O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BChicote do cebolão do radiador - Vectra B

88 mensagens
zica04
GL Member
GL Member
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Out 2013, 23:24
Nome Completo: marcelo tavares santos
Cidade: ferraz de vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por zica04 » 16 Jan 2014, 16:08

amigo estou com um problema que não consigo resolver . da onde vem o chicote do cebolão do radiador? na net não consigo visualizar pois troquei o chicote inteiro do carro e esta faltando o do cebolão do radiador mas não sei da onde ele vem se alguem puder me ajudar agradeço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 16 Jan 2014, 17:59

zica04 escreveu:amigo estou com um problema que não consigo resolver . da onde vem o chicote do cebolão do radiador? na net não consigo visualizar pois troquei o chicote inteiro do carro e esta faltando o do cebolão do radiador mas não sei da onde ele vem se alguem puder me ajudar agradeço


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-cacd-_JM

Este ai é a tomada o restante são fios comuns. Ele sai do lado direito do radiador e passa por cima dele dentro do tubo plastico e vão para a caixa de relês na frente da bateria. São 3 fios, um marron, um cinza e um amarelo. Um é terra e os outros transferem sinal assim que fecha o contato e o sinal é negativo até o relê.

Não confundas, o lado direito do radiador é o lado do carona.

Sds
Imagem

zica04
GL Member
GL Member
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Out 2013, 23:24
Nome Completo: marcelo tavares santos
Cidade: ferraz de vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por zica04 » 17 Jan 2014, 07:06

Almeida obrigado por responder mas não tem nenhuma tomada com 3 fios igual a do anuncio, o conector que sai do lado da bateria e passa por cima do radiador tem dois fios,só se o chicote do cebolão for separado se conecta neste que passa por cima do radiador e vai para o cebolão. (help)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 17 Jan 2014, 09:02

zica04 escreveu:Almeida obrigado por responder mas não tem nenhuma tomada com 3 fios igual a do anuncio, o conector que sai do lado da bateria e passa por cima do radiador tem dois fios,só se o chicote do cebolão for separado se conecta neste que passa por cima do radiador e vai para o cebolão. (help)


Voce viu seu cebolão? Ele é redondo onde entra os fios? Seu carro tem Ar condicionado?

Se ele tem ar condicionado, e não tem os 3 fios no cebolão, então já fizerom gambiarra ali e trocarom o original por um meia boca. O cebolão original do seu carro tem por trás dele um tubo redondo de uns 3 cm e dentro deste tubo entra esta tomada ai, se for diferente, então ocorreu isto que te falei.
Imagem

zica04
GL Member
GL Member
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Out 2013, 23:24
Nome Completo: marcelo tavares santos
Cidade: ferraz de vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por zica04 » 18 Jan 2014, 05:58

amigo este chicote é do vectra 99 e o meu carro é 97 portanto o chicote foi trocado inteiro do carro , menos o da injeção ele tem ar e o cebolão tem dois conectores ,tem um chicote que passa por cima do radiador este chicote tem o plug cinsa e uma borrocha verde se não for este estou pensando em fazer igual o deste vidio https://www.youtube.com/watch?v=HptAkWxr7UU&hd=1 a ventuinha do radiador vai funcionar mas a ventuinha do dor ar condicionado vou ter que pensar oque fazer

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 18 Jan 2014, 10:39

Não importa que seja um chicote 99, o que estou tentando informar que o seu carro precisa de um cebolão de duas vias ou 2 cebolões com diferentes graus. O mais perfeito para o seu carro é é original Opel é o MTE760 ou o grau correspondente. Este que lhe informo usa a tomada original do modelo do seu carro que é esta que informei.

Outra coisa, Não existe ventoinha do ar e ventoinha do radiador. As duas funcionam juntas sempre, ou seja quando liga uma liga a outra e não importa se a temperatura subiu e elas armarom ou se o ar foi ligado e elas armarom. O segundo estágio que somente entra com o ar ligado e sempre que for necessário também entram juntos.

