O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMedida do disco freio dianteiro
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 29 Out 2013, 16:41

Alguem sabe com certeza qual a medida dos discos do VCD 2003 / 2004 ???

Existe umas historias ou lendas que os 1997 e 2001 usavam 288 mm , e que os ultimos VCD B usavam 280 mm .

Não vejo cabimento a GM diminuir o diametro nos mais modernos , e com aro 16 .

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 29 Out 2013, 19:52

Os 288mm vieram nos CD de 97-2001, a partir dali, passaram a ser 280mm.

Também acho essa atitude da GM lamentável, se tivesse um 16v acima de 2001 eu trataria de comprar umas pinças usadas, reformá-las trocando os reparos, e então colocar os discos de 288mm com suas respectivas pastilhas de freio.

O diâmetro maior do disco dianteiro faz uma beeela diferença principalmente pra quem gosta de andar acima dos 120 km/h na estrada.

E fazem diferença também para quem tem carro automático, que exige bem mais do sistema de freios...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 29 Out 2013, 20:04

Last_Warrior escreveu:Os 288mm vieram nos CD de 97-2001, a partir dali, passaram a ser 280mm.

Também acho essa atitude da GM lamentável, se tivesse um 16v acima de 2001 eu trataria de comprar umas pinças usadas, reformá-las trocando os reparos, e então colocar os discos de 288mm com suas respectivas pastilhas de freio.

O diâmetro maior do disco dianteiro faz uma beeela diferença principalmente pra quem gosta de andar acima dos 120 km/h na estrada.

E fazem diferença também para quem tem carro automático, que exige bem mais do sistema de freios...


Blz ,

no caso de 280 para 288 , sobram 4 mm para cada lado do disco .
Será estes 4 milimetros dos discos de 288 p/ cada lado , não permitem montar com a pinças dos discos de 280 ???
Será que vai pegar a borda no entalhe da pinça ??? Todo disco tem um espaço antes de tocar a pinça .
Pelo menos provisoriamente , enquanto não se consegue um par de pinças corretas .

No meu caso se tivesse um upgrade até maior eu encarava , pois além de td o carro é blindado !!!

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por bruno241281 » 30 Out 2013, 06:53

luiz antunes escreveu:
Last_Warrior escreveu:Os 288mm vieram nos CD de 97-2001, a partir dali, passaram a ser 280mm.

Também acho essa atitude da GM lamentável, se tivesse um 16v acima de 2001 eu trataria de comprar umas pinças usadas, reformá-las trocando os reparos, e então colocar os discos de 288mm com suas respectivas pastilhas de freio.

O diâmetro maior do disco dianteiro faz uma beeela diferença principalmente pra quem gosta de andar acima dos 120 km/h na estrada.

E fazem diferença também para quem tem carro automático, que exige bem mais do sistema de freios...


Blz ,

no caso de 280 para 288 , sobram 4 mm para cada lado do disco .
Será estes 4 milimetros dos discos de 288 p/ cada lado , não permitem montar com a pinças dos discos de 280 ???
Será que vai pegar a borda no entalhe da pinça ??? Todo disco tem um espaço antes de tocar a pinça .
Pelo menos provisoriamente , enquanto não se consegue um par de pinças corretas .

No meu caso se tivesse um upgrade até maior eu encarava , pois além de td o carro é blindado !!!


Luiz,

e essa aqui:

Last_Warrior escreveu: 29 Abr 2013 13:12
Preparação é pensar em tudo...

Uma boa receita para o 16v é um turbo leve, e reprojetar suspensão e freios.

Principalmente freios, dou muita importância nesse quesito. No caso do Vectra CD, 5 furos, pode-se optar por colocar o conjunto pinça/disco do Omega 6cil, com 298mm de diâmetro e bastante área de contato entre disco e pastilha.

Ficaria um conjunto de freio "original" sem gastar horrores e bem eficiente.


