O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CSom de rangido no freio - Vectra C

29 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Som de rangido no freio - Vectra C

por Levinthal » 03 Dez 2013, 14:16

Pessoal, buenas. Mais um tópico, rs.

Pois bem, meu vectra está com um barulho estranho há tempos, mas agora quero resolvê-lo. O freio está com um rangido muito alto, muito alto mesmo. O barulho ocorre quando o carro está em baixíssimas velocidades (1 ou 2km/h), quase pra parar. O som é bem parecido a um berrante. Alguém sabe a causa e como resolver? Minhas pastilhas estão novíssimas, muito grossas.

O barulho também ocorre quando coloco em "D" ou "R" e solto um pouco o freio e o carro se movimenta lentamente.

Obrigado.

PS: Se não fui claro, posso fazer um vídeo e mandar a vocês.

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 03 Dez 2013, 14:30

Cheque as pastilhas traseiras. No meu caso eram elas.

Coloquei SYL altamente recomendada pelo ADG e me lasquei.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Som de rangido no freio

por rgapski » 03 Dez 2013, 14:33

Levinthal,

Pode ser vitrificação nas pastilhas. Isso acontece quando são submetidas à muita pressão e calor.
Isso é "comum" nessas pastilhas novas semi-metalicas, as quais são isentas de amianto.
Esse material não consegue suportar tão bem as altas temperaturas como antigamente.

Pra saber se isso aconteceu, basta retirar e olhar para elas: se estiverem "brilhantes", estão vitrificadas.

Isso pode ser resolvido com uma lixada nas pastilhas.
Retire-as e passe uma lixa de grana 400 ~ 600, de forma a deixá-la fosca novamente.
Limpe os discos com palha de aço (bombril) e use o WD40 como agente de limpeza. Depois passe alcool isopropílico para remover o óleo do WD40.

Monte e pegue leve nas frenagens nos primeiros 200~300 km para facilitar o assentamento sem que aconteça nova vitrificação.
Já tive esse problema com pastilhas cobreq (2x).

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 03 Dez 2013, 14:53

No meu caso foram substituídas pela Speed Brake e problema resolvido.

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Som de rangido no freio

por Pedro Josino » 03 Dez 2013, 15:26

Estou gostando bastante das Fras-le Ceramaxx.

Acho que meu carro nunca freiou tão bem na vida. Claro que troquei os discos, fluido e precisei trocar um cilindro de freio traseiro.

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Som de rangido no freio

por Levinthal » 03 Dez 2013, 18:53

Pessoal, muito obrigado pelas respostas prontas e esclarecedoras.

Ontem levei a uma oficina de confiança e falaram, em síntese, tudo o que vocês abordaram.

Rgapski, de fato elas estão brilhantes. Lixaram tanto a pastilha de freio quanto os discos traseiros e dianteiros (ok, foi um lixamento rápido, "meio porco", ocorre que não melhorou absolutamente nada. Nadinha. Se fosse dar uma nota em que 0 seria diferença nenhuma e 10 diferença total, minha nota seria 0.

Sugeriram a troca realmente da pastilha, mas e se forem os discos? Fiquei meio receoso em trocar pastilhas tão novas assim - dá pena, é sério. Você acha que vale a pena fazer o procedimento (lixa + wd40 + alcool isopropilico)?

Alez, Pedro e Rgapski, sou muito leigo em mecânica, todas as pastilhas são iguais (dimensões e etc?) Se não, quais modelos indicam em caso de troca?

Muito obrigado mesmo, pessoal.

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 04 Dez 2013, 09:21

Levinthal escreveu:Alez, Pedro e Rgapski, sou muito leigo em mecânica, todas as pastilhas são iguais (dimensões e etc?) Se não, quais modelos indicam em caso de troca?

Muito obrigado mesmo, pessoal.

Abs.


No meu caso amigo, não quis arriscar esses procedimentos. Voltei na mecânica e troquei as pastilhas dianteiras e traseiras na garantia do serviço e paguei apenas diferença nas pastilhas. Problema resolvido. 0 barulho. Na hora da troca observei que o capricho na fabricação e o material utilizado nas novas pastilhas eram bem melhores que os das atuais que estavam no carro. Da marca SYL. Posso ter dado azar mas o fato é que troquei e resolveu meu problema. Só não coloquei genuína ACDelco porque me lasquei na troca do Kit de Embreagem e Autuador + Cabos da alavanca de marcha. Mas na próxima troca vou de genuína ACDelco sem dúvida.

