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Vectra BMotor batendo - Vectra B

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Christian_Zandonai
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Motor batendo - Vectra B

por Christian_Zandonai » 22 Out 2013, 15:09

Boa Tarde pessoal, quando peguei meu carro ele estava com a junta do coletor pifada, então quando acelerava fazia aqueles estalos chatos, então eu fui la e troquei as duas juntas a que vai entre o coletor e cabeçote e a que vai entre o coletor e o cano de descarga, mas ai notei que além do barulho da junta queimada ele tava com um "tectectec", achei que poderia ser o óleo velho pois tinha pegado o carro e ainda nao tinha trocado o oleo (OBS:fiz apenas 100km pra vir pra casa) bom ai fui la soltei todo o óleo troquei o filtro verifiquei o manual e la estava indicado para usar óleo 20w50, coloquei Lubrax SJ 20w50, deixei o nivel no máximo e blz, bati arranque e continuou com o barulho :13: , ai pirei o cabeção e sai acelerando "tuduquidáa" rsrs :28: , fui pra BR e sentei o sarrafo no carro fiz todas as marchas chegando nos 7mil RPM, quando cheguei em casa SURPRESAAAA! O barulho tinha sumido! Assim do nada! Então blz o barulho não voltou mais, poisé ai fiz em torno de 1000km depois disso, e hoje sem mais nem menos fui ligar o carro ao meio dia e o "tec tec tec" estava presente, hora eu achava que era tucho, hora eu achava que era válvula, ja não sabia mais o que era, vim pro trabalho e deixei o carro aqui do lado, ai conversando com meu irmão ele me mandou esse link que o pessoal fala de uma tal válvula que fica "TECtecando" http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... =4&t=52240 , fui em busca da tal válvula mas não achei, então entrei no carro liguei ele e afundei o pé até cortar giro, tirei o pé e deixei baixar até ficar na lenta e novamente SURPRESAAA! O barulho sumiu :40: , alguém tem uma luz do que pode ser isso? To bem preocupado com essa situação vamos que um dia desses o barulho apareça novamente e eu acelere e nao pare. :2:

OBS:Luz do óleo nunca acendeu, carro não fumaceia.
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Alcir Andreoni
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Alcir Andreoni » 22 Out 2013, 15:17

Christian_Zandonai escreveu:Boa Tarde pessoal, quando peguei meu carro ele estava com a junta do coletor pifada, então quando acelerava fazia aqueles estalos chatos, então eu fui la e troquei as duas juntas a que vai entre o coletor e cabeçote e a que vai entre o coletor e o cano de descarga, mas ai notei que além do barulho da junta queimada ele tava com um "tectectec", achei que poderia ser o óleo velho pois tinha pegado o carro e ainda nao tinha trocado o oleo (OBS:fiz apenas 100km pra vir pra casa) bom ai fui la soltei todo o óleo troquei o filtro verifiquei o manual e la estava indicado para usar óleo 20w50, coloquei Lubrax SJ 20w50, deixei o nivel no máximo e blz, bati arranque e continuou com o barulho :13: , ai pirei o cabeção e sai acelerando "tuduquidáa" rsrs :28: , fui pra BR e sentei o sarrafo no carro fiz todas as marchas chegando nos 7mil RPM, quando cheguei em casa SURPRESAAAA! O barulho tinha sumido! Assim do nada! Então blz o barulho não voltou mais, poisé ai fiz em torno de 1000km depois disso, e hoje sem mais nem menos fui ligar o carro ao meio dia e o "tec tec tec" estava presente, hora eu achava que era tucho, hora eu achava que era válvula, ja não sabia mais o que era, vim pro trabalho e deixei o carro aqui do lado, ai conversando com meu irmão ele me mandou esse link que o pessoal fala de uma tal válvula que fica "TECtecando" http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... =4&t=52240 , fui em busca da tal válvula mas não achei, então entrei no carro liguei ele e afundei o pé até cortar giro, tirei o pé e deixei baixar até ficar na lenta e novamente SURPRESAAA! O barulho sumiu :40: , alguém tem uma luz do que pode ser isso? To bem preocupado com essa situação vamos que um dia desses o barulho apareça novamente e eu acelere e nao pare. :2:

OBS:Luz do óleo nunca acendeu, carro não fumaceia.

Se eu fosse você não faria mais isso. Seu carro deve estar descarregando os tuchos, portanto depois de ficar parado e tucho vazio vai bater. Se você deixar encher os tuchos ele vai parar. Encher os tuchos demora um pouco, então para parar com o "TEC TEC TEC" ou você troca os tuchos ou tem um pouquinho de paciência até encher todos...
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Bruno Cesário
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Bruno Cesário » 22 Out 2013, 15:19

Acelerando desse jeito aí que o motor vai começar a bater.
:52:

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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por sidnei cbm » 22 Out 2013, 15:24

Também aposto nos tuchos descarregando. Acelerar assim ele vai ferrar.

