O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblemas com engate de marchas - Vectra C

115 mensagens
Elvis Silva
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Nov 2013, 10:43
Nome Completo: Elvis Daniel da Silva
Cidade: Colombo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por Elvis Silva » 11 Dez 2013, 15:45

Boa tarde.. Meu vectra Elegance 05/06 na hora de engatar a segunda marcha ele é meio ruim, meio duro de engatar, e as vezes entra ate a quarta marcha por engano, isso acontece mais nas redução de terceira pra segunda em lombada, será q isso é um problema geral, ou o meu q ta ruim?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Engate da segunda marcha

por Almeidão » 11 Dez 2013, 16:35

Com certeza o seu que está ruim. Isto é um desgaste normal do cambio e certamente o seu já desgastou a haste do trambulador que fica em cima da caixa, desgastou a peça que levanta e desce esta haste e desgastou com certeza la na alavanca a bucha que comanda este mesmo cabo e pode ter desgastado esta mesma peça. Há uma possibilidade de ter desgastado o acoplamento da bola de aço que fica no meio da alavanca.

Eu até comentei recente sobre estes desgaste norma deste cambio ou seja de todos os cambios que são por cabos de aço.

Sds
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Engate da segunda marcha

por serginho_vectra A » 11 Dez 2013, 20:15

Almeidão escreveu:Com certeza o seu que está ruim. Isto é um desgaste normal do cambio e certamente o seu já desgastou a haste do trambulador que fica em cima da caixa, desgastou a peça que levanta e desce esta haste e desgastou com certeza la na alavanca a bucha que comanda este mesmo cabo e pode ter desgastado esta mesma peça. Há uma possibilidade de ter desgastado o acoplamento da bola de aço que fica no meio da alavanca.

Eu até comentei recente sobre estes desgaste norma deste cambio ou seja de todos os cambios que são por cabos de aço.

Sds


isso é comum acho que em todos os vectras, o meu é ano 95 e tive isso, só trocar o kit do trambulador e regula certinho q fica show :6: abraço
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Engate da segunda marcha

por weltinhow » 12 Dez 2013, 00:47

serginho_vectra A escreveu:
Almeidão escreveu:Com certeza o seu que está ruim. Isto é um desgaste normal do cambio e certamente o seu já desgastou a haste do trambulador que fica em cima da caixa, desgastou a peça que levanta e desce esta haste e desgastou com certeza la na alavanca a bucha que comanda este mesmo cabo e pode ter desgastado esta mesma peça. Há uma possibilidade de ter desgastado o acoplamento da bola de aço que fica no meio da alavanca.

Eu até comentei recente sobre estes desgaste norma deste cambio ou seja de todos os cambios que são por cabos de aço.

Sds


isso é comum acho que em todos os vectras, o meu é ano 95 e tive isso, só trocar o kit do trambulador e regula certinho q fica show :6: abraço



Isso é comum em todos os carros, tive um corsa que deu esse mesmo problema, é desgtaste mesmo.

Não tem choro nem vela, chega uma hora que mesmo com todo cuidado do mundo, o tempo sempre vence :D
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Engate da segunda marcha

por Almeidão » 12 Dez 2013, 07:39

Só não esquecer que o seu são com cabos de aço e envolve muitas coisas. Óbvio que fazer uma regulagem ficará uma meia boca, mas por pouco tempo.

O comum disto, ou seja é comum em TODOS OS CARROS, e mais acentuados nos que usam trambulador porque tem vários movimentos e os que usam trambulador aparecem os defeitos em forma de dificuldade de engate, enquanto os que não usam trambulador ficam com folgas mas ainda entram as marchas. ISTO NÃO É ESPECÍFICO GM, porque quase todos os carros usam trabulador principalmente os que tem motores transversais e quase todos hoje são assim.

Os que usam trabulador antigo é mais barato consertar, os que usam com cabos é mais complicado por ser bem mais caro e no caso do seu ele é com cabos.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Engate da segunda marcha

por RicardoGLS » 12 Mai 2014, 09:33

Pessoal! Desenterrando esse tópico aqui :38: Eu não queria abrir outro tópico.
Seguinte, a 5ª marcha está entrando um pouco dura, eu tenho que passar duas vezes para ela entrar, tem hora que entra normal, outra não, a 1ª até a 4ª sem problemas. Será algum problema no trambulador? ou quando fiz a caixa de direção o mecânico fez alguma coisa errada?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Engate da segunda marcha

por RicardoGLS » 12 Mai 2014, 16:11

:61: ????
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Engate da segunda marcha

por Almeidão » 12 Mai 2014, 16:23

problema no trambulador e se ele estiver perfeito ou seja justo tem como reajustar para acertar a quinta, caso contrário só trocando umas peças mesmos, porque pode acertar a quinta ficar ruim na ré.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Engate da segunda marcha

por RicardoGLS » 13 Mai 2014, 09:09

Almeidão escreveu:problema no trambulador e se ele estiver perfeito ou seja justo tem como reajustar para acertar a quinta, caso contrário só trocando umas peças mesmos, porque pode acertar a quinta ficar ruim na ré.