O que acha??? :52:
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Ricardo Crispim » 30 Out 2013, 09:50

É realmente uma questão que pesa, principalmente para vocês dois que Têm carro blindado e isso muda tudo. Mais ainda no caso do Bruno que não tem ABS, então tem de ter atenção redobrada.

Muito bom ter levantado essa questão Luiz, eu por exemplo não fazia a mínima idéia de que isso ocorria. Eu fico imaginando esse povo que paga uma nota em um Hyundai Sonata e nem repara qeu, apesar do carro ser muito bonito, tecnologia de ponta, etc, aqui no Brasil ele saiu de fábrica com freios à lona nas rodas traseiras...

Forte abraço!!!!!!!!!!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Medida do disco freio dianteiro

por rgapski » 30 Out 2013, 10:47

Ricardo Crispim escreveu:É realmente uma questão que pesa, principalmente para vocês dois que Têm carro blindado e isso muda tudo. Mais ainda no caso do Bruno que não tem ABS, então tem de ter atenção redobrada.

Muito bom ter levantado essa questão Luiz, eu por exemplo não fazia a mínima idéia de que isso ocorria. Eu fico imaginando esse povo que paga uma nota em um Hyundai Sonata e nem repara qeu, apesar do carro ser muito bonito, tecnologia de ponta, etc, aqui no Brasil ele saiu de fábrica com freios à lona nas rodas traseiras...

Forte abraço!!!!!!!!!!


Também percebi isso! Quando vi, ri um montão!
Respeito quem tem e gosta, mas pra mim, os carros da hyundai são uma piada.
Querem atrair pelo preço baixo, prometem qualidade de bmw e tem gente que acha que hyndai tem status.
Já andei no i30, tucson, hb20 e azzera, e achei verdadeiros "picolés de chuchu". Podem até ser bons carros, mas acho muito sem graça.

Um conhecido meu teve um azzera que apelidou carinhosamente de "azia", na época que comprou contava vantagem de ter pago "barato" em um carro top, enchia a boca pra falar que era um hyundai, etc.

Logo depois da compra, já começou dando "tilt", ou seja, apagava do nada. Ai precisava "resetar", ou seja, fechar o carro, abrir de novo e dar a partida, rs.
O carro foi e voltou para a CCS em garantia inúmeras vezes e nunca conseguiram arrumar, cada vez era uma desculpa, como alarme, fio solto, rebimboca da parafuseta, etc.
Em menos de um ano começaram a surgir alguns grilos dentro, mas isso é perdoável, tendo em vista que as ruas são péssimas.

Mas quando começou a dar manutenção, ele viu que os preços beiravam o absurdo, fora que cada coisinha que precisa fazer, o carro tem que ficar uma semana parado aguardando peça.
A manutenção era trágica. Ele precisou trocar um, apenas um farol, que custou mais de R$ 3.000,00.
Fora que além do custo da revisão, as peças eram absurdamente caras, como pastilha, amortecedor, etc.

Custo bem próximo ao de um bom bmw. Inclusive o irmão dele, que tem uma serie 5, vivia tirando um sarro...

Somando tudo isso, ele nunca conseguiu gostar do carro ficou cada vez mais insatisfeito, até que resolveu vender quando acabou a garantia.
Ninguém dava nada pelo carro, isso quando aceitavam pegar!
Pra vocês terem ideia, nem a hyundai aceitava pegar, pois o carro já tinha 70mil km e eles só pegavam carro abaixo de 40mil km rodados.
Hoje não é raro ver um azzera todo "manolado", andando nas periferias, com dono que você sabe que não tem condições de manter.

Hoje ele anda de passat e esta extremamente satisfeito, inclusive diz não ter a minima saudade do V6.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Ricardo Pinto » 30 Out 2013, 11:57

Tem um modo muito mais pratico e barato de resolver esta questão...

Retrabalhando os proprios discos...

Imagem

Imagem

Abs

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 12:16

rgapski escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:É realmente uma questão que pesa, principalmente para vocês dois que Têm carro blindado e isso muda tudo. Mais ainda no caso do Bruno que não tem ABS, então tem de ter atenção redobrada.

