por Almeidão »
29 Nov 2013, 13:23
Na verdade voce então não trocou o radiador, ok? Ou trocou?
A temperatura parece alta ainda que é tolerável. Para mim altíssima, e se voce não trocou o radiador é por isto que
está assim, porque não tem como limpar este radiador e se foi tirado sujeira, nada mais saiu o que tinha dentro dele, não o que nele estava encrostado.
Talvez voce esteja se confundindo com a ventuina ou não entendi bem o que voce quer dizer, então farei uma explicação mais ampla e voce tire suas conclusões.
1 - não existe a ventuinha do primeiro estágio e não existe a ventuinha do segundo estagio.
2 - São duas ventuinhas que sempre rodam juntos, ou seja assim que arma a ventuinha as duas giram juntas e assim
que param elas, param juntas e assim que aumenta a rotação elas aumentam juntas. Este aumento de rotação é o
segundo estágio.
3 - As duas ventuinhas tem 2 estágios de velocidades, o primeiro que roda lento e o segundo que gira em alta rotação
parecendo aquele veículo que roda nos pântanos.
4 - Sem o ar ligado, e com o sistema perfeito o segundo estágio que é a alta rotação não entra nunca. Salvo se tiver
problemas.
5 - ASSIM QUE VOCE LIGA O AR, o primeiro estágio das ventuinhas entram em ação e as duas funcionam juntas.
6 - SOBE O SEGUNDO ESTÁGIO. Com o ar ligado, existem duas opções para entrar a alta rotação que é o segundo
estágio.
PRIMEIRA OPÇÃO e quando a temperatura sobe e a pressão do ar está normal, ai elas são acionadas pelo cebolão.
Neste caso a agua chegou ao nível mais alto tolerável para este motor e o cebolão que tem 3 vias entra em ação na
via terceira que é para comandar a alta rotação. Lembro que um carro normal a temperatura de painel vai estar
entre 91 a 93º e vai levar ela lá para +/- 85º ou perto disto, tipo 84 ou 86º. Mais que isto, tem algo errado no
sistema.
SEGUNDA OPÇÃO - A pressão do ar aumenta e liga o segundo estágio da ventuinha e para isto não importa a
temperatura que esteja no painel e certamente estará bem mais baixa que 90, pode estar em 82 e nem fica ela
ligada muito tempo nesta alta rotação, é coisa mais rápida. Se estiver ligada e não desligar, então é um problema
com o ar, tipo o sensor estragou ou está com pressão demais.
Pior que, se estiver assim direto logo vai ter problema no relê que fica abaixo do volante lado esquerdo, ele
esquentará demais e derrete o plástico e para de funcionar, ou seja ficará colado no alojamento dele e ficarás sem
ar e sem ventilador interno.
PARA SABER SE O SEGUNDO ESTÁGIO ENTROU PELO AR OU PELA TEMPERATURA. Bem, isto é fácil, pela temperatura ele não entra nunca antes de 90º e sempre desliga perto dos 85º e pelo ar ele não fica nunca muito tempo ligado e pode entrar a qualquer momento antes desta temperatura.
Observar que se o cebolão estragar, o segundo estágio pode entrar sem o ar ligado e se isto acontecer, troque o logo porque ele vai parar a qualquer momento e isto serve para o primeiro e o segundo estágio.
Olha as dicas que dei sobre válvulas termostáticas, cebolões e aditivos. São informações valiosíssimas e totalmente grátis, pelo simples prazer de saber que seu carro pode ficar perfeito mesmo não sendo 0 km. Não deixe que o mecanico faça por conta dele, compre as peças e dê para ele trocar.
Sds
