O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema Com Ar condicionado - Vectra B

402 mensagens
Avatar do usuário
Jei
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 13 Mai 2013, 21:07
Nome Completo: Jeison Faria
Cidade: Ibirubá
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

ar condicionado com barulho estranho

por Jei » 27 Dez 2013, 11:38

dae galera.. andei peskizando pela net, apesar de axar alguns topicos, n axei nenhum p sanar minha duvida ainda..

bem, to com meu compressor roncando, ligo o ar, e fika roncando, e qndo acelero ronca mais alto, o ar gela normal, mas fika um barulho infernal, trepida o carro todo parece.. enfim.
aki o cara disse q tem q trokar o miolo do compressor, q ia fika em uns 700 pila.
li em outros topicos e tals de varios foruns, e ate li q pode ser a correia muito esticada, a qual a minha est asuper esticada.. mas dai teia q roncar desligado tbm,c erto??

e o q acontece se eu estiver andando e estorar o compressor??

abraço

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Ar-condionado

por Williams » 30 Dez 2013, 23:04

Assim pessoal, desculpa se é um problema redundante, mas não entendo quase nada sobre ar-condicionado e não quero que as oficinas toquem problemas que não existem no carro.

Seguinte, quando peguei meu Vectra GLS 2.0 1996/1997, o ar-condicionado não estava funcionando. Então não sei exatamente qual é o problema dele, quando eu ligo o ar, sinto a rotação do motor subir, digamos que na lenta ele estava em 700 RPM ele vai pra quase 1000 RPM, a ventoinha do ar-condicionado liga e tudo mais, mas não escuto o tal "plac" do compressor entrando ou algum barulho diferente além do aumento de rotação e da ventoinha.

O cara que mexe em ar-condicionados, disse que geralmente o problema dos Vectra B, é que começa a vazar gás pelo compressor, e daí tem que ser trocados os selos e dar uma nova carga, que provavelmente seria esse o problema, mas ele não chegou a olhar, foi no chutômetro, tava com a oficina lotada. Disse que se fosse isso me cobrava R$ 270 para o concerto, o que eu acho "justo".Só que não quero que depois de olhar a conversa seja o compressor que não presta, ou coisas do gênero

Se o compressor está estragado o motor faz isso de ligar a ventoinha e acelerar o motor? Tem algum teste que posso fazer? E antes de mais nada, onde fica o maldito compressor? KKKKKKKKKKKKK

Porque me falaram que tem uma correia que toca ele, só que eu enxergo a dentada e a do alternador, apenas. Pode ser que esteja meio escondida e eu não tenha visto.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Ar-condionado

por José Leal » 31 Dez 2013, 09:53

Olhando o motor pela frente do carro, do lado das correias, vc verá, próximo ao farol direito, a bomba de direção hidráulica. Abaixo da bomba, vc verá o compressor do ar condicionado. É uma peça de cor prata (metálica), de onde saem dois canos tb prata.
Na frente do compressor, tem uma polia onde deve estar ligada uma correia. Não me lembro bem se é exclusiva para ele ou se é a mesma correia que gira a bomba de direção e o alternador.
Imagem
Imagem
Imagem

DarkStein

Re: Problema com Ar-condionado

por DarkStein » 31 Dez 2013, 10:38

Pode ser os selos sim. Pressão demais no gas do AR, o compressor não arma... Pressão de menos ele também não arma. A Pressão do gas do ar condicionado tem uma faixa minima e maxima. estando fora desta faixa o compressor não arma!

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Ar-condionado

por Williams » 31 Dez 2013, 12:05

DarkStein escreveu:Pode ser os selos sim. Pressão demais no gas do AR, o compressor não arma... Pressão de menos ele também não arma. A Pressão do gas do ar condicionado tem uma faixa minima e maxima. estando fora desta faixa o compressor não arma!


