O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

174 mensagens
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Limpeza do sistema de arrefecimento.

por rgapski » 21 Jan 2014, 09:14

Essa dúvida vai direto para os meus amigos Crispim e Almeidão! rs

Como estou mexendo no sistema de arrefecimento, estava cá pensando com meus botões se o procedimento que costumo fazer esta certo, ou não.

Seguinte: todo ano eu faço uma limpeza e troca do aditivo do radiador, seja ele orgânico ou não.
É um "carinho" que tenho pelos meus carros e não abro mão de fazer. Pra mim é tão sagrado quanto troca de óleo!

Tudo começa em duas semanas antes de fazer a troca:
- Retiro o vaso de expansão e lavo bem;
- Ao recolocar o vaso, eu adiciono um frasco de Rad Clean da Bardhal e completo com o mesmo aditivo que vinha utilizando.

Após as duas semanas (deixo duas semanas, pois rodo pouco com o carro):
- Desmonto novamente o vaso expansor;
- Esvazio todo o sistema e com ajuda de uma mangueira expulso todo o aditivo antigo, até sair somente água limpa;
- Monto o vaso e adiciono água + um frasco de Rad Flush. Deixo o motor ligado por uns 20 minutos com o ar quente ligado para circular o produto;
- Dreno toda a água do sistema e faço uma nova lavagem até sair água limpa.
- Por fim, retiro a maior quantidade de água possível e completo com aditivo bom (nada de radiex!) pronto para uso (diluído).

Minhas dúvidas são as seguintes:

1) Esse procedimento esta certo?

2) Considerando que sempre que faço a troca do aditivo, noto sair pouca sujeira, indago:
Esses produtos para limpeza e flush são muito agressivos?
Posso acabar estragando algo ao invés de melhorar?

3) Costumo usar aditivo inorgânico (que dura menos), pois como faço a troca anual, acaba saindo mais em conta (bem mais em conta!).
Pergunto: Devo usar o orgânico (long life) ou posso continuar no inorgânico?

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

Re: Limpeza do sistema de arrefecimento.

por Almeidão » 21 Jan 2014, 10:51

Voce erra em alguns pontos e tudo está funcionando perfeito porque certamente o radiador não está entupido, aliás sempre digo ele não suja ele se encrosta de zinabre e fecham as passagens.
O erro inicial é que voce ao usar o Rad Clean deve ser usado somente com agua pura e este Rad Clean limpa sim. E o que ele limpa? observem que no resevatório mesmo de quem usa aditivo aparece com o tempo uma película de sujeira grudado ali e é esta sujeira que este produto limpa, e sem duvida fará mais efeito usando agua pura e estes 7 dias que é para usar lo, ele mesmo protege o sistema ao ponto de não precisar usar aditivo. Sim, pode seguir usando ele antes de trocar o aditivo. 7 dias está bom e 2 semans não estraga nada.

Este Rad Flush eu de voce pararia de usar, e se voce faz isto tudo antes, ai que não usaria mesmo. É um produto corrosivo e não ajuda em nada.

Sobre tirar a agua total, eu não sei como voce faz, mas tente fazer igual eu explico no filme. Ali não resta duvida que saiu relamente tudo que estava la dentro.

Eu tive muitos problemas com aditivo, hoje só uso organico long life e há muito tempo uma marca somente e faço este serviço que voce fáz a cada 2 anos apesar que o long Life é para 5 anos. É uma idéia que voce poderia seguir, e usar um bom orgânico.

Apesar de eu achar que voce não deva usar o Rad Flush e eu não usaria mesmo, e mesmo assim lhe informar que voce poderia fazer de outro jeito e que poderia ser melhor. NÃO LHE REPROVO MESMO, acho que estás certo e se voce não quiser fazer como eu lhe passo para fazer, podes continuar assim que não tem erro.

Só lembrando ao pessoal, este produto de limpeza é para limpar, para desentupir não há ainda produto para isto.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 21 Jan 2014, 11:19

Grande Almeidão!
Obrigado pelas suas considerações!

Eu ainda não consegui ver o seu vídeo, pois onde acesso a maior parte do tempo, minha internet é lenta demais...