Vi no youtube um caso parecido com o meu, e era só sujeira ali na aste. O vídeo fala que aquela região foi limpa com WD, derrepente pode ser só isso pois é só a 5ª marcha, que ora entra dura. Vou limpar assim que chegar do trampo. Depois posto o resultado como ficou.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

jonas36
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:27
Nome Completo: jonas alves
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Engate da segunda marcha

por jonas36 » 13 Mai 2014, 09:38

Almeidão escreveu:Com certeza o seu que está ruim. Isto é um desgaste normal do cambio e certamente o seu já desgastou a haste do trambulador que fica em cima da caixa, desgastou a peça que levanta e desce esta haste e desgastou com certeza la na alavanca a bucha que comanda este mesmo cabo e pode ter desgastado esta mesma peça. Há uma possibilidade de ter desgastado o acoplamento da bola de aço que fica no meio da alavanca.

Eu até comentei recente sobre estes desgaste norma deste cambio ou seja de todos os cambios que são por cabos de aço.

Sds


O meu estava com o mesmo problema,levei no mecânico e ele trocou uma bucha e agora ta beleza!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Engate da segunda marcha

por Almeidão » 14 Mai 2014, 09:33

Isto não é suijeira não, muito pelo contrário se estiver folgado ao limpar folgará mais ainda. Aliás é um erro muito gande do pessoal que tem este tipo de trambulador, ali é para ter graxa constante e todos que eu vejo estão secos e as hastes na parte superior infelizmente gasta mesmo poque não tem como lubrificar, até tem mas só alguem como eu para adapar algo com óleo ali para lubrificar ela constantemente.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Engate da segunda marcha

por RicardoGLS » 14 Mai 2014, 16:12

Almeidão escreveu:Isto não é suijeira não, muito pelo contrário se estiver folgado ao limpar folgará mais ainda. Aliás é um erro muito gande do pessoal que tem este tipo de trambulador, ali é para ter graxa constante e todos que eu vejo estão secos e as hastes na parte superior infelizmente gasta mesmo poque não tem como lubrificar, até tem mas só alguem como eu para adapar algo com óleo ali para lubrificar ela constantemente.


Ok! Sempre deixei ali no contrôle de câmbio, Graxa, eu aplico graxa em spray.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Engate da segunda marcha

por RicardoGLS » 16 Mai 2014, 21:32

Almeidão escreveu:Isto não é suijeira não, muito pelo contrário se estiver folgado ao limpar folgará mais ainda. Aliás é um erro muito gande do pessoal que tem este tipo de trambulador, ali é para ter graxa constante e todos que eu vejo estão secos e as hastes na parte superior infelizmente gasta mesmo poque não tem como lubrificar, até tem mas só alguem como eu para adapar algo com óleo ali para lubrificar ela constantemente.


Almeidão, hoje qdo fui trabalhar o câmbio começou a FIK molenga, descobrir q foi o retentor bucha do contrôle de marcha aquela que fica na aste ela estragou. Qudo passo a primeira entra a terceira aff. Pergunta: Eu comprando o kit do contrôle do câmbio, vem esse retentor? Quero aproveitar q vai mexer ali, e trocar.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Engate da segunda marcha

por RicardoGLS » 17 Mai 2014, 11:56

RicardoGLS escreveu:
Almeidão escreveu:Isto não é suijeira não, muito pelo contrário se estiver folgado ao limpar folgará mais ainda. Aliás é um erro muito gande do pessoal que tem este tipo de trambulador, ali é para ter graxa constante e todos que eu vejo estão secos e as hastes na parte superior infelizmente gasta mesmo poque não tem como lubrificar, até tem mas só alguem como eu para adapar algo com óleo ali para lubrificar ela constantemente.


Almeidão, hoje qdo fui trabalhar o câmbio começou a FIK molenga, descobrir q foi o retentor bucha do contrôle de marcha aquela que fica na aste ela estragou. Qudo passo a primeira entra a terceira aff. Pergunta: Eu comprando o kit do contrôle do câmbio, vem esse retentor? Quero aproveitar q vai mexer ali, e trocar.



Resolvido! Foi trocado as buchas e a alavanca de marchas ficou show!
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Lipitu Gtx
GL Member
GL Member
Mensagens: 106
Registrado em: 14 Mar 2014, 20:58
Nome Completo: Philippe campiol machado
Cidade: canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Trambulador

por Lipitu Gtx » 21 Jun 2014, 17:25

Galera tenho um gtx 08/09 e desde que peguei ta com uma coisa que me encomoda
as vezes pra engatar marcha ele entra errado tipo a re entra no lugar da primeira, e nao é nada na alavanca que eu puxo sem querer e tal...