Ok então. E aquele aumento que de rotação e fato da ventoinha do ar-condicionado começar a funcionar, ele faz isso normalmente, estando compressor funcionando ou não?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema com Ar-condionado

por Ives » 01 Jan 2014, 14:35

complementando a ajuda do José Leal, a correia é a mesma do alternador.....qdo vc olha a frente tem uma placa q ta parada qdo o ar condicionado esta desligado, e quando liga, essa placa "atraca" e começa a girar junto com a polia, indicando que o compressor estara funcionando internamente....pode ser ate um fusivel da polia, ou a mesma queimada..... faça o teste do pressostato como respondi no outro topico, e veja se o mesmo atraca, se nao atracar como pressostato jumpeado poderia ser algo relacionado a polia, ja q aparentemente tem gas no sistema.....

quanto ao aumento de rotação e ventuinhas, isso ocorre pois quem manda no ar condicionando é a injeção eletronica.....tipo, a rotação nao sobe pq o sistema "lê" uma carga na polia, ela sobe pois ao ligar o botao do ar condicionado, vc nao manda sinal direto pro compressor, mas manda um sinal para o modulo da injeção eletronica....ai o modulo de injeção aumenta rotação pra corrigir a carga (prevendo a maior carga devido ao compressor) e entao ativa uma saida que manda ligar o compressor e ventuinhas.....

ja tive falta de gas, e nao lembro de ele corrigr a rotação ao ligar, ele simplesmente ficava "nulo".....estou desconfiando ate de um simples fusivel......o ventilador interno esta funcionando?? sai ar nas saidas ao ligar as velocidades 1,2,3 e 4? se nao sair, de uma olhada no fusivel 2....é um fusivel de 30A (por padrao sao verdes) e é dos grandes...
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Ar-condionado

por Williams » 01 Jan 2014, 18:47

Sim sim, a ventilação funciona normalmente, todas as velocidades e em todas direções. Ar quente normal também.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Problema com Ar-condionado

por Last_Warrior » 01 Jan 2014, 21:26

Se sobe o giro do motor, e vc apenas não escuta o compressor armar, é porque o sistema está sem gás (existem pressostatos que protegem o sistema para o compressor não ser acionado inclusive nesta situação).

O vazamento MAIS COMUM é no compressor, igual ele disse, ele foi honesto no que disse. Se tem mais algum lugar vazando, só testando pra saber, teria que trocar o selo do compressor primeiro e, em seguida, fazer teste de fuga.

Por último, carrega o sistema e roda alguns dias, e só depois vai descobrir se tem algum outro vazamento no sistema.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Ar-condionado

por Williams » 02 Jan 2014, 01:02

Last_Warrior escreveu:Se sobe o giro do motor, e vc apenas não escuta o compressor armar, é porque o sistema está sem gás (existem pressostatos que protegem o sistema para o compressor não ser acionado inclusive nesta situação).

O vazamento MAIS COMUM é no compressor, igual ele disse, ele foi honesto no que disse. Se tem mais algum lugar vazando, só testando pra saber, teria que trocar o selo do compressor primeiro e, em seguida, fazer teste de fuga.

Por último, carrega o sistema e roda alguns dias, e só depois vai descobrir se tem algum outro vazamento no sistema.


Olha, gás no sistema tem, se ele é suficiente pra fazer o compressor armar, aí é outra história. Porque quando eu aperto o "ventil" do cano do gás que ficam próximo ao filtro de ar, espirra gás. Então queria jumpear o pressostato pra ligar o compressor pra ver se refrigera, ou não, se refrigerasse um pouco, praticamente eliminaria o compressor, e é o gás, se funcionasse normal, poderia ser o pressostato. Se não ligasse armasse o compressor, bom, aí né, nem era tão importante o ar-condicionado mesmo... KKKKKKKKKKKKKKK

Capaz, aí nesse caso teria que ir me preparando o bolso pro rombo, enfim, não queria ir de olhos fechados na oficina de ar-condicionado, pra não tentarem me atracar coisas que não existe.