Sobre retirar a água do sistema eu faço com auxilio de um compressor de ar. Acho que não deve sair tudo, mas sai quase tudo, rsrsrs.
Eu faço assim:
1) solto a mangueira mais baixa do radiador;
2) Vou soprando ar pelo bocal do vaso expansor até quase parar de sair água.
3) Depois retiro a outra mangueira do radiador e sopro pela outra pra tentar tirar o que ficou dentro do motor.
4) Por fim, sopro ar por todas as mangueiras mais finas.
Deve ficar um pouquinho no ar quente e nas outras mangueiras, pois consigo colocar no máximo 6,5l de aditivo até chegar na marca do vaso.

Sobre o rad flush, acho que vou abolir mesmo, pois quando o utilizo quase não sai sujeira...
Alias, ao tirar o aditivo já não vejo sujeira... E o pouco que tem, já sai no clean...
Acho que exagerei na limpeza, rs.

Vou fazer as contas sobre usar um aditivo long life e prorrogar a limpeza para dois anos...

Abs!

Garagens:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Jan 2014, 12:17

Bem, sua forma de tirar a agua realmente não é tão segura, embora funcione, não 100% mas funciona. Pelo que vejo voce faz de uma forma mais difícil, isto me leva a acreditar que não será difícil fazer da forma que eu faço e que seria a mais correta porque envolce a troca de toda a agua do radiador, Bloco e radiador de agua quente. E para voce será simples, já que estás familiarizado com o sistema e usarás agua ao invés de ar comprimido.

Sds
Imagem

guarekz
Member
Member
Nome Completo: Guaracy Cezatte
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Limpeza no sistema de arrefecimento

por guarekz » 12 Fev 2014, 17:43

Pessoal primeiramente prazer entrar no clubedovectra.
Adquiri um Vectra CD 2.2 16v 98/99 recentemente comprei o carro devido a procedência do carro, segundo dono, ficou com meu cunhado 5 anos... Porem os dois últimos donos não eram nada cuidadoso com o carro e logo que peguei, cabeçote foi pra retifica, acho que a água só teve aditivo quando saiu da fabrica rs.... buscando aqui no fórum tirei muitas duvidas a respeito do aditivo na água do radiador.
Pois então, gostaria de saber qual sera o meu gasto, realizando a limpeza do sistema e utilizando o aditivo. Como muitos sabem, falam que o aditivo em carro velho abre os ferragens...
Me ajudem ai sou muito chato com manutenção preventiva e gostaria de evitar futuros danos no carango...

Valeu

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Limpeza no sistema de arrefecimento

por rgapski » 12 Fev 2014, 17:55

Guarekz,

Primeiramente, bem vindo ao fórum.
Sugiro que faça sua apresentação na área apropriada para que os demais membros te conheçam!
Depois, providencie umas fotos da sua máquina para conhecermos o teu carro!

Sobre troca de aditivo do radiador, temos um tópico específico sobre isso:
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=2456

Quando a qual aditivo utilizar, existem diversas opções no mercado. Veja o que lhe atende melhor.
Em geral, o recomendado é um aditivo organico tipo long life.
Pode se usar o inorgânico, mas sua troca deve ser antecipada.
Mas não misture os dois tipo!

Se seu carro não tem aditivo, pode fazer uma lavagem e depois aplicar o aditivo de sua escolha.
O aditivo não fura o sistema. Ajuda apenas a preservar o estado atual.
Se seu radiador furar ou entupir, a culpa não é do aditivo, e sim de uma situação critica que havia no seu sistema de arrefecimento.

Você perde um tempinho lendo esta mensagem mas lhe garanto que sera muito útil para desfrutar do fórum

Observe a política do estatuto do clube, e as regras de anúncios para não ter problemas
viewtopic.php?f=26&t=1775
Temos muitas informações aqui disponíveis em diversos tópicos divididos por assunto , use a ferramenta de busca para retirar suas duvidas sobre a manutenção e cuidado com seu carro...

Temos um tópico com um índice geral de ”how to” disponíveis (em desenvolvimento):
viewtopic.php?f=49&t=555

Temos tambem um serviço de hospedagem de fotos gratuito e facil de usar
http://imagem.clubedovectra.com.br/

Caso não encontre o que procura e só postar em um tópico já existente sobre o assunto que a turma terá prazer em te ajudar ...
Se for um assunto novo você pode criar um novo tópico observando a seção referente ao assunto ...
Aqui todos se ajudam ok?

Abs!