Muito bom ter levantado essa questão Luiz, eu por exemplo não fazia a mínima idéia de que isso ocorria. Eu fico imaginando esse povo que paga uma nota em um Hyundai Sonata e nem repara qeu, apesar do carro ser muito bonito, tecnologia de ponta, etc, aqui no Brasil ele saiu de fábrica com freios à lona nas rodas traseiras...

Forte abraço!!!!!!!!!!


Também percebi isso! Quando vi, ri um montão!
Respeito quem tem e gosta, mas pra mim, os carros da hyundai são uma piada.
Querem atrair pelo preço baixo, prometem qualidade de bmw e tem gente que acha que hyndai tem status.
Já andei no i30, tucson, hb20 e azzera, e achei verdadeiros "picolés de chuchu". Podem até ser bons carros, mas acho muito sem graça.

Um conhecido meu teve um azzera que apelidou carinhosamente de "azia", na época que comprou contava vantagem de ter pago "barato" em um carro top, enchia a boca pra falar que era um hyundai, etc.

Logo depois da compra, já começou dando "tilt", ou seja, apagava do nada. Ai precisava "resetar", ou seja, fechar o carro, abrir de novo e dar a partida, rs.
O carro foi e voltou para a CCS em garantia inúmeras vezes e nunca conseguiram arrumar, cada vez era uma desculpa, como alarme, fio solto, rebimboca da parafuseta, etc.
Em menos de um ano começaram a surgir alguns grilos dentro, mas isso é perdoável, tendo em vista que as ruas são péssimas.

Mas quando começou a dar manutenção, ele viu que os preços beiravam o absurdo, fora que cada coisinha que precisa fazer, o carro tem que ficar uma semana parado aguardando peça.
A manutenção era trágica. Ele precisou trocar um, apenas um farol, que custou mais de R$ 3.000,00.
Fora que além do custo da revisão, as peças eram absurdamente caras, como pastilha, amortecedor, etc.

Custo bem próximo ao de um bom bmw. Inclusive o irmão dele, que tem uma serie 5, vivia tirando um sarro...

Somando tudo isso, ele nunca conseguiu gostar do carro ficou cada vez mais insatisfeito, até que resolveu vender quando acabou a garantia.
Ninguém dava nada pelo carro, isso quando aceitavam pegar!
Pra vocês terem ideia, nem a hyundai aceitava pegar, pois o carro já tinha 70mil km e eles só pegavam carro abaixo de 40mil km rodados.
Hoje não é raro ver um azzera todo "manolado", andando nas periferias, com dono que você sabe que não tem condições de manter.

Hoje ele anda de passat e esta extremamente satisfeito, inclusive diz não ter a minima saudade do V6.

Abs!

Estou estranhando tal afirmação de que a manutenção do Azera é cara.

Na empresa tem um e as revisões não são tão absurdas assim, muito mais em conta do que as revisões dos Gols G5 que tem na frota. Quem paga sou eu.

Nem a troca do xenon foi cara, pois queimou somente um lado.

A revisão que ficou mais cara foi a de 50.000km e custou algo em torno de R$ 2.000,00. Isso eu gastei nos ultimos dois mêses com o meu carro, que tem 47.900km.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Medida do disco freio dianteiro

por rgapski » 30 Out 2013, 12:53

Alcir Andreoni escreveu:Estou estranhando tal afirmação de que a manutenção do Azera é cara.

Na empresa tem um e as revisões não são tão absurdas assim, muito mais em conta do que as revisões dos Gols G5 que tem na frota. Quem paga sou eu.

Nem a troca do xenon foi cara, pois queimou somente um lado.

A revisão que ficou mais cara foi a de 50.000km e custou algo em torno de R$ 2.000,00. Isso eu gastei nos ultimos dois mêses com o meu carro, que tem 47.900km.


Alcir,

Conheço gente que ama o azzera e diz que é a oitava maravilha do mundo.
Talvez tenha sido azar com o carro (meu conhecido podia chamar de Azzara tbm, rs. Vou sugerir!).

