O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaLaboratorio de produtos de detalhe
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

1054 mensagens
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 13:30

Levinthal,

Ficou simplesmente maravilhoso!!!

Parabéns pelo trabalho!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 13:30

Mais uma pergunta pra o Rapha!

Pode passar a NXT em pintura nova?
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 17 Mar 2014, 13:50

Levinthal escreveu:Duas dúvidas:

1) Durante a aplicação, no início, percebi que a pintura estava muito "travosa", dificultando a passagem do aplicador. Isso é sinal de pintura contaminada?

2) Na hora de retirar a cera achei que ia sair com facilidade, mas ela "agarrou" um pouco na pintura. É normal? Como evitar.

Dicas são bem-vindas! :88:

Abs.

Levinthal,

Esse "travamento" pode ser sinal de contaminação, e aplicar cera em pintura contaminada também dificulta sua remoção.
Para ter certeza, pegue uma sacolina de mercado e passe sobre a pintura. Se ela não deslizar, esta contaminada.

Antes de encerar, uma descontaminação é sempre muito bem vinda, pois além de limpar, favorece a ancoragem da cera.

Alcir Andreoni escreveu:Mais uma pergunta pra o Rapha!

Alcir,

Em pintura nova, não só pode, como deve! :6:
Em carro novo, proteção é sempre bem vinda!
No seu carro (cobalt), por ser bem novo, recomendo um bom lustro (para remover marcas de pano) e uma vitrificação.

O que não se pode fazer é aplicar cera sobre peça recentemente repintada!
Quando se faz uma repintura, a tinta seca "ao toque" em algumas horas, mas para a cura total, a peça exige algo em torno de 60 dias.
A cera, em geral, cobre a pintura, não permitindo a evaporação dos diluentes, ou ainda, permite que evaporem de maneira desordenada, causando manchas ou fosqueamento.

Para peças repintadas, deve-se utilizar, dentro do período de cura, somente alto brilho.
O auto brilho contem em sua formula partículas que apenas cobrem os riscos ou desníveis, aparentando um polimento perfeito, mas não selam a pintura, ao contrario da cera.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 14:29

rgapski escreveu:... recomendo um bom lustro (para remover marcas de pano) e uma vitrificação.

Abs!

Aí é que está o "X" da questão.

Não conheço ninguém que faça a vitrificação em São Paulo, só o Cassio em BH.

Então pensei em passar a NXT no bichinho...
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 17 Mar 2014, 14:35

rgapski escreveu:

1) Durante a aplicação, no início, percebi que a pintura estava muito "travosa", dificultando a passagem do aplicador. Isso é sinal de pintura contaminada?

2) Na hora de retirar a cera achei que ia sair com facilidade, mas ela "agarrou" um pouco na pintura. É normal? Como evitar.

Abs.

Levinthal,

Esse "travamento" pode ser sinal de contaminação, e aplicar cera em pintura contaminada também dificulta sua remoção.
Para ter certeza, pegue uma sacolina de mercado e passe sobre a pintura. Se ela não deslizar, esta contaminada.

Antes de encerar, uma descontaminação é sempre muito bem vinda, pois além de limpar, favorece a ancoragem da cera.

Alcir,

No seu carro (cobalt), por ser bem novo, recomendo um bom lustro (para remover marcas de pano) e uma vitrificação.

Quando se faz uma repintura, a tinta seca "ao toque" em algumas horas, mas para a cura total, a peça exige algo em torno de 60 dias.
A cera, em geral, cobre a pintura, não permitindo a evaporação dos diluentes, ou ainda, permite que evaporem de maneira desordenada, causando manchas ou fosqueamento.

Para peças repintadas, deve-se utilizar, dentro do período de cura, somente alto brilho.
O auto brilho contem em sua formula partículas que apenas cobrem os riscos ou desníveis, aparentando um polimento perfeito, mas não selam a pintura, ao contrario da cera.

Abs!

Cara, fiz o teste para ver se a pintura está contaminada e descobrir o pior, está mega contaminada.

Tem algum descontaminador legal no mercado e acessível que eu possa compra em uma loja ou essas coisas tem que ser via web mesmo?

