O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

398 mensagens
AliceR
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Out 2013, 12:08
Nome Completo: alice
Cidade: floripa
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Temperatura subindo muito

por AliceR » 14 Out 2013, 13:04

Ah.... acho até que vcs sabem bem mais que eu...
Qnd eu ligo o ar liga a ventoinha... seja em qq temperatura.... ai eu faço isto qnd acho que tá qeurendo a temperatura disparar. Gasta mais gasoza mas fica o carro gelado...rs

Tenho que ver... em media ando com o carro uns 90 a 110 ms por dia.... falta 2 mil pra trocar. Sendo que sempre troco até adiantado e uso o molycote pra dar uma ajudinha no motor....

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Temperatura subindo muito

por Kaduskate » 14 Out 2013, 13:14

Eu estava subindo até o vermelho depois diminuia mas achei estranho ele nunca foi.de fazer isso tirei a válvula e parou mas depois andei lendo e sem a válvula ele pode vir a.consumir mais por preguiça ainda não.coloquei.outra rsrs
mas faça esse teste.se.ela for velha.tire ela pois a minha descolou e.depois colou denovo, qnd tirei o problema tá temperatura parou
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

AliceR
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Out 2013, 12:08
Nome Completo: alice
Cidade: floripa
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Temperatura subindo muito

por AliceR » 14 Out 2013, 13:15

Mas para trocar a valvula tem que ir no mecanico ne

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Temperatura subindo muito

por Alcir Andreoni » 14 Out 2013, 14:03

AliceR, bem-vinda à bordo!

Uma observação: Molykote A2 a cada duas trocas e não em toda a troca.

Se o carro está com aditivo na quantidade correta e está indo no máximo a 95º eu acho que está normal.

Sem usar o ar condicionado, que marcas de temperatura você tem?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura subindo muito

por JonatasCl » 14 Out 2013, 14:06

Qual temperatura é considerada alta? 95º é alta pro Vectra?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Temperatura subindo muito

por Alcir Andreoni » 14 Out 2013, 14:08

Somente a título de ilustração, dá uma olhada neste tópico. Talvez possa te ajudar...

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =49&t=2138
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 14 Out 2013, 14:15

Alice se a ventuinhas não estiver funcionando e ao ligar o ar a ventuinha funcionar, seu raciocinio é perfeito e procede sim e pode também ligar o ar quente no máximo porque o ventilador do ar refrigera o radiador embaixo do painel. Se a ventuinha estiver funcionando normal e a temperatura estiver alta e voce ligar o ar ela subirá mais ainda.
Outra coisa, não importa se é inverno ou verão, noite ou dia. A temperatura do carro não muda se estiver 18º ou 38º, o que muda é que com o verão a ventuinha funcionará mais tempo.

Primeiro de tudo, cebolão precisa ser com a tempeatura do seu carro e nem sempre os mecanicos colocam o correto, eles colocam o que acham. Eu gosto e uso este 760 - MTE e em ultimo caso usaria este 761 também MTE, Os dois são para o Vectra, não indico outro. Se ele colocou um daqueles absurdos que abrem em 110º, logo logo terás problemas com a junta do cabeçote que poderá queimar se.

Mas pelo que voce informa, antes de qualquer outra manutenção, troque primeiro a Valvula termostática e não precisa ser ela completa, basta ser o refil MTE Série ouro com grau escrito nela =/- 82º.

DEPOIS VEREMOS SE HAVERÁ ALGO MAIS. Antes disto fica impossivel acertar e talvez já até acerte com a troca dela.

Mas volte para informar, assim daremos outras opniões como acertar os fios e conferir relês, ou seja uma geral no arrefecimento e tentaremos descobrir se o radiador não está entupido.

