_power escreveu:Cesarim,

Não encontrei anúncio seu sobre o compensador de massa / árvore de balanceamento.
Poderia me indicar onde se encontra o anúncio?

Caso não haja anúncio, quanto voce pede pelo compensador de massa?
Obrigado.


Marco Antônio, creio que a pergunta foi para mim.
O balanceador já foi vendido através do Mercado Livre.
Na época que fiz a conversão, conversei bastante também com o pessoal da Reis motores que fazem bastante este tipo de serviço por lá. Foi lá inclusive que comprei o pescador e o defletor necessários à adaptação.Falei com o Jonatas e com o Bruno.
http://www.reismotores.com.br/
Tenta ver se eles têm algum balanceador em bom estado por lá.
O seu deu problema ou está sem?

Forte abraço!!!!!!!!!!!

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por cht_power » 17 Fev 2014, 18:09

Deu problema. Até posso eliminá-lo da mesma forma como você fez, mas como fiz upgrade para 2.4 16V, gostaria de manter o balanceador.
curiosidade: vendeu ppr quanto?

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Ricardo Crispim » 18 Fev 2014, 08:29

cht_power escreveu:Deu problema. Até posso eliminá-lo da mesma forma como você fez, mas como fiz upgrade para 2.4 16V, gostaria de manter o balanceador.
curiosidade: vendeu ppr quanto?



Vendi por R$ 1.250,00
Boa sorte na procura, se eu souber de algum em n=bom estado, te comunico..

Forte abraço!!!!!!!!!!!1

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Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por cht_power » 18 Fev 2014, 14:12

Vendeu muito bem vendido!
Eu vi o site da retífica que retificou seu motor. Eles pedem um valor astronômico (já considero astronômico o valor pelo qual voce vendeu).
Diante disso, tenho duas soluções:
1. Reparar a minha (complicado e demorado, mas absurdamente mais barato)
2. Importar (mesmas considerações).
Acho que vou fazer as duas coisas, assim fico com uma de reserva :117:

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