O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisReflow para reparo de odômetro do painel com defeito
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

18 mensagens   •   Página 1 de 1
Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Ives » 11 Abr 2014, 15:42

Boa tarde pessoal

Primeiramente não me responsabilizo por danos ou acidentes pelo processo abaixo, faça por conta e risco, apenas quero compartilhar com vocês uma possível solução para um problema que creio incomodar muitos. Esse topico trata de algumas particularidades do modelo 97/99, mas pode ser feito em outros modelos, e ate outros produtos, como ABS ou eletrônicos em geral.

A falha da indicação de kilometragem no painel creio ser um defeito que atinge muitos, e vinha me incomodando há muito tempo. Com um tempo livre hoje, resolvi desmontar o painel para tentar resolver de vez.

No passado, quando comprei o carro 7 anos atras, ele já veio com esse defeito. Ele não acendia alguns segmentos (traços q formam o digito) de 3 digitos, nao acendia o ponto decimal e a marcação da unidade "KM". Então tentei fazer um primeiro reflow, que resolveu na hora, porem passado uns meses voltou a dar defeito em um digito, e no ponto decimal, ficando como mostrado abaixo

Imagem

Então notem que o penúltimo digito da kilometragem parcial não acendia os segmentos que formam o numero "7", ou seja, ali onde marca o 3, apenas apareciam os dois traços, e os 3 segmentos q formam um "7" não acendiam, alem do ponto decimal da kilometragem parcial.

Bom, vamos ao que interessa...o que é reflow? reflow é um processo de reaquecimento dos pontos de solda de circuitos integrados, afim de que qualquer solda fria ou falha, volte a dar contato. É uma primeira tentativa em reparos de notebooks, placas de videos, etc. Normalmente é um serviço relativamente caro, pois precisa de ferramentas especificas. Porem, com algumas ferramentas que temos em casa conseguimos fazer um trabalho com efeito similar.

Alguns podem pensar que é absurdo, porem o principio é utilizar um forno ELÉTRICO (jamais usem microondas) para reaquecer uma área da placa eletrônica, afim de refazer pontos de solda com defeito. O que manda muito é a questão de tempo e temperatura. No primeiro teste que fiz há mto tempo atras, fiz o reflow a cerca de 90 graus por 20 minutos, que resolveu na hora, porem apos um tempo instalado, voltou a apresentar defeito em 1 dos 3 digitos que tinha defeito, ou seja, funcionou parcialmente.

Pesquisando um pouco mais, vi varias referencias de pessoas colocando placas eletrônicas a 180 graus por 10 minutos, então hoje resolvi arriscar e fazer isso. Alguns componentes marcam suportar ate 105 graus (capacitores e outros), por isso no primeiro reflow não ultrapassei 90 graus, sendo que a 80 graus o estanho normalmente já derrete. Porem aquela temperatura é a máxima para um correto funcionamento, e não que o componente suporta fisicamente

Encorajado por ver vários testemunhos, resolvi retirar o painel do carro. Fiz a desmontagem do painel (existem tópicos indicando como desmontar), retirei o conjunto de painel + mid do carro. Com o conjunto na mão, retirar 4 parafusos atras do painel de instrumentos e soltar travas plasticas para retirar o painel da moldura.

Imagem

com o painel em mãos, retire todas as lampadas. Recomendo tirar foto, para recolocar as lampadas no mesmo local, pois em alguns casos algumas não são utilizadas. Caso forem lampadas de LED, marquem tbem a posição dos terminais para remontar da mesma forma, visto que as lampadas de LED possuem polaridade. Lampadas comuns não importa a polaridade.

Com as lampadas removidas, retire a trava metálica/dissipador do canto superior esquerdo. Ela prende a um regulador e garante contato entre placa eletrônica e a película verde de contatos. Apos isso alavanque o acrílico da parte do velocímetro e RPM, para remover a parte dos instrumentos. Com os instrumentos removidos, basta tirar a placa eletrônica.