Obs, não vi o video. Tentarei ver mais tarde.
Imagem

Avatar do usuário
Paulo Tenório
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Mai 2013, 15:16
Nome Completo: Paulo César Tenório da Silva
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Paulo Tenório » 07 Jul 2014, 12:59

Boa tarde amigos,

Tenho um Vectra 1996/1997, o primeiro lote fabricado dos Vectra B. Acredito que ele é um modelo intermediário entre o Vectra A e o B pois, nem tudo o que se fala ou as imagens dos componentes do Vectra B se aplicam totalmente à ele.

Atualmente a minha luta é com o sistema elétrico de arrefecimento. Na caixa de fusíveis (abaixo do volante) existem os 3 relês nas cores e códigos padronizados para todos os Vectra B, já troquei os 3. Na frente da bateria existem 6 (isso mesmo, embora em todas as fotos que já busquei na internet tenham 4 relês e 2 fusíveis), 1 Laranja, dois Marrons e 3 Verdes. Ao lado da bateria tem 1 relê Cinza, um fusível verde e um fusível laranja. Existem ainda dois termo-interruptores ao lado do radiador Um superior com plug retangular de 3 fios e um redondo também com 3 fios) No interruptor de baixo (redondo) existem 3 fios ligados e no superior apenas um (não consegui ver as cores dos fios ligados por causa da fita isolante que vai até os plugs. Descasquei os isolados e vi que as cores são marrom-vermelho e o outro marrom-branco.

O eletro-Ventilador do condensador parece ligar sempre no segundo estágio e o do radiador parece ligar sempre no primeiro estágio, independente da temperatura do motor. Ligam em 95 graus no painel (105 no opcom) e desligam em 90 do painel (100 no opcom).

Estou aguardando um feriadão para ter tempo de desmontar e refazer todo o chicote do circuito e, antes de reinventar a roda gostaria de saber se alguém já fez isso e fotografou ou documentou as ligações e as relações entre os fios que percorrem os relês até chegarem nos eletro-ventiladores.

Se alguém puder me ajudar a descobrir onde ligar os dois fios isolados também ficarei grato pois acreditr ser ali a fonte dos problemas.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 07 Jul 2014, 16:26

A unica ajuda que posso lhe dar é se voce trocar o cebolão com conector redondo. Para isto voce deve usar um MTE 760.

1 - elimine o cebolão quadrado.
2 - voce tem 3 fios chegando no conector redondo, um deles é negativo direto, um é negativo para ligar o primeiro
estágio e outro é negativo para ligar o segundo estágio
3 - voce com a chave ligada, encostará um na lata e em seguida encoste outro, se rodar lento, este é o primeiro
estágio, se rodar forte, será o 2º estágio. Na verdade um fio é lata direto e os dois sõ funcinonam se encostar na
lata, o segredo é descobrir qual é lata direto e isto é muito fácil.
4 - como escobrir qual fica direto na lata? Voce em 3 cores, digamos que sejam Cinza, amarelo e marron. Coloque o
cinza como lata direto e encoste o amarelo, se rodar a ventoinha, já sabe que um destes é o lata direto e pode ser
o cinza ou amarelo. Deixe ainda o cinza encostado e ecoste também o marron, se rodar também, então o cinza é
realmente é o lata direto e o sistema está funcionando perfeito se ao encostar um rodar lento e logo soltar o um e
encostar o outro rodar rápido. Neste caso, basta trocar o Cebolão e colocar o que eu comento e certamente o
sistema deverá ficar bom.

Não faça isto com o cebolão que voce tem, possa ser que fizerom adaptação e logo arranjarás um problemão.

Detalhe: Ventoinha sem ar ligado, só entra o primeiro estágil sempre. Se estiver entrando o segundo sem o ar ligado, com certeza é problema no sistema.
Imagem

Avatar do usuário
Paulo Tenório
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Mai 2013, 15:16
Nome Completo: Paulo César Tenório da Silva
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Paulo Tenório » 08 Jul 2014, 12:52

Almeidão,

Fui dar uma olhada agora na hora do almoço e fiz alguns testes rápidos. O cebolão inferior (redondo) recebe 3 fios e, por ter um cebolão quente (acredito que seja um MTE 797) só tem armado o primeiro estágio, por volta dos 95ºC.

