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PreparaçãoPassar 8v para 16v
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melk
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Passar 8v para 16v

por melk » 12 Mar 2014, 20:57

Boa noite pessoal. Seguinte tenho um vectra 2.2 8v nao quero trocar de carro pois o meu ta muito inteiro, e acredito que um 2.2 16v com o meu câmbio f23 daria um resultado muito bom, quais peças teria de trocar? O módulo seria o mesmo? Bom o que teria de trocar :47:

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Re: Passar 8v para 16v

por ricardo.baptista » 18 Mar 2014, 23:33

Brother,

No motor você terá que trocar os pistões e bomba de óleo, fora cabeçote.
Correias e esticadores, coletor de admissão, e ver como adaptar o sensor de detonação... ( o maior problema que vejo).
A ECU apesar de ser a Motronic 1.5.4, tem diferença na programação e na pinagem do chicote...
Resumindo, teria que trocar o módulo com o chicote completo...

A parte elétrica (ignição, a/c) também muda, conforme o esquema elétrico que temos para download aqui no clube...

Acredito ser mais viável ($$$) comprar um novo motor (16v) e montar uma Megasquirt II.

Terá uma montagem mais rápida e sem muitas adaptações.

Daqui a pouco a galera mais experiente chega aí te dando mais algumas dicas.

Qualquer coisa é só chamar.
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cadurodrigz
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Re: Passar 8v para 16v

por cadurodrigz » 23 Mar 2014, 22:01

Cara é praticamente um swap no vectra o que você esta afim de fazer, tem que ver se vai valer a pena e o quanto esta disposto a gastar teu tempo ($$$$)

Forte abraço!
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Re: Passar 8v para 16v

por Rodrigo-Vectra » 26 Mar 2014, 11:00

bom a ie muda mas da pra fazer funcionar. se nao fizer questão do sensor de fase a mudança é basica . e faz o acerto na injeção!

Thiago Brandão
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Re: Passar 8v para 16v

por Thiago Brandão » 26 Mar 2014, 16:24

Cara, desculpa a sinceridade, mas as pessoas falarem que não vale a pena normalmente não adianta nesses casos. Ele só vai descobrir a hora que ver os números da conta. Aí é que vai contar ou o apego dele pelo carro ou a vontade de andar um pouco mais rápido.
Mas nem por isso deixo de falar: troque de carro.

Abs!

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Re: Passar 8v para 16v

por Alcir Andreoni » 26 Mar 2014, 16:37

Ficaria melhor ele colocar um caracol da alegria!!!
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Isso deixa marcas profundas!

rgapski
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Re: Passar 8v para 16v

por rgapski » 26 Mar 2014, 16:41

Alcir Andreoni escreveu:Ficaria melhor ele colocar um caracol da alegria!!!


[X2]

Melhor R$/HP não há!

Abs!
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Re: Passar 8v para 16v

por melk » 27 Mar 2014, 12:18

De carro nem penso em trocar carro usado e complicado já foi difícil achar um em bom estado imagina outro.. eu fazendo isso no meu carro teria a certeza da qualidade pois iria abrir meu motor trocar o que for necessário e colocar o cabeçote com uma leve preparação nos dutos de ar acredito que consiga um 150 cv com meu cambio curto estaria mais do que bom para uso urbano, ficando algo original diferente de um turbo

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Re: Passar 8v para 16v

por rgapski » 27 Mar 2014, 12:26

melk escreveu:De carro nem penso em trocar carro usado e complicado já foi difícil achar um em bom estado imagina outro.. eu fazendo isso no meu carro teria a certeza da qualidade pois iria abrir meu motor trocar o que for necessário e colocar o cabeçote com uma leve preparação nos dutos de ar acredito que consiga um 150 cv com meu cambio curto estaria mais do que bom para uso urbano, ficando algo original diferente de um turbo


Melk,

Eu te entendo! Achar carro usado e bom, é praticamente impossível.
Melhor ficar com o que você ja conhece!

Pra 150 cv nem precisa de cabeçote 16v...

Um aumento de taxa, retrabalho no cabeçote (talvez um comando um pouco mais brabo), chip e álcool já te dão 150cv (talvez até mais).
E ainda assim acho que não gasta o preço do cabeçote 16v + mdo para adaptar.
E aparentemente continua exatamente como original, mas na hora de andar... rsrsrsrs

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Re: Passar 8v para 16v

por Last_Warrior » 08 Mai 2014, 22:46

150cv é até fácil de conseguir nos dias de hoje mas... Nunca vai ser o 16v né... Nunca vai ser tão econômico quanto o 16v.

O mais viável é trocar de carro, tem que arriscar, não tem jeito.
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Re: Passar 8v para 16v

por diego rodrigues » 16 Mai 2014, 21:43

Last, mantendo 8V acho que ele poderia até usar a receita do Marcos052 lá do Clube do Omega. o dele é um 2.2 8V com algumas modificações que o fizeram render 153cv, medidos em dinamômetro, lembra?

http://www.clubedoomega.net/forum/viewtopic.php?&t=1003

"Mecânica:
- Motor com pistões cabeçudos 87mm do Monza a álcool (Kolbenschmidt);
- Cilindrada 2249 cm3; Taxa: 13,5:1;
- Cabeçote roletado e comando originais do Vectra Next Edition 140cv (Nº 99346034 2.0E);
- Escapamento cano reto com um abafador Turbão na ponta;
- Alimentação completa do Astra Flexpower - Bicos 0280156086, flauta e bomba;
- Junta do cabeçote de aço;
- Dosador de Vectra GSi.
- Partida a frio de Corsa Flex;
- Válvula EGR, Cânister e Catalisador removidos."