Imagem

Agora basta soltar os 4 parafusos torx da moldura do display do odômetro, e remover ele. Cuidado ao fazer isso, pois o display da contato na placa por umas borrachas que podem cair, ou ate mesmo o próprio LCD cair. Caso sair, uma dica para saber o lado dele é que tem aqueles pontos coloridos apenas do lado do botão de zerar kilometragem parcial, então grave a posição. Na foto acima a moldura preta já foi retirada, e nota-se o display LCD em cima, e de cada lado sai as borrachas de contato, e debaixo do LCD tem uma moldura branca pra iluminação. Não se assuste se a borracha cair do LCD, ela não é colada, é apenas encostado mesmo, por isso basta ter cuidado só pra saber como remontar tudo caso caia.

Bom, retirado o LCD da placa, então tirou-se todo e qualquer componente plastico, ficando apenas a placa eletrônica. Aconselho envolver a placa em papel alumínio, e usar tabua de madeira para não esquentar a parte debaixo da placa, apenas aquecer assim a área exposta, que no caso é o CI (componente quadrado com cerca de 70 pontos de solda). O papel alumínio dissipa o calor ao redor da placa, evitando calor em excesso em áreas que não desejamos. Com o forno pre-aquecido a 180 graus, coloquei a placa e deixei por 8 minutos, sempre observando e acompanhando.

Imagem

Feito isso retirei, e usando multímetro, pude confirmar na hora mesmo que a trilha q faltava contato retornou a dar contato. Então remontei tudo, e fui testar.

RESULTADO

Imagem

Notem que o penúltimo display acendeu o "0" completo, alem do ponto decimal da kilometragem parcial. Agora quero monitorar, e ver se resolveu de vez, ou se vai voltar a dar problema. Creio que a temperatura superior (o dobro do q fiz a primeira vez) vai garantir uma solda melhor, e espero estar livre desse defeito por muito tempo :D

é isso ai, fica a dica pra quem quiser resolver problemas de mal contato. Fiz por um único motivo: estava disposto a comprar um painel novo pra resolver o problema. Então resolvi arriscar, pois se estragasse, estava disposto a comprar outra peça.
Imagem

figueiro
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Ago 2013, 10:37
Nome Completo: Deivid Antoni Figueiro
Cidade: Fazenda Rio Grande
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por figueiro » 11 Abr 2014, 18:27

Legal Ives, muito interressante :88: .

Mas como você disse, é bom estar disposto a comprar outro painel caso de problema.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Ives » 11 Abr 2014, 21:30

sim, a tendencia é soh corrigir defeitos fazendo esse processo, mas tem que estar ciente dos riscos.....mas basta tomar alguns cuidados como desmontar todos acabamentos e peças plasticas, proteger areas sensiveis e que nao precisam de retrabalho da solda....as vezes fala-se de placas eletronicas como sensiveis e tals, mas quem trabalha na area de montagem de placas sabem que suportam abusos sem maiores problemas.....essa foi a segunda vez q fiz esse processo, sem qquer efeito colateral ou dano, na primeira vez resolveu parcial (20min@90°C), e agora corrigiu qquer defeito q tinha(8min@180°C).....agora é torcer pra continuar assim :D to bem confiante que esse problema foi resolvido
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Luiz Antunes » 11 Abr 2014, 23:34

Eu faço na solda mesmo !!! viewtopic.php?f=49&t=16

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Ives » 12 Abr 2014, 08:07

Realmente Luiz, para o painel do 00/05 vale a pena fazer na solda, pois o LCD é diferente, ele é soldado, e geralmente eh nesses pontos que da defeito....e a placa é dessas verdes, que você vê claramente trilhas, de onde vem e para onde vao...entao fica facil localizar os pontos de solda relativos ao LCD

ja no painel 97/99 como o meu, toda a placa é coberta por uma pelicula branca, entao voce nao consegue ver trilhas claramente, logo nao sabia exatamente aonde onde seria o problema....e o LCD nao é soldado, ele encosta na placa atraves de umas borrachas de contato, e do contato ate o CI é mto dificil ver aonde vai o contato.....da parte superior, 1 trilha eu consegui achar por dedução, q deveria ter contato e nao tinha, porem da parte debaixo nao consegui localizar nem aonde iam pro circuito integrado......