Quando fui mexer no cebolão superior (retangular) percebi que haviam mais 3 fios (um ligado e os outros dois desligados) os isolamentos dos fios estavam todos derretidos e colados.

Desmanchei a bagunça e separei cada fio, partindo para o teste que indicou. Identifiquei os dois estágios das ventoinhas e descobri que, ao ligar a ventoinha por esse conjunto de fios, meu ar-condicionado voltou a funcionar. Sem ligar esses fios, o ar-condicionado não funciona.

Tenho a impressão de que existem dois circuitos distintos: Um funciona independente do ar-condicionado e se baseia no cebolão inferior (redondo) e outro funciona quando é ligado o ar e segue os parâmetros do cebolão superior (retangular, acho que é um MTE 838) e isso justifica a quantidade de relês que ele tem, o dobro dos mais novos. É possível isso?

Se eu optar por isolar o MT 838 para utilizar somente um MTE 760 ficarei sem o ar-condicionado. Posso juntar os dois fios do primeiro estágio com os dois do segundo estágio?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 09 Jul 2014, 08:13

De longe fica muito difícil de responder esta pergunta sua, mas eu acho que este sistema seu é uma adaptação e q
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 09 Jul 2014, 08:29

Fica muito difícil responder esta pergunta sua de longe, porque eu acho que há uma adaptão ai e que o seu carro funcionaria perfeito com um cebolão e eu diria para usar o MTE 760 e usar estas ligações que voce tem nele, porem saber separa no cebolão qual é o fio do segundo estágio e qual é o do primeiro e para isto precisarás fazer uns testes antes de fazer a ligação definitiva.

Sobre o ar condicionado, ele não tem nada a ver com o cebolão, ele é independente e funciona através do relê cinza que fica nesta caixa em frente a bateria, pem pode não ser cinza, então é o ultimo da direita considerando que o carona está no lado direito.

Com certeza, seu carro está usando um estágio em um cebolão e um estagio em outro cebolão, isto porque este cebolão redondo é muito alto e pode ser de outro carro e foi adaptado no seu. Os dois cebolões seu tem 2 fios cada um e um destes fios é negativo e pode ser eliminado, então ficarás somente com um deles, um de um cebolão será o segundo estágio e outro de outro cebolão será o primeiro e o negativo será o trerceiro fio.

REFORÇO AINDA: Não faça nada sem trocar o cebolão e colocar este que comento. O quadrado, pode deixar onde está, como tampão, aliás o original é um tampão. Eu usaria o novo em cima, se o quadrado for em cima tire ele, n~çao importa qual fica embaixo, será somente tampão.

Ao comprar um novo, exija o anel de vedação e ao colocar, passe graxa neste anel de papel para não quebrar e não aperte muito.

Esperarei novas perguntas, mas não acho difícil fazer isto.
Imagem

Avatar do usuário
Paulo Tenório
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Mai 2013, 15:16
Nome Completo: Paulo César Tenório da Silva
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Paulo Tenório » 09 Jul 2014, 10:33

Obrigado Almeidão pela sua paciência e disponibilidade,

A identificação das funções dos fios já fiz e descobri que existem dois conjuntos de 3 fios. Um conjunto fica ativo sem o ar-condicionado e o outro fica ativo quando arma o relê cinza que você citou. O meu relê cinza fica ao lado da bateria, junto de dois fusíveis. Na frente da bateria tenho 1 relê laranja, 2 marrons e 3 verdes. Acho que, por economia, o projeto foi aperfeiçoado para reduzir tudo em apenas um circuito. Não foi feita adaptação pois, nas tampas dos relês existe uma numeração sequencial que bate, inclusive, com as indicações do CEPCHEV.

