O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Nov 2013, 14:34

Aqui que os caras erram e não me perguntem sobre o 16V porque nunca troquei de um de 16V, mas se ele tiver marca na capa, segue a capa, só segue a carcaça se não tiver esta marca da foto MARCA DA POLIA E CAPA.

Imagem

Interessante, ao vivo se vê bem estas marcas nas fotos não ficaram como eu queria e tive que demostrar fora do carro

Foto 01 – marca polia superior e marca da capa polia superior

Imagem

Imagem

Foto 02 – marca polia inferior e marca da capa parte inferior

Imagem

Foto 03 – observa que a marca da polia não está no meio do motor

Imagem

Foto 04 – observe que com o ponto superior na marca da capa, as marcas do motor em baixo não estão em cima.

Imagem

Na verdade para voce usar esta marca embaixo como muitos falam, então voce tem que usar em cima igual a foto 3, porem girando a polia para o meio do motor que seria esta marca que eu fiz. Na verdade o ponto seria para este carro e para todos os outro com motores em linha, uma linha reta da parte de cima do motor até embaixo e ai voce coloca a marca da polida de cima em cima da linha e esta polia interna embaixo, com a marca dela la linha porem embaixo. Como fica difícil traçar uma linha ali, então eles fizerom estas marcas na capa. E ao mesmo temo tem esta marca embaixo para que na hora de montar o motor não atropelar as valvulas.

Ou seja ou usa marca das capas em cima e embaixo ou usa marca do motor embaixo e a marca de cima reta no meio do motor.


Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Alcir Andreoni » 04 Nov 2013, 14:47

Mais uma boa aula do Prof. Almeidão...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Nov 2013, 15:35

Alcir, todas as explicações que vi na internet em um 8V GM informam errado, exatamente todas. Na verdade o ponto é muito simples, porem houve esta mudança no Vectra, Astra etc onde colocarom a marca da capa inferior (parde de cima)da correia um pouquinho para esquerda e não no centro do motor e para isto colocarom esta marca na capa externa embaixo para ser justo com a marca da polia externa, aliás a polia externa não é a polia do motor, é uma carona da polia do motor.
Ai muitos olham isto e colocam o ponto na capa interna em cima um pouco para esquerda e embaixo ao invez de usar a capa externa para ganhar tempo e colocam o ponto do motor que seria a polia interna, logo ficam todos com um dente atrasado e super fraco.

Esta mudança de local da marca em cima deve ser devido a verificação de ponto ou com pistola estroboscópica, sei lá porque fizerom isto, mas se seguirem o ponto das capas ficam perfeitos.

Ou caso queira colocar o ponto certo pela polia interna embaixo, então terão que fazer outra marca na capa em cima e respeitando o meio do motor como referencia porque a marca superior é um dente para trás do meio, então terão que girar para frente um dente para encontrar o meio e pode ser medido também pela trava do eixo dco comando de válvulas que todos veem frontalmente olhando a polia e esta trava são todas para cima nos GMs.

E para aqueles que tem duvidas, isto é muito simples, a polia de cima é extamamente alinhada com a debaixo, ou seja o ponto mais alto da polia de cima se ajusta com o ponto mais baixo da polia debaixo. Tipo, colocar a polia superior em cima do ponto e ao mesmo tempo, colocar a polia inferior interna na marca embaixo e logo traçar uma linha reta até a marca e conferiri se a linha cruza o meio dos dois eixos, (exatamente no meio), caso não, então está errado, se sim estará certo e isto serve para todos os 8V, porque nenhum fabricante é doido de fabricar algo para um lado e outro para outro.

Espero ter ajudado alguem que queira conferir o pondo dos 8V.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Alcir Andreoni » 04 Nov 2013, 15:43

Entendido!

Nada como ter pessoas que conhecem do riscado! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:54
Nome Completo: Tadeu Coradini
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por tadeu_pc » 05 Nov 2013, 15:37

Vamos ver se entendi...então seria a marca da polia superior com a capa superior e a marca da polia inferior com a capa inferior quando existirem essas marcações?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 05 Nov 2013, 16:40

tadeu_pc escreveu:Vamos ver se entendi...então seria a marca da polia superior com a capa superior e a marca da polia inferior com a capa inferior quando existirem essas marcações?