Ele não reclamava da revisão em si, mas sim do preço das peças que precisaram ser trocadas.
Teve uma nota que ele me mostrou que saiu mais de cinco mil reais, pois precisou trocar uns componentes da suspensão, fora o tempo que demorou para arrumar
Mas o que pegava mesmo para ele era o carro apagar do nada. Ele vendeu sem resolver isso.

Tem um detalhe que esqueci.
O carro anterior dele era uma bmw série 3 (não lembro qual modelo exato), acho que era 2002.
Talvez ele tenha ficado mal acostumado, pois a bm nunca deu nenhum problema (acho que foi sorte dele, pois rodou bem como ela).

Voltando ao assunto dos freios, o Ricardo Pinto deu uma ótima sugestão.
Acho demais esses freios retrabalhados! Bonitos e funcionais!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 12:55

rgapski escreveu:Voltando ao assunto dos freios, o Ricardo Pinto deu uma ótima sugestão.
Acho demais esses freios retrabalhados! Bonitos e funcionais!

Abs!

Aí eu fiquei com um montão de dúvidas. A idéia não é trocar o disco de 280mm por 288mm? Como retrabalhando os discos eles iriam caber?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Medida do disco freio dianteiro

por rgapski » 30 Out 2013, 14:02

Galera,

Eu acredito que retrabalhar os discos menores (280mm) e somar umas pastilhas mais eficientes, fica melhor que o sistema original de 288mm (com discos e pastilhas originais).
E ainda assim, acho que sai mais em conta do que substituir todo o conjunto (pinça, suportes, etc).

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 14:04

rgapski escreveu:Galera,

Eu acredito que retrabalhar os discos menores (280mm) e somar umas pastilhas mais eficientes, fica melhor que o sistema original de 288mm (com discos e pastilhas originais).
E ainda assim, acho que sai mais em conta do que substituir todo o conjunto (pinça, suportes, etc).

Abs.

Agora eu entendi!

Mas qual seria o setup?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Medida do disco freio dianteiro

por rgapski » 30 Out 2013, 14:35

Alcir Andreoni escreveu:Agora eu entendi!

Mas qual seria o setup?


1) Discos frisados ou perfurados (para ajudar a dissipar o calor e limpar/esfriar as pastilhas);
2) Pastilhas mais macias e de material que promova maior atrito (pastilhas com maior carga metálica ou sinterizadas);
3) Substituir o fluido de freio por um dot 5.1 e dar uma bela revisada no cilindro de freio e hidrovácuo.

Eu acho que os discos frisados/perfurados são mais necessários numa tocada mais hardcore.
Para uso civil, uma pastilha melhor já dá uma bela diferença.

Para exemplificar, no 206 que tive eu usei uma pastilha da bendix (acho que era importada, pois as isntruções eram em inglês) com uma carga metálica bem maior que a original.
A pegada do freio ficou bem melhor, de cara já senti a diferença.
Depois de amaciada então, ficou melhor ainda. Eu "relava" o pé no freio e o carro já ancorava!
Inclusive na concessionaria chegaram a me perguntar se eu tinha feito algo "a mais" no freio.

No challenge eu uso tudo original porque acho o freio bem potente e não vejo necessidade, a principio, de melhorar.
Mas quando eu passar ele para 2.4, ai sim vou trocar as pastilhas por umas mais avançadas.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 14:37

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Agora eu entendi!

Mas qual seria o setup?


1) Discos frisados ou perfurados (para ajudar a dissipar o calor e limpar/esfriar as pastilhas);
2) Pastilhas mais macias e de material que promova maior atrito (pastilhas com maior carga metálica ou sinterizadas);
3) Substituir o fluido de freio por um dot 5.1 e dar uma bela revisada no cilindro de freio e hidrovácuo.

Eu acho que os discos frisados/perfurados são mais necessários numa tocada mais hardcore.
Para uso civil, uma pastilha melhor já dá uma bela diferença.

