O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisPOSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

75 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 12 Nov 2013, 15:38

Um detalhe que passa despercebido pela maioria das pessoas, mas este vídeo dá algumas dicas de erro na montagem dos amortecedores dianteiros dos nossos vectras B. Nunca esqueçam isto, peças montadas erradas podem funcionar perfeitamente, porem com desgastes prematuro. O erro na montagem desta peça, diminue 30 a 40% da vida útil do coxim.

Importante não é teóricamente saber como montar. Importante é estudar a peça e saber porque tem tais formas. Será que ela é inclinada de proposito? A inclinação está correta? Porque a carroceria é inclinada?

Outras reclamações quando montam errado:
Nunca mais uso estes pneus, gasta do lado. (coitado do pneu, leva a culpa)
Nunca mais uso estes amortecedores (Derrepente compram um qualquer e por acaso colocam certo e o original fica sendo o errado)
Não entendo, coloquei coxim recente e já estragou, qual marca devo usar? kakkakak

A culpa pode ser por erro simples na colocação desta peça. Não se esqueçam uma coisa, voces viram na internet diferente do que eu estou motrando, mas não se esqueçam que aqui também é INTERNET KAKKAKAKKA

http://www.youtube.com/watch?v=iW430T4E50g
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Arquiteto » 12 Nov 2013, 16:43

blz Almeidão

sempre ajudando a nos "mexanicos de fim de semana" :88:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Alez » 12 Nov 2013, 19:08

Acabei de postar e andando com o carro da oficina para casa já percebi a melhora.

Alez escreveu:Senhores, créditos a quem merece. Almeidão. Tu é o cara.

Hoje foi minha vez, na revisão dos 135milkm's resolvi acompanhar e usar as dicas do almeidão.

Troquei os amortecedores e veja só como estavam montados:

Imagem

Imagem

Fica meio torto com o indicador alinhado com a primeira volta da mola. Percebam que ainda fica levemente torto.

Resultado nisso:

Imagem

Agora vejam a suspensão montada corretamente nos amortecedores novos com batentes novos:

Imagem

Imagem

Indicador alinhado com o encaixe do amortecedor lá embaixo conforme sugestão do Almeidão.

Almeidão entende muito. Valeu por compartilhar o conhecimento parceiro. Valeu Clube.

Resultado de tudo isso. Nave suave novamente e barulhos na suspensão dianteira zerados.

:105:

Avatar do usuário
brajao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:07
Nome Completo: Reinaldo Aparecido Brajão
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por brajao » 16 Nov 2013, 23:01

Eae Galera!!!!

Seguinte, estive observando os comentários aqui, e gostaria de postar uma divergência!!!

Não sou expert no assunto, mas tive bastante problema com minha suspensão e pesquisei muito sobre o assunto, e o localizador informado na filmagem deve ficar alinhado com a ponta da mola logo abaixo!

Vejam os vídeos abaixo: o segundo é mais para deixar o pessoal esperto, pois produto original pode conter problemas como é o caso da mola mostrada!

1
http://www.youtube.com/watch?v=qjmXXboz9Ns

2
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=DzPtREmKXWU

Fica ae a Dica!

Mais Dicas interessantes sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=weCdR8Z78x8

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=WR_yYN5WKR4
Editado pela última vez por brajao em 17 Nov 2013, 08:50, em um total de 1 vez.
((( Reinaldo Ap. Brajão )))
Vectra CD 2.2 16V 2001/2001 138 CV - Prata Escuna - Manual
Bancos de Couro - AC Digital - MID - TC - ABS - Cruise Control By VC
Som Premium: Pioneer DEH-P9600MP - Controle no volante e Informações no Display via CA-D-PI.150

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Luiz Antunes » 17 Nov 2013, 03:17

brajao escreveu:Eae Galera!!!!

Seguinte, estive observando os comentários aqui, e gostaria de postar uma divergência!!!

Não sou expert no assunto, mas tive bastante problema com minha suspensão e pesquisei muito sobre o assunto, e o localizador informado na filmagem deve ficar alinhado com a ponta da mola logo abaixo!

Vejam os vídeos abaixo: o segundo é mais para deixar o pessoal esperto, pois produto original pode conter problemas como é o caso da mola mostrada!

1
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=DzPtREmKXWU

2
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=DzPtREmKXWU

Fica ae a Dica!

Mais Dicas interessantes sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=weCdR8Z78x8

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=WR_yYN5WKR4



Brajão !

Os dois primeiros links que vc postou são iguais , acho que vc estava se referindo a esse link :

http://www.youtube.com/watch?v=qjmXXboz9Ns

http://www.youtube.com/watch?v=qjmXXboz9Ns

Abs

Avatar do usuário
brajao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:07
Nome Completo: Reinaldo Aparecido Brajão
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por brajao » 17 Nov 2013, 08:52

Este mesmo Luiz Antunes!!!