Garagens:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpeza no sistema de arrefecimento

por Thiago Menezes » 12 Fev 2014, 17:57

Boa tarde guarekz

Amigo esse assunto já é discutido em outros tópicos, um que você pode ficar por dentro sobre tudo e realizar perguntas também é nesse link aqui: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... efecimento

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

ale-uk
Member
Member
Nome Completo: Aleilson Costa
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Limpeza de arrefecimento - Vectra B

por ale-uk » 03 Mai 2014, 15:32

Ola GAlera
vou mandar limpar o sistema de arrefecimento do meu vecao cd 97
e gostaria de algumas dicas aqui de alguem q ja fez, pois por se tratar de um carro com 17 anos de idade nao sei se os mecanicos de hoje em dia estao acostumados com esse tipo de nave :) e nao tenho manual do carro.

obs: peguei o carro em fev deste ano e nao fiz nada ainda nele. rodei de santa catarina ao meu estado do ES.

obrigado desde ja a todos e qualquer dica eh sempre bem vinda.

Ale.

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Bruno Cesário » 03 Mai 2014, 18:44

Não tem segredo nenhum. A única coisa que pode acontecer se seu carro não usa aditivo, e sair vazando líquido arrefecedor pra tudo conté lado, e um cabeçote/bloco ferrado...só isso, então pode ir verificar, pq se não tiver ruim, vai ficar.
:52:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 03 Mai 2014, 18:52

isso isso isso bruno

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 03 Mai 2014, 20:42

A galera exagerou! Eu acho!

Dá uma procurada aqui no Clube que tem uns tópicos do Almeidão dão todas as dicas de como fazer.

Faça como ele diz e seja feliz!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

brajao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Reinaldo Aparecido Brajão
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por brajao » 04 Mai 2014, 12:21

Pode usar as dicas do nosso amigo Almeidão! Eu fiz e você pode fazer sem medo! Ficou 100%!

http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=2456

:88:
((( Reinaldo Ap. Brajão )))
Vectra CD 2.2 16V 2001/2001 138 CV - Prata Escuna - Manual
Bancos de Couro - AC Digital - MID - TC - ABS - Cruise Control By VC
Som Premium: Pioneer DEH-P9600MP - Controle no volante e Informações no Display via CA-D-PI.150

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 04 Mai 2014, 14:07

Tbm fiz. Show...

Se teu carro fez uma viajem dessa sem problemas é sinal que está bem cuidado.

Bem vindo irmão

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 04 Mai 2014, 18:26

JoãodoValle escreveu:Tbm fiz. Show...

Bem vindo irmão

Nem sempre...se tem sujeira no sistema, a mesma não vai deixar vazar o líquido. Então, na hora que for fazer a limpeza, se tiver furos ou alguma outra coisa, a limpeza só vai mostrar pra ele o quanto o motor tava prejudicado e que terá que arrumar com urgencia.

Depois que eu vi o que a água e o aditivo ruim faz com o bloco/cabeçote/mangueiras, tô esperto com isso, até mais do que com o óleo. kkkkk. Vi um 2.2 16v e um 2.4 20v com tudo zuado por conta da água que saiu comendo tudo, e o conserto não é nadinha barato viu...então se não usa aditivo recomendado, fica esperto. :15:

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 04 Mai 2014, 19:50

Bruno Cesário escreveu:
JoãodoValle escreveu:Tbm fiz. Show...

Bem vindo irmão

Nem sempre...se tem sujeira no sistema, a mesma não vai deixar vazar o líquido. Então, na hora que for fazer a limpeza, se tiver furos ou alguma outra coisa, a limpeza só vai mostrar pra ele o quanto o motor tava prejudicado e que terá que arrumar com urgencia.

Depois que eu vi o que a água e o aditivo ruim faz com o bloco/cabeçote/mangueiras, tô esperto com isso, até mais do que com o óleo. kkkkk. Vi um 2.2 16v e um 2.4 20v com tudo zuado por conta da água que saiu comendo tudo, e o conserto não é nadinha barato viu...então se não usa aditivo recomendado, fica esperto. :15:

Disse que parece bom de modo geral o CARRO não disse nada sobre a troca do líquido em si, convenhamos que uma viajem de Sc a Es um carro revela todos os seus defeitos, logo de modo geral o carro ta bom.

