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Vectra BConsumo x pressão bomba

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tadeu_pc
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Re: Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 08 Out 2013, 11:47

rgapski escreveu:
tadeu_pc escreveu:Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.


Tadeu,

E os cabos e velas, como estão?
Tirando a vela fora, qual a aparência dela no local do eletrodo?
Quando olha a porcelana dela (parte branca), voce nota alguns "riscos" de cima para baixo?

Abs!


rgapski, as velas e cabos foram trocados a pouco, retirei elas semana passada e estão com a porcelana com pouquíssima coisa escurecida, ao meu ver normal e sem riscos diferentes.
Abraço!

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Re: Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 08 Out 2013, 11:51

Alcir Andreoni escreveu:
tadeu_pc escreveu:Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.

Estamos acompanhando...


Pois é Alcir, até tentei não ligar para esse problema, mas fico com a sensação de que algo não está 100% no carro e não consigo lidar com isso, preciso resolver o problema nem que vá devagar e demore um pouco eliminando por partes. Noto que os mecânicos de hoje não tem paciência para procurar defeitos "chatos" de resolver..julgo que na visão deles "perdem tempo" entende.
Abraço!

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Re: Consumo x pressão bomba

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 12:14

tadeu_pc escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
tadeu_pc escreveu:Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.

Estamos acompanhando...


Pois é Alcir, até tentei não ligar para esse problema, mas fico com a sensação de que algo não está 100% no carro e não consigo lidar com isso, preciso resolver o problema nem que vá devagar e demore um pouco eliminando por partes. Noto que os mecânicos de hoje não tem paciência para procurar defeitos "chatos" de resolver..julgo que na visão deles "perdem tempo" entende.
Abraço!

Algo de interessante que eu ouvi de um mecânico. Eliminar um defeito aparente custa X, agora procurar defeito custa X+10, porque ele não tem tempo para ficar com um só carro. Depois desta, estou procurando outro mecânico...
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Re: Consumo x pressão bomba

por rgapski » 08 Out 2013, 12:54

tadeu_pc escreveu:
rgapski, as velas e cabos foram trocados a pouco, retirei elas semana passada e estão com a porcelana com pouquíssima coisa escurecida, ao meu ver normal e sem riscos diferentes.
Abraço!


Tadeu,

Você chegou a testar a bobina?
Essa figurinha quando esquenta costuma alterar a resistência interna, que causa algumas falhas com o veículo em marcha, como "cabeçadas" em retomadas com giro um pouco baixo.

Você já mediu a compressão do motor do seu carro?
Seria interessante você fazer este teste, mas recomendo fazer em oficina, pois demanda ferramenta específica.
Acho que não compensa comprar uma ferramenta dessa pra fazer um teste (embora eu adore comprar ferramentas, rs).

Primeiro, veja se a compressão é igual nos quatro cilindros.
Se houver diferença, isso causa aumento do consumo e falhas (cabeçadas) quando andamos com o carro.

Acho que a variação é aceitável até 5%, passou disso, precisa ver o porque.
Os valores, se não me engano, devem estar em 150psi ou mais.
Normalmente os mecânicos tem uma tabela de valores.

Abs!
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Re: Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 08 Out 2013, 13:07

É Alcir..infelizmente tem muitos assim, também correria desse tipo de "profissional".

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Re: Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 08 Out 2013, 13:11

rgapski escreveu:
tadeu_pc escreveu:
rgapski, as velas e cabos foram trocados a pouco, retirei elas semana passada e estão com a porcelana com pouquíssima coisa escurecida, ao meu ver normal e sem riscos diferentes.
Abraço!


Tadeu,

Você chegou a testar a bobina?
Essa figurinha quando esquenta costuma alterar a resistência interna, que causa algumas falhas com o veículo em marcha, como "cabeçadas" em retomadas com giro um pouco baixo.

Você já mediu a compressão do motor do seu carro?
Seria interessante você fazer este teste, mas recomendo fazer em oficina, pois demanda ferramenta específica.
Acho que não compensa comprar uma ferramenta dessa pra fazer um teste (embora eu adore comprar ferramentas, rs).

Primeiro, veja se a compressão é igual nos quatro cilindros.
Se houver diferença, isso causa aumento do consumo e falhas (cabeçadas) quando andamos com o carro.

Acho que a variação é aceitável até 5%, passou disso, precisa ver o porque.
Os valores, se não me engano, devem estar em 150psi ou mais.
Normalmente os mecânicos tem uma tabela de valores.

Abs!


Não fiz nenhum desses dois testes, o primeiro da bobina não sei como poderia testa-la, o teste de compressão juntamente com o de pressão e vazão da bomba vou pedir para o mecânico. Se bem que o de vazão eu poderia fazer em casa, certo? Um vez vi o adg testar pegando o retorno de combustível...
Abraço!

