O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CFumaça branca pela manha - Vectra C

17 mensagens   •   Página 1 de 1
magrao_df
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:37
Nome Completo: Davi Dias
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Fumaça branca pela manha - Vectra C

por magrao_df » 09 Dez 2013, 00:13

Boa noite pessoal tudo tranquilo? estou com duas duvidas e sempre as respostas do fórum me ajudam então "cá" estou para tirar minhas duvidas com vocês. Posso
1 e mais importante - Eu tenho um Vectra 2.4 16v e ele esta normal, andando bem, não esta vazando agua nem óleo em local nenhum, porém, todo dia de manha quando eu saio de casa para o trabalho eu já saio caindo em um engarrafamento aqui na descida da EPNB em Brasilia, rodo no máximo 800 metros com o carro em 70 80 km e desço 2 km andando e parando a 2 km 5 km, e sempre quando o carro começa a fumaçar, mas é só uma fumaça branca como se tivesse agua no escapamento, mas é muita mesmo. O que acontece e que depois desse engarrafamento eu passo a andar em velocidade da via 60 80 km dependendo, e o carro não fumaça mais, fica normal, o que poderia ser? eu pensei em agua acumulando no escapamento a noite, porem ele dorme em local fechado, acho que não teria como.

2- Sábado eu troquei a correia dentada do Vectra pois vou viajar, e quando o mecânico entregou o carro ele veio falhando, mas ele so falha quando ele entra no neutro, ele fica dando tranco e vibrando. Voltei no mecânico e ele passou o scanner que acusou o sensor de fase defeituoso. Para retirar a correia precisa mexer nesse sensor? Quando ele entrou na oficina não estava com problema, será que e algum mal contato?

Desculpa os textos pessoal mas acho q da para entender um pouco minhas duvidas.
Abraços
Vectra Elite 2.4 16v 2007/2008 - 145.000 rodados e contando o/

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Fumaça branca pela manha.

por Almeidão » 09 Dez 2013, 12:05

Sobre a fumaça, imagino ser a condensação normal da descarga por ser muito longa. Isto acontece e não é uma fumaça de algo queimado vinfo do motor e sim de vapôr e só acontece com o carro frio.

Sobre o outro problema, acredito que possa ser esta correia dentada mal colocada e precisa ser revista ou até mesmo ao mexer desconectarom algo e não reconectarom etc.
Sobre estragar outra coisa em uma oficina mecanica, é possivel sim em uma porcentagem bem pequena de estragar algo sem que o mecanico seja o culpado.
Esta correia para o 16V é complicada se ser colocada e se derem bobeira pode até atropelar umas válvulas tentando colocar os comandos nos locais corretos e depois pode ocorrer certas falhas.
Quando digo se derem bobeira: É que para trocar uma correia não precisa mexer em nada, é só tirar e recolocar, porem se errarem na colocação e digamos que foi preciso tirar e recolocar ai sim começa os erros.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Fumaça branca pela manha.

por Ricardo Pinto » 09 Dez 2013, 12:30

O que eu vou falar parece loucura, mas ja aconteceu comigo...

A uns 15 anos atras eu tinha um Passat aspiradão ( 192Hps na roda ) e eu notei que as vezes saia uma fumaça muito branca mas não a de oleo queimando... Parecia mais aquela fumaça que a Prefeitura usa para matar mosquitos :)

Uma vez subindo a Raimundo em Pirituba ( quem conhece sabe que esta subida de 1km é para carro forte :) ) eu subi acelerando e começou a fumaçar, mas o motor girava normal, não falhava ( se fosse oleo ele falharia neste regime de RPM ) e tirei ope, como não deu nada cravei o pe de novo e subi fumaçando ( igual dick vigarista na corrida maluca )... Notei que depois so fumaçava se eu frea-se ou acelera-se

Achei estranho, parei e puxei a vareta, oleo tava la, radiador de oleo normal, filtro tambem... o que mais poderia estar alimentando esta fumaça ? Olhei o fluido de freio e estava baixando sem vazar no chão, fiquei uns 2 dias complentado o fluido de freio e ele sumia... até que puxei a mangueira e meti a mão dentro da "cuica" do hidrovacuo... Todo fluido de freio estava la :)

quando eu acelerava e ou freava o liquido subia e era engolido pelo vacuo que ia paras as Deitadas ( um par de Weber 40mm ) e com isto queimava junto com a gasolina...

