O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

457 mensagens
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 23:31

Almeidão escreveu:É isto ai alcir.

e para o Bruno, acho que tenho algumas fotos, tenho que checar, mas não consigo postar daqui da empresa e confesso para voces que quando chego em casa vou para o meu segundo hobby que é ver TV e ajustar os 1000 canais que tenho kakakkak.
Assim que vi as fotos do Reservatório, tirei uma do meu na hora e enviei para o Ricardo Crispim e pedi a ele a postar para mim, não lavei não fiz nada, só destampei e fotografei, verão ele com 8 anos de uso.

Mas pelo jeito que está o seu reservatório e a temperatura que postaste, não é desesperador, o sistema deve estar realmente limpo, mas precisa de cuidados porque está indo para o caminho errado. Outra coisa voce disse que vai comprar mais um litro de aditivo, mas o que voce tem será que é bom? Cuidado e se for bom, não pode misturar precisa ser outro da mesma marca. Bem, depois que voce ver a foto que tirei, talvez mude de idéia sobre o Havoline.

Minha receita para limpar o reservatório é diferente desta do rgapski e não tenho nda contra porque nem testei para saber se funciona, e nem preciso limpar o meu. Mas já limpei antes de trocar este com areia. Coloquei um pouco de areia dentro e com agua fui balançando até sair e misturei no final arei com sabão em pó. Depois deixei muita agua passando por ele para tirar a areia e ficou pefeito. Bem, ai comprei este com sensor e tive que dispensar o outro.

Pedi o Ricardo também a postar o alicate que preparei para tirar as abraçadeiras elásticas. Assim que ele postar eu comento como fazer o que fiz.

BRUNO, pode ter certeza, se voce tiver um pouquinho de experiencia com parafusos e braçadeiras, FICA FÁCIL DEMAIS FAZER ESTE SERVIÇO que não é tão rápido, mas não passa de 2 horas e voce não vê as duas hors passando.

Vou ficar esperando suas fotos antes de meter a mão na massa. hehehehehe
O que tenho em casa é um deste, peguei na loja de um amigo mas nem usei com receio.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -10008-_JM
:52:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 26 Out 2013, 09:59

Fotos chegando...

Reservatório

Imagem

Alicate para tirar a abraçadeira:

Imagem

Imagem

Forte abraço!!!!!!!!!!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 26 Out 2013, 11:12

Almeidão escreveu:É isto ai alcir.

e para o Bruno, acho que tenho algumas fotos, tenho que checar, mas não consigo postar daqui da empresa e confesso para voces que quando chego em casa vou para o meu segundo hobby que é ver TV e ajustar os 1000 canais que tenho kakakkak.
Assim que vi as fotos do Reservatório, tirei uma do meu na hora e enviei para o Ricardo Crispim e pedi a ele a postar para mim, não lavei não fiz nada, só destampei e fotografei, verão ele com 8 anos de uso.

Mas pelo jeito que está o seu reservatório e a temperatura que postaste, não é desesperador, o sistema deve estar realmente limpo, mas precisa de cuidados porque está indo para o caminho errado. Outra coisa voce disse que vai comprar mais um litro de aditivo, mas o que voce tem será que é bom? Cuidado e se for bom, não pode misturar precisa ser outro da mesma marca. Bem, depois que voce ver a foto que tirei, talvez mude de idéia sobre o Havoline.

Minha receita para limpar o reservatório é diferente desta do rgapski e não tenho nda contra porque nem testei para saber se funciona, e nem preciso limpar o meu. Mas já limpei antes de trocar este com areia. Coloquei um pouco de areia dentro e com agua fui balançando até sair e misturei no final arei com sabão em pó. Depois deixei muita agua passando por ele para tirar a areia e ficou pefeito. Bem, ai comprei este com sensor e tive que dispensar o outro.

Pedi o Ricardo também a postar o alicate que preparei para tirar as abraçadeiras elásticas. Assim que ele postar eu comento como fazer o que fiz.

BRUNO, pode ter certeza, se voce tiver um pouquinho de experiencia com parafusos e braçadeiras, FICA FÁCIL DEMAIS FAZER ESTE SERVIÇO que não é tão rápido, mas não passa de 2 horas e voce não vê as duas hors passando.

Concordo com a limpeza com areia. Achava que eu era louco, mas estou vendo que tem mais gente assim! :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 26 Out 2013, 12:44

A foto que o Ricardo Crispim postou pra mim, é do meu reservatório com 8 anos de uso e a parte abaixo laranja é o aditivo. Nunca lavei ele, coloquei ele novo e ele hoje está com esta cor e não muda porque sempre uso este aditivo que informei. Não fiz nada a não ser destampar e tirar a foto ontem mesmo.

