O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisTrocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseira
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

20 mensagens   •   Página 1 de 1
Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseira

por Ricardo Crispim » 05 Set 2013, 17:58

dei um jeitim de arrumar um how to do outro fórum que é de um amigo da regional MS, o Everton Legionário e creio que ajudará.

Segue abaixo:

Trocando bucha e bieleta da barra traseira:

"Vamos lá.
As peças novas
Buchas da barra estabilisadora:

Imagem

Imagem

1º - tirar as rodas e por o carro no cavalete
2º - soltar parafusos das bieletas, é apenas um em cada peça, a outra extremidade da bieleta é apenas encaixada na barra

Imagem

Imagem

3º - soltar os parafusos dos suportes das buchas da barra, são dois suportes, consequentemente 02 parafusos

Imagem

Imagem

depois dessas etapas a barra estará solta do carro com as buchas e bieletas velhas presas a ela, é preciso tirá-la de baixo do carro, dá um trabalhinho pois tem que passa-la entre o escapamento e o fundo do carro, mais com jeitinho sai tranquilo

Imagem


O próximo passo é tirar as peças velhas. O que dá mais trabalho é tirar as bieletas, pois são encaixadas na barra e como não tinha ferramenta própria, mandei a marreta e tirei fora, danificou toda a bieleta, mais tranquilo não ia ocupa-la mais mesmo, :D , porém a barra ficou intacta, as buchas saem facil.
Pra montar, também a parte mais trabalhosa é encaixar a bieleta nova na barra, se tiver vasilina vai ajudar muuuiiitto, como eu não tinha, tive que apelar para o óleo de motor mesmo para lubrificar a borracha da bieleta e a ponta da barra, e por muita força empurrando a ponta da barra para encaixar, a seco não consegui fazer encaixar.
Depois de tudo no lugar e hora de montar a barra, volte ela pro seu devido lugar, passando entre o escapamento e o fundo do carro, prenda primeiro os parafusos dos suportes das buchas sem apertar totalmente, prenda os parafusos das bieletas e faça o reaperto de todos os parafusos.

Pronto, agora é só baixar o carro do cavalete.

Fiz esta troca pois havia um toc toc na suspensão traseira que não havia sido resolvida somente com a troca das buchas hidráulicas, trocando estas peças, acabau-se todo o barulho que habia na suspensão traseira, graças a Deus.
Desculpem a qualidade das fotos pois foram tirada como celular mesmo, tudo na intensão de ajudar."

Everton




Voltando eu aqui, para dar uma complementada, procurei uma foto da suspensão na internet e a melhorzinha que achei foi essa, só para você ter uma idéia da posição da barra na suspensão...

Imagem

Espero ter ajudado, se necessitar de mais alguma informação, é só dar um alô..

Forte abraço!![/quote]

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Alcir Andreoni » 07 Set 2013, 12:34

Muito bom o How to!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Kaduskate » 26 Set 2013, 10:15

Pessoal muito importante isso que vou fala esse toc toc na traseira vem das bieletas não troquem os calcos hidraulicos pois isso e último caso comecem pelas bieletas e se quiser aproveitem e torque as buxas da barra se persistir pule para outras coisas
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Dias Careca
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Dez 2013, 14:04
Nome Completo: MARCO ANTONIO ALVES DIAS
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Dias Careca » 20 Dez 2013, 15:07

Qual os nomes das buchas para pedir na autopeças?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Almeidão » 21 Dez 2013, 11:00

Eu nem diria que o toc, toc sejam as bieletas, mas as duas buchas de cima, eu nunca troquei as bieletas e o carro quando fazia o toc, toc eram as buchas superiores. Mas trocar as bieletas por umas nova não fará mal nenhum para o carro. Embora as buchas hidráulicas fazem as vezes barulhos que confundem porque há casos de ser barulhos parecidos, mas como estas buchas do estabilizador não são caras, troque elas primeiro para ver se sana o problema, se não sanar aí sim deverão ir para as hidráulicas.

Os nomes das buchas, só pedir buchas do estrabilizador traseiro do Vectra. Original ou Axios, estas são as marcas que devem usar para não ter problemas com pouco tempo de trabalho.

Não se esqueçam de trocar as da frente também, é bem mais complicado, mas quem tem corage e ferramenta não tem tempo ruim.

Umna dica para colocar buchas de borrachas tipo bieleta: Não usar óleo comum, graxa ou vaselina que agride a borracha. Use óleo de freio que terão o mesmo efeito e ele sai com agua.