Exatamente, mas não pode esquecer que quando falamos de polia inferior, estamos falando da polia externa a qual é uma carona (parasita) na polia do motor ok. Os motores tambem tem suas marcas de montagem e quem é um expert pode usar as marcas do motor, caso contrário usem capa interna com polia superior e capa externa com polia inferior (como sempre polia inferior externa)

No caso dos Vectras 8V, todos tem as marcas nas capas e assim eles vem de fábrica e assim deve de ser quando trocar as correias ou conferir caso esteja errado.
Outra coisa, correia não pula dente, caso o mecanico colocar errado e diser que pulou, é mentira. Se voce tentar girar em cima ele pode pular, mas girando embaixo que é onde o motor comanda, não pula nunca. Então em funcionamento não vai pular nem com a correia frouxa.
Imagem

Avatar do usuário
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:54
Nome Completo: Tadeu Coradini
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por tadeu_pc » 05 Nov 2013, 20:40

Entendido, muito obrigado pelo esclarecimento almeidão!

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 01 Fev 2014, 21:45

Olá amigos, eu mesmo troquei a correia dentada e coloquei a polia do comando na marca da capa e a marca da polia interna de baixo para baixo( estaria errado segundo a explicações acima), porém ao retirar a vela e colocar o pistão no ponto morto superior observei que a marca NÃO ficou mais para baixo e sim mais para a direita( comparando com o relógio ficou na direção do 4). O carro ficou funcionando normalmente.
Essa semana o mecânico teve que retirar a bomba d'água e falou que o carro estava fora de ponto porque a marcação da polia interna não estava para baixo, eu expliquei como eu fiz e ele chegou a achar que a polia interna havia roletado e ficou fora da marcação.
Eu pergunto: existe a possibilidade dessa polia interna ser de algum outro veículo GM?
Outra coisa que não mencionei: A polia do eixo do comando existe duas marcações uma no oposto da outra. uma esta escrito próximos as marcações: s10 ômega mpfi e a outra s10 efi( mais ou menos assim). Gostaria de ter mais informações dessa polia.
Mais uma pergunta: o motivo da polia interna inferior estar fora da marcação correta não seria por causa dessa polia do eixo do comando não ser a correta para meu vectra? Caso sim, então ao conferir o ponto pela vela eu acabei corrigindo uma informação errada da polia do eixo do comando, me obrigando assim a desconsiderar a marcação da polia interna em baixo.
Lembro que o carro está funcionando normalmente e andando muito bem. Aguardo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Avatar do usuário
oscarjlle
GL Member
GL Member
Mensagens: 61
Registrado em: 13 Abr 2013, 18:22
Nome Completo: Eduardo Eyng dos Santos
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por oscarjlle » 02 Fev 2014, 00:21

Eh senao ficar ligado com esses mecanicos que tem por ai...
CD 2.2 16v Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 02 Fev 2014, 19:31

ArnaldoRj escreveu:Olá amigos, eu mesmo troquei a correia dentada e coloquei a polia do comando na marca da capa e a marca da polia interna de baixo para baixo( estaria errado segundo a explicações acima), porém ao retirar a vela e colocar o pistão no ponto morto superior observei que a marca NÃO ficou mais para baixo e sim mais para a direita( comparando com o relógio ficou na direção do 4). O carro ficou funcionando normalmente.
Essa semana o mecânico teve que retirar a bomba d'água e falou que o carro estava fora de ponto porque a marcação da polia interna não estava para baixo, eu expliquei como eu fiz e ele chegou a achar que a polia interna havia roletado e ficou fora da marcação.
Eu pergunto: existe a possibilidade dessa polia interna ser de algum outro veículo GM?
Outra coisa que não mencionei: A polia do eixo do comando existe duas marcações uma no oposto da outra. uma esta escrito próximos as marcações: s10 ômega mpfi e a outra s10 efi( mais ou menos assim). Gostaria de ter mais informações dessa polia.
Mais uma pergunta: o motivo da polia interna inferior estar fora da marcação correta não seria por causa dessa polia do eixo do comando não ser a correta para meu vectra? Caso sim, então ao conferir o ponto pela vela eu acabei corrigindo uma informação errada da polia do eixo do comando, me obrigando assim a desconsiderar a marcação da polia interna em baixo.
Lembro que o carro está funcionando normalmente e andando muito bem. Aguardo.