Sobre o Alicate, tem o proprio para vender, mas eu não achei na época e preparei este comum e ficou foi é muito bom. Eu só tive que aumentar o anglo de abertura e isto foi fácil e estão marcados os pontos para ser feito e na ponta eu fiz uma valetinha cada lado. Usei uma policorte (disco de cortar ferro) e não tenho dificuldade para fazer isto porque na empresa tem quase todas as ferramentas que eu preciso já que é uma industria e tem manutenção própria. Mas pra quem tem dificuldade com isto e sem duvida é uma ferramenta perigosa, basta levar em um serralheiro e mostrar o que querem fazer com um alicate e ele fará em 5 minutos, aliás foi o tempo que gastei.

Pra mim o alicate só serve para isto, não uso alicate para nada porque alicate estraga parafusos então não tive nem um pouco de pena de fazer isto com ele, só que hoje eu tenho o maior cuidado com ele pelo que ele representa para tirar uma destas abarçadeiras que para mim é 1000% melhor que as de parafusos.

Alcir, eu consigo limpar um farol por dentro usando areia e sobre estas loucuras, eu mudei a musica do Raul Seixas e ela ficou assim:

Enquanto voce se esforça pra seeerrr, um maluco totaaaalll. EU JÁ SOU SEM ESFORÇAARRRR. HEHHEHEHHEHEH

Um abraço a todos
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Kaduskate » 26 Out 2013, 13:13

Almeidao ti mandei uma MP ve la
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Out 2013, 16:06

Kaduskate escreveu:Almeidao ti mandei uma MP ve la

Não chegou não
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 26 Out 2013, 17:36

Almeidão escreveu:Alcir, eu consigo limpar um farol por dentro usando areia e sobre estas loucuras, eu mudei a musica do Raul Seixas e ela ficou assim:

Enquanto voce se esforça pra seeerrr, um maluco totaaaalll. EU JÁ SOU SEM ESFORÇAARRRR. HEHHEHEHHEHEH

Um abraço a todos

:38: :38: :38: :38: :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 26 Out 2013, 18:09

rgapski escreveu:Bruno,

Se você não quiser trocar o reservatório, recomendo tirá-lo dali e lavar.
Tenho uma receita ótima que melhora uns 70% do visual da peça.

1) Tire o reservatório do lugar e lave muito bem com água para retirar o máximo de sujeira que puder.
2) Depois de lavado, tampe as saídas de água, se modo que assim que tampado, não vaze.
3) Coloque dentro do reservatório água (de preferencia quente) e semorim (tira ferrugem que vende em mercado).
4) Agite por uns 2 minutos e deixe de molho por mais 10, repita o mesmo passo novamente.
5) Enxague bem novamente.

Eu não precisei fazer isso no meu porque não tenho nem sinais de ferrugem, já que o antigo dono sempre trocava o aditivo.
Mas fiz isso em um ford ka que tive e ficou muito bom! Praticamente 70% melhor, só não ficou 100% porque o próprio plastico amarela com o tempo, por causa da temperatura.

Abs!

Vou usar a sua tbm Rafa para fazer a limpeza do reservatório...vou tentar trocar o liquido todo como disse o Almeidão, vou só esperar o motor esfriar e já começo a brincar lá.

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 26 Out 2013, 18:13

Almeidão escreveu:A foto que o Ricardo Crispim postou pra mim, é do meu reservatório com 8 anos de uso e a parte abaixo laranja é o aditivo. Nunca lavei ele, coloquei ele novo e ele hoje está com esta cor e não muda porque sempre uso este aditivo que informei. Não fiz nada a não ser destampar e tirar a foto ontem mesmo.

Sobre o Alicate, tem o proprio para vender, mas eu não achei na época e preparei este comum e ficou foi é muito bom. Eu só tive que aumentar o anglo de abertura e isto foi fácil e estão marcados os pontos para ser feito e na ponta eu fiz uma valetinha cada lado. Usei uma policorte (disco de cortar ferro) e não tenho dificuldade para fazer isto porque na empresa tem quase todas as ferramentas que eu preciso já que é uma industria e tem manutenção própria. Mas pra quem tem dificuldade com isto e sem duvida é uma ferramenta perigosa, basta levar em um serralheiro e mostrar o que querem fazer com um alicate e ele fará em 5 minutos, aliás foi o tempo que gastei.

Pra mim o alicate só serve para isto, não uso alicate para nada porque alicate estraga parafusos então não tive nem um pouco de pena de fazer isto com ele, só que hoje eu tenho o maior cuidado com ele pelo que ele representa para tirar uma destas abarçadeiras que para mim é 1000% melhor que as de parafusos.