Para exemplificar, no 206 que tive eu usei uma pastilha da bendix (acho que era importada, pois as isntruções eram em inglês) com uma carga metálica bem maior que a original.
A pegada do freio ficou bem melhor, de cara já senti a diferença.
Depois de amaciada então, ficou melhor ainda. Eu "relava" o pé no freio e o carro já ancorava!
Inclusive na concessionaria chegaram a me perguntar se eu tinha feito algo "a mais" no freio.

No challenge eu uso tudo original porque acho o freio bem potente e não vejo necessidade, a principio, de melhorar.
Mas quando eu passar ele para 2.4, ai sim vou trocar as pastilhas por umas mais avançadas.

Abs!

Pastilhas de cerâmica, nem pensar?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Medida do disco freio dianteiro

por rgapski » 30 Out 2013, 14:45

Alcir Andreoni escreveu:Pastilhas de cerâmica, nem pensar?


Conhecidas como "de cerâmica", essas pastilhas são tecnicamente chamada de sinterizadas.

A cerâmica é um dos componentes que vai ali para ajudar a suportar o calor.
Esse tipo de pastilha é feita de uma especie de massa composta por pó de diversos metais que são fundidos sob alta temperatura e pressão, formando um bloco duro e homogêneo.

A desvantagem da sinterizada (ou cerâmica) é que quando fria ela tem pouca "pegada".
Acontece também de perder momentaneamente o atrito quando molhada.

Eu gosto de pastilhas metálicas e macias, pois elas proporcionam uma boa pegada em temperatura baixa, desgastam menos o disco de freio (a sinterizada come o disco rapidinho) e não fazem barulho.
A desvantagem é que as metalicas não suportem altas temperaturas como a sinterizada, e se desgastam mais rápido (embora poupem mais o disco).

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 14:48

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Pastilhas de cerâmica, nem pensar?


Conhecidas como "de cerâmica", essas pastilhas são tecnicamente chamada de sinterizadas.

A cerâmica é um dos componentes que vai ali para ajudar a suportar o calor.
Esse tipo de pastilha é feita de uma especie de massa composta por pó de diversos metais que são fundidos sob alta temperatura e pressão, formando um bloco duro e homogêneo.

A desvantagem da sinterizada (ou cerâmica) é que quando fria ela tem pouca "pegada".
Acontece também de perder momentaneamente o atrito quando molhada.

Eu gosto de pastilhas metálicas e macias, pois elas proporcionam uma boa pegada em temperatura baixa, desgastam menos o disco de freio (a sinterizada come o disco rapidinho) e não fazem barulho.
A desvantagem é que as metalicas não suportem altas temperaturas como a sinterizada, e se desgastam mais rápido (embora poupem mais o disco).

Abs!

Bem, vamos por partes...

Cerâmica, pouca eficiência quando fria e pode falhar quando molhada, além de acabar com os discos.

Pastilhas metálicas, desgastam menos os discos, porem quando quentes tem uma atuação menor.

Oh dúvida cruel!

Das pastilhas que existem no mercado, qual seria a mais recomendada para dar uma pegada melhor? Lembrando que estamos falando do modo civil de dirigir?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Medida do disco freio dianteiro

por rgapski » 30 Out 2013, 15:49

Alcir Andreoni escreveu:Bem, vamos por partes...

Cerâmica, pouca eficiência quando fria e pode falhar quando molhada, além de acabar com os discos.

Pastilhas metálicas, desgastam menos os discos, porem quando quentes tem uma atuação menor.

Oh dúvida cruel!

Das pastilhas que existem no mercado, qual seria a mais recomendada para dar uma pegada melhor? Lembrando que estamos falando do modo civil de dirigir?


Perfeito!
Para trackday, descidas insanas de serras, entre outras loucuras, é sinterizada na cabeça!
Para uso civil, com raras esticadas e uma viagem um pouco mais rápida, uma boa pastilha metálica, macia, já melhora muito a pegada.