Nota sobre a temperatura: Estrada sem subida e sem transito 82º no máximo, ao parar o carro sobe logo até 90 e entra ventuinha trazendo até os 82º outra vez. Parar e seguir, tipo um quebra molas, sobe para uns 88 e demora um pouquinho e volta a estabilizar até 82.
Nas Ruas sem Ar ligado: Máximo 90 e arma ventuinha e tras até 82º
Nas ruas com Ar ligado: Maximo 93, entra a segunda velocidade da ventuinha e o trás até 87º. Raramente vai a 95.

Sds
Imagem

AliceR
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Out 2013, 12:08
Nome Completo: alice
Cidade: floripa
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Temperatura subindo muito

por AliceR » 14 Out 2013, 20:57

Po almeidao... ajudou muito o q vc falou... é bom ter estes parametros para nao esta pirando com relacao as temperaturas......
suspeitei muito da valvula termoestatica.... pra uma mulher até que nao sou tao idiota...rsrs
O que o Alcir postou ajudou muito para ter uma ideia do que tem que ser feito. infelizmente tive que pedir emprestado uma 19 pois nao tinha no carro para tirar o sensor ( o que espanta muitos homens qnd vc sabe onde é o sensor...rs)
Felizmente para a minha alegria na volta para casa na expressa a 100 ele marcava uns 75 /80....perfeito.
Mas alem disto suspeito do cebolao pelo fato da alteraçao as vezes ser muito drastica de temperatura.... Pena que o cebolao aqui tá 90 paus....doi no bolso em comparacao com outros carros que eu tive.

enfim é um carro que exige manutençao e eu sei.... ainda tenho que troca o servo.... entao já viu.... mas vou ajeitando aos poucos... ainda estou na fase que o vidro do motorista nao abre....rs...( já chequei todos os fuziveis e tudo blz)....

Mas muito obrigada mesmo

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Temperatura subindo muito

por José Leal » 14 Out 2013, 21:25

Passei batido se vc retirou a termostática, mas pelo que entendi, ao ligar o AC, a temperatura baixa, certo? Se for, o problema pode ser sim o cebolão defeituoso ou o relé/fusível responsável pela velocidade lenta das ventoinhas queimados. Quando vc liga o AC, mesmo com o motor frio, as ventoinhas disparam na velocidade lenta? Se sim, o problema é no cebolão. Se não, pode ser o relé/fusível queimados.
Imagem
Imagem
Imagem

AliceR
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Out 2013, 12:08
Nome Completo: alice
Cidade: floripa
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Temperatura subindo muito

por AliceR » 14 Out 2013, 21:51

Ai que tá o problema...nao sei qnd é a primeira e a segunda velocidade... alguem tem algum video para eu visualizar? pra mim só tem uma velocidade....a velocidade que eu conheço....

Sim a temperatura baixa bastante.... dependendo se estou no transito pode cair até 10 graus. E ela realmente dispara em qq temperatura...

Ah... se eu chego em casa na casa dos 87 e desligo o carro a ventoinha continua funcionando....por isto que suspeitei do cebolao...

Fuziveis da caixa chequei todos hj.... tudo blz :88: .... ou por acaso tá falando daqueles que ficam na caxanha do motor?

Mas ainda nao sei as diferenças de velocidades :47: um enigma para mim....rs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 14 Out 2013, 22:17

A primeira velocidade é lenta e voce já conhece pelas informações que passaste. Quando entra a segunda velocidade parece um furacão kakakka, roda muito e voce fora do carro ouve o ruida delas em alta. Só entra a alta velocidade se o ar estiver ligado, se entrar sem o ar ai é problema que pode ser radiador entupido e/ou cebolão estragado também. Com o Ar ligado elas sempre devem entrar ai pelos 93 no máximo 95 e rara as vezes logo que voce liga o carro e ar junto mesmo com ele frio.