Fato de vc sair e frear no transito e depois a coisa sumir, me faz lembrar deste caso...

Fluido de freio ta no nivel ? Vai que é algo parecido...

[ ]´s

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Fumaça branca pela manha.

por Ricardo Crispim » 09 Dez 2013, 13:39

Está necessitando complementar a água do sistema de arrefecimento ou ela não tem baixado?
Porque se estiver baixando, minima coisa que seja, encoste o carro e peça para verificar a junta do cabeçote...
Forte abraço!!!!!!!

Avatar do usuário
ricco1910
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Set 2013, 17:01
Nome Completo: Ricardo Bueno
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Fumaça branca pela manha.

por ricco1910 » 09 Dez 2013, 13:54

o meu tava fumaçando a mesma fumaça branca e sempre pela manhã durante uns 5 a 10 minutos, troquei o posto de combustível , comecei a colocar original do posto BR, parou de fumaçar . Na ultima abastecida , para fazer um agrado ao vecão completei com V-Power da Shell, a fumaça voltou... agora vou voltar ao BR da Petrobras assim que diminuir meu tanque...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Fumaça branca pela manha.

por Almeidão » 09 Dez 2013, 15:21

Se for fumaça de condensação voce pode colocar qualquer gasolina que ele vai sair a fumacinha de vapor que é normal e logo de quente parar. E deve realmente observar sonbre agua se está baixando ou não.

Não acredito que seja este caso que o Ricardo Pinto esteja passando o qual nunca pensei mas é uma boa informação esta que não é algo comum, mas que realmente possa acontecer e igualmente ele informa e para isto, basta estragar a bomba de freio que o óleo vai realmente para dentro do Hidrovácquo e será sugado pelo motor e não precisa ser carburado não, pode ser o de injeção também.

Valeu, boa informação esta.
Imagem

magrao_df
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:37
Nome Completo: Davi Dias
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Fumaça branca pela manha.

por magrao_df » 09 Dez 2013, 16:22

haha vamos as respostas :D muito obrigado
A agua não abaixa nada, ta tranquilo, ela baixava antes mas o meu radiador tava com um furinho e foi resolvido, o fluido de freio sim, ele de 3 em 3 meses esta abaixando mas me falaram que é normal pois como as pastilhas gastam o óleo ocupa esse espaço da diferença nas pastilhas confere??? Achei estranho o que o cara da ccs falou pq não é para abaixar óleo, o sistema não tem lugar para sair pq q ele iria baixar?

O da correia dentada e o sensor foi resolvido pessoal, estava fora do ponto mesmo e esse sensor estava mal colocado o mecânico arrumou deixou no grau, agora só esse vapor cedinho que ainda me deixa cabreiro :D

Obrigado pela atenção pessoal, de grande valia a ajuda de vocês!!!!!!!
Vectra Elite 2.4 16v 2007/2008 - 145.000 rodados e contando o/

magrao_df
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:37
Nome Completo: Davi Dias
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Fumaça branca pela manha.

por magrao_df » 09 Dez 2013, 16:24

ricco1910 escreveu:o meu tava fumaçando a mesma fumaça branca e sempre pela manhã durante uns 5 a 10 minutos, troquei o posto de combustível , comecei a colocar original do posto BR, parou de fumaçar . Na ultima abastecida , para fazer um agrado ao vecão completei com V-Power da Shell, a fumaça voltou... agora vou voltar ao BR da Petrobras assim que diminuir meu tanque...

Já fiz essa ai de trocar de posto por pensar que seria a gasolina mas não era, e agora só abasteço com a Vpower da Shell (3,27 aqui no DF ¬¬) e continua esse vapor do mesmo jeito =/.
Vectra Elite 2.4 16v 2007/2008 - 145.000 rodados e contando o/

magrao_df
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:37
Nome Completo: Davi Dias
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Fumaça branca pela manha.

por magrao_df » 09 Dez 2013, 16:26

Ricardo Pinto escreveu:O que eu vou falar parece loucura, mas ja aconteceu comigo...