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Re: Consumo x pressão bomba

por rgapski » 08 Out 2013, 14:39

tadeu_pc escreveu:Não fiz nenhum desses dois testes, o primeiro da bobina não sei como poderia testa-la, o teste de compressão juntamente com o de pressão e vazão da bomba vou pedir para o mecânico. Se bem que o de vazão eu poderia fazer em casa, certo? Um vez vi o adg testar pegando o retorno de combustível...
Abraço!


Tadeu,

A bobina apresenta uma certa resistência nas entrada do conector.
Eu tinha um arquivo com esses detalhes (diagrama, valores, etc), mas não estou encontrando no momento.
Vou continuar procurando, caso encontre, posto aqui.

Esse teste de medição de vazão da bomba pelo retorno não dá muito certo, até porque o regulador de pressão trabalha conforme a carga imposta ao motor, alterando o retorno. Ou seja, quando você acelera, o regulador fecha para subir a pressão, pois com maior abertura dos bicos, a pressão na flauta tende a cair.
Quando a bomba esta fraca, a pressão e a vazão se mantem em marcha lenta, o que pega é quando você precisa de mais pressão e vazão, ai que ela "chora". Por isso que é difícil os mecânicos pegarem o defeito logo de cara.

O teste em bancada mantem a bomba com uma carga bem mais alta (pressão) que a obtida em marcha lenta, e a partir daí que se conta quantos ltos ela manda sobre pressão. Esse é o verdadeiro teste de vazão da bomba.

Abs
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Re: Consumo x pressão bomba

por Almeidão » 08 Out 2013, 16:46

Testar a vazão da bomba é muito difícil e ao mesmo tempo testar no regulador de pressão pior ainda pela variação do mesmo em marcha lenta, em alta, subidas e descidas.
Sobre mecanico descobrir defeito, esqueça. eles só fazem o básico e troca o que acharem quebrado mas nunca procura saber o porque foi quebrado e isto pode acontecer outra vez. Chamo isto de matar o pau pela raiz. Não fa\em mesmo.

Pensei em algo aqui, mas para isto ele ficaria ruim de pegar. Mas se for coisa pouca, pode ser também. Mangueira que sai da bomba e vai para a tampa da bomba, se houver um minimo de vazamento ali, vai embora uma boa pressão.
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Re: Consumo x pressão bomba

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 16:49

Almeidão escreveu:Testar a vazão da bomba é muito difícil e ao mesmo tempo testar no regulador de pressão pior ainda pela variação do mesmo em marcha lenta, em alta, subidas e descidas.
Sobre mecanico descobrir defeito, esqueça. eles só fazem o básico e troca o que acharem quebrado mas nunca procura saber o porque foi quebrado e isto pode acontecer outra vez. Chamo isto de matar o pau pela raiz. Não fa\em mesmo.

Pensei em algo aqui, mas para isto ele ficaria ruim de pegar. Mas se for coisa pouca, pode ser também. Mangueira que sai da bomba e vai para a tampa da bomba, se houver um minimo de vazamento ali, vai embora uma boa pressão.

Aqui em São Paulo tem uma oficina especializada em bomba, eles fazer o teste de vazão e estanqueidade na bomba e em um simulador de bancada, foi assim que eu descobri um defeito numa bomba de um Astra que eu tinha.
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Re: Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 08 Out 2013, 22:09

Almeidão escreveu:Testar a vazão da bomba é muito difícil e ao mesmo tempo testar no regulador de pressão pior ainda pela variação do mesmo em marcha lenta, em alta, subidas e descidas.
Sobre mecanico descobrir defeito, esqueça. eles só fazem o básico e troca o que acharem quebrado mas nunca procura saber o porque foi quebrado e isto pode acontecer outra vez. Chamo isto de matar o pau pela raiz. Não fa\em mesmo.

Pensei em algo aqui, mas para isto ele ficaria ruim de pegar. Mas se for coisa pouca, pode ser também. Mangueira que sai da bomba e vai para a tampa da bomba, se houver um minimo de vazamento ali, vai embora uma boa pressão.


Pelo jeito mais fácil trocar a bomba de uma vez, filtro e pré filtro, visto que provavelmente nunca foi trocada e é original...complicado hein. De manhã o carro sempre pega de primeira, as vezes demora uns 3 ou 4 segundos, mas posso abrir a tampa e verificar, pode ser um furo ou rachadura, correto?

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Re: Consumo x pressão bomba

por CaioMs » 08 Out 2013, 23:03

Pessoal, o meu 8v ta meio estranho. Quando a gasolina ta chegando perto da reserva, o carro fica ruim pra pegar. O ponteiro baixa dos 10l ele começa, demoooora pra pegar, mas o funcionamento é normal depois que pega. O consumo tbm ta uma porcaria, ultima média foi de 6.6km/l. Tem alguma relação com a bomba?

