por Almeidão »
25 Out 2013, 18:05
Bruno Cesário. Voce não usa aditivo? Então tens sorte em manter esta temperatura que voce postou e pelo jeito ainda não está sujo seu sistema apesar que possa aparece agua enferrujada no seu resrvatório.
Outra coisa, se voce colocar até um litro de aditivo, não vai acontecer nada ou até ajudaria por uns meses. O correto no Vetra são 2,8 litros e até acho que 2 litros redsolva, mas como eu em particular sou meio enjodado eu coloco os 3 litro. Na verdade uso um para 5 anos e para isto tenho que usar 2,8 ou 3 litros acredito que se eu usar 2 também funciona porque eu troco a cada 2 anos, mas nem todos são como eu e para os 5 anos os 3 litros são viáveis. Eu só uso Havoline long life, pra mim não tem outro melhor embora exista e se fosse eu de voce não ia na conversa de vendedor ou mecanico. O Val indica outros e eu acredito nele por conhecer, então se voce for usar use de alguem que lhe indique e que seja confiável e que esteja usando, não comprar porque é bonito. Porque se colocar errado fica pior que a agua marron que lá está
Quer abrir este reservatório depois de 5 anos e vê a mesma coisa que voce colocou lá? É isto que vejo.
Trocar agua do radiador ou óleo de motor por máquina eu não faço isto nunca, não porque não acredito no sistema, na verdade eu não acredito nos operadores das máquinas.
COMO TROCAR AGUA RADIADOR VECTRA. PRA MIM SUPER FÁCIL.
1 - comprar um anel de borracha para vedar o bico termostática.
2 - Com o carro totalmente frio, soltar as mangueiras da saida do radiador, esta que fica do lado do motorista.
3 - Soltar a mangueira entrada do radiador, lado do carona
4 - chave 10mm L, soltar os 3 parafuso bico termostática, fica no motor onde entra radiador, lado carona.
5 - Com uma mangueira de água com boa força, colocar no lado radiador e deixar ela fluir para sair a que está la dentro suja. Pode colocar em um lado e depois do outro, sendo que no mais baixo, segura com a mão até a agua sair em cima e depois solte. neste caso a agua suja do radiador já vai ficar limpa.
6 - Reservatório tampado, vai na entra da agua no motor, mangueira do lado do carona e coloca a mangueira de agua ali e observe que ela vai sair do outro lado, deixa fuir um pouco.
7 - ainda com a mangueira de agua fluindo, ligue o ar quente, e ligue o carro. Fica tranquilo que a agua fria entrando não vai deichar ele esquentar.
8 - Com o carro ligado e a agua saindo do outro lado onde estava a termostática, tape com a mão e acelere um pouco, não precisda ter medo que ali não tem tanta pressão e certamente estará frio. dá umas acelerada e solte a mão, repita isto uma 5 a 10 vezes para que troque realmente toda a agua que ali estava.
9 - deslique o carro e comece a montar tudo e se voce usa abraçadeiras elásticas, continue com ela e se não usas acharia melhor usar. Para mim são as melhores, embora que para tirar ela precisa de um alicate especial. Eu fiz um e ficou bom demais e fiz com um alicate comum.
No bico da saida da agua onde está a termostática, limpe bem a valetinha onde entra o anel de borracha, e no lado do motor se tiver sujeira passe de leve uma lixa 400 para limpar, coloque um pouco de graxa no anel de borracha e não coloque mais nada, nada de cola, silicone ou qualquer outra coisa que ficará dificil remoção para uma futura manutenção e aperte os parafuso com calma sem muito aperto. Onde se usa anel de borracha, não se deve usar nada porque nada veda iguais estes anéis e o que for usar ali só vai prejudicar o sistema.
VAMOS COLOCAR O LÍQUIDO AGORA.
1 - coloque um litro de aditivo e bem devagar, deixa ele ir descendo normal e não deixe ele ir até no meio do reservatório, coloque o segundo e sempre um pouco abaixo do meio reservatório. Quando não ir mais nada, e estando no meio, ligue o carro e com o ar quente ligado, vai observando se a agua está baixando e vai completando e tampando o reservatório até a ventuinha armar e desarmar. Na hora que ela armar, o reservatório deve estar tampado.
2 - desligue ele e espere esfriar um pouco e veja se cabe mais liquido caso não caber mais, ou se já foi os 3 litros e caber algo, coloque agua até no meio e voce já pode andar com o carro, porem na manhã seguinte antes de ligar ele olhe o reservatório e se for precio complete o.
Eu não acho este serviço difícil, apesar que a explicação seja longa.
Sds