A uns 15 anos atras eu tinha um Passat aspiradão ( 192Hps na roda ) e eu notei que as vezes saia uma fumaça muito branca mas não a de oleo queimando... Parecia mais aquela fumaça que a Prefeitura usa para matar mosquitos :)

Uma vez subindo a Raimundo em Pirituba ( quem conhece sabe que esta subida de 1km é para carro forte :) ) eu subi acelerando e começou a fumaçar, mas o motor girava normal, não falhava ( se fosse oleo ele falharia neste regime de RPM ) e tirei ope, como não deu nada cravei o pe de novo e subi fumaçando ( igual dick vigarista na corrida maluca )... Notei que depois so fumaçava se eu frea-se ou acelera-se

Achei estranho, parei e puxei a vareta, oleo tava la, radiador de oleo normal, filtro tambem... o que mais poderia estar alimentando esta fumaça ? Olhei o fluido de freio e estava baixando sem vazar no chão, fiquei uns 2 dias complentado o fluido de freio e ele sumia... até que puxei a mangueira e meti a mão dentro da "cuica" do hidrovacuo... Todo fluido de freio estava la :)

quando eu acelerava e ou freava o liquido subia e era engolido pelo vacuo que ia paras as Deitadas ( um par de Weber 40mm ) e com isto queimava junto com a gasolina...

Fato de vc sair e frear no transito e depois a coisa sumir, me faz lembrar deste caso...

Fluido de freio ta no nivel ? Vai que é algo parecido...

[ ]´s



Pois é agora vc me deixou na duvida, pq o óleo de freio dele esta baixando sim, mas tipo tenho q completar de 3 em 3 meses e tals, nada mais que isso, quando vc comentou e falou q o fluido de freio tinha ido embora lembrei do meu e achei estranho a coincidência. Vou pedir pra dar uma olhada no meu sistema de freio então.
Vectra Elite 2.4 16v 2007/2008 - 145.000 rodados e contando o/

magrao_df
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:37
Nome Completo: Davi Dias
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Fumaça branca pela manha.

por magrao_df » 09 Dez 2013, 16:28

Ricardo Crispim escreveu:Está necessitando complementar a água do sistema de arrefecimento ou ela não tem baixado?
Porque se estiver baixando, minima coisa que seja, encoste o carro e peça para verificar a junta do cabeçote...
Forte abraço!!!!!!!


Foi a primeira coisa que eu pensei Ricardo, mas como a agua não baixa, nem óleo nem nada eu desisti dessa opção (por enquanto kkkkkk).
Vectra Elite 2.4 16v 2007/2008 - 145.000 rodados e contando o/

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Fumaça branca pela manha.

por Almeidão » 10 Dez 2013, 07:57

Qual a quantidade de óleo de freio voce completa? A informação de que ele normalmente baixa com o desgaste das pastilhas e/ou lonas (para os não discos) é perfeita, porém no meu caso que ando todos os dias eu não completo, troco´o fluido todos os anos, aliás troquei recente e coloco no nível máxmo e como ele tem o mínimo ao terminar o ano ele está dentro da faixa bem mais para o máxmo que para o mínimo.

Para eliminar sua preocupação, esta fumaça se for do freio, fará sempre, não somente pela manhã.

Sobre o ponto do seu carro que estava errado, vivo martelando aqui que 90% erram ao colocar o carro no ponto e principalmente os de 8V que não é o seu caso.
Imagem

magrao_df
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:37
Nome Completo: Davi Dias
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Fumaça branca pela manha.

por magrao_df » 10 Dez 2013, 19:00

Almeidão escreveu:Qual a quantidade de óleo de freio voce completa? A informação de que ele normalmente baixa com o desgaste das pastilhas e/ou lonas (para os não discos) é perfeita, porém no meu caso que ando todos os dias eu não completo, troco´o fluido todos os anos, aliás troquei recente e coloco no nível máxmo e como ele tem o mínimo ao terminar o ano ele está dentro da faixa bem mais para o máxmo que para o mínimo.

