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Vectra BVentoinha Ligada Direto - Vectra B

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Ventoinha Ligada Direto - Vectra B

por Almeidão » 27 Out 2013, 19:30

Pessoal, me apareceu um problema hoje. Aliás o Ives é ótimo pra isto é o homem do ar condicionado.

Assim que ligo o ar, o segundo estágio entra e não desliga mais e ai sobrecarrega o relê marron que é o mesmo que alimenta outras coisas como o próprio ar e Ventilador interno e não demora muito os contatos já não deixa passar energia porque ele super aquece..
Bem, este relê não importa, porque o problema é na pressão do ar que ao ligar o ar mesmo com ele frio entra o segundo estágio. O que estragou? O pressostato da ventoinha?

Obrigado.
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Last_Warrior » 28 Out 2013, 00:13

Não sou especialista nisso mas...

Será que o próprio relé não está "colando"?

Além disso, pode ser pressostato, sensor de temperatura ou cebolão defeituosos...

Não sei exatamente como funciona no Vectra, mas no Omega ao ligar o AC ele fica variando a ventoinha auxiliar entre forte e fraco dependendo da demanda e da pressão do gás, mesmo se o motor estiver frio, as vezes ele fica oscilando várias vezes por minuto...
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 28 Out 2013, 07:58

Last_Warrior escreveu:Não sou especialista nisso mas...

Será que o próprio relé não está "colando"?

Além disso, pode ser pressostato, sensor de temperatura ou cebolão defeituosos...

Não sei exatamente como funciona no Vectra, mas no Omega ao ligar o AC ele fica variando a ventoinha auxiliar entre forte e fraco dependendo da demanda e da pressão do gás, mesmo se o motor estiver frio, as vezes ele fica oscilando várias vezes por minuto...


No meu caso não tem nada a ver com o cebolão, porque o segundo estágio do cebolão entra com a temperatura alta da agua quando a pressão do ar não atinge o suficiednte para armar a ventuinha em alta, se fosse ele estragado, ele entraria mesmo com o ar desligado e isto não ocorre.

Sobre o relê colando, este do painel que comentei cor marron também não é, porque ele com carro desligado ele está desligado e ao ligar o carro ele já ficará ligado direto, ele só existe para desligar o ar quando ligamos o carro e ao voltar a chave para o local de pós ignição ele fica ligado e passam a corrente por ele, tanto do ar como do ventilador interno. Bem, ele é original nal marron, mas pode ser outra cor caso o pessoal ai ficar procurando ele, estou comentando sobre o primeiro relê da esquerda na caixa de fusível.

O relê cinza na caixa a frente da bateria eu ainda não chequei, porque não acredito ser ele apesar que irei checar hoje. Imagino que seja algo nos sensores do ar mesmo.

Aliás informei que fica ligado direto, nem é bem assim, ao ligar o ar ele espera um pouquinho ai ele entra, por isto acredito não ser o relê cinza do ar condicionado.

Sds
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por nilsondaceh » 07 Nov 2013, 16:38

O meu estava o contrário, não armava o segundo estágio da ventoinha se o ar estivesse ligado. Mexendo no carro pra ver o que era, toquei no pressostato e entrou o 2º estágio. Troquei o pressostato e o problema foi resolvido. O cara do ar condicionado que arrumou o meu disse que o pressostato com defeito pode fazer isso, ou armar direto ou não armar. Eu aposto na troca do pressostato.

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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 07 Nov 2013, 17:06

nilsondaceh escreveu:O meu estava o contrário, não armava o segundo estágio da ventoinha se o ar estivesse ligado. Mexendo no carro pra ver o que era, toquei no pressostato e entrou o 2º estágio. Troquei o pressostato e o problema foi resolvido. O cara do ar condicionado que arrumou o meu disse que o pressostato com defeito pode fazer isso, ou armar direto ou não armar. Eu aposto na troca do pressostato.


Voce acredita que até hoje não resolvi ainda, não tive tempo. Mas penso também no pressostado duas vias controle segundo estagio da ventuinha, bem ali no meu tem 2, um grande e um pequeno, penso ser o pequeno, alias não penso sei que é ele mesmo. Minha dúvida é se consigo trocar sem perder o gás, o grande eu sei que consigo fazer sem perder, este pequeno não sei.