Acho que ficará mais simples deixar dois cebolões MTE760 comandando os dois circuitos distintos simultaneamente.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 09 Jul 2014, 12:08

Paulo Tenório escreveu:Obrigado Almeidão pela sua paciência e disponibilidade,

A identificação das funções dos fios já fiz e descobri que existem dois conjuntos de 3 fios. Um conjunto fica ativo sem o ar-condicionado e o outro fica ativo quando arma o relê cinza que você citou. O meu relê cinza fica ao lado da bateria, junto de dois fusíveis. Na frente da bateria tenho 1 relê laranja, 2 marrons e 3 verdes. Acho que, por economia, o projeto foi aperfeiçoado para reduzir tudo em apenas um circuito. Não foi feita adaptação pois, nas tampas dos relês existe uma numeração sequencial que bate, inclusive, com as indicações do CEPCHEV.

Acho que ficará mais simples deixar dois cebolões MTE760 comandando os dois circuitos distintos simultaneamente.


Eu faria pelo menos esta mudança, colocando este MTE 760. Sinceramente, queria está ai vendo tudo isto e acertando para ti, mas infelizmente não estou. Acho que colocaria numa boa este cebolão 760 como se fosse um modelo mais novo no caso igual ao meu que é 97 e usa somente este unico duplo e depois ia morrer de rir deste sistema que hoje aí está. E Lógico, trocaria a termostática colocando um refil com 82º
Imagem

zica04
GL Member
GL Member
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Out 2013, 23:24
Nome Completo: marcelo tavares santos
Cidade: ferraz de vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por zica04 » 09 Jul 2014, 13:00

bom amigos estive pesquisando na net e cheguei a conclusão que as ventuinhas armão de acordo com o sensor de temperatura da valvula termostática igual a de alguns kadetts por este motivo não encontro a tomada para o cebolão.

Avatar do usuário
Paulo Tenório
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Mai 2013, 15:16
Nome Completo: Paulo César Tenório da Silva
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Paulo Tenório » 09 Jul 2014, 13:24

Caramba, não sabia que existiam tantos projetos distintos do circuito de arrefecimento do Vectra B. Até chegar no que parece ser o melhor custo/benefício para a montadora, que é 1 Cebolão + Sensor da UCE, passaram por:
- Dois cebolões duplos (meu caso);
- Um cebolão duplo + um simples (alguns casos que achei aqui mesmo no fórum).

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 09 Jul 2014, 16:01

zica04 escreveu:bom amigos estive pesquisando na net e cheguei a conclusão que as ventuinhas armão de acordo com o sensor de temperatura da valvula termostática igual a de alguns kadetts por este motivo não encontro a tomada para o cebolão.


Uma coisa depende da outra, embora a termostática seja totalmente mecanica. Na verdade se não passar agua para o radiador ou seja se ela estiver fechada e não liberar a agua quente, o cebolão não irá funcionar porque ele não receberá agua quente para armar as ventoinhas, por outro lado um carro que tem sensor de ventoinha comandado pela central, faz funcionar as ventoinhas e ao mesmo tempo não vale de nada porque não estará circulando agua. Então, o sistema tem que está perfeito. Veja abaixo um teste feito na termostática eu quem fiz o teste em uma de 82º que é a original do Vectra. Observe que quando a agua está quase fervendo que ela fica totalmente aberta, então se voce estiver com uma valvula tipo 87 ou 92, sua temperatura ficará mais elevada até no Asfalto mesmo com o seu carro estando perfeito porque ela não ficarás totalmente aberta.

viewtopic.php?f=49&t=2462
Imagem

Avatar do usuário
Paulo Tenório
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Mai 2013, 15:16
Nome Completo: Paulo César Tenório da Silva
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Paulo Tenório » 14 Jul 2014, 16:16

Agora, definitivamente, entendi o funcionamento elétrico do arrefecimento do Vectra B de transição (1996/1997). Ele utiliza mesmo dois cebolões, sendo um para aumentar a segurança.

