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Edcezar
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Edcezar » 07 Abr 2014, 12:30

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Pessoal esse final de semana fiz a lavagem como orientado nesse tópico porém não gostei do pano de microfibra para secar o carro ou eu comprei um pano de má qualidade ou não sei secar carro porque para lavar foi uma maravilha, o pano desliza na lataria muito bom mesmo, mas para secar cruz credo, passa pra lá pra cá e ele só movimenta a água de um lado para o outro, e aí o que me indicam para secar o carro?

Um treinamento intensivo de como usar o pano de microfibra. :38:

Qual o tamanho do pano que você comprou?

Você pode usar um "rodo" de silicone. Ajuda para caramba...


Acredito que não ah treinamento pra isso, pois o movimento para enxugar algo é o mesmo, falaram para não fazer círculos (ok) então só resta pra frente e pra traz, como eu disse ou o pano é de má qualidade ou esqueci depois de mais de 15 anos lavando carro como fazer. :47:

Pra mim pano passou ele suga água, você torce e pronto a próxima passada já era agora o microfibra cruz credo torce passa, torce passa e nada de secar só fica com a água pra lá e pra cá.

rodo de silicone? (foto :40: )


Não Thiago, foi uma brincadeira do Alcir... :38:

O pano de microfibra costumo não torcer, só apertar mesmo... mas como vc disse que é ruim, pode ser ele,

eu tenho uns de R$ 5,00 amarelos que comprava no mercado car, que conforme fui lavando eles ficaram assim, não enxuga nada só leva agua de um lado pro outro...

o rodo nunca utilizei :47:
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Thiago Menezes » 07 Abr 2014, 13:22

Mas os panos são novos hahahahhahaha, foi a primeira vez que usei! Não pode torcer o pano porque?
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 07 Abr 2014, 13:45

Thiago,

Você faz o seguinte:

Depois de lavado, abra o pano sobre o teto. Segurando as pontas, passe o pano sobre o teto do carro, de preferência do párabrisas para o vidro traseiro. Isso vai arrastar a água do teto para baixo. Aí você faz a mesma coisa no vidro e tampa do porta-malas.

Aperte o pano para tirar o excesso de água. Não torça o pano, pois vai estraga-lo.

Vá fazendo dessa forma em todo o carro.

Você pode usar este rodo aqui:

http://www.miromi.com.br/kers-lamina-de ... ressa.html
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Thiago Menezes » 07 Abr 2014, 14:28

Alcir Andreoni escreveu:Thiago,

Você faz o seguinte:

Depois de lavado, abra o pano sobre o teto. Segurando as pontas, passe o pano sobre o teto do carro, de preferência do párabrisas para o vidro traseiro. Isso vai arrastar a água do teto para baixo. Aí você faz a mesma coisa no vidro e tampa do porta-malas.

Aperte o pano para tirar o excesso de água. Não torça o pano, pois vai estraga-lo.

Vá fazendo dessa forma em todo o carro.

Você pode usar este rodo aqui:

http://www.miromi.com.br/kers-lamina-de ... ressa.html


Alcir então amigo já faço isso, para tirar o excesso primeiro para depois secar o problema está nessa hora, não sei se o pano fica meio úmido mesmo torcendo (que no caso você disse para não fazer) aí quando vou secar mesmo ele não seca fica molhado, eu consegui secar porém demorei muito queria uma coisa mais prática pois o pano que eu usava era torcer passar seco e pronto, não precisar ficar passando várias vezes entende?

Esse do rodo achei interessante, quando for comprar a cera vou comprar junto :88:
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 07 Abr 2014, 14:35

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Thiago,

Você faz o seguinte:

Depois de lavado, abra o pano sobre o teto. Segurando as pontas, passe o pano sobre o teto do carro, de preferência do párabrisas para o vidro traseiro. Isso vai arrastar a água do teto para baixo. Aí você faz a mesma coisa no vidro e tampa do porta-malas.

Aperte o pano para tirar o excesso de água. Não torça o pano, pois vai estraga-lo.

Vá fazendo dessa forma em todo o carro.