Usei estas que postei a foto acima. Speed Brake. Estou satisfeito. No meu caso os discos de freio dianteiros foram trocados também. Os discos de freio traseiro ainda estão como novos.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Som de rangido no freio

por rgapski » 04 Dez 2013, 10:06

Levinthal,

Deve ser o material das pastilhas que não é dos melhores.
Eu não gosto de cobreq e syl.
Gosto da Fras-le, Bendix e AcDelco (não sei quem faz pra eles).
Uso AcDelco no meu carro e nada de ruidos, e dura muito. Já tem 30mil km e roda mais uns 30 tranquilo.

Uma coisa que pode tentar, é um spray que remove ruídos de freio.
Já usei quando botei uma pastilha porcaria da cobreq num ford ka.
Não diminui a frenagem e retira o barulho (por pelo menos uns 5mil km). Um tubo da pra aplicar até o fim da pastilha.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

fschulze
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Out 2013, 14:07
Nome Completo: FRANCO MARLON UGARTE SCHULZE
Cidade: São sebastião
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Som de rangido no freio

por fschulze » 06 Dez 2013, 09:59

rgapski escreveu:Levinthal,

Pode ser vitrificação nas pastilhas. Isso acontece quando são submetidas à muita pressão e calor.
Isso é "comum" nessas pastilhas novas semi-metalicas, as quais são isentas de amianto.
Esse material não consegue suportar tão bem as altas temperaturas como antigamente.

Pra saber se isso aconteceu, basta retirar e olhar para elas: se estiverem "brilhantes", estão vitrificadas.

Isso pode ser resolvido com uma lixada nas pastilhas.
Retire-as e passe uma lixa de grana 400 ~ 600, de forma a deixá-la fosca novamente.
Limpe os discos com palha de aço (bombril) e use o WD40 como agente de limpeza. Depois passe alcool isopropílico para remover o óleo do WD40.

Monte e pegue leve nas frenagens nos primeiros 200~300 km para facilitar o assentamento sem que aconteça nova vitrificação.
Já tive esse problema com pastilhas cobreq (2x).

Abs!


O meu estava assim tbm, e fiz este procedimento na mêcanica, mas o barulho continuou.
O meu ex carro que era uma S-10, começou este barulho, quando eu troquei o fluido de freio.

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Som de rangido no freio

por Levinthal » 06 Dez 2013, 11:48

Rgapski, acho que vou logo trocar de pastilha. Vou ver uma fras-le mesmo! Janeiro já troco essa bandida, rs...

Fschulze, o que fizestes para melhorar, meu amigo?
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Som de rangido no freio

por Last_Warrior » 26 Dez 2013, 11:09

Galera, esse problema é comum depois da proibição do amianto nas pastilhas há vários anos. O que os fabricantes precisaram fazer? Desenvolver ligas metálicas para melhorar o desempenho de frenagem e compensar a falta do amianto. O resultado das ligas metálicas foi excelente.... Mas tem esse sério problema de chiado. Aí que entra aquela chapinha que fica atrás da pastilha original que no mercado de reposição não tem...

Essas marcas como SYL e Speedbrake tem compostos orgânicos e poucos elementos metálicos na liga, são silenciosas porém o desempenho de frenagem é bem inferior das "chiadieras".

Se querem ter um bom desempenho e sem barulho, coloquem aquela chapinha que vem na pastilha original, ou então passem uma camada de silicone de parabrisa nas costas da pastilha, espere secar e instale no carro. Depois me contem o resultado.

Sobre a Ceramaxx, dispensa comentários, é uma pastilha TOP, desempenho de competição com todo conforto de não fazer barulho nem sujar a roda, vale cada centavo. Pena que ainda não tem a dianteira para o Omega...

Já as outras marcas, Fras-le "comum", Bosch, Bendix, são excelentes também, a fras-le em especial é muito chiadeira mas dessas "comuns" é de longe a com melhor poder de frenagem, se bobear melhor até que as originais. No meu Omega branco tem uma pastilha original GM de 1993 com amianto na liga, e no meu preto tem uma Fras-le, tenho a impressão que o freio do preto é melhor que do branco!

Isso porque as originais e AC Delco, durante um mesmo ano mudam umas 4x de fornecedor... As AC Delco fabricadas pela Fras-le são ótimas, já as fabricadas pela Ecopads, nem tanto... É meio uma loteria, como toda peça original GM.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Som de rangido no freio

por Levinthal » 26 Dez 2013, 12:43

Last, entendi. É complicado, mas o que intriga é que esse barulho não veio com o carro, então não pode ser normal, rs.

Ontem dei uma boa lavada nele, inclusive lavei as caixas de roda e tal. O barulho diminuiu. Pouco, mas diminuiu.

Já andei em alguns carros automáticos e de fato todos fazem esse barulho, mas o meu vectra está demais...

Ainda estou pensando como resolver.