Para eliminar sua preocupação, esta fumaça se for do freio, fará sempre, não somente pela manhã.

Sobre o ponto do seu carro que estava errado, vivo martelando aqui que 90% erram ao colocar o carro no ponto e principalmente os de 8V que não é o seu caso.


Almeidão, sempre eu completo ele entre o mínimo e o máximo, acho q seja por isso que ele de 6 em 6 meses esta acendendo a luz do (p) no painel.
A respeito da correia, ela estava fora do ponto mesmo, tanto é que o carro agora ta com o consumo instantâneo em neutro de 1.4 1.3. Antes de arrumar ele tava com 2.0 2.1 :61:
Vectra Elite 2.4 16v 2007/2008 - 145.000 rodados e contando o/

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Fumaça branca pela manha.

por Almeidão » 12 Dez 2013, 15:13

rapaz, voce precisa dar uma olhada neste freio, dá uma geral pra ver se ele não está vazando em alguma conexão, pinça, valvula equalizadora, atuadores de embreagem e cilindro mestre. Na verdade, eu troco o meu óleo todo ano, completo no nível máximo e não mexo mais ali até a próxima troca e ele jamais baixa a metade entre o minimo e o máximo. Detalhe, ando com o carro todos os dias no minimo 50 km.

Sds
Imagem

magrao_df
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:37
Nome Completo: Davi Dias
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Fumaça branca pela manha.

por magrao_df » 04 Fev 2014, 08:19

Almeidão escreveu:rapaz, voce precisa dar uma olhada neste freio, dá uma geral pra ver se ele não está vazando em alguma conexão, pinça, valvula equalizadora, atuadores de embreagem e cilindro mestre. Na verdade, eu troco o meu óleo todo ano, completo no nível máximo e não mexo mais ali até a próxima troca e ele jamais baixa a metade entre o minimo e o máximo. Detalhe, ando com o carro todos os dias no minimo 50 km.

Sds



Saudações pessoal, desculpe o sumiço, aproveitei as férias aqui da faculdade e fiquei quase 2 meses viajando o/ :D

Pois é almeidão, olha q q aconteceu, fiz uma viagem agora com ele rodei quase 5 mil km em 20 dias, quando eu voltei a luz do freio ta acendendo denovo... indicando como se óleo estivesse baixo, mas a fumaça branca pela manha acabou... pelo menos isso kkkkk ainda não mandei olhar o freio mas vai ser minha prioridade....
Vectra Elite 2.4 16v 2007/2008 - 145.000 rodados e contando o/

DarkStein

Re: Fumaça branca pela manha.

por DarkStein » 05 Fev 2014, 07:44

Não é por nada não, mas criar condensação nesse calor de verão??? Com motor parado, ele vai ficar em temperatura ambiente, em torno de 20°c a 25°c... não vejo como criar condensação desse cenário!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Fumaça branca pela manha.

por Alcir Andreoni » 05 Fev 2014, 07:52

DarkStein escreveu:Não é por nada não, mas criar condensação nesse calor de verão??? Com motor parado, ele vai ficar em temperatura ambiente, em torno de 20°c a 25°c... não vejo como criar condensação desse cenário!

Se você quiser eu posso tirar uma foto do meu carro dentro da garagem fazendo a condensação!

Não importa o calor que está fazendo durante o dia, de manhã tem condensação sim...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Fumaça branca pela manha.

por Almeidão » 05 Fev 2014, 08:29

Claro que vai ter condensação mesmo no verão porque a descargar está totalmente fria e ela não sabe se é verão ou não. Pela manhã a condensação é mais forte por estar mais frio, mas qualquer horário que voce ligar o carro e se ELE não estiver quente ali vai gerar agua por este motivo os carros que funciona pouco todos os dias, tipo 2 KM e chega no destino, certamente a descarga dele durará 30% menos que um outro que anda um trecho maior.

Ao assoprar um cano já aparece esta condensação e não importa a hora, basta o cano não ser quente.
Imagem

17 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 130 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:53