mas em termos construtivos, o CI é soldado e a trilha vai ate o LCD onde tem ponto de grafite exposto, pra dar contato na borracha....ou seja, o unico ponto pra dar problema é a solda do circuito integrado...e como sao quase 70 pontos de solda extremamente pequenos, o reflow acabou sendo minha unica chance de conseguir refazer os pontos de solda, e ao refazer todos, logo corrigir os eventuais com defeito, q eu nao saberia quais seriam individualmente, e refazer todos manualmente seria perigoso de depositar solda em excesso e criar algum curto circuito...... somente se tivesse um ferro de solda com ponta fina e ajuste de temperatura, e sugador de solda......mas como nao tenho disponivel, apostei no reflow mesmo......digamos q é um processo bom para ressoldar circuitos integrados SMD (montados na superficie, sem terminais passantes na placa)....quando é algo ponto a ponto com terminal, ai vale a pena a solda manual mesmo, pois tem um bom espaço pra trabalhar e depositar solda sem gerar curto.....o reflow passa a ser opção quando nao sabemos exatamente o ponto com defeito, e os terminais sao pequenos e proximos
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Luiz Antunes » 12 Abr 2014, 12:02

IVES ,
Ainda não tinha visto este painel com mascara branca , teoricamente ele deveria ser bem melhor que o atual , pois está mais bem protegido das corrosões , etc .

Eu tenho uma estação de retrabalho de smd , praticamente um soprador térmico , com isso vc consertaria sua placa facilmente .

Mas somos Brasileiros, e temos sempre um jeitinho para superar as dificuldades , kkkk !!!

Abraços

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Ives » 12 Abr 2014, 12:10

realmente ela é bem protegida em tudo, ficando como ponto fraco somente solda fria no circuito integrado....o restante é bem robusto, livre de falhas.....creio q com o passar do anos, entre calor de verao extremos, o calor chegou a um ponto de danificar alguns dos pontos de solda, aliado a vibração nas estradas.....

realmente, na falta de ferramenta apropriada, fui pro jeitinho mesmo :P li muito antes de arriscar a primeira vez, e com certeza vai ser uma artimanha que utilizarei sempre que me ver em uma situação que nao consiga estanhar manualmente....
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Ives » 17 Abr 2014, 23:55

Uma semana depois do procedimento feito, hoje usei o opcom pra fazer o teste do LCD e comprovar finalmente que todos os filamentos estao acendendo..... :)

Imagem

Ai da gosto de ver o painel 100% funcionando
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Kaduskate » 09 Mai 2014, 20:02

esse detalhe em volta do numeros parece iluminação...
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

charles brandao
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Set 2016, 19:19
Nome Completo: charles brandao
Cidade: coronel fabriciano
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por charles brandao » 21 Fev 2017, 08:31

Bom dia eu estou com uma duvida q e ,o hodometro parcial esta marcando a quilometragem mas o outro esta marcando menas quilometragem. Rodei 90 km no hodometro parcial e o outro marcou 9 km alguem pode mim ajudar

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Arquiteto » 21 Fev 2017, 09:14

charles brandao escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia eu estou com uma duvida q e ,o hodometro parcial esta marcando a quilometragem mas o outro esta marcando menas quilometragem. Rodei 90 km no hodometro parcial e o outro marcou 9 km alguem pode mim ajudar


blz Charles ... este problema nunca vi relatado aqui no forum, acredito que o problema esteja na eletrônica do painel

talvez em uma especializada em painéis possa resolver o problema, ou ate mesmo vc deva estudar a troca do painel

antes de qq coisa se possível troque seu painel por outro para certificar que o problema esta nele ...


ha uma possibilidade de ser o ultimo digito do ondomentro parcial apagado devido a solda fria

veja este tutorial ...

viewtopic.php?f=49&t=16

vc pode também tentar um reset no seu painel

viewtopic.php?f=49&t=14537&p=175355

charles brandao
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Set 2016, 19:19
Nome Completo: charles brandao
Cidade: coronel fabriciano
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por charles brandao » 21 Fev 2017, 17:13