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: ar condicionado com barulho estranho

por bruno241281 » 11 Jan 2014, 15:44

Jei escreveu:dae galera.. andei peskizando pela net, apesar de axar alguns topicos, n axei nenhum p sanar minha duvida ainda..

bem, to com meu compressor roncando, ligo o ar, e fika roncando, e qndo acelero ronca mais alto, o ar gela normal, mas fika um barulho infernal, trepida o carro todo parece.. enfim.
aki o cara disse q tem q trokar o miolo do compressor, q ia fika em uns 700 pila.
li em outros topicos e tals de varios foruns, e ate li q pode ser a correia muito esticada, a qual a minha est asuper esticada.. mas dai teia q roncar desligado tbm,c erto??

e o q acontece se eu estiver andando e estorar o compressor??

abraço

Meu caro,

conforme comentou se fosse a correia deveria roncar o tempo todo, por este valor provavelmente compra um compressor todo novo e deve pagar para instalar algo em torno de 150 reais...
Se ele estourar vai contaminar o sistema de gás e além dos 150 da instalação vai precisar fazer a descontaminação e/ou ainda a conferencia da presença de limalhas e detritos em todo o sistema, incluindo o radiador interno ao painel e o externo.

Bom se sou você partia para subsituir enquanto esta gemendo que se gritar vai ser bem pior...
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Abr 2013, 19:03
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Cidade: GOIANIA
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: ar condicionado com barulho estranho

por marcelo.tavares » 11 Jan 2014, 21:40

Imagem

C.Walter
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:41
Nome Completo: Carlos Walter
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 52

O Ar do meu carro gela um pouco e desarma em seguida.

por C.Walter » 29 Jan 2014, 19:36

Olá pessoal, tenho um probleminha que esta me deixando mais careca. O ar quando acionado na velocidade 2, começa a gelar, não muito, e passando alguns minutos o compressor desarma, sem apagar as luzes do comando. Esta com carga, não ha vazamentos. O que pode ser? Seria as válvulas conectadas ao mangote? Algum relê? Me ajudem!!! Vectra gls 2.2 8v 1998. Att. C.Walter

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: O Ar do meu carro gela um pouco e desarma em seguida.

por José Leal » 29 Jan 2014, 20:44

As vezes pode ser excesso de gás no sistema. Acontecer realmente esse efeito de esfriar um pouco e depois parar. Se insistir no uso, o motor começa a aquecer além do normal, mesmo com as ventoinhas na velocidade alta.
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: O Ar do meu carro gela um pouco e desarma em seguida.

por Almeidão » 30 Jan 2014, 08:30

1 - Isto começou depois de ter funcionado normalmente?
2 - voce colocou o gás e passou acontecer isto?

Se a resposta for a 1º, pode ser o termostato dele ou um problema elétrico. Verifica se quando voce liga o ar as ventoinhas começam a girar, se não começar pode ser problema elétrico e por proteção o compressor se desliga. Muito cuidado porque se isto estiver acontecendo, melhor veriricar se as ventoinhas estão funcionando ou seja armando mesmo sem ar com a temperatura aumentando.

Se a resposta for a 2ª, com certeza está com excesso conforme o José Leal informa e esta possibilidade é grande quando colocam gás sem seguir uma norma que deve ser seguida.
Imagem

C.Walter
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:41
Nome Completo: Carlos Walter
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 52

Re: O Ar do meu carro gela um pouco e desarma em seguida.

por C.Walter » 31 Jan 2014, 18:59

Beleza galera, o problema estava em uma das válvulas que são fixas na tubulação abaixo da ventoinha. Válvula trocada e problema resolvido. O eletricista quis pôr um relê eu achei melhor procurar a válvula e substituí-la. Valeu gente. C.Walter :96:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: O Ar do meu carro gela um pouco e desarma em seguida.

por Almeidão » 01 Fev 2014, 10:34

C.Walter escreveu:Beleza galera, o problema estava em uma das válvulas que são fixas na tubulação abaixo da ventoinha. Válvula trocada e problema resolvido. O eletricista quis pôr um relê eu achei melhor procurar a válvula e substituí-la. Valeu gente. C.Walter :96:


Foi isto que eu disse, Termostato (uns apilidarom de válvula)
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Problema no ar condicionado - RESOLVIDO

por Kaduskate » 03 Fev 2014, 10:24

Pessoal tive um problema ontem com meu ar cond e gostaria de ajudar e alertar as pessoas.