Esse tópico está muito interessante, estou descobrindo casa coisa nele.

Valeu galera.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 15:03

mdemarquinho escreveu:Cara, fiz o teste para ver se a pintura está contaminada e descobrir o pior, está mega contaminada.

Tem algum descontaminador legal no mercado e acessível que eu possa compra em uma loja ou essas coisas tem que ser via web mesmo?

Valeu galera.

Um bem baratinho é massa de vidraceiro, mas tem de ter cuidado para usar.

Pode comprar também Clay bar na Miromi.
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member

por mdemarquinho » 17 Mar 2014, 15:10

Alcir Andreoni escreveu:
mdemarquinho escreveu:Cara, fiz o teste para ver se a pintura está contaminada e descobrir o pior, está mega contaminada.

Valeu galera.

Um bem baratinho é massa de vidraceiro, mas tem de ter cuidado para usar.

Show vou dar uma pesquisada nesse Clay bar, andei pesquisando agora e vi que tem uma argila que você passa e vai descontaminando, é o tipo de serviço que eu me borro de fazer, me dá um motor pra fazer mas não me dá uma politriz para polir, lataria definitivamente não é meu forte.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 15:16

mdemarquinho escreveu:Show vou dar uma pesquisada nesse Clay bar, andei pesquisando agora e vi que tem uma argila que você passa e vai descontaminando, é o tipo de serviço que eu me borro de fazer, me dá um motor pra fazer mas não me dá uma politriz para polir, lataria definitivamente não é meu forte.

Dá uma olhada aqui...

http://www.miromi.com.br/kers-clay-bar- ... e-80g.html
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 17 Mar 2014, 15:17

Alcir Andreoni escreveu:Aí é que está o "X" da questão.

Alcir,

Eu mesmo não uso vitrificador no meu carro, pois gosto de dar aquele talento mensalmente.
No meu caso, o vitrificador seria um desperdício.

Pode usar a NXT tranquilamente! É uma ótima cera!

Valeu galera.

Marquinho,

Existem diversos meios de você descontaminar a pintura.

Existem alguns descontaminantes líquidos que prometem isso, como por exemplo o iron-x da Cquarts.
Eu já experimentei alguns deles. Funcionam bem, mas acho que não oferecem bom custo x benefício para aplicar no carro todo. Uso mais em locais de difícil acesso, como rodas por exemplo.

Na minha opinião, o melhor para a pintura são as boas e velhas "clay-bars", que são uma espécie de massa de modelar que você passa sobre a pintura, valendo-se de um agente lubrificante (cera líquida ou agua + shampoo de nenem) para ela não "colar" na lataria.

Se você for em alguma loja de tinta ou funileiro meia-boca, certamente irão falar pra você usar massa de vidro, que é uma espécie de argila. Irão argumentar que custa barato e funciona...
MAS, NÃO USE ISSO DE MODO ALGUM!
A massa de vidro funciona sim (remove as sujeiras), mas ela tem algo na composição de penetra o verniz e causa fosqueamento.

As clays-bars podem ser encontradas em diversos "graus". A kers, por exemplo, tem suave, media e agressiva.
Na prática, não notei muita diferença entre elas. Todas, inclusive a suave, causam micro-riscos, afinal, trata-se de um abrasivo.
A minha favorita é a da 3M. Custa uns 60 reais e dá pra usar muitas vezes.

O uso dela é simples:
1) Use um borrifador com uma mistura de 50% agua + 50% shampoo para bebes (ou cera líquida);
2) Com a lataria limpa e seca, borrife a mistura na lata e passe a claybar em um único sentido (reto, nada de circular!)
3) Vá borrifando (não deixe a lata secar) e passando até sentir que a claybar não oferece mais resistência.
4) Faça uma peça por vez. Em peças grandes (capô, teto) divida em 4 e faça aos poucos.
5) Quando descontaminar a peça, seque em seguida.

A claybar é um abrasivo, portanto, nada de esfregar com força.
Passe suavemente até sentir deslizar completamente.