O primeiro cebolão (originalmente MTE-797) é um interruptor de escala. Recebe o negativo da bateria e, dependendo da temperatura, deixa o sinal passar pelo primeiro polo e, se a temperatura continuar subindo, começa a passar pelo segundo polo também. Serve para controlar as duas velocidades da ventoinha. Arma a velocidade baixa em torno de 90 graus no painel (100ºC no sensor) tentando abaixar até 85 graus. Caso a temperatura continue subindo, ao atingir 100 graus no painel (110 no sensor) é ativada a velocidade alta, até conseguir chegar a 95 graus e deixar o primeiro estágio continuar o serviço, levando até os 85 graus em baixa velocidade.

O segundo cebolão é um dispositivo de segurança, é do tipo liga um polo e desliga outro. Recebe o negativo da bateria, devolve esse negativo pelo polo 1 até que atinja uma determinada temperatura. Ao atingir o limite, desliga o polo 1 e mantém somente o polo 2 recebendo o negativo. Para que isso?

Resposta: Ele arma o segundo estágio junto com o primeiro cebolão (por garantia, em caso de falha num relê ou fusível) aos 100 graus no painel (110 no sensor) e, caso a temperatura continue subindo e atinja 110 graus (120 no sensor), ele desliga o compressor do ar-condicionado (estado crítico) e mantém a ventoinha em velocidade alta, até conseguir resfriar o motor (ou queimar a junta do cabeçote e fazer todo o estrago que a alta temperatura é capaz).

Como já comprei o MTE-760, vou deixa-lo no lugar do MTE-797, controlando o 1º e o 2º estágios da ventoinha e comprar um MTE-767 para assumir a função de segurança do atual 838, que parece não funcionar atualmente.

Agradeço à MTE-Thompson, na pessoa do Sr. Alberto Ferreira Maciel me ajudou a entender o funcionamento e as diferenças entre os termo-interruptores.

links:
http://www.youtube.com/watch?v=3JoXUwJNHbE

http://www.youtube.com/watch?v=j0ZWjp5MNAM

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Almeidão » 14 Jul 2014, 16:51

Paulo Tenório escreveu:Agora, definitivamente, entendi o funcionamento elétrico do arrefecimento do Vectra B de transição (1996/1997). Ele utiliza mesmo dois cebolões, sendo um para aumentar a segurança.

O primeiro cebolão (originalmente MTE-797) é um interruptor de escala. Recebe o negativo da bateria e, dependendo da temperatura, deixa o sinal passar pelo primeiro polo e, se a temperatura continuar subindo, começa a passar pelo segundo polo também. Serve para controlar as duas velocidades da ventoinha. Arma a velocidade baixa em torno de 90 graus no painel (100ºC no sensor) tentando abaixar até 85 graus. Caso a temperatura continue subindo, ao atingir 100 graus no painel (110 no sensor) é ativada a velocidade alta, até conseguir chegar a 95 graus e deixar o primeiro estágio continuar o serviço, levando até os 85 graus em baixa velocidade.

O segundo cebolão é um dispositivo de segurança, é do tipo liga um polo e desliga outro. Recebe o negativo da bateria, devolve esse negativo pelo polo 1 até que atinja uma determinada temperatura. Ao atingir o limite, desliga o polo 1 e mantém somente o polo 2 recebendo o negativo. Para que isso?

Resposta: Ele arma o segundo estágio junto com o primeiro cebolão (por garantia, em caso de falha num relê ou fusível) aos 100 graus no painel (110 no sensor) e, caso a temperatura continue subindo e atinja 110 graus (120 no sensor), ele desliga o compressor do ar-condicionado (estado crítico) e mantém a ventoinha em velocidade alta, até conseguir resfriar o motor (ou queimar a junta do cabeçote e fazer todo o estrago que a alta temperatura é capaz).

Como já comprei o MTE-760, vou deixa-lo no lugar do MTE-797, controlando o 1º e o 2º estágios da ventoinha e comprar um MTE-767 para assumir a função de segurança do atual 838, que parece não funcionar atualmente.