Você pode usar este rodo aqui:

http://www.miromi.com.br/kers-lamina-de ... ressa.html


Alcir então amigo já faço isso, para tirar o excesso primeiro para depois secar o problema está nessa hora, não sei se o pano fica meio úmido mesmo torcendo (que no caso você disse para não fazer) aí quando vou secar mesmo ele não seca fica molhado, eu consegui secar porém demorei muito queria uma coisa mais prática pois o pano que eu usava era torcer passar seco e pronto, não precisar ficar passando várias vezes entende?

Esse do rodo achei interessante, quando for comprar a cera vou comprar junto :88:

Qual o tamanho do pano que você está usando?
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Thiago Menezes » 07 Abr 2014, 15:05

Alcir não lembro agora, mas é quase do tamanho de uma folha A4
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 07 Abr 2014, 15:16

thiago.onacto escreveu:Alcir não lembro agora, mas é quase do tamanho de uma folha A4

Está explicado!

Você tem de usar um 60x40cm...
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por serginho_vectra A » 07 Abr 2014, 16:07

thiagão eu uso toalha comum , eh de micro fibra tambem, eh grande e eh barata
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Thiago Menezes » 08 Abr 2014, 10:12

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Alcir não lembro agora, mas é quase do tamanho de uma folha A4

Está explicado!

Você tem de usar um 60x40cm...


Hum! :47:
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Thiago Menezes » 08 Abr 2014, 10:13

serginho_vectra A escreveu:thiagão eu uso toalha comum , eh de micro fibra tambem, eh grande e eh barata


Valeu a dica Serginho!
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por serginho_vectra A » 23 Abr 2014, 21:56

blz galera??

como sabem estou pintando meu vecão, e como não é uma coisa facil de fazer, gostaria de saber qual a correta manutenção que eu tenho que fazer na pintura, não estou afim de repintar o carro pelos próximos 20 anos rssr....

sou bem iniciante, já aprendi a lavar com 2 baldes+shampoo automotivo+luva de microfibra, to aprendendo a tirar cera com a microfibra (no lugar da estopa), naum passo mais silicone e nem aqueles pretinhos "caseiros' eles zuaram os plasticos e borrachas de outro carro que tive, então estou procurando outra solução...

meu maior problema é que a traseira do carro fica no tempo, preciso de algo que proteja do sol e principalmente do sereno que deixa marcas na pintura... gosto do carro com bastante brilho, como na facu o estacionamento naum tem bom asfalto e tem muitas arvores o carro fica cheio de poeira e coisas que caem da arvore, evito ao máximo parar embaixo, mas tem dia q naum tem jeito, por isso procuro lavar a cada 15 dias (menos agora com essa politica de economiza agua em SP meus parentes me enchem o saco aqui, tenho q lavar quase q escondido srsr)...

Depois de quanto tempo do carro pintado posso encerar??

Qual uma boa opção de cera pro meu uso e "bolso" pq nele tem q caber né rssr, Cera em pasta? carnauba? sintetica? liquida? pasta+liquida?

pros plasticos o ultimate da meguiars é bom?? tem algum outro que seja interessante??

valew galera abraço
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Arquiteto » 23 Abr 2014, 22:36

a primeira coisa a fazer e não fazer polimento ou encerar nos proximos tres meses ... :11:

apos este tempo vc vai ver o real estado da pintura ...e oq ue precisa ser feito

para detalhar

encerar antes disto atrapalha a evaporação dos solventes ...pode dar caca da grossa

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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 22:49

Arquiteto escreveu:a primeira coisa a fazer e não fazer polimento ou encerar nos proximos tres meses ... :11:

apos este tempo vc vai ver o real estado da pintura ...e oq ue precisa ser feito

para detalhar

encerar antes disto atrapalha a evaporação dos solventes ...pode dar caca da grossa

2X...
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por serginho_vectra A » 24 Abr 2014, 07:19

Alcir Andreoni escreveu:
Arquiteto escreveu:a primeira coisa a fazer e não fazer polimento ou encerar nos proximos tres meses ... :11:

apos este tempo vc vai ver o real estado da pintura ...e oq ue precisa ser feito

para detalhar

encerar antes disto atrapalha a evaporação dos solventes ...pode dar caca da grossa

2X...