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Som de rangido no freio

por Last_Warrior » 26 Dez 2013, 17:57

Como disse, desmonta as pastilhas, lave-as bem com uma escova e água corrente, não use sabão nem outro tipo de produto, depois passe uma camada de silicone de parabrisa nas costas dela, deixe secar por umas 12h, reinstale no carro e veja a diferença!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Som de rangido no freio

por Levinthal » 26 Dez 2013, 20:18

Vou fazer o teste e depois posto aqui !!

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 27 Dez 2013, 10:12

Tenho instalado no meu carro as Speed Brake.

Ontem precisei dar uma freada forte e o carro segurou legal. Travou pouco as rodas. Os pneus praticamente nem cantaram e o carro parou rápido na frenagem 60kmh - 0km. O carro chegou a apagar mas não acertei a traseira do carro à frente que parou instantaneamente no amarelo.

Aproveito para deixar um apelo, pessoal! Não precisa parar imediatamente no amarelo...

Se já estiver na faixa continua do semáforo e amarelar... pode passar tranquilo que dá tempo.

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Som de rangido no freio

por Levinthal » 27 Dez 2013, 13:37

Alez, seu carro tem ABS? Por que apagou?

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 27 Dez 2013, 13:39

Levinthal escreveu:Alez, seu carro tem ABS? Por que apagou?

Abs.


Sem ABS. Não sei porque apagou. Pisei no freio e embreagem ao mesmo tempo forte, mas mesmo assim apagou.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Som de rangido no freio

por Last_Warrior » 29 Dez 2013, 18:30

Alez escreveu:Tenho instalado no meu carro as Speed Brake.

Ontem precisei dar uma freada forte e o carro segurou legal. Travou pouco as rodas. Os pneus praticamente nem cantaram e o carro parou rápido na frenagem 60kmh - 0km. O carro chegou a apagar mas não acertei a traseira do carro à frente que parou instantaneamente no amarelo.

Aproveito para deixar um apelo, pessoal! Não precisa parar imediatamente no amarelo...

Se já estiver na faixa continua do semáforo e amarelar... pode passar tranquilo que dá tempo.

Me refiro a diferença em altas velocidades, acima de 140km/h, aí vc vê a real diferença do composto metálico X orgânico...

A speedbrake certa vez comprei pra colocar no meu 4.1 e nem deu encaixe de tão ruim que era a usinagem, o mecânico já estava levando a pastilha no esmeril quando eu "tomei" da mão dele e troquei na mesma hora por uma fras-le... A diferença na qualidade é absurda.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 23 Abr 2014, 10:14

Alez escreveu:
Levinthal escreveu:Alez, Pedro e Rgapski, sou muito leigo em mecânica, todas as pastilhas são iguais (dimensões e etc?) Se não, quais modelos indicam em caso de troca?

Muito obrigado mesmo, pessoal.

Abs.


No meu caso amigo, não quis arriscar esses procedimentos. Voltei na mecânica e troquei as pastilhas dianteiras e traseiras na garantia do serviço e paguei apenas diferença nas pastilhas. Problema resolvido. 0 barulho. Na hora da troca observei que o capricho na fabricação e o material utilizado nas novas pastilhas eram bem melhores que os das atuais que estavam no carro. Da marca SYL. Posso ter dado azar mas o fato é que troquei e resolveu meu problema. Só não coloquei genuína ACDelco porque me lasquei na troca do Kit de Embreagem e Autuador + Cabos da alavanca de marcha. Mas na próxima troca vou de genuína ACDelco sem dúvida.


Dando quote no meu próprio post porque as pastilhas speed brake que substituiram as syl também deram barulho e coloquei acdelco que também estão fazendo barulho. Pastilhas traseiras.

Já não sei mais o que fazer.

:61:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 23 Abr 2014, 10:20

Last_Warrior escreveu:
Alez escreveu:Tenho instalado no meu carro as Speed Brake.

Ontem precisei dar uma freada forte e o carro segurou legal. Travou pouco as rodas. Os pneus praticamente nem cantaram e o carro parou rápido na frenagem 60kmh - 0km. O carro chegou a apagar mas não acertei a traseira do carro à frente que parou instantaneamente no amarelo.

Aproveito para deixar um apelo, pessoal! Não precisa parar imediatamente no amarelo...

Se já estiver na faixa continua do semáforo e amarelar... pode passar tranquilo que dá tempo.

Me refiro a diferença em altas velocidades, acima de 140km/h, aí vc vê a real diferença do composto metálico X orgânico...

A speedbrake certa vez comprei pra colocar no meu 4.1 e nem deu encaixe de tão ruim que era a usinagem, o mecânico já estava levando a pastilha no esmeril quando eu "tomei" da mão dele e troquei na mesma hora por uma fras-le... A diferença na qualidade é absurda.


Realmente, essa speed brake já foram.

No meu caso até acdelco está apresentando barulho em baixas velocidades.

29 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 196 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 07:43