Não esqueça, as duas sempre giram juntas tanto a de trás do radiador como a da frente, em baixa juntas e em altas juntas.
Imagem

AliceR
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Out 2013, 12:08
Nome Completo: alice
Cidade: floripa
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Temperatura subindo muito

por AliceR » 14 Out 2013, 22:52

pelo teu relato acho que só conheço a alta...rs

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Temperatura subindo muito

por José Leal » 15 Out 2013, 09:15

Ouve aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=0X-jXCyjt6M
Assista direto no youtube, pois as legendas aparecem por completo. Mas repare como o som das ventoinhas funcionando na velocidade alta/baixa é bem característico.
A diferença é que no meu carro, não tinha mais cebolão (98/99), mas o funcionamento é o mesmo.

Sobre desligar o motor e as ventoinhas continuarem funcionando por alguns segundos é perfeitamente normal.
Imagem
Imagem
Imagem

Jjúnior
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2013, 08:23
Nome Completo: Jeter de Oliveira Reis Júnior
Cidade: Palmas
Estado: Tocantins
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Temperatura subindo muito

por Jjúnior » 15 Out 2013, 10:07

Meu problema é que o segundo estágio não está ligando toda vez que é preciso. Quando funciona nas horas certas minha temperatura não passa de 92º. Mas vez em quando o carro não aciona o segundo estágio chega aos 100º fácil fácil. Meu motor é 2.2 8v 98/99, pelo que sei não tem o cebolão. O segundo estágio é disparado pela ECU.
Os eletricistas das minha cidade parecem todos aprendizes. Alguém sabe como conferir os relés e a fiação?

Ricardo_RJ
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Ago 2013, 02:15
Nome Completo: Ricardo de Almeida
Cidade: TEresópolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Temperatura subindo muito

por Ricardo_RJ » 17 Out 2013, 20:42

Bom, acho que nem preciso abrir um outro tópico... meu vectra 99 2.2 mpfi 8v GLS começou a apresentar o mesmo problema.... fiz a troca do sensor de temperatura pois o fio estava quebrado, ele funcionou bastante tempo (1 ano quase), mas de uns dias pra ca reparei que a ventoinha não arma quando ligo o ar e a temperatura acaba sudindo até uns 93º e depois o ventoinha abaixa....porém esses dias agora tava calor demais e eu andei com o ar ligado direto e a temperatura cravou em 95º e não abaixou..... li todos os posts e fiquei um pouco perdido sobre o assunto, o que pode ser ? fusiveis, cebolão, ecu ?

AliceR
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Out 2013, 12:08
Nome Completo: alice
Cidade: floripa
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Temperatura subindo muito

por AliceR » 22 Out 2013, 11:18

Tive uma solução do meu...ao menos por enquanto nao apitou mais nada:

Troquei o sensor externo... mas o problema esta no chicote.... Como ele estava com mau contato horas ele ligava horas nao. Realmente estavam certos: se a ventoinha esta boa ligar o ar aumenta.

Agora to mais ligada... mas quero trocar a valvula termostatica e o cebolao por descarrego de consciencia

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 22 Out 2013, 13:29

Ricardo_RJ escreveu:Bom, acho que nem preciso abrir um outro tópico... meu vectra 99 2.2 mpfi 8v GLS começou a apresentar o mesmo problema.... fiz a troca do sensor de temperatura pois o fio estava quebrado, ele funcionou bastante tempo (1 ano quase), mas de uns dias pra ca reparei que a ventoinha não arma quando ligo o ar e a temperatura acaba sudindo até uns 93º e depois o ventoinha abaixa....porém esses dias agora tava calor demais e eu andei com o ar ligado direto e a temperatura cravou em 95º e não abaixou..... li todos os posts e fiquei um pouco perdido sobre o assunto, o que pode ser ? fusiveis, cebolão, ecu ?


Para o ar condicionado, tem um relê só para ele e é um relê especial. Este relê fica na frente da bateria e é o ultimo da direita, ele pode estar com mal contato ou pode nem ter mais contato se ele não teve a manutenção correta. Normalmente este relê ou todos os outros com todos os fusíveis devem ter uma manutenção periódica para não dar zinabre nelee e muitas vezes por falta desta manutenção, onde ele fica esquentará e vai derreter tudo ali deixando ele sem a alimentação que precisa.