Alcir, eu consigo limpar um farol por dentro usando areia e sobre estas loucuras, eu mudei a musica do Raul Seixas e ela ficou assim:

Um abraço a todos

Essas abraçadeiras são ótimas, achei chatérrimo tirar no ínicio quando limpei os suspiros/mangueiras, mas agora achei um alicate de pressão em casa e ele dá certin.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Out 2013, 22:47

É só tomar cuidado quando o alicate não é apropriado ou preparado como este meu. O cuidado é simples, nunca tire a abraçadeira para fora, leva ela sempre para o meio da mangueira, assim evitará acidente porque se ela escapa do alicate só Deus sabe onde ela vai parar.

Outra coisa, ainda deixo claro que não conheço outro tipo de limpeza de reservatório, mas não reprovo a ideia do rgapski porque nunca fiz para dizer que não funcinona e infelizmente no meu carro e no Agiles da minha filha não limparei mais nem para fazer teste porque eles nunca mais sujarom. Então sobrará para voce testar e postar aqui se funciona ou não.

Bom trabalho
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 27 Out 2013, 08:49

Alez escreveu:
Bruno Cesário escreveu:
Imagem

Idem para o Collection. Andando na boa a temp fica assim.

Imagem

Depois de esquentar, fica assim.

Uma coisa que percebi que melhorou com a troca do mineral para o semisintetico foi que demora mais para esquentar e senti o motor forçar menos na primeira partida do dia.

Vale lembrar que recentemente fiz a troca completa com limpeza do sistema de arrefecimento e usei agua desmineralizada mais 3litros de aditivo recomendado pelo Almeidão.

Este:

Imagem

E acredito sempre que para o bom funcionamento do conjunto, tudo importa.

Eu só uso desse aditivo mas eu compro o que já é pronto para uso 50/50(embalagem preta) pra não ter trabalho de diluir :) , e quanto ao óleo eu uso CASTROL MAGNATEC 5W30 SN 100% SINTÉTICO. Na partida frio dá uma diferença "enorme", o motor fica muito mais solto, parece até que já está quente. Com a combinação desse óleo e aditivo a temperatura do motor nunca mais chegou em 90 graus e quando ligo o a/c na velocidade 4 o motor não chega aos 80 graus mesmo aqui no calorão do Nordeste e no anda-e-pára do trânsito. Estou muito satisfeito. Tá aí a dica pra quem quiser experimentar esses 2 fantásticos produtos.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal

por Alez » 27 Out 2013, 09:34

Rgapski matou a pau no Avatar.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 27 Out 2013, 09:39

Imagem

Quando fiz a limpeza usei 2litros do aditivo concentrado havoline e o resto agua desmineralizada.

Imagem

Lavei o reservatório com areia + solupam + muita água, muita água mesmo.

Não tive problemas, e ficou assim. Na foto 1 da pra ter idéia de quanto estava sujo, quando fiz esta limpeza completa foi pouco depois do tempo de uso recomendado pelo manual. 5 anos ou 150milkm. O carro tinha na ocasiao 120milrodados Agora vou fazer a cada 50milkm pra manter o sistema sempre zerado.

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 27 Out 2013, 11:02

Fico feliz de ver esse tipo de post e de trabalho que vocês estão fazendo em seus vectras ou que irão fazer ainda. Eu defendo a bandeira de conservação do sistema de arrefecimento a anos, quando ele ainda se chamava sistema de refrigeração...

Uma coisa que preciso dizer a vocês e que com certeza vai gerar polêmica com alguns á sobre a quantidade de aditivo que deve ter na solução arrefecedora (que é a mistura de água + aditivo), criei até um tópico sobre o assunto e quem se interessar pode acessar no link:

viewtopic.php?f=49&t=154

A Capacidade total do sistema de arrefecimento do vectra B 8V é por volta dos 7,0 lt nos 16V 7,2 lt e nos C se não me engano é de 7,0 lts.

Na solução arrefecedora, o mínimo que deve conter de aditivo para ele ser um coolant e funcionar como tal, é 40% e o máximo é 60%. Então, devemos ficar numa média de 3,5 lts. Não mais que 4,3 lts e não menos que 2,8 lts de aditivo.

Isso porque se a concentração ficar em torno de 30%, estará servindo apenas como anticorrosivo e nesse caso é jogar dinheiro fora comprando um bom aditivo para que ele se comporte apenas como anticorrosivo, já que no mercado existem excelentes anticorrosivos por um preço baixíssimo.

Abaixo dos 30%, esquece, vai estar apenas colorindo a água e dando uma proteção insuficiente até para corrosão..

