Alcir Andreoni escreveu:Isso me deixa na dúvida e contrariado!
Por que nunca me falaram de trocar o volante do motor na troca da embreagem?
Nenhum mecânico, nunca me pediu isso! Nem nos meus Opalas, Chevettes, monzas da vida que eu já tive...
Tudo isso é novo para mim!
Alcir,
Dependendo do caso, não é preciso dar passe no volante, principalmente quando se troca o kit pela primeira vez (por volta dos 70~90 mil km, em média).
Na primeira troca, se o disco não chegar ao rebite e o carro for conduzido de modo "civilizado", o volante nem chega a ter marcas.
Eu só tive um carro que troquei a embreagem mais de duas vezes.
Foi um Fiesta 97 (primeiro carro) que precisou de nova embreagem com 90 mil km.
O volante esta lisinho, sem marcas! Em compensação o platô, já estava bem judiado.
Troquei sem dar passe e ficou tudo belezinha até os 150 mil km, quando começou a patinar.
Quando tiramos a embreagem, o volante apresentada alguns riscos, e plato bem cansado (com molas quebradas, inclusive).
O mecânico só trocou o kit e de cara já ficou trepidando. Ele disse que logo ela ia assentar, e eu acreditei, por pura inexperiência. Cheguei até a verificar os coxins, mas não havia nada errado.
Rodei até os 160mil km com essa embreagem trepidando na saída. O carro que já era ruim, ficou pior ainda.
E o pior era que o mecânico insistia que isso era "normal" e chegou até me dizer que eu que tava com frescura!
Fiquei p#to da vida e briguei com o cara. Pra se livrar de mim, ele topou me devolver metade da mão-de-obra.
Levei em outro mecânico, contei todo o histórico do carro. De cara ele me perguntou se tinha sido dado um passe no volante.
Como eu disse que acreditava que não (nem sabia que isso era possível), ele sugeriu fazer.
No fim, nem troquei o kit, pois ainda estava bem novo (nessa época o carro só andava em estrada).
Foi certeiro. Parou de vibrar e ficou com uma "pegada" bem melhor (igual quando novo).
Rodei até os 280mil km com essa embreagem sem problema nenhum.
A partir dos 280mil km, a embreagem começou a patinar um pouco e roncar.
O problema surgiu no atuador. Com vazamento de óleo, contaminou o disco e estragou o rolamento.
A embreagem, em si, pela km rodada estava muito boa, quase no rebite, mas ainda rodava um pouco!
Quando desmontou, vi que o volante esta em bom estado, igual na primeira troca.
O mecânico disse pra mim que poderia montar sem dar passe, pois o volante ainda estava bom, mas que a embreagem duraria menos. Como pretendia vender o carro, resolvi não gastar muito com isso.
Esse kit foi montado sem passe e não deu trepidação, mas notei que em algumas situações ela dava uma "deslizada" a mais.
Depois disso, mando dar passe sempre que troco a embreagem.
Se o volante ficar fino, mando trocar, pois ninguém merece carro com embreagem esquisita... rs
Abs!