Espero que o nosso amigo ai nao tenhas problemas com arrefecimento, eu tive do reservatório ate o cabeçote sei como é triste um carro que nao anda com aditivo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Mai 2014, 10:09

O teste mais simples e saber se o sistema estás perfeito é andar sem ar em pista livre. Ele não pode passar de 82, e mesmo estando em 82, parar o carro por um minuto, não desligar e sair outra vez. Neste caso ele vai lá próximo dos 90, e logo andando oujta vez em pista live, obvervar que ele depois de 1 Km comeã a baixar outra vez e nos proximo 5 km estará outra vez no 82. Estando assim, o sistema está limpo e só será preciso trocar agua e colocar o aditivo correto.

Se estiver assim como informo acima e dentro da cidade estiver masi quente que isto, então precisa ser trocado a Termostática e o Cebolão. Usando Tesmostáica MTE 211-82º e Cebolão MTE 560.

Somente depois disto que podem acertar algo no ar condicionado caso esteja errado.

Aditivo não limpa e não estoura mangueiras ele somente mantem o sistema limpo como se fosse somente um dia de uso mesmo que tenha 3 anos e não é o aditivo que aumenta a vida útil das mangueiras, é a temperatura correta que fará isto.

Sds
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal

por Alez » 05 Mai 2014, 11:50

Almeidão,

Pegando carona no teu último post, preciso tirar uma dúvida:

Nos primeiros km's a temp vai subindo lentamente e fica assim: Quando está mais frio as vezes fica até mais baixo que isso!

Imagem

Depois de uns 5 km's ela bate esse nível: 90% do tempo ele fica estacionado ai.

Imagem

Depois ela fica assim: Um ponto acima do Meio! Tem algo errado no carro? Recente fiz junta do cabeçote, troquei termostática, bomba d'agua, mas o aditivo que foi colocado não é bom. Outra coisa, não sei se dá pra perceber mas fica uma perninha acima do meio depois de andar 10 km's... Isso com ar desligado... com ar ligado ele fica perto do azul... Grato!

Imagem

Minha dúvida quanto a ter sido feito o serviço correto aumentou depois de ver seus vídeos How-to sobre manutenção no sistema de arrefecimento!

Outro ponto, recente foi trocado as carcaças do radiador antes de queimar a junta do cabeçote e o profissional que fez a manutenção testou o radiador e não identificou entupimento. Estou preocupado com essa questão do arrefecimento porque gosto de dar umas puxadas de vez em quando e sei o quanto é importante este sistema funcionar 100%, especialmente quando se gosta de andar dessa forma de vez em quando.

P.s: Não sei porque a GMB tirou os valores de temp que tinha nos Vectras mais antigos!

:15:

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 05 Mai 2014, 12:52

Alez o ponteiro tem que ficar no meio, e só descer um pouco se vc andar muito no cutoff, tirando isso, dentro de bairro e estrada, é no meio e ali permanecer.
Se está passando PODE SER, ar no sistema, entupimentos, sensor de temperatura ( painel ), aterramento ( o tal cabo massa ). O ex vcd tava assim, e quando ligava o ventilado o ponteiro subia até o vermelho, e era cabo massa.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal

por Alez » 05 Mai 2014, 13:06

Bruno Cesário escreveu:Alez o ponteiro tem que ficar no meio, e só descer um pouco se vc andar muito no cutoff, tirando isso, dentro de bairro e estrada, é no meio e ali permanecer.
Se está passando PODE SER, ar no sistema, entupimentos, sensor de temperatura ( painel ), aterramento ( o tal cabo massa ). O ex vcd tava assim, e quando ligava o ventilado o ponteiro subia até o vermelho, e era cabo massa.

Sensor de temperatura do painel recentemente trocado também.

Qual outro sintoma de entrada de ar?

Onde fica esse cabo massa?

Não chega no vermelho não. Mas fica uma perna acima do meio.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Ju_Bueno » 05 Mai 2014, 13:55

Almeidão escreveu:Aditivo não limpa e não estoura mangueiras ele somente mantem o sistema limpo...

Existe esse conceito equivocado de aditivo estourar mangueiras ou outra coisa pq quando o sistema não tem aditivo, pode haver pequenos vazamentos que não foram localizados - às vezes nem pinga água, ela evapora antes. Então, ao acrescentar o aditivo, ele deixará manchado com sua cor onde já tinha esse vazamento sendo por fim localizado. Aconteceu comigo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

174 mensagens