Está um pouco embaralhado sua esplicação ou digamos que cientificamente difícil hahhah.

A hípótese de ter duas polias diferentes, pode descartar que não existe mesmo.

Sobre voce colocar a marca da polia inferior (polia de baixo) com a marca para baixo e em cima com a marca em cima da capa, está errado mesmo, mas pelo que voce informa algo deu errado e voce colocou errado e deu certo.

Vamos ver se eu entendi, ao tirar a vela e conferiri voce observou que a marca da polia inferior fica um pouquinho para esquerda indo para DIREÇÃO 4 horas e em cima fica exatamente em cima da capa. Se ficou assim, o ponto está correto e o carro fica bem mais ágil, mas forte em subidas e bem mais economico e não ronca quando aceleram em retomadas, aliás uns acham este ronco até bonito e nem sabe que estão diminuindo a vida do motor. E se tiver assim em cima na marca da capa e embaixo um pouquinho para esquerda da carcaça e o mecanico que voce conhece disse que está errado então confirma o que eu disse que erram muito neste ponto por causa das marcas em excesso, ou seja tem 3 marcas para ser escolhida o sincronismo de duas.

Mas eu não vejo o motivo por tantas dúvidas se foi voce quem fez o trabalho, basta voce usar marca da capa interna superior e marca da capa externa inferior e esquecer a marca da carcaça. Sabendo que estando em cima na marca da polia superior, é aceitável embaixo no máximo 10mm diferença na marca da capa com a polia externa inferior.

Sobre tirar a vela e achar o ponto correto, isto é fácil demais mas requer experiencia, porque o pistão chega em cima exatamente quando a polia superior chega na marca da capa superior e fica parado até a polia girar um dente pra frente. ISTO É O PÊNDULO DO PISTÃO, por isto erram demais, porque em cima chega o pistão na marca da capa e embaixo não chegou ainda a polia na marca da carcaça. Ai eles querem acertar e colocar a polia debaixo na carcaça e gira um dente a mais ficando ele fora do ponto.

LEMBRANDO QUE OS MOTORES VEM DE FÁBICA SEM POLIAS E ELES TEM O PONTO DELES PARA NÃO TREPAR NA MONTAGEM E O FABRICANTE DAS POLIAS E CAPAS FAZEM A PARTE DELES USANDO A MARCA DAS POLIAS EXTERNA NAS CAPAS.

AI VEM UM MALUCO E USA A MARCA DA POLIA INTERNA EMBAIXO, ISTO PORQUE EMBAIXO TEM DUAS POLIAS UMA PRESA A OUTRA E PARA O PONTO DEVEMOS CONSIDERAR A EXTERNA.

NÃO SEI SE INFORMEI ISTO, mas carro fora do ponto é sinonimo de vida útil menor porque o pistão treme antes de descer e assim vai marcando as camisas.

SE USAREM MARCAS DAS CAPAS, NÃO ERRAM NUNCA.
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 03 Fev 2014, 11:50

Meu motor está com a capa quebrada justamente onde marca o ponto então perdi essa referência. Enão faço o seguinte: em cima na marca da capa e em baixo pistão em cima vendo pela vela. E é assim que venho fazendo. Quando erro no dente percebo logo no comportamento do carro. Então nunca tinha me atentado pela indicação da polia interna, observei essa semana. O carro esta se comportando bem. Êxpliquei isso a um mecânico hoje e ele, como vocês achou estranho e falou sobre a hipótese do antigo dono ter feito algum trabalho de tornearia explicando alteração da marcação original. Vou deixar assim mesmo, time que está ganhando não se mexe.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por luizhbh » 03 Fev 2014, 12:23

O "melhor" erro dos mecanicos ficou faltando aqui... e vai continuar faltando ! !
[EDITADO EM 10/03/2014]
Como nao lembro mais o que era, apaguei as bobeiras que escrevi aqui. Em nome de mais precisão nas informações que a gente acessa! !
Editado pela última vez por luizhbh em 10 Mar 2014, 14:16, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 03 Fev 2014, 15:57

