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GeralPressão de Oleo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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joao angelo giordano
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Pressão de Oleo

por joao angelo giordano » 16 Mar 2014, 19:27

Alguem sabe informar qual a pressão normal de trabalho da bomba de óleo do Vectra 2.0 16v? E que fiz a retífica do motor e a oficina disse que limpou e inspecionou a bomba e a reutilizou no carro, visto que o motor rodou aproximadamente 180 mil km, acho que ela não aguentaria a mesma km novamente. Posso ir monitorando a pressão e antes do componente falhar e danificar o conjunto trocá-lo. Aproveito para perguntar tb que a minha válvula termostática está travando a temperatura em 78ºC na estrada, mas no transito pesado fica em 90ºC está normal? pois vi o comentario que a válvula a ser instalada seja de 82ºC.

Almeidão
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Re: Pressão de Oleo

por Almeidão » 17 Mar 2014, 07:33

Termostática ela é 82º e nela vem escrito assim, a MTE vem este numero GRAVADO NELA E NA CAIXA.

Amigo, estes itens são de prioridade máxima ao fazer um motor.

Bomba de óleo, Termostática, Bomba d'água e Cebolão (caso mo carro tenha este item).
A bomba de óleo eu trocaria na proxima troca de óleo que deve ser entre 500 a 1000 KM, neste caso trocaria com 500 para troca logo a bomba. e a Termostática eu trocaria hoje, antes de sair com o carro ou qualquer dia destes, mas deixaria o carro parado até este dia. E o aditivo? voce colocou um realmente bom? Ou colocou o que o Mecanido lhe informou? Ou não colocou nenhum porque o mecanico disse não precisar.

Na verdade tudo que pertence ao motor como sensores são prioridades máxima quando se faz um motor e depois seguir o que o fabricante manda. Tipo sensor do óleo, temperatura etc.
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Alcir Andreoni
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Re: Pressão de Oleo

por Alcir Andreoni » 17 Mar 2014, 07:35

Você abriu um motor para retífica e não trocou a bomba de óleo?

Suspeito não?
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Isso deixa marcas profundas!

joao angelo giordano
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Re: Pressão de Oleo

por joao angelo giordano » 17 Mar 2014, 18:12

Então Almeidão, o mecânico de uma oficina "conceituada" na cidade que resido, não é uma oficina que cobra valores módicos, embora isso não ateste muito, ele disse que descontaminou a bomba e verificou que não havia folga interna, que ela estaria em bom estado, o que até pode ser verdade, apenas se pudessemos confirmar a pressão gerada, concordo que a bomba de óleo deva ser trocada, por isso postei o tópico, e apontando se seria bom o monitoramento, assim teríamos uma avaliação da bomba, a bomba de água foi trocada, colocado aditivo de boa qualidade, Delphi organico, a termostática foi trocada também porém gerou a dúvida acima citada, fiquei em dúvida sobre a qualidade da válvula, que pode ate ser genérica, eu não vi trocar, por isso passei os valores acima. Aguardo seu parecer, abraços.

Adriano cruz
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Re: Pressão de Oleo

por Adriano cruz » 17 Mar 2014, 19:01

Na estrada é normal o ponteiro da temperatura ficar abaixo de 80 graus, só não pode cair para a faixa azul, mas se chegar perto da faixa azul não tem problema, a válvula está funcionando perfeitamente.
OBS.: Depois do motor aquecido na estrada o ponteiro "sempre" tem que estar acima da faixa azul.

Almeidão
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Re: Pressão de Oleo

por Almeidão » 18 Mar 2014, 08:00

A válvula termostática está normal, desculpa eu não dei tanta importancia a termostática e entendi errado. O funcionamento dela está perfeito nas rodovias.
Na cidade ele não pode passar dos 90, mas entenda não é agarrado nos 90 que é o normal, o normal é ir ali perto dos 90, ligar as ventoinhas e baixar para 83 e depois subir outra vez e repetir o ciclo e se ficar na cidade assim será o dia inteiro com o ar desligado. Com o ar ligado muda um pouco, ficando mais travado nos 90 mesmo, embora há momentos que ela baixa, porem acima dos 90 só é aceitável tipo 1 a 3º. Ou seja 93 no máximo mas se chegar a este ponto ele imediatamente baixa porque deve entrar o segundo estágio das ventoinhas.