Justamente por ser abrasiva, ela poderá causará alguns riscos à pintura.
Mas calma, pois os riscos são pequenos e saem facilmente com um lustro ou acabam sendo cobertos com cera (lembrando que lustro não é polimento!).
Quanto mais suave passar, menos vai riscar.

Se ficarem alguns riscos (e estes lhe incomodarem), faça um lustro, podendo ser à mão mesmo.
Se quiser algo mais "pratico", aplique alto-brilho, e depois uma boa cera.

Veja que descontaminar a pintura é um procedimento um tanto quanto trabalhoso.
A contaminação ocorre sempre com pinturas mal protegidas, ou seja, a falta de cera, exposição do carro à intempéries, entre outros fatores, causam este problema.

Se você encerar o carro com maior frequência, sua pintura demorará muito mais tempo para ficar contaminada.

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 15:18

[quote="rgapski"]
Alcir,

Eu mesmo não uso vitrificador no meu carro, pois gosto de dar aquele talento mensalmente.

Pode usar a NXT tranquilamente! É uma ótima cera![quote/]

Então vou continuar do jeitinho que estava antes...

Menos $ saindo...
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member

por mdemarquinho » 17 Mar 2014, 15:25

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Aí é que está o "X" da questão.

Alcir,

Pode usar a NXT tranquilamente! É uma ótima cera!

Valeu galera.

Marquinho,

Existem diversos meios de você descontaminar a pintura.

Existem alguns descontaminantes líquidos que prometem isso, como por exemplo o iron-x da Cquarts.
Eu já experimentei alguns deles. Funcionam bem, mas acho que não oferecem bom custo x benefício para aplicar no carro todo. Uso mais em locais de difícil acesso, como rodas por exemplo.

Na minha opinião, o melhor para a pintura são as boas e velhas "clay-bars", que são uma espécie de massa de modelar que você passa sobre a pintura, valendo-se de um agente lubrificante (cera líquida ou agua + shampoo de nenem) para ela não "colar" na lataria.

Se você for em alguma loja de tinta ou funileiro meia-boca, certamente irão falar pra você usar massa de vidro, que é uma espécie de argila. Irão argumentar que custa barato e funciona...
MAS, NÃO USE ISSO DE MODO ALGUM!
A massa de vidro funciona sim (remove as sujeiras), mas ela tem algo na composição de penetra o verniz e causa fosqueamento.

As clays-bars podem ser encontradas em diversos "graus". A kers, por exemplo, tem suave, media e agressiva.
Na prática, não notei muita diferença entre elas. Todas, inclusive a suave, causam micro-riscos, afinal, trata-se de um abrasivo.
A minha favorita é a da 3M. Custa uns 60 reais e dá pra usar muitas vezes.

O uso dela é simples:
1) Use um borrifador com uma mistura de 50% agua + 50% shampoo para bebes (ou cera líquida);
2) Com a lataria limpa e seca, borrife a mistura na lata e passe a claybar em um único sentido (reto, nada de circular!)
3) Vá borrifando (não deixe a lata secar) e passando até sentir que a claybar não oferece mais resistência.
4) Faça uma peça por vez. Em peças grandes (capô, teto) divida em 4 e faça aos poucos.
5) Quando descontaminar a peça, seque em seguida.

A claybar é um abrasivo, portanto, nada de esfregar com força.
Passe suavemente até sentir deslizar completamente.

Justamente por ser abrasiva, ela poderá causará alguns riscos à pintura.
Mas calma, pois os riscos são pequenos e saem facilmente com um lustro ou acabam sendo cobertos com cera (lembrando que lustro não é polimento!).
Quanto mais suave passar, menos vai riscar.

Se ficarem alguns riscos (e estes lhe incomodarem), faça um lustro, podendo ser à mão mesmo.
Se quiser algo mais "pratico", aplique alto-brilho, e depois uma boa cera.

Veja que descontaminar a pintura é um procedimento um tanto quanto trabalhoso.
A contaminação ocorre sempre com pinturas mal protegidas, ou seja, a falta de cera, exposição do carro à intempéries, entre outros fatores, causam este problema.

Se você encerar o carro com maior frequência, sua pintura demorará muito mais tempo para ficar contaminada.

Abs!