Obrigado pessoal, realmente não sabia disso, nunca pintei nada nos carros que tive, essa é a primera vez....

valew pela dica, abraço galera :84:
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Julio Cesar » 25 Abr 2014, 08:51

É verdade, se encerar ou passar algum selante, como a tinta ainda estará "curando", terminando de evaporar os solventes, pode acontecer de dar trincas horriveis na pintura. Tem que deixar no mínimo uns 60 dias sem encerar, sem polir. Depois disso já dá pra começar a tratar a pintura.
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Edcezar » 25 Abr 2014, 12:17

Só pra compartilhar:

comprei a toalha da megs, (como minha esposa não acessa o forum :7: ) paguei 60,00 nela, com um conhecido, que é representante da meguiars agora.

A toalha é muito, muito boa, passa uma vez só e seca o carro todo... depois pinduro pra secar e pronto...

os acabamentos, batentes de portas, seco com outra microfibra mesmo, nossa nem cansa secar o carro com ela,
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Alcir Andreoni » 25 Abr 2014, 12:26

Edcezar escreveu:Só pra compartilhar:

comprei a toalha da megs, (como minha esposa não acessa o forum :7: ) paguei 60,00 nela, com um conhecido, que é representante da meguiars agora.

A toalha é muito, muito boa, passa uma vez só e seca o carro todo... depois pinduro pra secar e pronto...

os acabamentos, batentes de portas, seco com outra microfibra mesmo, nossa nem cansa secar o carro com ela,

Tenho a mesma e paguei o mesmo montão de dinheiro, mas vale a pena!!! :88:
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por serginho_vectra A » 25 Abr 2014, 15:07

Julio Cesar escreveu:É verdade, se encerar ou passar algum selante, como a tinta ainda estará "curando", terminando de evaporar os solventes, pode acontecer de dar trincas horriveis na pintura. Tem que deixar no mínimo uns 60 dias sem encerar, sem polir. Depois disso já dá pra começar a tratar a pintura.



meu vecão vai ficar um bom tempo sem ver cera, provavelmente ficara pronto em maio, só voltarei a pensar nisso agora em setembro....rsrs


mas lavar pode?? lava normal?? tem alguma coisa que naum pode passa?? (desculpe a ignorancia, primera funilaria neh...)
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por rgapski » 25 Abr 2014, 15:20

serginho_vectra A escreveu:
meu vecão vai ficar um bom tempo sem ver cera, provavelmente ficara pronto em maio, só voltarei a pensar nisso agora em setembro....rsrs


mas lavar pode?? lava normal?? tem alguma coisa que naum pode passa?? (desculpe a ignorancia, primera funilaria neh...)


Serginho,

Como anda a maquina? Vai estar pronta pro próximo encontro?

Lavagem, pode e deve ser feita!
Lave com maior frequência, pois a pintura nova tem facilidade em aderir partículas contaminantes, justamente pela evaporação dos solventes que deixa a tinta mais "mole".

Não precisa ficar na "neura", pois atualmente, as tintas estão mais bem resolvidas no quesito praticidade e durabilidade.
O carro já saí da funilaria praticamente curado e a durabilidade da nova tinta, se bem aplicada, é praticamente igual da original.
Tintas à base d'agua, por exemplo, se feita a cura inicial em forno ou painel aquecedor, já tem cura completa em torno de 30 dias.

O ideal é o seguinte:

1) Lave o carro sempre que puder. Não precisa ser todo dia, mas sempre que você notar que já tem sujeira grudada na lata. Se for só pó (que soprando sai) não precisa se preocupar.
Lavagem com dois baldes sempre e nada de esfregar o pano na secagem. Se puder usar um rodo de silicone, melhor ainda.

2) Até 60 dias após a pintura, evite o uso de ceras, principalmente aquelas à base de silicone (geralmente as mais baratas, tipo grand prix, carnu, monza).
Nesse período, se quiser, pode usar alto brilho para realçar o brilho da nova pintura. Só que ele durará no máximo duas lavagens.