Link corrigido, Obrigado.
((( Reinaldo Ap. Brajão )))
Vectra CD 2.2 16V 2001/2001 138 CV - Prata Escuna - Manual
Bancos de Couro - AC Digital - MID - TC - ABS - Cruise Control By VC
Som Premium: Pioneer DEH-P9600MP - Controle no volante e Informações no Display via CA-D-PI.150

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 17 Nov 2013, 13:14

Amigos, esta filmagem que estão vendo ai, se eu postar a minha terão duas. ENTÃO QUAL SERÁ A CORRETA?, não existe uma lei que só entra o que é certo na internet, entra qualquer coisa. Por outro lado, existem graus diferentes e com capacidade de analizar o que pode ser certo ou errado.

Eu sempre digo aqui, não precisam seguir nada que estejam vendo em internet ou que uns le falam, nem precisam
seguir o que eu estou expondo porque eu faço parte deste uns. MAS TENTEM ENTENDER FAZENDO O SERVIÇO E VERÃO QUE O PONTO CORRETO ENTRA SEM FORÇAR E AI VERÃO ONDE FICARÁ A MARCA. Eu não sigo marcas, eu procuro endenter a peça e se em cima é inclinado para o lado de dentro e para trás, e embaixo é parafusada em outra, então eu coloco a peça para que ela fique desta forma sem forçar nada e logo vejo que se eu colocar com este U voltado para o U embaixo ficou certa, então assim ela ficará. ACHO QUE VOCES DEVERIAM FAZER O MESMO, não só colher informações, é verificar quando alguem está montando ou pegar e montar, assim terão peças com vidas mais longas, e não iriam reclamar tanto de amortecedores, coxin superior e pneus estragando antes da hora. Porque no alinhamento eles não pegam isto, lá não veem haste de amortecedor descendo e subindo forçada para um lado e nem veem coxin sendo forçado também. Isto serve para qualquer peça, correias, rolamentos, na verdade tudo.

Eu só fiz como faço em todas as peças dos meus carros que é montar certo, aliás ninguem põe as mãos neles, o máximo que deixo fazer é colocar gasolina.

Resumindo, Voce não precisa ser um expert, mas pode ser esperto e fazer uma análise de como ele funciona ou como ele está fucionando pelo filme e comparar com várias informações que voce vê por ai. Ou ficar a mercê dos mecanicos como muitos ficam e insistir estragando o que não poderia ser estragado.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Last_Warrior » 17 Dez 2013, 00:21

Essa também se aplica no Omega... Se montar o prato superior na posição errada, desgasta prematuramente o coxim e o carro fica até desnivelado e a direção fica dura!!

O pior é que tem mecânico que fica bravo quando a gente fala essas coisas...

Isso aí, informação é tudo!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Alez » 17 Dez 2013, 10:33

Brajao, meu carro tava como na dica do link do vídeo.

Ficou melhor agora alinhado como o Almeidão recomendou.

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por dennis_suzano » 17 Dez 2013, 15:46

o meu estava com a dica do link do video
resultado: em seis meses os dois batentes ja se foram originais gm ..
agora vou comprar td de no e os guarda pó estouraram ....
ano que vem fou refazer tudo de novo .....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 18 Dez 2013, 16:28

a posição correta do amortecedor, não te salva de estourar os batentes, salvam eles de ficarem raspando no quarda pó. O que faz estourar batente são: molas fracas, amortecedor estourado, molas cortadas e uso abusivo do sistema de suspensão, tipo freada forte ao acabar de descer de um quebra molas, excesso de peso sem um cuidado especial, valetas ou seja quebra bolas ao contrário e outras mais. Eles não forom feitos para amortecer e sim suavilizar o fim de curso do amortecedor e se o amortecedor já não tem vida útil boa ou molas já vencidas há anos, não há jeito de manter este item em perfeita condição de uso.
Quando voce trocou as molas do seu pela ultima vez?

Igualmente o Air bag, salvam vidas, mas não 100%, então quem tiver este item, mesmo assim ainda deve dirigir com moderação.
Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por dennis_suzano » 18 Dez 2013, 18:22

creio eu que são originais do carro ainda ....

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Rodrigo-Vectra » 25 Dez 2013, 18:14

montei como no link anterior E FUDEU o guarda po ... e ai? quem ta certo . acho minha direção um pouco dura. vou remontar tudo e verificarei AHHHH ia esquecendo . minha mola estala sempre e ai? ta correto? PONTO PRO ALMEIDÃO!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 25 Dez 2013, 20:27

Rodrigo-Vectra escreveu:montei como no link anterior E FUDEU o guarda po ... e ai? quem ta certo . acho minha direção um pouco dura. vou remontar tudo e verificarei AHHHH ia esquecendo . minha mola estala sempre e ai? ta correto? PONTO PRO ALMEIDÃO!


