Vamos lá... ha duas semanas atras, meu Vectra "estourou" uma mangueira do sistema de arrefecimento.
Pra minha sorte o fato aconteceu bem em frente a minha casa, após chegar de uma viagem de 200km.
Como estava cansado deixei pra ver depois, no outro dia ao analisar o estrago, percebi que a mangueira que havia estourado na verdade era uma gambiarra do antigo dono. Não sei por que cargas d'agua o cidadão cortou o tubo plastico (vide imagem)
e emendou com um pedaço de mangueira novamente o mesmo tubo após a curva. Acho que foi para inutilizar uma das saídas deste tubo, que pelo que entendi deveria ser ligado ao reservatório de água. Pois bem essa mangueira, que sai do reservatório está saindo dele e ligando em uma mangueira mais a frente, num "T".
Lembro que li em algum lugar, acho que aqui no clube mesmo, que o sistema original é difícil de encontrar peças e era melhor mudar todo o sistema pelo do Vectra 2002 (acho que foi isso que li). Enfim...
O que gostaria de ajuda é o seguinte:
Para trocar essa mangueira, só da pra fazer desmontando toda a parte superior do motor (TBI, Coletor de admissão, flauta, etc...) e assim ter acesso a esse tubo para trocar. É isso mesmo? Existe outra forma? É dificil fazer essa desmontagem ou alguma recomendação especial, pois vou iniciar o trabalho hoje noite e estou disposto a parar o Vecão por uma semana, não vou pagar R$100 de mão de obra só por esse tubo.
E segunda, essa terceira saída do tubo plastico, a qual foi inutilizada pela gambiarra, como eu posso fazer para inutilizá-la também? Existe algum tampão que eu possa usar? Sugestão?
E outra dúvida, após o estouro da mangueira, eu cortei o pedaço estourado e liguei novamente apertando com a presilha, mas não consegui apertar bem, pois noto que está vazando um pouquinho, acho que pela pressão. Enfim, após fazer esse reparo emergencial a temperatura do Vectra nunca mais se mostrou a mesma no painel. O ponteiro começou ficando no azul e após andar um pouco ele subia para a casa dos 90° e poucos segundos depois já baixava novamente. Curioso que ao desligar o carro e acionar o painel o ponteiro que antes de desligar estava no azul, subia direto para os 90°, mas ao ligar o carro, instantaneamente baixava para o azul de novo. Após alguns dias de uso, hoje ele só fica no azul, posso andar o que for, onde for, estrada ou cidade... não sai do azul. O que poderia ser? Válvula termostática? Algum sensor com defeito?
Galera aguardo ajuda.
Valeu!