E por ultimo. Bom trabalho fez o Everton.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por JoãodoValle » 15 Jan 2014, 18:58

Poxa, meu carro tem um problema danado nessa barra.

Acontece que o último mexânico, quebrou o local onde é parafusada a bucha, eu mesmo fiz um improviso com uma chapa de 5mm, mas aquilo ficou um rangido danado, há algo de melhor para ser feito ali? Solda? troca o agregado todo?

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Bacholsky » 15 Fev 2014, 11:24

Rapaz, o meu tá fazendo esse toc toc quando o Vectra sofre algum tipo de torção. Levei essa semana naquelas máquinas de teste de suspensão o cara analisou a suspensão, mas não achou folga na traseira, no entanto na frente a barra de direção, terminal e bieleta ambas do lado direito estavam desgastadas já com menos de 1 ano e meio. Troquei todo o conjunto dos dois lados! o Vectra melhorou, porém na traseira estou querendo trocar essas bieletas, pois desde que comprei o carro nunca troquei.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Thiago Menezes » 16 Fev 2014, 09:24

Eu estou com um rangido na dianteira quando sobe e desce o carro como por exemplo quebra-molas, desníveis mais profundos, já dei uma olhada por aí e vi que pode ser as buchas da barra estabilizadora. Mas uma coisa para eu dar uma olhada de perto :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Almeidão » 25 Fev 2014, 12:12

Qual a marca destas buichas? Onde comprar? Elas são reamente boas?
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Williams » 26 Fev 2014, 20:09

Estou querendo dar uma geral na suspensão traseira do Vectra. Vou trocar as Buchas hidráulicas e as Buchas da barra, só que vendo o tópico agora, como funciona a troca das bieletas? Porque procurando a peça pelo Mercado Livre, só encontrei Bieleta da Barra Estabilizadora Dianteira. Tá certo isso?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Almeidão » 27 Fev 2014, 11:25

Williams escreveu:Estou querendo dar uma geral na suspensão traseira do Vectra. Vou trocar as Buchas hidráulicas e as Buchas da barra, só que vendo o tópico agora, como funciona a troca das bieletas? Porque procurando a peça pelo Mercado Livre, só encontrei Bieleta da Barra Estabilizadora Dianteira. Tá certo isso?


Existe a traseira também, parece um 8. Trocar esta peça é bem mais fácil que a dianteira, embora nenhuma das duas sejam tão difíceis. Eu não me atreveria comprar uma sem ser original ou da marca Axios.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Bob_Isponja
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Jul 2014, 14:14
Nome Completo: Hélis Deangeles Humeno
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Bob_Isponja » 14 Jul 2014, 14:18

Estou com o mesmo problema da galera, a famoso toc/toc, vou seguir a sugestão dos amigos acima, começarei a trocar pelas bieletas traseiras, caso não resolva vou trocar as borrachas todas do eixo traseiro, já fiz a suspensão do carro toda, mas o toc/toc continua, então falta essas borrachas a serem substituídas...
Bieletas do eixo traseiro, buchas hidráulicas e buchas da barra estabilizadora traseira, bom acho que são só essas além dos kits da suspensão( coxim e batente traseiro), né?
Obrigado galera.
:38:

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Kaduskate » 14 Jul 2014, 17:39

Bob_Isponja escreveu:Estou com o mesmo problema da galera, a famoso toc/toc, vou seguir a sugestão dos amigos acima, começarei a trocar pelas bieletas traseiras, caso não resolva vou trocar as borrachas todas do eixo traseiro, já fiz a suspensão do carro toda, mas o toc/toc continua, então falta essas borrachas a serem substituídas...
Bieletas do eixo traseiro, buchas hidráulicas e buchas da barra estabilizadora traseira, bom acho que são só essas além dos kits da suspensão( coxim e batente traseiro), né?
Obrigado galera.
:38:


Bieleta com certeza
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
Aleks Oliveira
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Jul 2014, 07:27
Nome Completo: Aleksandro T de Oliveira
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Aleks Oliveira » 17 Jul 2014, 09:13

Bom Dia amigo sou novo no site clube do vectra
tenho 1 99 e tambem presciso trocar estas buchas traseira
sua dica que esta li todas só que as fotos não estão aparecendo pra mim
ver , pode por favor mandar em meu e-mail aleksandro.oliveira@engemix.com.br

Obrigado
Aleks.