Outra coisa, quando voce liga o ar e as ventuinas giram, não é para refrescar o carro e sim o sistema do ar condicionado e por este motivo que temos o segundo estágio e é exatamente o segundo estágio que vai tirar o calor da agua para o motor quando o ar estiver ligado. Com o ar desligasdo a pressão ali não é tanta e a ventuinhas com velocidade menor, dará conta do motor e não entrará a alta velocidade.

No seu caso, acredito que deva ter algo errado no primeiro estágio e só deva estar funcionando o segundo. Pode ser sensor errado e os relês que são 3, sendo um em especial para o ar condicionado.

Pra mim, 95º cravado eu acho que morro kakakkakakka.
No meu com ar ligado, 92 estourando 93º entra o segundo estágio e arrasta a temperatura para 85º.
Sem ar ligado, chega no máximo 89 e entra as duas lentas e leva para 82º.
Na estrada não passa de 82 a não ser que eu pare em um quebra molas ou atrás de um caminhão, dai abre o caminho e demora um pouquinho mas volta lá para o 82.

Não importa a temperatura externa sendo ela entre 20 e 40º o painel mostrará sempre o mesmo, o que afeta é que com 20 graus ele chega em 90 e baixa logo para 82 enquanto com 40º ele chega em 90 e demora um pouco mais para ir a 82, mas vai. E tambem estando calor, ela sobe logo para os 90, mas como eu escrevi, não pode passar disto não importa a quanto esteja a temperatura externa.
Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Temperatura subindo muito

por Bruno Cesário » 22 Out 2013, 15:21

:52:

Ricardo_RJ
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Ago 2013, 02:15
Nome Completo: Ricardo de Almeida
Cidade: TEresópolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Temperatura subindo muito

por Ricardo_RJ » 31 Out 2013, 21:39

Mas Almeidão, com o ar ligado o carro tem que manter a 80 graus direto ?? e sempre com o segundo estágio ligado ?
Porque tipo, como eu disse, eu ligo o ar a temperatura sobe até uns 93 e depois o segundo estágio da conta de baixar, e fica nesse sobe e desce direto ...mas nunca fica com a temperatura baixa direto como disseram nos posts....

Mas uma vez você com os relês pra me salvar ai hein.... rs

[]'s

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura subindo muito

por Almeidão » 01 Nov 2013, 08:35

Ricardo_RJ escreveu:Mas Almeidão, com o ar ligado o carro tem que manter a 80 graus direto ?? e sempre com o segundo estágio ligado ?
Porque tipo, como eu disse, eu ligo o ar a temperatura sobe até uns 93 e depois o segundo estágio da conta de baixar, e fica nesse sobe e desce direto ...mas nunca fica com a temperatura baixa direto como disseram nos posts....

Mas uma vez você com os relês pra me salvar ai hein.... rs

[]'s


Voce está confundindo as explicações ou eu não soube lhe explicar. Não fica 80 graus direto, mas sempre que sobe no máximo que ela deve subir, entra a ventuinha e tras ele para os 80 ou 82 ela voltará a subir e será um ciclo constante quando voce está em transito pesado, cidade. E com o Ar ligado ela sobe um pouquinho mais que 90, no máximo 93 estourando 95 que pra mim já é muito, ai entra o segundo estágio e trás ela para uns 88 e voltará a subir outra vez se repetindo quantas vezes for necesário enquanto voce estiver em transito pesado ou seja nas ruas.

Por outro lado, nas rodovias LIVRES, ou seja sem subidas e sem muito trafico ele não sobe de 82 enquanto estiver andando em velocidades acima de 80 e nem entrará o segundo estágio se o ar estiver ligado e se o ar não estiver ligado nem entrará o primeiro estagio porque o ar frontal livre mais a pressão da bomba que é maior quando em alta, dá conta do sistema.
Imagem

398 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 121 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.