Christian_Zandonai
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 22 Out 2013, 15:35

Pelo sintoma de começar e parar de bater indica tucho descarregado, mas o que não entendo é eu fazer mais de 1000km sem descarregar tucho nenhuma vez, motor trabalhar quietinho todo esse tempo e de uma hora pra outra bater e ai parar e voltar a ficar sereninho, e essa parte de acelerar, não sou assim com o carro, sempre de manha cedo quando ligo o carro faço isso com ele na lenta, deixo ele funcionando até subir oleo e dar uma esquentadinha pra depois sair com ele, essas aceleradas foi pelo stress de ver o motor batendo msm.
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Alcir Andreoni » 22 Out 2013, 15:38

Christian_Zandonai escreveu:Pelo sintoma de começar e parar de bater indica tucho descarregado, mas o que não entendo é eu fazer mais de 1000km sem descarregar tucho nenhuma vez, motor trabalhar quietinho todo esse tempo e de uma hora pra outra bater e ai parar e voltar a ficar sereninho, e essa parte de acelerar, não sou assim com o carro, sempre de manha cedo quando ligo o carro faço isso com ele na lenta, deixo ele funcionando até subir oleo e dar uma esquentadinha pra depois sair com ele, essas aceleradas foi pelo stress de ver o motor batendo msm.

Tucho descarregando, só isso.

O problema é saber qual está batendo...

Aí tem de trocar todos...
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por sidnei cbm » 22 Out 2013, 15:50

Há alguns relatos de donos de motores 16V que falam do prisioneiro do coletor de admissão, dá uma pesquisada (http://www.vectraclube.com.br/forum). Outra alternativa seria a troca do óleo 20W50 por um de viscosidade menor, 15W40 por exemplo.

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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 22 Out 2013, 15:53

Eu tava torcendo pra ser a tal da válvula la, até achei um video do Doutor Carro http://www.youtube.com/watch?v=_USFNoppUe8#t=103

Ainda vo tentar trocar essa valvula do canister (é mais barata aushuahsa) se não resolver ai passamos para os tuchos!
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por sidnei cbm » 22 Out 2013, 16:01

Desliga ela e faz o teste.

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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por figueiro » 22 Out 2013, 19:47

Também já ouvi falar que se o alozamento dos tochos estiver gasto causa este problema, mas isto só resolve trocando o cabeçote.

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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Val » 23 Out 2013, 12:46

sidnei cbm escreveu:Há alguns relatos de donos de motores 16V que falam do prisioneiro do coletor de admissão


Era a mina aposta também.
Sabe por que? Porque o barulho some. Quando o prisioneiro está para quebrar também fica nesse esquema de para barulho e volta depois. E só com o carro quente faz isso. No caso dos tuchos só com o carro frio quando o óleo do motor está lá em baixo.

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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Last_Warrior » 28 Out 2013, 00:20

Mais um voto para os tuchos... Se fosse motor rajando, não ia parar e recomeçar do nada... Seria o tempo todo!

Antes de condenar os tuchos.... Experimenta fazer uma viagem com pouco trânsito na estrada, mantendo o giro do motor mais alto, sem forçar muito, para ver se dá uma carregada nos tuchos...

E não se esqueça de medir a pressão do óleo também, procura uma oficina que faz isso, as vezes o motor tem borra e o defeito não está no tucho mas sim na baixa pressão do óleo circulando.
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 28 Out 2013, 10:05

Last_Warrior escreveu:Mais um voto para os tuchos... Se fosse motor rajando, não ia parar e recomeçar do nada... Seria o tempo todo!

Antes de condenar os tuchos.... Experimenta fazer uma viagem com pouco trânsito na estrada, mantendo o giro do motor mais alto, sem forçar muito, para ver se dá uma carregada nos tuchos...

E não se esqueça de medir a pressão do óleo também, procura uma oficina que faz isso, as vezes o motor tem borra e o defeito não está no tucho mas sim na baixa pressão do óleo circulando.


Poisé falei com o mecânico e ele me sugeriu antes de fazer a troca de tuchos fazer uma limpeza no motor, segundo ele o uso de óleo incorreto combinado com muito tempo sem trocar o óleo, ou trocas de óleo sem trocar o filtro etc... vai fazendo acumular borra no motor entupindo assim o pescador da bomba de óleo bem como as guias que fazem subir o óleo para o cabeçote causando assim essa batida ou descarregamento dos tuchos porque não chega óleo suficiente para lubrificar como deve a parte de cima, vou tentar fazer essa limpeza e prestar novamente atenção se o barulho vai voltar.