Agradeço à MTE-Thompson, na pessoa do Sr. Alberto Ferreira Maciel me ajudou a entender o funcionamento e as diferenças entre os termo-interruptores.

links:
http://www.youtube.com/watch?v=3JoXUwJNHbE

http://www.youtube.com/watch?v=j0ZWjp5MNAM


Ai sim! Coloque o 760 no local e esqueça que voce não verá o outro armando nunca, ok, deves colocar ele também já que seu carro é assim. Mas me dá arrepios só de ler isto que voce escreve sobre temperatura '100º no painel. Nossa, não é junta e nem retentor que aguente isto. Nem penso o meu chegar em 95 kakkakakakka.

Por favor, não deixa de postar aqui como ficou as ventoinhas com o 760 no lugar e na proxima vez diga para o pessoal da MTE que eles estão me devendo estas propaganda que eu faço kakakakkakak.
Imagem

Avatar do usuário
Paulo Tenório
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Mai 2013, 15:16
Nome Completo: Paulo César Tenório da Silva
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por Paulo Tenório » 16 Jul 2014, 15:26

Novo cebolão MTE-760 instalado!!!
Apesar de todas as dificuldades para eu mesmo fazer a troca, foi uma delícia ouvir o primeiro estágio disparando antes de chegar na marca dos 90ºC do painel. Melhor ainda foi perceber a redução da pressão dentro das mangueiras e do reservatório de expansão. Antes eu sentia cheiro de óleo fervendo, agora não ficou cheiro nenhum.

A primeira dificuldade foi encontrar uma chave para fazer a troca. As lojas físicas onde procurei nem sabiam da existência da medida 29, que é a exata do cebolão. As chaves normais pulam do 28 para 0 30. optei pela 30 por dois motivos: Não tenho ferramentas para o desbaste, aumentando o diâmetro da 28 e, principalmente por saber que não se deve apertar demais a peça no lugar. Assim, passei uma fita isolante em volta da porca do cebolão até sentir que a chave entrasse firme. Retirei o cebolão anterior (que era do modelo errado, indicado para o VW Logus) e percebi que estava encaixado apenas o necessário para não vazar. Coloquei o novo, atarraxando com a mão e usei a chave apenas para um pequeno acabamento de milímetros de torção. Completei com água desmineralizada pura para testar. Caso não ocorra vazamento até o final de semana, trocarei a água por um dos aditivos aconselhados aqui no fórum.

Pelo que percebi, não conseguirei ouvir o segundo estágio armando com facilidade, por isso ainda pretendo deligar o circuito que dispara o primeiro estágio, só para verificar em que temperatura ele será ativado.

Obrigado Almeidão. Concordo plenamente com sua declaração de que pode até ser que nossos carros tenham sido projetados para trabalhar quentes, como muitos dizem por aí, mas eu prefiro deixa-lo mais frio. Principalmente porque gravo logs diários com meu scanner no trajeto de vinda para o trabalho e percebo que a VT fica temperando o circuito ente 83 e 92 antes de acabar a agua fresca e deixá-lo subir lá para a faixa dos 100. A sonda lambda também varia menos acima dos 90, ficando quase igual à variação no período de aquecimento portanto, acho que meu filhote vai até ficar mais econômico agora.

Avatar do usuário
vecao azul1973
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Fev 2015, 16:52
Nome Completo: eliezer m da silva
Cidade: rio das ostras
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: chicote do cebolão do radiador do vectra 97 8v

por vecao azul1973 » 12 Fev 2015, 17:21

Almeidao, sou novato aq e tenho segundo Vectra97 e nesse ultimo, viajando nele, furou radiador e deu pre fervida e trocando radiador, a temperatura sem A/C fica so entre os 88,90 graus e com ar ele liga o segundo estagio e consegue ficar entre 81,90 graus. Os sensores pude perceber q sao todos originais, cebolao azul MTE 4051, do radiador eh cinza MTE 797, sensor do painel, MTE 3029. Ja q troquei radiador qro trocar esses sensores e qro uma ajuda d vc(s), se puderem me diz qual usar e se posso continuar com mesmos. Abcs. Obs. Nao identifiquei se a termostatica esta no lugar.

88 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 151 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 10:11