Eu gosto das bendix metalica com titânio. Não sei se é feita pela bendix (parece que não), mas são mais que ótimas.
Não sei se tem para o vectra, mas quando usei no 206, não queria saber de outra. Meu freio ficou, sem brincadeira, uns 300% melhor. Era só relar o pé que o freio já vinha, fora que na descida de serra, nunca consegui dar fading nela.
Quando trocar as do challenge, vou ver se tem dessa da bendix.

Não sei se essa da bendix tem esse propósito, pois na embalagem não me pareciam ter proposta "racing", mas certamente são melhores que a original, pois dá pra ver que ela tem varios compostos diferentes na pastilha, formando umas listras nela.
Olha o exemplo de uma:
Imagem

Também não sei qual pastilha seria mais poderosa que essa da bendix, pois essa foi a mais potente que ja experimentei.
Acredito que existam pastilhas ainda melhores, mas eu desconheço. Ai temos que aguardar a palavra do Ricardo.

O ruim é que a roda fica preta de poeira rapidinho, pois essa pastilha gasta sem dó!
As minhas do challenge (originais AcDelco) já tem 30mil km rodados e nem sinal de desgaste, tá muito "carnuda" ainda. Roda mais 30mil km fácil, mas vi que já começaram a marcar o disco, sendo que provavelmente terei que trocar o conjunto no futuro.
As bendix que coloquei no 206 chegaram no osso em pouco mais de 30 mil km.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Ricardo Pinto » 30 Out 2013, 18:23

Pastilhas ? EBC.. São importadas, mas dão resultado... E não são caras a ponto de ser proibitivas... Estou usando na dianteira e traseira... Não tenho que reclamar...

Abs

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 20:24

Voltando ao tópico, como a idéia e ter o freio com maior eficiência, acredito que o melhor seria retrabalhar os discos originais e colocar pastilhas macias.
De acordo?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 30 Out 2013, 23:05

bruno241281 escreveu:
luiz antunes escreveu:
Last_Warrior escreveu:Os 288mm vieram nos CD de 97-2001, a partir dali, passaram a ser 280mm.

Também acho essa atitude da GM lamentável, se tivesse um 16v acima de 2001 eu trataria de comprar umas pinças usadas, reformá-las trocando os reparos, e então colocar os discos de 288mm com suas respectivas pastilhas de freio.

O diâmetro maior do disco dianteiro faz uma beeela diferença principalmente pra quem gosta de andar acima dos 120 km/h na estrada.

E fazem diferença também para quem tem carro automático, que exige bem mais do sistema de freios...


Blz ,

no caso de 280 para 288 , sobram 4 mm para cada lado do disco .
Será estes 4 milimetros dos discos de 288 p/ cada lado , não permitem montar com a pinças dos discos de 280 ???
Será que vai pegar a borda no entalhe da pinça ??? Todo disco tem um espaço antes de tocar a pinça .
Pelo menos provisoriamente , enquanto não se consegue um par de pinças corretas .

No meu caso se tivesse um upgrade até maior eu encarava , pois além de td o carro é blindado !!!


Luiz,

e essa aqui:

Last_Warrior escreveu: 29 Abr 2013 13:12
Preparação é pensar em tudo...

Uma boa receita para o 16v é um turbo leve, e reprojetar suspensão e freios.

Principalmente freios, dou muita importância nesse quesito. No caso do Vectra CD, 5 furos, pode-se optar por colocar o conjunto pinça/disco do Omega 6cil, com 298mm de diâmetro e bastante área de contato entre disco e pastilha.

Ficaria um conjunto de freio "original" sem gastar horrores e bem eficiente.


O que acha??? :52:



Valeu Bruno pelo post !!!

Mas LAST WARRIOR , esta receita é 100% segura de se montar ???
Disco 5 furos do Omega 6 cil de 298 mm + pinças / pastilhas do proprio ???

Se for montagem direta e sem adaptações, vou partir para comprar tudo novo , não tenho restrições a custo quando o assunto é upgrade de freios !!!

Espero sua resposta ou de algum colega que garanta a receita, para partir para a compra das peças !!
valeu , Abs

111 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 177 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.