"Potência máxima: 153 cv @ 4900 rpm (127 cv na roda)
Torque máximo: 25 kgfm @ 3200 rpm (22,9 kg na roda)
Consumo cidade/estrada: 10 km/l, 100% etanol."


esses resultados ainda sem um acerto fino e tal. foi usando a IE original. dava pra tirar +potência em giro mais alto num acerto mais fino.

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Re: Passar 8v para 16v

por CaioMs » 17 Mai 2014, 00:55

Receita interessante, Diego.. o cabeçote não foi rebaixado? só os pistões do monza alcool pra acertar a taxa?

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Re: Passar 8v para 16v

por diego rodrigues » 17 Mai 2014, 08:26

não. é original mesmo. :)

a compressão fica alta tanto pelos pistões cabeçudos quanto pelo maior volume admitido.

eu não lembro como ele calculou a taxa, se está certíssima, mas deve estar.

qualquer coisa você pode calcular usando esse site:

http://www.summitracing.com/popup/calcs ... calculator
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Re: Passar 8v para 16v

por melk » 18 Mai 2014, 11:06

Bons números mesmo para um 8v mas com um 2.2 16v sem árvore de balanceamento deve render acredito eu uns 140 cv utilizando gasolina...

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Re: Passar 8v para 16v

por Voodooman » 19 Mai 2014, 15:45

Define o que tu quer de desempenho e o que tu tem disponível de verba, pq tem diversos meios de conseguir ir do ponto A ao B e com velocidade diferentes.

"Só" mudar para 16v não é fácil, nem barato, nem rápido, e se "só" fizer isso, vai ganhar 20/30hp e olhe lá.

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Re: Passar 8v para 16v

por melk » 19 Mai 2014, 17:39

Quero saber o necessário para tornar um motor GM F2 2.2 8V em 16V alem de cabeçote, pistões o que mais terei de trocar para ter um motor 16V com funcionamento mais próximo do original. Não estou pensando somente em potencia mais sim em um funcionamento mais suave em qualquer giro, coisa que gosto desse motor. :88:

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Re: Passar 8v para 16v

por rgapski » 19 Mai 2014, 17:56

melk escreveu:Quero saber o necessário para tornar um motor GM F2 2.2 8V em 16V alem de cabeçote, pistões o que mais terei de trocar para ter um motor 16V com funcionamento mais próximo do original. Não estou pensando somente em potencia mais sim em um funcionamento mais suave em qualquer giro, coisa que gosto desse motor. :88:


Eu acho inviável.

Um cabeçote, quando comprado novo, principalmente completo, costuma custar uma pequena fortuna.
Usado, por outro lado, podem até ser barato, mas corre-se o risco de virem com sérios problemas (empenamentos, corrosões, etc).

O cabeçote completo mesmo, com comandos, válvulas molas, tampas, juntas, não creio que custe menos de R$ 2.500 um usado em bom estado.

Vai precisar também do coletor de admissão completo. Acho que poucas peças são intercambiáveis com os 8v.
Parece-me que bicos e sensores são diferentes.
Coletor de escape também é diferente.

Ai vai pistões com ressaltos, que demandarão um trabalho de retífica...

E pra funcionamento mais suave, vai precisar, ainda, da arvore balanceadora.
Contudo, isso é de certa forma dispensável. Tem quem rode sem e não note diferenças.
Como vc quer o motor "liso", talvez seja necessário, principalmente em altos rpm.

Em suma, creio que a brincadeira com peças e mdo ultrapasse, facilmente, os 7.500~8.000...
E na hora de vender ninguém vai te dar um centavo à mais por causa disso, muito pelo contrário... As pessoas (ignorantes) costumam fugir dos 16v...
Vai ter trabalho pra alterar documentação...

Talvez seja negócio tentar achar um 2.4 16v usado e tentar fazer um transplante completo, com IE e tudo mais.
Porém, eu ja vi um motor desse usado (sem IE) por R$ 5.000,00, com nota fiscal e tudo mais.
O sistema de injeção não deve sair por menos de uns R$ 1.500,00....
Ai tem MDO, acerto, tempo perdido, documentação...

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Re: Passar 8v para 16v

por Last_Warrior » 20 Mai 2014, 22:39

"Só" pela potência não compensa, porque além da parte física do motor em si, tem toda a injeção, sistema de escapamento e admissão, sistema de freios, aí é praticamente mudar 40% do carro.

Os benefícios são a longo prazo, mas o investimento é muito alto e não vale a pena. O melhor custo benefício é fazer uma receita boa no seu 8v ou então arriscar e trocar num 16v original...
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Re: Passar 8v para 16v

por diego rodrigues » 21 Mai 2014, 13:32

também acho. ou troca logo o motor inteiro (por um 2.4 16V flex logo, kkkk!) ou apimenta o 8V (solução bem mais fácil que as outras, aliás). :)
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Re: Passar 8v para 16v

por diegotwim » 07 Jun 2014, 10:49

é mais negocio colocar um cabeçote 8v roletado..
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

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