E a respeito da viagem com giro meio baixo, esse fim de semana peguei 150km de estrada em média 90~100km/h giro em torno dos 2mil~2,5mil rpm, e ta quietinho não ta batendo desde o dia que começou e parou de bater.
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por sidnei cbm » 28 Out 2013, 13:02

Quando fizer o flush, nao esqueça de tirar o cárter para sua limpeza e verificar também a tromba de aspiração (pescador).

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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Alcir Andreoni » 28 Out 2013, 13:03

Vocês são a favor de fazer "flush" nos motores? :47:
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 28 Out 2013, 16:01

Alcir Andreoni escreveu:Vocês são a favor de fazer "flush" nos motores? :47:


Alcir, eu sou a favor de fazer, uma limpeza no motor é sempre bem vinda, lembrando que que existe o modo correto para fazer.

sidnei cbm escreveu:Quando fizer o flush, nao esqueça de tirar o cárter para sua limpeza e verificar também a tromba de aspiração (pescador).


Sidnei, sim aqui sempre depois de feita a limpeza tiramos o cárter, pescador e tampa de válvulas, quando é preciso pulverizamos querosene no motor quando este está sem o cárter e sem a tampa de válvulas pra tirar aquela "craca"(sujeira encrostada) que o óleo deixa.
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Alcir Andreoni » 28 Out 2013, 16:07

Christian_Zandonai escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Vocês são a favor de fazer "flush" nos motores? :47:


Alcir, eu sou a favor de fazer, uma limpeza no motor é sempre bem vinda, lembrando que que existe o modo correto para fazer.

sidnei cbm escreveu:Quando fizer o flush, nao esqueça de tirar o cárter para sua limpeza e verificar também a tromba de aspiração (pescador).


Sidnei, sim aqui sempre depois de feita a limpeza tiramos o cárter, pescador e tampa de válvulas, quando é preciso pulverizamos querosene no motor quando este está sem o cárter e sem a tampa de válvulas pra tirar aquela "craca"(sujeira encrostada) que o óleo deixa.

É que eu não sou muito a favor, mas se você está acostumado, manda bala...
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Last_Warrior » 28 Out 2013, 19:03

Não sou a favor, acredito que o melhor é desmontar e fazer a limpeza manual das peças, e remontar, o flush corre o risco de danificar juntas e vedadores de válvulas, corrosão de várias partes do motor, além de correr o risco de não dissolver completamente e um pedaço de borra entupir algum canal de lubrificação fazendo um belo estrago futuro...
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Alcir Andreoni » 28 Out 2013, 19:14

Last_Warrior escreveu:Não sou a favor, acredito que o melhor é desmontar e fazer a limpeza manual das peças, e remontar, o flush corre o risco de danificar juntas e vedadores de válvulas, corrosão de várias partes do motor, além de correr o risco de não dissolver completamente e um pedaço de borra entupir algum canal de lubrificação fazendo um belo estrago futuro...

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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 29 Out 2013, 14:37

Sei la, já ouvi muitos dizerem que não é bom para o motor essa limpeza, mas é que não sei pelo o que vocês entendem o "flush", também não sei se o flush que falam é a mesma coisa do que a limpeza que eu me refiro :47: , vou explicar como fizemos aqui:

Primeiro deixamos o carro funcionando em torno de 5~10min na lenta até o motor esquentar um pouco, após isso com o motor funcionando colocamos entre 1,5L a 2L de thinner fechamos a tampa e deixamos o carro na lenta funcionando por mais 10min, após isso o carro é desligado, solta-se a mistura de óleo+thinner+sujeira+e tudo mais, então tiramos o cárter e a tampa de válvulas verificamos qual o estado e pulverizamos mais thinner ou querosene para limpar definitivamente qualquer outra sujeira que tenha ficado, também tiramos o pescador e limpamos e as vezes é tirado a bomba de óleo também para limpá-la, depois de feito isso montamos tudo novamente, claro que colocamos todas as juntas de carter, tampa de válvulas e etc novas.

Creio que estes 10min que o carro fica funcionando com esta solução de thinner e óleo que se forma no cárter não seja suficiente para corroer algum retentor de válvula ou algo parecido, e digo pra vocês que até hoje ja vi esse procedimento ser feito inúmeras vezes e nunca ocorreu algum problema que pudesse ser relacionado a limpeza, pelo contrário, alguns 16V da volkswagen (gol 99 a 2002) que tinham uma certa batidinha ou acendiam luz do óleo depois de feita a limpeza não incomodaram mais. :88:
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