Mola estalando, pode ser que ela esteja bem fraca ou se voce usa ou colocarom aquela mangueira de borracha para envolver ela. Esta mangueira não dá certo ali, então fico com esta opção. O correto é comprar o protetor de borracha que fica embaixo dela e colocar ele e não é caro, os meus troquei este ano e custou R$ 13,00 cada um na GM da minha cidade.
Imagem

Everton-Legionário
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:20
Nome Completo: Everton A. R. dos Santos
Cidade: Terenos
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Everton-Legionário » 25 Mar 2014, 21:41

Pessoal, segui a dica do Dr. Carro quando troquei o coxim do vecão, deixei o "U" do localizado voltado para a ponta inferior da mola, e achei muito estranho que com muito pouco tempo de uso o mesmo apresentava um grande desgaste na parte metalica onde a rosca da aste do amortecedor passa. Comprei coxim novo e final de semana troquei novamente, agora estou muito inclinado a desmontar tudo e fazer como o Almeidão indicou.
Mais alguém montou como o Almeidão e teve algum positivo?

timmVCD
GL Member
GL Member
Mensagens: 111
Registrado em: 12 Fev 2014, 20:59
Nome Completo: miqueias nornberg
Cidade: pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por timmVCD » 25 Mar 2014, 21:59

Eu estou pra trocar os amortecedores dianteiros daqui uns dias, estive olhando os meus e acho que estao montados errados tbm, depois posto o resultado aqui.

Avatar do usuário
tsns
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 17 Abr 2013, 17:59
Nome Completo: thiago
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por tsns » 12 Jun 2014, 16:38

legal :)

murilotwo
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Fev 2014, 14:43
Nome Completo: murilo cesar dos santos filho
Cidade: salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por murilotwo » 09 Jul 2014, 09:52

Estou com esse mesmo problema ou pior, pois troquei os amortecedores dianteiro num lugar que achei relativamente 'barato' porém o barato sai caro extremamente caro. Apertaram tanto a porca que prende na chaparia, ao retornar para falar do problema a pessoa que se diz mecânico não conseguiu remover e acabou estragando o lugar onde põe a porca! Agora a parte pior estou com um barulho na direção, direção dura, e ja perdir 2 pneus, pois ''comeram'' em um lado só! :62:

O que eu posso falar sobre essa situação ou melhor um conselho: Vão numa oficina de verdade, ou busquem informação de pessoas que saiba o que estão fazendo e realize o trabalho em casa com calma, tenho certeza que irá sair melhor do que esses mecânicos fizesse! vlw :2:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 09 Jul 2014, 15:40

Reposta para o Everton, amigo não tem outra forma correta de montar, eu não inventei isto e voce mesmo pode deduzir que esta haste se for montada diferente era será forçada para um lado, e sabemos que o amortecedor é de
movimentos de vai e vem e engenheiro nenhum do mundo faria esta haste subir e descer forçando para lateral e assim forçar o retentor dele e coxim reduzindo a vida útil dos dois e os pneus também. Bem, só se for um engenheiro que comprou o diploma, se sem que deve ter uns aí, mas não estão na GM.

murilotwo, veja acima que comentei que o amortecedor errado forçará o carro e vai gastar penus por um lado e infelizmente na hora de alinhar o alinhador não conseguirá ver este problema. Pode sim, voce alinhar e seguir gastando e voce voltar no alinhador e logo com certeza ele vai desmontar para ver e assim descobrir o problema. Voce vai gastar muito para mexer no seu, não sei se vale apenas, se bem que para isto eu não meço esforço e tenho tudo que preciso. Mas se voce não tiver como mexer, busque um alinhador que mexa nisto, existem vários e eles acertam para ti e ainda faz o alinhamento. Leva estas fotos e diga que voce quer assim e ele tem que fazer e aproveite e ensine eles dizendo que assim é o certo kakkaka.

Lembro a todos, colocando errado o alinhamento nunca fica certo, fica para o alinhdor porque o carro está lá parado, mas para andar nele nunca e com certeza quem tem carro comendo pneus alem do normal, esta é a causa principal.

Volto a falar, internet aceita tudo cabe a nós separar o que é bom ou ruim e quem escreve lá somos nós mesmo e nome hoje é fácil de se fazer, principalmente pela falta de mecanico bom no mercado, qualquer informação já passa a ser boa para muitos e na veedade não é. Eu estou dando a dica completa ou seja não digo que assim é o certo, eu PROVO QUE ASSIM É O CERTO.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 10 Jul 2014, 10:16

Almeidão, sabe se tem algo que eu posso ficar de olho na montagem do meu amortecedor? Vou levar ele hoje para trocar o kit dianteiro.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

75 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 114 visitantes