Estou achando que a polia do comando não é para o Vectra, pois ela tem duas marcações(nunca vi)
uma no oposto da outra, sendo que uma é para ser usado na Blazer MPFI(está escrito) e do outro lado outra marcação para Blazer e Ômega EFI. Vou tentar tirar uma foto.
Com tudo isso não está escrito Vectra, que é o meu carro.
O antigo dono é meio gatilheiro. E vou aos poucos desfazer cada gatilho.
Estranho mesmo é a marcação da polia inferior interna fora de posição consideravelmente, pois se estivesse tão fora assim (na direção do nº 4 do relógio) já teria quebrado tudo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 04 Fev 2014, 07:19

ArnaldoRj escreveu:Estou achando que a polia do comando não é para o Vectra, pois ela tem duas marcações(nunca vi)
uma no oposto da outra, sendo que uma é para ser usado na Blazer MPFI(está escrito) e do outro lado outra marcação para Blazer e Ômega EFI. Vou tentar tirar uma foto.
Com tudo isso não está escrito Vectra, que é o meu carro.
O antigo dono é meio gatilheiro. E vou aos poucos desfazer cada gatilho.
Estranho mesmo é a marcação da polia inferior interna fora de posição consideravelmente, pois se estivesse tão fora assim (na direção do nº 4 do relógio) já teria quebrado tudo.


Quanto a polia está errada isto é possivel, mas o ponto embaixo na polia interna está certo quando ele fica direcionado para 4 horas. Ou seja estando em cima no ponto, embaixo a marca da polia interna fica realmente um dente para esquerda e isto quer dizer direcionada para 4 horas, eu nem diria 4, mas algo direcinonado a isto e este algo na polia original não passa de um dente.

Se sua capa estivesse boa voce ia saber logo se tem algo errado ou não. E para mim não tem outra forma de colocar no ponto a não ser pelas capas e polia externa, afinal para o ponto a interna não existe. Bem há um diferencial de conhecimento e isto está claro que voce conhece, por isto acredito que esteja certo.

Existe sim polia suprior com estas duas marcas opostas, apesar que nunca vi no Vectra
Imagem

allanjsg
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 08 Jul 2013, 22:56
Nome Completo: Allan Jefferson silva Gomes
Cidade: cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por allanjsg » 05 Fev 2014, 03:33

Lendo esse tópico fiquei cabreiro com o ponto do meu carro por uma única coisa que o Almeidao e eu sempre achei estranho, toda vez que preciso afundar o pé o bicho urra igual um animal selvagem no cio mas responder que é bom nada demora um pouco, pensei que o barulho fosse escapamento, olhei e não era nada cheguei até trocar a junta do coletor e do bocal, a demora na resposta achei que fosse pelo peso e por alguns relatos que o vectra é mais lento em retomadas! Agora é 99% de certeza que o meu está fora do ponto, sempre fiquei impressionado de como o carro anda bem mas sempre tive a certeza que ele não está 100%, vou olhar e ver se consigo entender se estar certo, qualquer coisa nem levo no mecânico que sempre levo, vou direto na css se lá ele errarem aí eu desisto de tudo e faço uma faculdade de engenharia mecânica!

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 05 Fev 2014, 07:18

Allan, um dente fora você percebe a diferença. Anteontem meu esticador da correia dentada desmontou em plena Via Dutra e a correia não saltou porque a capa do rolamento do esticador ficou apoiando na polia de baixo. Bom, como já estava indo a uma auto peças trocar uma bomba d'água que não me serviu, levei o carro até lá e troquei essa peça por um esticador e troquei lá mesmo, na calçada da auto peças.
Como o motor estava quente e eu estava com pressa montei mais ou menos e vim embora. O carro com certeza ficou com um dente fora, nota-se logo. É como você possuir um alicate por anos e anos, emprestar a alguém e esse alguém te devolver um outro alicate e dizer que é seu.
Se for ponto, quando você acertar vai notar logo a diferença.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 05 Fev 2014, 08:01

allanjsg escreveu:Lendo esse tópico fiquei cabreiro com o ponto do meu carro por uma única coisa que o Almeidao e eu sempre achei estranho, toda vez que preciso afundar o pé o bicho urra igual um animal selvagem no cio mas responder que é bom nada demora um pouco, pensei que o barulho fosse escapamento, olhei e não era nada cheguei até trocar a junta do coletor e do bocal, a demora na resposta achei que fosse pelo peso e por alguns relatos que o vectra é mais lento em retomadas! Agora é 99% de certeza que o meu está fora do ponto, sempre fiquei impressionado de como o carro anda bem mas sempre tive a certeza que ele não está 100%, vou olhar e ver se consigo entender se estar certo, qualquer coisa nem levo no mecânico que sempre levo, vou direto na css se lá ele errarem aí eu desisto de tudo e faço uma faculdade de engenharia mecânica!