Sobre a bomba de óleo, eu não disse que ela estaria ruim, mas disse que deveria ser trocada e principalmente com o motor fora do lugar, embora não seja impossivel trocar ela ali onde está e eu já troquei umas 3 vezes incluo uma de um Monza meu. Acredito que ela realmente esteja boa afinal trabalha dentro do óleo e facilita o aumento da vida útil dela e ela ainda pode durar mais 200 mil km. Igualmente uma correia dentada que deve ser trocada com 50 mil, mas ela pode muito bem chegar nos 200 e pode quebrar com 55 mil.

Para lhe confortar, se a luz do óleo funcioina perfeito ou seja, ligar pela manhã e logo ela apaga, em momento nenhum durante o fucinonamento ela pisca, então a pressão do óleo está perfeitamente aceitável. Voce só deve medir a pressão do óleo se a luz acender e voce tiver duvidas se é realmente problemas com a bomba, caso contrário como eu informei acima voce pode rodar sem problemas quem sabe mais 200 mil km. Mas qualquer alarme na luz do óleo, voce já deve parar lo e trocar a bomba.

Quando disse que o mecanico deveria trocar a bomba, eu na verdade quis dizer que tudo que há possilidade de trocar em um motor quando ele é feito, afinal Sonda lambda nunca é trocada a não ser quando há defeito grave, mas ela funciona errada com tempo e ninguem percebe e muitas vezes o motor pode ficar condenado por um sensor e o carro voltar na oficina e abrem o motor outra vez e não vão achar nada ai resolvem trocar os sensores e bingo, acharão o problema depois de sei lá quanto tempo e se tivessem feito tudo como deveria, tudo estaria bem e os gastos alem do orçamento já seria lucro e a culpa foi um sensor. Sei que é caro, mas a proposta é exatamente esta, bater no peito e dizer. - Tenho um motor novo.
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joao angelo giordano
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Re: Pressão de Oleo

por joao angelo giordano » 18 Mar 2014, 18:43

Obirgado Almeidão, concordo com tudo que disse, o motor esta funcionando normalmente e a luz indicadora de pressao de óleo esta como vc descreveu, e não pisca em nenhum momento do funcionamento. Eu realmente não acredito que a bomba conseguirá completar mais um ciclo de vida, portando pretendo trocar quando possível, por isso gostaria de monitorar a pressao instalando um manometro por exemplo uma vez ao mês, a acho que a pressão de trabalho do Vectra deve ser de 5kgf/cm , assim como o mínimo seja de 4 kgf/cm , chegando a esse valor troco a bomba para não correr riscos maiores. Obrigado pelas informações da termostática, pois estava com a duvida se 78ºC na estrada seria normal, um pouco abaixo dos 82ºC, pois como n vi trocar, ele poderia ter colocado uma genérica. Quanto ao exemplo da sonda vc tem razão, so que a pessoa desavisada n percebendo, estaria gastando mais combústivel, o excesso n queima, danifica o catalizador (que é caro) e poluindo muito mais, alem de estar tb degradando o óleo de lubrificação. Abraço!

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Duvida] Pressao de bamba de oleo

por Cey_2001 » 10 Jul 2020, 21:39

Boa noite


Pessoal sabem me dizer se tem diferença das bombas de oleo do 2.2 16v e do 2.4 16v? e na pressao tbm?


Posso colocar uma bomba de óleo do 2.2 16v no 2.4 16v?


Se puderem responder agradeço vcs

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Pressão de Oleo

por marcusbatera1 » 11 Jul 2020, 14:18

Almeidão escreveu:A válvula termostática está normal, desculpa eu não dei tanta importancia a termostática e entendi errado. O funcionamento dela está perfeito nas rodovias.
Na cidade ele não pode passar dos 90, mas entenda não é agarrado nos 90 que é o normal, o normal é ir ali perto dos 90, ligar as ventoinhas e baixar para 83 e depois subir outra vez e repetir o ciclo e se ficar na cidade assim será o dia inteiro com o ar desligado. Com o ar ligado muda um pouco, ficando mais travado nos 90 mesmo, embora há momentos que ela baixa, porem acima dos 90 só é aceitável tipo 1 a 3º. Ou seja 93 no máximo mas se chegar a este ponto ele imediatamente baixa porque deve entrar o segundo estágio das ventoinhas.