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje
charles brandao escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia eu estou com uma duvida q e ,o hodometro parcial esta marcando a quilometragem mas o outro esta marcando menas quilometragem. Rodei 90 km no hodometro parcial e o outro marcou 9 km alguem pode mim ajudar


blz Charles ... este problema nunca vi relatado aqui no forum, acredito que o problema esteja na eletrônica do painel

talvez em uma especializada em painéis possa resolver o problema, ou ate mesmo vc deva estudar a troca do painel

antes de qq coisa se possível troque seu painel por outro para certificar que o problema esta nele ...


ha uma possibilidade de m
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje
charles brandao escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia eu estou com uma duvida q e ,o hodometro parcial esta marcando a quilometragem mas o outro esta marcando menas quilometragem. Rodei 90 km no hodometro parcial e o outro marcou 9 km alguem pode mim ajudar


blz Charles ... este problema nunca vi relatado aqui no forum, acredito que o problema esteja na eletrônica do painel

talvez em uma especializada em painéis possa resolver o problema, ou ate mesmo vc deva estudar a troca do painel

antes de qq coisa se possível troque seu painel por outro para certificar que o problema esta nele ...


ha uma possibilidade de ser o ultimo digito do ondomentro parcial apagado devido a solda fria

veja este tutorial ...

viewtopic.php?f=49&t=16

vc pode também tentar um reset no seu painel

viewtopic.php?f=49&t=14537&p=175355

Blz brigado pela atençao

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Alez » 22 Fev 2017, 12:16

Qual led usou pra deixar o painel nessa cor?

Poderia passar a dica?

Avatar do usuário
rafaeltds
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Out 2015, 15:07
Nome Completo: Rafael Trindade da Silva
Cidade: Esteio
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por rafaeltds » 09 Jun 2017, 12:27

Pessoal,
Depois de muito procurar, encontrei este tópico.

Meu problema é o seguinte: O último dígito do painel está "intermitente", ou seja, acende e apaga quando quer. Alguém tem alguma ideia do que possa ser?
Seria o mesmo problema de origem deste tópido?

Abraço à todos.
Obrigado.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por JoãodoValle » 13 Jul 2017, 07:49

Bom dia, a resposta é Sim Rafealtds. Esse procedimento deve resolver seu problema, porém é bom estar ciente dos riscos conforme o Ives mencionou no tópico.

Esse trabalho de reflow o correto seria a utilização de uma estação de retrabalho por ar quente, mas com um bom ferro de solda e pasta vc consegue pino a pino, só não dê muito calor na placa, passe a pasta de solda nos pinos e aproxime a ponta do ferro de solda em cada um deixando o estanho derreter, quando notar que ele amoleceu vc solta e deixa ele fixar novamente antes de partir para o próximo pino, vá fazendo um a um sem pressa.

Fabio Mattos
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 21 Jun 2014, 20:55
Nome Completo: Fabio Mattos
Cidade: São Carlos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 48

Odometro digital falhando numeros

por Fabio Mattos » 25 Ago 2018, 10:50

ola pessoal... possuo um Vectra challenge 2002... e os 3 últimos números do odometro digital... falham... mas ao pressionar aquele pininho que zera a km percorrido aparece todos os números normalmente... e após ligar o carro com a vibração ele falha novamente... dando uns toquinhos nesse pininho zerador do odometro.... também volta ao normal.... é um mal contado... fácil de resolver...... por favor alguém que entenda me de uma luz.... obrigado.... estou com o carro a uma semana.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Ju_Bueno » 27 Ago 2018, 09:08


Fabio, fundi sua postagem à este tópico que trata da dúvida que vc levantou.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Reflow para reparo de odômetro do painel com defeito

por Alez » 25 Abr 2019, 16:51

E depois de tanto tempo feito este procedimento, o defeito voltou?

Estou considerando arriscar fazer isto no meu.

Abraço.

18 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Almeidão e 160 visitantes