Agradeço pelas palavras, me ajudou muito.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 15:30

rgapski escreveu:A massa de vidro funciona sim (remove as sujeiras), mas ela tem algo na composição de penetra o verniz e causa fosqueamento.

A massa de vidro é composta de areia e óleo, pois isso do fosqueamento do verniz...
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 17 Mar 2014, 15:31

Alcir Andreoni escreveu:Um bem baratinho é massa de vidraceiro, mas tem de ter cuidado para usar.

Alcir,

Massa de vidraceiro não!!!
Isso detona a pintura.
Existe um componente nessa argila (espécie de solvente) que causa fosqueamento no verniz com o tempo.
Isso é coisa "das antigas", da época que não tínhamos produtos específicos para isso, alias, nem o tipo de pintura era o que é hoje..

Há alguns anos atras eu fazia espelhamento para ganhar uma grana extra.
Era uma época que isso nem era muito difundido. O povo só entendia de massa 2 e cera grand prix.

Eu conheci o sistema de espelhamento através de um amigo que viajou aos EUA e disse maravilhas sobre isso e me arrumou a maioria dos produtos.
Usava o meu carro como vitrine e sempre me perguntavam que cera que eu usava (hehehe).

Nessa época, um rapaz me pediu para dar uma renovada em um Mitsubishi Eclipse (vermelho).
O carro tinha muita contaminação, inclusive pingos de tinta de parede e manchas causadas por goteira em concreto.
Fiz um orçamento pra ele, explicando todas as etapas que seriam feitas e etc.
Como quase sempre acontecia, ele torceu o nariz, achou caro, que muita coisa era desnecessária e tal...

Um dia veio me dizer que eu não entendia nada do assunto, que um primo dele que era funileiro que era "o cara", que tinha resolvido o problema com menos de R$10,00, etc.
"O cara" tinha mandado ele passar massa de vidro na lataria e depois cera.
No dia que ele fez ficou muito bonito! Como sempre acontece...

No mês seguinte, esse cara chegou quase chorando, pedindo para eu salvar a pintura do carro, pois tinha ficado totalmente fosco, e que as manchas de concreto tinham ficado ainda mais evidentes.
O primo dele, como era de se esperar, tirou o corpo fora e só disse que "é assim que a gente faz aqui e ponto".

Primeiro tive que desengraxar o carro dele todinho, pois existe um óleo massa de vidraceiro é um inferno para remover.
Feito isso, tive que dar um bom polimento com massa (coisa que tira uma camada de verniz, e que só é feita em casos extremos).
Depois do polimento, fiz um bom refinamento e aplicação de uma cera de carnaúba de qualidade (collinite).

Depois disso, esse cara nunca mais nem quis passar cera na pintura... ficou com um medo danado de estragar o carro! rs

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 15:35

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Um bem baratinho é massa de vidraceiro, mas tem de ter cuidado para usar.

Alcir,

Massa de vidraceiro não!!!
Isso detona a pintura.
Existe um componente nessa argila (espécie de solvente) que causa fosqueamento no verniz com o tempo.
Isso é coisa "das antigas", da época que não tínhamos produtos específicos para isso, alias, nem o tipo de pintura era o que é hoje..

Há alguns anos atras eu fazia espelhamento para ganhar uma grana extra.
Era uma época que isso nem era muito difundido. O povo só entendia de massa 2 e cera grand prix.

Eu conheci o sistema de espelhamento através de um amigo que viajou aos EUA e disse maravilhas sobre isso e me arrumou a maioria dos produtos.
Usava o meu carro como vitrine e sempre me perguntavam que cera que eu usava (hehehe).

Nessa época, um rapaz me pediu para dar uma renovada em um Mitsubishi Eclipse (vermelho).
O carro tinha muita contaminação, inclusive pingos de tinta de parede e manchas causadas por goteira em concreto.
Fiz um orçamento pra ele, explicando todas as etapas que seriam feitas e etc.
Como quase sempre acontecia, ele torceu o nariz, achou caro, que muita coisa era desnecessária e tal...