3) Após os 60 dias, já há cura total.
Agora é hora de analisar a pintura e corrigir os defeitos, se houverem. Cascas de laranja, escorridos, ou nuvens, devem ser eliminadas através de um processo de lixamento e depois um polimento de diversas etapas (nada de tacar massa 2 e pronto).
O polimento deve ser feito seguindo-se a regra de começar as correções pelo método menos agressivo.
Ou seja, primeiro, testa-se na área com defeitos um polimento com um composto de média/baixa abrasividade. Se não der resultado, aumenta-se a abrasividade... Isso evita um desgaste grande do verniz, o que não é desejado, ainda mais em pinturas novas.

Qualquer coisa, estamos ai!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


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http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
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Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por serginho_vectra A » 25 Abr 2014, 15:43

rgapski escreveu:
serginho_vectra A escreveu:
meu vecão vai ficar um bom tempo sem ver cera, provavelmente ficara pronto em maio, só voltarei a pensar nisso agora em setembro....rsrs


mas lavar pode?? lava normal?? tem alguma coisa que naum pode passa?? (desculpe a ignorancia, primera funilaria neh...)


Serginho,

Como anda a maquina? Vai estar pronta pro próximo encontro?

Lavagem, pode e deve ser feita!
Lave com maior frequência, pois a pintura nova tem facilidade em aderir partículas contaminantes, justamente pela evaporação dos solventes que deixa a tinta mais "mole".

Não precisa ficar na "neura", pois atualmente, as tintas estão mais bem resolvidas no quesito praticidade e durabilidade.
O carro já saí da funilaria praticamente curado e a durabilidade da nova tinta, se bem aplicada, é praticamente igual da original.
Tintas à base d'agua, por exemplo, se feita a cura inicial em forno ou painel aquecedor, já tem cura completa em torno de 30 dias.

O ideal é o seguinte:

1) Lave o carro sempre que puder. Não precisa ser todo dia, mas sempre que você notar que já tem sujeira grudada na lata. Se for só pó (que soprando sai) não precisa se preocupar.
Lavagem com dois baldes sempre e nada de esfregar o pano na secagem. Se puder usar um rodo de silicone, melhor ainda.

2) Até 60 dias após a pintura, evite o uso de ceras, principalmente aquelas à base de silicone (geralmente as mais baratas, tipo grand prix, carnu, monza).
Nesse período, se quiser, pode usar alto brilho para realçar o brilho da nova pintura. Só que ele durará no máximo duas lavagens.

3) Após os 60 dias, já há cura total.
Agora é hora de analisar a pintura e corrigir os defeitos, se houverem. Cascas de laranja, escorridos, ou nuvens, devem ser eliminadas através de um processo de lixamento e depois um polimento de diversas etapas (nada de tacar massa 2 e pronto).
O polimento deve ser feito seguindo-se a regra de começar as correções pelo método menos agressivo.
Ou seja, primeiro, testa-se na área com defeitos um polimento com um composto de média/baixa abrasividade. Se não der resultado, aumenta-se a abrasividade... Isso evita um desgaste grande do verniz, o que não é desejado, ainda mais em pinturas novas.

Qualquer coisa, estamos ai!

Abs!



valew pelas dicas, ja foram salvas no PC...

essa semana não tive tempo de ver o vecão, só vai dar tempo amanha, tambem to curioso pra saber como esta, mas acho q até o dia 15 de maio ta pronto ja, Na semana passada o funilero falou q essa semana o vecão ia ver tinta...

quero aprender a cuidar direito agora, foram muitos anos de trampo pra ver ele em ordem, pra depois estragar por "burrice" rsrs, mas agora ja deu pra entender melhor os cuidados com ele...


essas ceras "monza' e etc ja não uso mais, elas só sujam e naum fazem efeito nenhum...



essa de esfregar pouco na hora de secar, e de que tinha que lavar o carro mais vezes depois de pintado não sabia, agora vou prestar mais atenção com isso.

minha preocupação é pq aqui perto de casa um cara pintou um monza vermelho (não meu funileiro) tem poucos meses e esta horrível de novo, tudo bem q o dono não cuida, mas acho q foi muito 'rapido'. Então todo cuidado é pouco neh...rssr


valew a força rgapski, abraço
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