Acima dos 60% vai gerar atrito fluido e fazer o sistema trabalhar forçado, pois a densidade irá aumentar muito e densidade pesa. Fora que você pode colocar 100% de aditivo concentrado no sistema de arrefecimento que ele vai aproveitar apenas como se tivesse os 60%, pois é o máximo de rendimento que se pode obter.

O que acontece é que o fluido arrefecedor não tem só a função anticorrosiva, existe uma série de outras necessidades que nem vou esticar aqui para explicar pois iria ficar mais longo do que está, mas principalmente para nós que temos os vectras com esse mundo de sensores, é importante que se cuide da condutividade elétrica que ocorre, fiz um post sobre isso no link:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=49&t=296

Lógico que o assunto é polêmico, mas eu só estou escrevendo em caráter informativo. Lembrem-se apenas que o aditivo do sistema de arrefecimento de boa procedência é caro (aliás o mais caro) e se fosse possível economizar nisso, as montadoras certamente não fabricariam os automóveis e os abasteceria com 50% de aditivo no sistema.

Vai de cada um o que deve ou não fazer, mas esses números percentuais não são negociáveis, quimicamente sair dessas proporções vai ser um erro e, apesar de ser caro no ato da compra, o tempo que ele permanece nos sistema e os benefícios que um bom fluido arrefecedor (ou solução arrefecedora) proporcionam, não tem preço...

Forte abraço!!!!!!!!!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por rgapski » 27 Out 2013, 13:10

Alez escreveu:Rgapski matou a pau no Avatar.

KKKKKKKKKKK! Valew!

Pessoal,

O crispim falou uma coisa importante. A maioria das oficinas coloca apenas um litro de aditivo e completa com agua de torneira mesmo.
Isso só serve pra colorir a agua e dar impressão que esta tudo ok!

Cuidado aqui gente!
Coloquem na proporção correta e fiquem tranquilo!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Out 2013, 15:32

Eu já acho que os caras das oficinas fazem certo, porque só colocam porcaria e quanto menos porcaria colocarem melhor.

Ricardo, Entre as várias funções que serve o aditivo, uma delas está na foto, manter o reservatório bonito kakakka.

Sobre o preço, este Havoline não é tão caro comparado a um Original que nada mais é que o mesmo aditivo com embalagens diferente.

Bem que o Pessoal da Texaco poderia enviar uns 3 vidrinhos para mim, pô maior propagando mano akkakkakak

Um abraço
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 27 Out 2013, 15:54

Então me faltou 1 litro e meio de aditivo concentrado pra ficar ideal.

Quase certo que vou antecipar a próxima troca para colocar o ideal.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 27 Out 2013, 17:03

Almeidão escreveu:Eu já acho que os caras das oficinas fazem certo, porque só colocam porcaria e quanto menos porcaria colocarem melhor.
Ricardo, Entre as várias funções que serve o aditivo, uma delas está na foto, manter o reservatório bonito kakakka.
Sobre o preço, este Havoline não é tão caro comparado a um Original que nada mais é que o mesmo aditivo com embalagens diferente.
Bem que o Pessoal da Texaco poderia enviar uns 3 vidrinhos para mim, pô maior propagando mano akkakkakak
Um abraço

KKKKKKKKKKK

Vou pedir um amigo meu da Chevron para ler suas postagens e ver o que ele diz...Nós somos testemunhas..

Forte abraço!!!!!!!!!

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 27 Out 2013, 17:09

Tirei o reservatório, mas dei uma lavada mais ou menos...mais pra ver como funciona mesmo. É facil de tirar mesmo, e saiu pouca água suja, o resto que saiu foi bem limpa até.
Eu não coloquei o aditivo porque só tenho 1litro, e não é este Havoline...amanha se der tempo, compro 3 litrinhos e deixo pra eu mesmo trocar no sábado.

Água suja que saiu, mais ou menos 1,5L.
Imagem
Depois era assim...aí deixei mais ou pouco e parei de tirar
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 27 Out 2013, 23:24

Galera, tempos atrás comentei do nível do óleo do meu Vectra CD ter ficado na marca mínima depois de colocar 4litros de óleo, até achei que a vareta era pequena. Até dois amigos me falaram que o motor de alguns carros "escondem" óleo e que isso talvez fosse o motivo de não aparecer no centro da vareta do meu. Pois bem, agora pouco conversando com um novo proprietario de um Challenge 2,2 16v 2002 aqui perto de casa, o cara me disse que trocou o óleo no sábado e que hoje cedo ele foi verificar o nível do óleo e estava no mínimo...vi na net que o Vectra esconde mesmo o óleo, e ae ? Será ? Fiquei de comprar outra vareta pro meu ainda essa semana, e provavelmente trocarei o óleo denovo daqui duas semanas no máximo pq vou viajar denovo. :(

457 mensagens