Vamos la:
NUNCA LIGUEM SEU CARRO COM O AR LIGADO, ACHO QUE FOI ISSO O CAUSADOR DO MEU PROBLEMA

OS PROBLEMAS:
No meu carro o ventilador ficou direto, ligado no maximo so desligava qnd eu desligava a chave, ou tirava o fusivel do ventilador e parecia que o ar nao gelava nao sei se é pq o vento vinha muito rapido e nao dava tempo de gelar.

Fiquei perdido sem saber oke fazer ou oke poderia ser, fui a oficina passar o kaptor e acusou o ventilador nao exatamente a peça, que eu vi, fui a uma ofinica de um colega ele nao quiz mexer, por achar meio complicado rsrsr mas fiquei perguntando horrores, ele disse uqe poderia ser o controle do ar (ali nos botoes) e fui pra casa futucar.

Então desmontei tudo e desconectei o painel digital, o ventilador continuou ligado, fiquei encucado, vim ao forum e procurei algo, achei algo sobre a resistência do ventilador (coisa que meu amigo ja havia tido), tirei ela fora e desconectei ela e o ventilador parou então pensei, vou trocar essa peça, ai começou a saga pelos ferro velhos, mas antes liguei para um colega que trabalha na GM e ele me disse que a peça nova custava 300,00... eu perguntei opa tem ai, pra pegar agora?... ai ele terminou de falar... rsrs 300 a primeira parcela, 300 a segunda e 300 a terceira :61: :62: , então decidi ir ao ferro velho rsrs e ai começou meu desespero ninguém tinha vectras rsrsrs mas pra encurtar a historia... achei 3 mas somente dois eram ar digital o primeiro que achei a peça nao funcionou 10 min mas ja tinha visto que os pinos estavam derretidos mas arrisquei, devolvi e fui para outros, gente o segundo que achei a peça estava mais nova que a do meu carro, botei e da funcionando desde sexta rsrs viajei e ta até agora funcionando. mas uma coisa me encuca vc vao ver a foto da peça e queria tirar uma duvida sobre uma numeração essa ultima numeração perto do 12v http://img140.imageshack.us/img140/4061/foto0031v.jpg
Queria saber qual é a diferenças numerações...

Bom essa peça eu paguei no ferro velho 100,00, esse colega meu da GM disse que essa peça so pode ser trocada por outra do mesmo ano, modelo,motor tudo que a do 2.0 ou do 2001 nao funcionaria, nao sei se procede a informação

Pessoal acho que contei tudo... pessoal se o ventilado do ar parar vejam essa peça (90541011) no meu caso ela ficou ruim e ficou direto, e outra peça que eu coloquei que ficou ruim ele parou, acho que nao tem uma regra pra definir ela com defeito pois vi duas situações diferentes da mesma peça.
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 294
Registrado em: 03 Mai 2013, 21:45
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Problema no ar condicionado - RESOLVIDO

por sidnei cbm » 03 Fev 2014, 14:24

Boa dica :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no ar condicionado - RESOLVIDO

por Almeidão » 04 Fev 2014, 07:57

Somente esta dica de não ligar o carro com o ar ligado, isto não procede porque existe um relê protegendo isto e desliga automaticamente ar, ventoinha, farol e outras coisas exatamente na hora que dão a partida e volta a ligar com a chave voltando na posição de pós ignição.
Imagem

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no ar condicionado - RESOLVIDO

por JonatasCl » 04 Fev 2014, 08:30

Almeidão escreveu:Somente esta dica de não ligar o carro com o ar ligado, isto não procede porque existe um relê protegendo isto e desliga automaticamente ar, ventoinha, farol e outras coisas exatamente na hora que dão a partida e volta a ligar com a chave voltando na posição de pós ignição.


Isso vale para o som também?

402 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 143 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:00