Qunado voce trocou o seu precisou tirar o gás?
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por nilsondaceh » 07 Nov 2013, 19:25

Camarada, o meu foi aquele que fica ali embaixo, no encanamento logo na frente da ventoinha do radiador. Na verdade não sei se meu carro tem outro, rs. Ele foi trocado sem perder o gás. No encanamento tem uma válvula que fecha automaticamente quando solta o sensor.

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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 08 Nov 2013, 11:38

nilsondaceh escreveu:Camarada, o meu foi aquele que fica ali embaixo, no encanamento logo na frente da ventoinha do radiador. Na verdade não sei se meu carro tem outro, rs. Ele foi trocado sem perder o gás. No encanamento tem uma válvula que fecha automaticamente quando solta o sensor.


Sim, são estes do encanamento mesmo hahaha, porem tem carro que tem dois que é o meu caso, um grande com interruptor de 4 saidas e um pequeno, um do lado do outro. O grande, eu já troquei e ele tem uma válvula de preoteção o pequeno que é o meu problema atual, não sei se posso tirar sem perder o gás.

Cadê o Ives? Ele é bom para o Ar condicionado hejhhehhehhe
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por nilsondaceh » 08 Nov 2013, 13:08

O meu tem um só, com três pinos, mais fino que o de quatro pinos. Ele sai sem perda de gás, pois quando desrosqueia a válvula segura o gás automaticamente. Exatamente igual a este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ontana-_JM.

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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 08 Nov 2013, 14:46

nilsondaceh escreveu:O meu tem um só, com três pinos, mais fino que o de quatro pinos. Ele sai sem perda de gás, pois quando desrosqueia a válvula segura o gás automaticamente. Exatamente igual a este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ontana-_JM.


nilsondaceh, o meu tem este e mais outro. Mais é este mesmo que eu estou comentando e querendo saber e irei trocar ele nos proximos dias.

Obrigado
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por nilsondaceh » 08 Nov 2013, 18:51

Eu paguei 50 pratas pelo meu e funcionou 100% depois da troca.

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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 08 Nov 2013, 19:53

nilsondaceh escreveu:Eu paguei 50 pratas pelo meu e funcionou 100% depois da troca.


Pior não é isto, se não trocar o relê embaixo do painel esquenta alem do normal e cola no plastico e para de funcionar. Isto aconteceu comigo, bem não estou usando o ar no momento. Irei acertar em breve, estou atrás da peça
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Ives » 08 Nov 2013, 20:09

Almeidão escreveu:
nilsondaceh escreveu:Camarada, o meu foi aquele que fica ali embaixo, no encanamento logo na frente da ventoinha do radiador. Na verdade não sei se meu carro tem outro, rs. Ele foi trocado sem perder o gás. No encanamento tem uma válvula que fecha automaticamente quando solta o sensor.


Sim, são estes do encanamento mesmo hahaha, porem tem carro que tem dois que é o meu caso, um grande com interruptor de 4 saidas e um pequeno, um do lado do outro. O grande, eu já troquei e ele tem uma válvula de preoteção o pequeno que é o meu problema atual, não sei se posso tirar sem perder o gás.

Cadê o Ives? Ele é bom para o Ar condicionado hejhhehhehhe


Da p tirar sem perder o gas.....basta ser rapido...ele tem valvula schrader, similar pneu de bicicleta....qdo vc tira a peca, ele fecha....use uma estopa, pois ira vazar um pouco enqto desrosqueia, e fica bem gelado rapido, pois td gas qdo perde pressao esfria....a qtde q vaza eh irrelevante, nao precisa repor gas nem nada

Esse pressostato pequeno justamente controla o segundo estagio....ele ou o cebolao podem solicitar segundo estagio, por temp de agua (cebolao) ou excesso de pressao no sistema do ar (pressostato)..... se botasse manometro ficava facil ver se eh mal funcionamento, ou excesso de pressao no sistema....