Um dia veio me dizer que eu não entendia nada do assunto, que um primo dele que era funileiro que era "o cara", que tinha resolvido o problema com menos de R$10,00, etc.
"O cara" tinha mandado ele passar massa de vidro na lataria e depois cera.
No dia que ele fez ficou muito bonito! Como sempre acontece...

No mês seguinte, esse cara chegou quase chorando, pedindo para eu salvar a pintura do carro, pois tinha ficado totalmente fosco, e que as manchas de concreto tinham ficado ainda mais evidentes.
O primo dele, como era de se esperar, tirou o corpo fora e só disse que "é assim que a gente faz aqui e ponto".

Primeiro tive que desengraxar o carro dele todinho, pois existe um óleo massa de vidraceiro é um inferno para remover.
Feito isso, tive que dar um bom polimento com massa (coisa que tira uma camada de verniz, e que só é feita em casos extremos).
Depois do polimento, fiz um bom refinamento e aplicação de uma cera de carnaúba de qualidade (collinite).

Depois disso, esse cara nunca mais nem quis passar cera na pintura... ficou com um medo danado de estragar o carro! rs

Abs!

Eu compartilho de sua opinião!

Como o Marquinho pediu um bem baratinho, vai massa de vidraceiro...

Mas a Clay Bar da Kers também é bem baratinha e na Miromi está só R$ 33.00.

Na Miromi tem também um produto para ser aplicado na utilização da Clay Bar, só não me lembro o nome...
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 15:39

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 17 Mar 2014, 15:42

Alcir Andreoni escreveu:Eu compartilho de sua opinião!

Como o Marquinho pediu um bem baratinho, vai massa de vidraceiro...

Mas a Clay Bar da Kers também é bem baratinha e na Miromi está só R$ 33.00.

Na Miromi tem também um produto para ser aplicado na utilização da Clay Bar, só não me lembro o nome...

Alcir,

Agora que vi sua mensagem! rs
A massa de vidraceiro não da pra indicar nem pra quem quer algo barato... isso prejudica muito a pintura.

Já vi gente que aplicou isso em peça retocada e acabou revelando o ponto de emenda do verniz.
Se a pintura for original, os danos são menores, pois basta desengraxar para retirar aquele óleo terrível.

A Clay da kers é boa tbm! Pode comprar sem medo!

Hoje a clay ta tão difundida que até na Mercadocar estão vendendo...

Abs

Garagens:
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 17 Mar 2014, 15:46

Alcir,

Esse produto serve sim pra usar com a clay bar!
Só acho que pelo preço, não vale à pena. Agua e shampoo funcionam tão bem quanto.

Abs!

Garagens:
Imagem

fabio.haya
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Fabio Hayakawa
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por fabio.haya » 17 Mar 2014, 15:53

rgapski escreveu:

Abs.

Levinthal,

Alcir,

Abs!

Raphael,

Dá uma dica de como passar a sacolinha de mercado sobre a pintura..... É simplesmente deixar a sacolinha deslizar sobra a pintura, ou colocar a mão por dentro da sacolinha e passar sobre a pintura?????

Abs,

Fabio
Imagem
EX - Vectra Elite 2.0 2009 Black
Captiva 3.0 V6 FWD 2012 Cinza Mocha

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2202

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 17 Mar 2014, 16:08

fabio.haya escreveu:
Raphael,

Dá uma dica de como passar a sacolinha de mercado sobre a pintura..... É simplesmente deixar a sacolinha deslizar sobra a pintura, ou colocar a mão por dentro da sacolinha e passar sobre a pintura?????

Abs,

Fabio

Fabio,

Bem lembrado!
É pra colocar a mão por dentro da sacola e passar na pintura (nada de esfregar).

Outra observação: Isso é pra ser feito com o carro recém lavado e seco!

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 16:17

rgapski escreveu:
fabio.haya escreveu:
Raphael,

Abs,

Fabio

Fabio,

Bem lembrado!
É pra colocar a mão por dentro da sacola e passar na pintura (nada de esfregar).

Outra observação: Isso é pra ser feito com o carro recém lavado e seco!

Abs!

Boa explicação e bem em tempo!

Já pensou a turma toda indo no mercado só para pegar a sacolinha e passar no carro cheio de poeira? :62:
Imagem

1054 mensagens