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Re: Consumo x pressão bomba

por Almeidão » 09 Out 2013, 11:01

CaioMs escreveu:Pessoal, o meu 8v ta meio estranho. Quando a gasolina ta chegando perto da reserva, o carro fica ruim pra pegar. O ponteiro baixa dos 10l ele começa, demoooora pra pegar, mas o funcionamento é normal depois que pega. O consumo tbm ta uma porcaria, ultima média foi de 6.6km/l. Tem alguma relação com a bomba?


pode ser filtro sujo somado com muita sujeira na peneira da bomba. Isto se realmente ele funciona perfeito com tanque cheio. Caso contrário existe vários outros problemas a checar.
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Re: Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 26 Out 2013, 13:42

Hoje fiz o teste d e vazão pelo retorno de combustível em marcha lenta e em 30s foi 1,2 litros de vazão, esse valor é normal né já que pela descrição da bomba bosch a vazão é de 105L/h ou 1,75L/min?

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Re: Consumo x pressão bomba

por Last_Warrior » 28 Out 2013, 01:16

Baixa pressão pode aumentar o consumo sim, e realmente aumenta, talvez pela teoria do Almeidão, pé na tábua o tempo todo pela falta de torque, resultando em maior consumo...

Mas não se esqueça que, em alguns modelos, não sei se aplica ao Vectra, a pressão da marcha lenta é diferente de quando acelera.

Outra coisa é, vc vai lá e mede a pressão tudo OK, mas andando o carro não rende... Pode ser sujeira no tanque, tem o mesmo efeito de bomba fraca...
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Re: Consumo x pressão bomba

por victor terra » 30 Out 2013, 00:27

Galera estou quase com o mesmo problema, meu vectra é um 2.2 8V, estou notando que quando acelero de rrepende em marcha lenta ele da uma mancada de 1 segundo mais ou menos depois abre a rotação, amanhã vou medir vazão de bomba não sei se alguém ae sabe me dizer quanto a isso, esse sintomas de falhas, se não acusou no escaner provavelmente bomba de gasosa, na duvida troque bomba, filtro, regulador de pressão !!!

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Re: Consumo x pressão bomba

por bruno241281 » 30 Out 2013, 07:39

victor terra escreveu:Galera estou quase com o mesmo problema, meu vectra é um 2.2 8V, estou notando que quando acelero de rrepende em marcha lenta ele da uma mancada de 1 segundo mais ou menos depois abre a rotação, amanhã vou medir vazão de bomba não sei se alguém ae sabe me dizer quanto a isso, esse sintomas de falhas, se não acusou no escaner provavelmente bomba de gasosa, na duvida troque bomba, filtro, regulador de pressão !!!


Victor,

um pouco mais complexo e dificil de diagnosticar, mas pode ser o problema é o sensor de borboleta.
Não posso afirmar no caso do vectra pois ainda não conheço o sistema, mas nos carros em que se trata de um potenciometro, a medição é de resistencia e com o tempo as trilhas podem desgastar, criando um "calo".

Boa sorte e não esquece de nos contar o que era.
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Re: Consumo x pressão bomba

por victor terra » 30 Out 2013, 18:23

Bruno bem na mosca, galera é o seguinte, hoje antes de medir pressão de bomba fui conferir as tomadas com limpa contato sensor de temperatura ok, sensor de marcha lenta ok, sensor de detonação ok, sensor de rotação ok, tomadas dos bicos ok quando fui conferir a do sensor de borboleta surpresa, estava mal encaixada fazendo com que não funcionasse o sensor limpei encaixei e pronto show de bola andando bem e nada de falha fica a dica pra galera ae antes de condenar da um confere sempre acontece algo bobo no meu caso foi isso. abç a todos !!!!!!!!!!

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Re: Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 30 Out 2013, 23:24

Boa dica, também tem o teste de voltagem com o multimetro, bem fácil pra saber se tem esse "calo" na trilha do potenciômetro.

Xavier nikdok
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Consumo x pressão bomba

por Xavier nikdok » 04 Ago 2017, 02:22

tadeu_pc escreveu:Fuente del Mensaje Boa dica, também tem o teste de voltagem com o multimetro, bem fácil pra saber se tem esse "calo" na trilha do potenciômetro.



Como efetuou este teste?
Poderia passa os parâmetros Obrigado

gdgostoso
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Consumo x pressão bomba

por gdgostoso » 04 Ago 2017, 06:58

Xavier nikdok escreveu:
tadeu_pc escreveu:Fuente del Mensaje Boa dica, também tem o teste de voltagem com o multimetro, bem fácil pra saber se tem esse "calo" na trilha do potenciômetro.



Como efetuou este teste?
Poderia passa os parâmetros Obrigado

Tem 4 anos essa última resposta WTF!!

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