O pressostato pede segundo estagio qdo bate uns 275psi e desliga qdo cai para uns 220psi....nao sao exatos esses valores, mas eh mais ou menos o q lembro.....em outros topicos qdo troquei meu pressostato tinha postado bem certinho esses valores

Bem provavel q seja falha no pressostato....pois eh uma mola calibrada q pode ter perdido sua funcao e travou ligado.....essa peca eh bem barata, ja troquei no meu, bem simples....basta tirar um e botar outro....detalhe importante eh pedir o anel o-ring de vedacao.....ela assenta dentro do pressostato, e garante a vedacao p nao perder gas....como vai trocar, peca uma nova, pois a antiga ja vai estar ressecada e "amassada" podendo nao vedar 100% no novo pressostato e vir a criar um ponto de vazamento
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 17 Nov 2013, 12:50

Ives, realmente eu estou com duvida sobre a pressão dele, ou seja se tem ar demais ou algo parecido. Na verdade penso ser a valvula, mas não tenho totalmenete certeza e como o meu segundo estágio é bem baixo, não passa de 92 (medida visualizada no painel) então desconectei esta valvula estou por hora andando sem ela e sem ela na estrada não passa de 88 que esta bom já que aqui estava na faixa de 38º hoje.
Detalhe nem quero fazer o teste com o barômetro para saber, acho melhor trocar a valvula antes já que ela é original e está no carro desde 97.

O problema é: Eu consigo ela original? qual é o numero original dela?
Ou: Se não consigo original. Qual é uma boa marca para comprar? De momento só achei no ML.

Outra coisa, achei uma de Corola, parece dar certinho ali, porem com 3 pinos. Pensei em até adaptar ela, mas estes 3 contatos já me espantou.

Obrigado
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Ives » 17 Nov 2013, 23:08

Com ela desconectada, caso esquente a agua o cebolao ligara o segundo estagio...entao nao tem stress na parte de agua sem o pressostato pequeno...

Maaaas se a pressao nos canos do ar condicionado subirem mto e nao liga o segundo estagio, pode vazar gas pela valvula de seguranca, ou pior, estourar alguma mangueira..... procure a peca p reposicao, vc encontra facil em qquer loja especializada, e nao deve passar mto de 50 reais.... adaptar de outros carros nao compensa, pois a faixa de trabalho pode mudar, influenciando no rendimento....o codigo nao sei te dizer q to sem cepchev aqui, mas nao tem erro, so levar a peca junto q deve encontrar facil em lojas
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 18 Nov 2013, 07:42

Ives escreveu:Com ela desconectada, caso esquente a agua o cebolao ligara o segundo estagio...entao nao tem stress na parte de agua sem o pressostato pequeno...

Maaaas se a pressao nos canos do ar condicionado subirem mto e nao liga o segundo estagio, pode vazar gas pela valvula de seguranca, ou pior, estourar alguma mangueira..... procure a peca p reposicao, vc encontra facil em qquer loja especializada, e nao deve passar mto de 50 reais.... adaptar de outros carros nao compensa, pois a faixa de trabalho pode mudar, influenciando no rendimento....o codigo nao sei te dizer q to sem cepchev aqui, mas nao tem erro, so levar a peca junto q deve encontrar facil em lojas


Ok Ives, apesar da temperatura minha não passar deste valor que informo, realmente estou preocupado porque neste caso na estrada com ar ligado fica ai por volta dos 88/90 e isto não é comum no meu carro.
Sim, minha preocupação será um estouro de uma mangueira.
Checarei isto esta semana,

Thanks a lot.
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por RicardoGLS » 18 Nov 2013, 12:52

Almeidão td bem? Estou postando aqui, pq ñ estou conseguindo mandar uma MP pra vc, entrão vou aproveitar o tópico, trata-se da velha temperatura subindo. Amigão fiz um teste nos relés aquele q fica na bateria. Retirei o 2º relé o verde da direita para esq., e troquei com o 2º da esq. para direita, notei que houve uma melhora na temperatura apesar que ainda não está normal, mais a temperatura andando sem ar, ficou trabalhando em 90 e 92ºc ai qdo chega aos 92 liga a 2ª vetuinha cai para 88 e fica assim. Pq achei q teve uma pequena melhora? pq não chegou aos 95ºc. Será que pode ser problema elétrico? Isso só vou saber dia 20/11/13, qdo vou pegar uma grana hehehe, pois tudo que faço só pago a vista um abraço!
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 18 Nov 2013, 15:28

RicardoGLS escreveu:Almeidão td bem? Estou postando aqui, pq ñ estou conseguindo mandar uma MP pra vc, entrão vou aproveitar o tópico, trata-se da velha temperatura subindo. Amigão fiz um teste nos relés aquele q fica na bateria. Retirei o 2º relé o verde da direita para esq., e troquei com o 2º da esq. para direita, notei que houve uma melhora na temperatura apesar que ainda não está normal, mais a temperatura andando sem ar, ficou trabalhando em 90 e 92ºc ai qdo chega aos 92 liga a 2ª vetuinha cai para 88 e fica assim. Pq achei q teve uma pequena melhora? pq não chegou aos 95ºc. Será que pode ser problema elétrico? Isso só vou saber dia 20/11/13, qdo vou pegar uma grana hehehe, pois tudo que faço só pago a vista um abraço!