Avatar do usuário
Bob_Isponja
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Jul 2014, 14:14
Nome Completo: Hélis Deangeles Humeno
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Bob_Isponja » 17 Jul 2014, 14:06

Kaduskate escreveu:
Bob_Isponja escreveu:Estou com o mesmo problema da galera, a famoso toc/toc, vou seguir a sugestão dos amigos acima, começarei a trocar pelas bieletas traseiras, caso não resolva vou trocar as borrachas todas do eixo traseiro, já fiz a suspensão do carro toda, mas o toc/toc continua, então falta essas borrachas a serem substituídas...
Bieletas do eixo traseiro, buchas hidráulicas e buchas da barra estabilizadora traseira, bom acho que são só essas além dos kits da suspensão( coxim e batente traseiro), né?
Obrigado galera.
:38:


Bieleta com certeza

Valeu Kaduskate, vou procurar as bieletas traseiras para poder comprar.
Vou ver se acho as Axios.
Abraço

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Renato Bomdam » 30 Abr 2015, 09:43

Um bom dia a todos.

Meu caso é o seguinte: comprei meu Elite 05 ano passado, e reparei que ele não tem a barra estabilizadora traseira. Começei, então, uma caça à bendita barra. Ocorre que esta semana encontrei uma em um Vectra 2001 sinistrado, onde o proprietário está vendendo as peças e tem a barra completa, com as bieletas e tudo.
A minha pergunta é: pra instalar esta barra no meu carro, eu preciso trocar alguma coisa, como bieletas, buchas, etc? Eu tenho consciência de que pelo menos as buchas de borracha tem que trocar, mas e as bieletas, é importante substituí-las?
Outra pergunta: a respeito destas buchas hidráulicas, alguém sabe informar quantas destas há em cada lado? É importante troca-las também?
Meu carro, a exemplo dos demais, também tem um toc-toc na suspensão traseira, principalmente quando em marcha-a-ré e/ou em baixa velocidade, fazendo alguma manobra, etc. A diferença é que o meu carro tem o barulho mas não tem a barra, e os outros comentam que têm barulho e têm a barra...

Só mais uma pergunta, agora mais por curiosidade do que por caráter técnico: há alguma diferença sensível na condução do carro ao instalar esta barra? Algum consultor técnico que possa explicar melhor, talvez......?

Enfim, quaisquer comentários serão de grande ajuda.

Grande abraço a todos.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por Arquiteto » 30 Abr 2015, 12:03

se seu carro não tem barra ... o barulho que vc esta ouvindo deve ser devido as buchas desgastadas

são duas de cada lado

quanto a diferença vc pode dar uma pesquisada nos topicos do Alez , acho que ele instalou a barra

no collection dele ... com certeza a opinião dele sera a mais relevante pro seu caso

:88:

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseir

por JoãodoValle » 30 Abr 2015, 12:19

Caracas, estou sem a barra já a um ano e ainda não resolvi...

rafael_hero
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jan 2019, 22:14
Nome Completo: Rafael Alves da Silva
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 38

Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseira

por rafael_hero » 12 Out 2019, 08:13

Bacholsky escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, o meu tá fazendo esse toc toc quando o Vectra sofre algum tipo de torção. Levei essa semana naquelas máquinas de teste de suspensão o cara analisou a suspensão, mas não achou folga na traseira, no entanto na frente a barra de direção, terminal e bieleta ambas do lado direito estavam desgastadas já com menos de 1 ano e meio. Troquei todo o conjunto dos dois lados! o Vectra melhorou, porém na traseira estou querendo trocar essas bieletas, pois desde que comprei o carro nunca troquei.



No meu não só acharam a folga na barra estabilizadora com o carro no chão, ele erguido pela pressão da barra não apresenta folga mesmo, daí o mecânico fez testes com ele na rampa de alinhamento, pois o carro está com o peso nas rodas,daí bingo! Achou a folga nas buchas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocando bucha e bieleta da barra estabilizadora traseira

por Almeidão » 26 Out 2023, 13:42

Aqui um bieleta dianteira abriu o bico, comprei duas spicer/Albarus, tenho que me livrar um pouco da Axios e como não tem Nakata aqui, comprei Spicer, se der ruim pago uma fortuna na GM e pego original porque as que estão no carro são GM e tem muitos anos que estão lá, com certeza mais de 10.
Imagem

20 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 119 visitantes