Gostaria de saber se eu fizer a troca do kit do trambulador ira resolver meu problema... e outra é muito caro fazer esse reparo??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trambulador

por Almeidão » 21 Jun 2014, 20:24

Já tem muitos tópicos sobre trambulador, não é para desanimar, mas não existe kite de trabulador no modelo do vectra C, todas as peças voce consegue comprar na concessionária, menos as buchas que vem no inicio dos cabos que vem somente com os cabos. Um absurdo isto porque os cabos são caros e uma pecina que empurra para baixo o lhame e o tras para cima, esta ultima tem como fazer fácil.

Outra coisa, difícil de achar um bom mecanico a mexer com isto, eu me especializei nisto comprando um conjunto inteiro em um desmanche e com certeza 99% dos mecanicos não sabem nem regular este trambulador me nem tirar os cabos dele, a maioria já quebram esta garra plástica.

Agora uma pequena dica: 50% do problema dele é esta haste (lhame) que movimenta em cima da caixa + este tubo que esta haste entra. Estas duas peças vendem separadas e se voce trocar isto já vai melhorar muito e não esqueça que para demontar isto é fácil demais, mas ao tirar o pino que prende o selecionador na ponta da haste dentro da caixa, voce perde ele e precisa então outro pino novo e pode ser um pino elastico qualquer desde que seja na medida do furo. Original deve ser bem caro, em casa de ferragem aqui eu compro por 1 a 2 reais, pino elástico e óbvio de aço.

Diria que 20% seria problemas nos cabos bem como as buchinhas que eu comentei mais a ponta de um que seleciona para direia e esquerda, 20% problema na peça comandada pela alavança, peça plástica com bucha plastica e uma borrachinha e 10% a esfera com o acoplamento que fica no meio da alavanca.

Todas estas peças vendem separadas, menos a que comanda a haste empurrando ela para baixo e trazendo ela para cima e esta peça pode ser feita com polipropileno.
Imagem

Lipitu Gtx
GL Member
GL Member
Mensagens: 106
Registrado em: 14 Mar 2014, 20:58
Nome Completo: Philippe campiol machado
Cidade: canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Trambulador

por Lipitu Gtx » 21 Jun 2014, 20:28

Putz... Essa parte que você falou ai que é 50% de chance de ser... Como e o nome da peca? Vou na CCS e começar por ela rsrsrs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trambulador

por Almeidão » 21 Jun 2014, 20:38

Lipitu Gtx escreveu:Putz... Essa parte que você falou ai que é 50% de chance de ser... Como e o nome da peca? Vou na CCS e começar por ela rsrsrs


Leia outra vez, que eu editei algo ai.

Infelizmente não tenho o numero dela, mas vou checar para ti na segunda feira, se voce quiser saber qual, é fácil. Abra o capô, peça allguem a mexer na alavanca para direita e esquerda e verás algo entrando na caixa e saindo bem ali embaixo da bobina. Esta é a peça e embaixo dela verás uma torre de uns 5 cm que ela entra dentro, esta torre tem 2 parafusos. Este é o tubo que deve ter folgado. Lembro a ti que esta peça (haste), sempre deve ser lubrificada com graxa onde a peça empurra ela para baixo, e normalmnte ninguem faz isto. Só eu no meu e no Agiles da minha filha kakkakakka.
Imagem

Lipitu Gtx
GL Member
GL Member
Mensagens: 106
Registrado em: 14 Mar 2014, 20:58
Nome Completo: Philippe campiol machado
Cidade: canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Trambulador

por Lipitu Gtx » 22 Jun 2014, 12:49

Seria essa peça pra engraxar almeidão??

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trambulador

por Almeidão » 23 Jun 2014, 08:28

veja ali na ponda do cabo que vejo do lado direito, tem uma peça tipo L, na ponta desta peça embaixo ela comanda a haste que eu disse que voce consegue trocar. Ali, nesta ponta que deve ser engraxado sempre, vem engraxado de fábrica e depois nunca mais alguem coloca graxa ali. E isto sofre esfregando, empurrando para baixo e puxando para cima. Esta peça preta de plástico que faz o ajuste, vende em separado também.

Se voce deixar em ponto morto, vai lá e mexa nesta haste que comentei e verás uma folga que não deveria ter. Eu diria que para um carro que sai todos os dias, esta haste deveria ser trocada pelo menos a cada 2 anos.

Ela não tem lubrificação na parte de cima, poque a caixa não tem poder de jogar o óleo ali e eu fiz alguns testes no meu e abri dois anos seguidos e já estava estragado. Hoje eu arrumei um jeito próprio de colocar óleo ali, mas é algo que serve só para mim, e uso o proprio óleo da caixa para fazer isto constatemente.
Imagem

115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 190 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 13:20