Eu consegui ver sua mensagem lá e resapondi e também não se consegui responder correto. Não acredito que seja este o problema, acho que o problema é o sensor e como o seu acho que não tem cebolão, pelo ano do carro então fica mais difícil dce acertar. Com certeza está na informação dele para o relê e é isto que o relê faz, recebe a informação e arma para colocar a ventuiinha para rodar.

Ao mexer em relês, no seu caso ali não tem problemas porque são parecidos ou pelo menos iguais porque se tiver diferente funciona errado, voce deve sempre olhar como ele funciona sendo ele 4 pinos. Voce precisa ter sempre em conta que os relês armam nos numeros 85 com 86. E alguns deles são em paralelos e outros meio em diagonal, então todas as vezes que voce tirar um relê olha este numero onde estão no terminal e o outro que voce vai colocar tem que ter estes numeros nas mesmas posições, caso contrário ou não funciona ou funcionará direto ok?

Bem, ali na frente da bateria eles são meio en diagonal, enquanto embaixo do painel o primeiro da esquerda que pode ser um Marron, já arma em paralelo.

Na verdade, colocando errado não queima nada, só funcionará errado.

Resumindo, não acredito ser este o problema.
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por RicardoGLS » 19 Nov 2013, 12:28

Almeidão escreveu:
RicardoGLS escreveu:Almeidão td bem? Estou postando aqui, pq ñ estou conseguindo mandar uma MP pra vc, entrão vou aproveitar o tópico, trata-se da velha temperatura subindo. Amigão fiz um teste nos relés aquele q fica na bateria. Retirei o 2º relé o verde da direita para esq., e troquei com o 2º da esq. para direita, notei que houve uma melhora na temperatura apesar que ainda não está normal, mais a temperatura andando sem ar, ficou trabalhando em 90 e 92ºc ai qdo chega aos 92 liga a 2ª vetuinha cai para 88 e fica assim. Pq achei q teve uma pequena melhora? pq não chegou aos 95ºc. Será que pode ser problema elétrico? Isso só vou saber dia 20/11/13, qdo vou pegar uma grana hehehe, pois tudo que faço só pago a vista um abraço!


Eu consegui ver sua mensagem lá e resapondi e também não se consegui responder correto. Não acredito que seja este o problema, acho que o problema é o sensor e como o seu acho que não tem cebolão, pelo ano do carro então fica mais difícil dce acertar. Com certeza está na informação dele para o relê e é isto que o relê faz, recebe a informação e arma para colocar a ventuiinha para rodar.

Ao mexer em relês, no seu caso ali não tem problemas porque são parecidos ou pelo menos iguais porque se tiver diferente funciona errado, voce deve sempre olhar como ele funciona sendo ele 4 pinos. Voce precisa ter sempre em conta que os relês armam nos numeros 85 com 86. E alguns deles são em paralelos e outros meio em diagonal, então todas as vezes que voce tirar um relê olha este numero onde estão no terminal e o outro que voce vai colocar tem que ter estes numeros nas mesmas posições, caso contrário ou não funciona ou funcionará direto ok?

Bem, ali na frente da bateria eles são meio en diagonal, enquanto embaixo do painel o primeiro da esquerda que pode ser um Marron, já arma em paralelo.

Na verdade, colocando errado não queima nada, só funcionará errado.

Resumindo, não acredito ser este o problema.


Ok amigo! Ontem fui em uma oficina elétrica, e eles passaram aquela máquina TECH e não causou nada, tudo normal. Agora o que eu estranhei, foi o absurdo do que ele me disse: " A temperatura do vectra o normal é entre 100 a 106"
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Ives » 19 Nov 2013, 17:33

E ele esta certo...a medicao do painel eh cerca de 10 graus menos q a real...se bota o scanner vc le mesmo ate perto de 105.....no painel q vemos algo entre 88 a 94, mas na real o valor lido pelo sensor da injecao marca perto de 105......
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Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por vectra cd » 19 Nov 2013, 18:11

No meu caso, quando dispara a segunda ventuinha aquela maior desliga, só quando eu desligo o carro que ela volta acionar.

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