Sobre a bomba de óleo, eu não disse que ela estaria ruim, mas disse que deveria ser trocada e principalmente com o motor fora do lugar, embora não seja impossivel trocar ela ali onde está e eu já troquei umas 3 vezes incluo uma de um Monza meu. Acredito que ela realmente esteja boa afinal trabalha dentro do óleo e facilita o aumento da vida útil dela e ela ainda pode durar mais 200 mil km. Igualmente uma correia dentada que deve ser trocada com 50 mil, mas ela pode muito bem chegar nos 200 e pode quebrar com 55 mil.

Para lhe confortar, se a luz do óleo funcioina perfeito ou seja, ligar pela manhã e logo ela apaga, em momento nenhum durante o fucinonamento ela pisca, então a pressão do óleo está perfeitamente aceitável. Voce só deve medir a pressão do óleo se a luz acender e voce tiver duvidas se é realmente problemas com a bomba, caso contrário como eu informei acima voce pode rodar sem problemas quem sabe mais 200 mil km. Mas qualquer alarme na luz do óleo, voce já deve parar lo e trocar a bomba.

Quando disse que o mecanico deveria trocar a bomba, eu na verdade quis dizer que tudo que há possilidade de trocar em um motor quando ele é feito, afinal Sonda lambda nunca é trocada a não ser quando há defeito grave, mas ela funciona errada com tempo e ninguem percebe e muitas vezes o motor pode ficar condenado por um sensor e o carro voltar na oficina e abrem o motor outra vez e não vão achar nada ai resolvem trocar os sensores e bingo, acharão o problema depois de sei lá quanto tempo e se tivessem feito tudo como deveria, tudo estaria bem e os gastos alem do orçamento já seria lucro e a culpa foi um sensor. Sei que é caro, mas a proposta é exatamente esta, bater no peito e dizer. - Tenho um motor novo.




Então amigo almeidao, em relação a isso não é um pouco controverso , pois a luz de óleo ela só não acende quando o carro está quase sem óleo e com uma pressão muito baixa, pode acontecer a situação de ter uma pressão de óleo baixa e a luz do pelo msm estando perfeita ela não acender?

Almeidão
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Pressão de Oleo

por Almeidão » 11 Jul 2020, 16:57

Sobre o sensor da luz do óleo, a famosa cebolinha se ela apagar é porque está passando óleo com uma certa pressão, mas mesmo assim não quer dizer que a pressão seja correta. Este sensor tem uma mola que ao ser pressionado pelo óleo ele emite um sinal negativo e apaga a luz.
Posso pensar que se ela apaga é porque a pressão esteja normal, mas nem sempre o normal seja o perfeito. Um exemplo se o seu carro tiver uma temperatura que não chega nos 100, digamos 95 graus praticamente sempre. Isto é considerado normal, mas já seria um normal assustador porque se ele chegou a 95 graus, logo vai a 97, depois 98, depois 99 e assim sucessivamente. Mas o que falta o pessoal entender que está normal para lhe confortar que o motor ainda está sendo salvo, eu diria que seria uma temperatura aceitável mas que precisa ser mexido urgente para voltar ao que seria o correto com máximo 90 e sempre oscilando, ou seja chegou no 90, desce a 84 ou menos. Sobe para 93 a 94 com o ar ligado, mas em que descer para uns 88 a 85, isto sempre, quando sai disto e some um pouco mais é porque algo está errado. Sistema de temperatura é o único que conheço que tem que ser igual quando o carro era novo e isto é simples de manter.
Sendo assim, a luz do óleo é parecida, apesar que pela bomba trabalhar dentro do óleo, dificilmente ela estraga 100%, mas nunca é igual uma nova.
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