A Concessionaria dificilmente erra o ponto ao trocar uma correia, mas não descarto esta possibilidade se o carro estiver já fora do ponto porque ai é só trocar e muitos nem confere.
Sobre a explicação do nosso amigo ArnaldoRJ, está perfeita mas há um grande porém. Normalmente quando um compra um carro, vai logo fazendo uma geral e esta geral entra a troca da correia dentada. Digamos que ao trocar já vão colocar errada e o novo proprietário ainda não tem o conhecimento total do carro, ai ele não saberá se estás fora ou não e SOMANDO AQUELE VELHO PAPO de mecanicos de fundo de quintal se defendendo que o VECTRA É UM CARRO PESADÃO E POR ISTO É BFROCHA, MUITOS ACEITAM ESTA HIPÓTESE. Bem o meu não é não, ele é muito é macho e se fosse brocha, eu com certeza não o teria por estes quase 10 anos.
Imagem

allanjsg
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 08 Jul 2013, 22:56
Nome Completo: Allan Jefferson silva Gomes
Cidade: cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por allanjsg » 05 Fev 2014, 14:08

Como imaginei realmente está fora do ponto pelo que eu pude perceber ele está sincronizado da seguinte forma, polia superior na marca da capa, polia inferior interna na marca do motor e externa um pouco a baixo da marca da capa! pelo o que eu entendi em relação ao que vcs explicaram ele realmente está fora de ponto! Ah mais outra coisa na polia superior está escrito "OMEGA/S10 MPFI"!
Bem como foi falado assim que peguei o carro fiz aquele ritual que todo mundo faz," troca de óleo, correias, arrefecimento etc etc etc, como já tinha dito nunca me conformei com o barulho que ele faz quando pisa fundo, agora sei o pq de tanta gente falar que o vectra e fraco em retomada esse problema de ponto correto é mais comum do que parece, agora é correr atrás e concertar isso!

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por José Leal » 05 Fev 2014, 16:32

luizhbh escreveu:O "melhor" erro dos mecanicos ficou faltando aqui... é a ENGRENAGEM da correia, aquela que fica na ponta do virabrequim, menorzinha.

A galera da oficina ADORA trocar e botar a do Monza/Kadett, pois é "o mesmo motor", só que infelizmente não é ! !

Então muito cuidado pra quem necessitar trocar essa engrenagem e a polia superior tambem, pois a do Vectra 2.0 É DIFERENTE da do Monza/Kadett 2.0 !

Luiz, não fale uma coisa dessas...

Imagem

Sobre a posição da marca, conversei com o Almeidão a algum tempo atrás e chegamos a conclusão de que a diferença de ~1 dente na correia seria devido ao "balanço" que a biela faz no movimento. O pistão está parado em PMS, mas a biela faz um movimento mais ou menos assim: /|\

Quando as polias estão nas marcas indicadas, a biela ainda está terminando o movimento para levar o pistão para cima "/" e quando a polia está na marcação que o Almeidão falou, ela atingiu o ponto vertical do movimento "|".
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 05 Fev 2014, 18:27

E esse movimento tem que ser levado em consideração. Acabo de colocar o carro no ponto, agora sim. Aproveitei e tirei uma foto de um celular da minha polia para mostrar para vocês. A foto está de lado. Notem que ela tem duas opções de encaixe do eixo do comando, tanto de um lado quanto de outro. Observem os dois entalhes da marcação de ponto.Imagem, confesso que nunca vi esse tipo de polia. Acho que o nº dessa polia é :GM 93262568 não sei se anotei certo, copiei da foto.
Aguardo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 129 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.